Jornal 12h, edição de 12 de Janeiro de 2024
Destaques:
PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA HOJE VÁRIAS INFRAESTRTURAS SOCIAIS NA PROVÍNCIA DO HUAMBO;
– POLÍCIA GARANTE DILIGÊNCIAS PARA LOCALIZAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO DOS AUTORES DA MORTE DO REITOR DA UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO EM LUANDA;
– ADIADA A CONVOCAÇÃO DA GREVE NO MINISTÉRIO DAS PESCAS E RECURSOS HMARINHOS, POR SUPOSTAS AMEAÇAS AOS TRABALHADORES;
– ANGOLA DESPEDE-SE HOJE DE RUI MINGAS, UM DOS AUTORES DO HINO NACIONAL;
– CAMPEONATO AFRICANO DE FUTEBOL INICIA AMANHÃ NA COT D’IVOIRE. PALANCAS NEGRAS ESTREIAM-SE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA DIANTE DA ARGÉLIA.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024, Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE
A polícia garante que diligências estão em curso para a localização e responsabilização criminal dos autores dos disparos que vitimaram mortalmente, esta quinta-feira, o Reitor da Universidade Gregório Semedo, Laurindo Vieira. Mais dados com a repórter Maria Humba;
PEÇA MARIA HUMBA 12H
Trabalho da repórter Maria Humba;
SPOT PROMO MFM HUAMBO
O Presidente da República iniciou hoje uma visita de trabalho de dois dias à província do Huambo, onde reuniu o Conselho de Governação Local e deve inaugurar várias infra-estruturas nos sectores da Saúde, Comunicação Social, Administração Pública, Trabalho e Segurança Social. Vamos ao contacto directo com a equipa MFM no Huambo. Alves Fernandes, boa tarde!
– DIRECTO –
PONTO UNITA
A UNITA promete uma campanha de mobilização em todo o país para que as eleições autárquicas voltem à agenda nacional em 2024. O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo Presidente do maior partido na oposição em Angola, Adalberto Costa Júnior, durante a cerimónia de cumprimentos de ano novo.
ADALBERTO COSTA JÚNIOR – 01′ 49” 12H 120124 BOM
Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA, anunciando a uma campanha de mobilização em todo o país para que as eleições autárquicas voltem à agenda nacional em 2024.
PONTO
Está adiada a convocação da greve dos trabalhadores do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, que estava marcada para ontem, por suposta inviabilização da entidade patronal que terá ameaçado os funcionários que reunidos em Assembleia. A informação foi avançada à MFM pelo porta-voz da Comissão Sindical, Bráulio Firmino.
BRÁULIO FIRMINO 01 – 01′ 46” 12H 120124
Ainda assim, os trabalhadores do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos vão mesmo convocar a greve nos próximos dias, em protesto contra supostas irregularidades no processo de nomeação aos cargos de direção e chefia, entre outros pontos que constam no caderno reivindicativo.
BRÁULIO FIRMINO 02 – 01′ 15” 12H 120124
Bráulio Firmino, porta-voz da Comissão Sindical dos trabalhadores do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, avançando que a convocação da greve dos funcionários prevista para ontem, será feita apenas nos próximos dias, depois de supostamente a entidade patronal ter inviabilizado a realização da assembleia dos trabalhadores.
PONTO
Voltamos a falar sobre criminalidade do seu jornal…
Foi desmantelada uma rede criminosa composta por quatro pessoas que se faziam passar por funcionários do Instituto Nacional de Habitação e burlaram mais de 100 cidadãos que pretendiam adquirir residências no Projecto Habitacional Maye Maye, no município de Cacuco. Os implicados recebiam valores monetários entre 350 à 500 mil kwanzas, com promessas de entrega de residências das centralidades, tal como confirma o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.
MANUEL HALAIWA 8H
Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, confirmando que será apresentada esta manhã uma rede criminosa composta por quatro pessoas que se faziam passar por funcionários do Instituto Nacional de Habitação e burlaram mais de 100 cidadãos que pretendiam adquirir residências no Projecto Habitacional Maye Maye , no município de Cacuaco.
PONTO ECONOMIA
Os estabelecimentos grossistas e retalhistas que comercializam tabacos, cigarros, charutos, vinhos e bebidas espirituosas, passaram a ser obrigadas desde segunda-feira a colocarem selos fiscais nos produtos.
Na visão do analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado e Carvalho, a medida vai contribuir para o combate à fuga ao fisco, permitindo o maior controlo sobre o consumo dos referidos produtos.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02′ 52” 12H 120124
Analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, considerando que a entrada em vigor dos selos fiscais vai ajudar a combater a fuga aos impostos nas bebidas e tabaco.
PONTO
O corpo do nacionalista, compositor, músico e diplomata, Rui Mingas, será sepultado hoje, no cemitério Alto das Cruzes, em Luanda.
Esta quinta-feira, o Presidente da República, João Lourenço, rendeu, homenagem ao nacionalista Rui Mingas, falecido no dia 4 deste mês, em Lisboa, Portugal, vítima de doença, aos 84 anos.
Um dos autores da letra do Hino Nacional, juntamente com o escritor Manuel Rui Monteiro, Rui Mingas participou activamente no processo que culminou com a Independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Angola despede-se do coautor do hino nacional.
Várias figuras angolanas homenagearam hoje o músico e compositor Rui Mingas, coautor do hino nacional de Angola, de recordar que Rui Mingas, morreu em Lisboa no dia 04 do mês em curso, tendo os restos mortais chegado a Luanda nesta Quinta-feira, conduzido assim ao local das cerimónias fúnebres que decorrido no Quartel-General do antigo exército (Ex-R20), um local onde marcaram presença altas figuras do Estado, incluindo o Presidente da República – João Lourenço.
Em que na ocasião considerou “um valoroso filho da Pátria angolana”, que “faz parte da história recente” de Angola e “uma referência para a juventude na defesa dos mais nobres valores da cidadania”.
PONTO DESPORTO
PONTO INTERNACIONAL
O Governo do Burundi anunciou, esta quinta-feira, o encerramento da fronteira com o Rwanda, país com o qual mantém, há anos, uma relação tensa, devido a alegações de apoio a grupos armados que actuam no seu território.
De acordo com o Burundi, o grupo Resistência pelo Estado de Direito no Burundi lançou um ataque, em 22 de Dezembro, perto da fronteira com a República Democrática do Congo, matando 20 pessoas, incluindo mulheres e crianças.
A União Europeia reconheceu, esta quinta-feira, em comunicado a eleição de Félix Tshisekedi, nas presidenciais de 20 de Dezembro, na República Democrática do Congo (RDC), nas quais conquistou um segundo mandato, após obter mais de 73% dos votos escrutinados.
Na nota de imprensa, o Serviço Europeu para a Acção Externa declarou que “toma nota” dos resultados definitivos proclamados pelo Tribunal Constitucional, que consagram a vitória de Félix Tshisekedi nas eleições presidenciais.
Coordenação de Alves Fernandes
Técnica de Loureço Calunga e Edmundo Simões
Apresentação de Zacarias Congo