Jornal 12h, edição de 12 de Dezembro de 2023

Destaques:

GOVERNO DE LUANDA E SINDICATO DOS ENFERMEIROS REÚNEM-SE ESTA TARDE. EM CIMA DA MESA ESTARÃO SOLUÇÕES PARA O FIM DA GREVE INICIADA ONTEM;

– MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE NOVAS INFRAESTRUTURAS DO SECTOR JÁ NO PRÓXIMO ANO;

– PROPOSTA DO ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO PARA 2024 VAI À VOTAÇÃO FINAL GLOBAL AMANHÃ NA ASSEMBLEIA NACIONAL; 

– DETIDA EM LUANDA MÃE POR ASFIXIAR ATÉ À MORTE A PRÓPRIA FILHA DE APENAS DOIS ANOS, DEVIDO À CRENÇA À FEITIÇARIA;

– ATIVISTA IRANIANA APELA AO APOIO INTERNACIONAL PARA PÔR FIM AO REGIME NO IRÃO, AO RECEBER O PRÉMIO NOBEL DA PAZ.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, terça-feira, 12 de Dezembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.  

JINGLE

O governo de Luanda e o Sindicato dos Enfermeiros sentam esta tarde à mesma mesa para negociarem sobre greve dos técnicos de enfermagem iniciada ontem, em protesto contra a contra a falta de material gastável e de segurança nos hospitais, condições de trabalho e revisão da carga horária. Segundo o secretário provincial do Sindicato dos Enfermeiros em Luanda, Afonso Quileba, caso a entidade patronal não apresente uma proposta favorável, a greve vai continuar. 

AFONSO QUILEBA 01 – 57’’ 12H 121223

Numa primeira fase, a greve dos homens da seringa em Luanda decorre até sexta-feira, podendo a paralisação retomar na próxima segunda-feira em caso de não houver consenso entre as partes.  Afonso Quileba denuncia a existência de actos de intimidação aos seus filiados, uma situação que pode levar a suspensão dos serviços mínimos, garantidos priofissionais.

AFONSO QUILEBA 02 – 01′ 20” 12H 121223

Afonso Quileba, secretário provincial do Sindicato dos Enfermeiros em Luanda, denunciando actos de intimidação aos seus filiados que estão em greve deste ontem, em protesto contra a falta de material gastável e de segurança nos hospitais, condições de trabalho e revisão da carga horária. 

Sob o lema “Saúde para Todos, É Hora de Agir”, comemora-se hoje, 12 de Dezembro, o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde. A data tem como o objetivo celebrar o progresso na oferta de serviços para todos e aumentar a sensibilização para a necessidade de sistemas de saúde fortes e resilientes.

Para saudar a data, decorre por altura em Luanda um evento realizado pelo Ministério da Saúde, onde são ser apresentados os desafios do país para o alcance da cobertura de saúde em Angola, tal como avança a diretora nacional para a Saúde Pública, Helga Freitas.  

HELGA FREITAS – 01’ 16’’ 12H 121223

Helga Freitas, diretora nacional para a Saúde Pública, falando sobre o evento que decorre neste momento em Luanda, para saudar o Dia Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde, assinalado hoje, 12 de Dezembro. 

PONTO

Uma cidadã de 25 anos de idade asfixiou até à morte a própria filha de apenas dois anos por crença à feitiçaria, tendo como fim a obtenção de riquezas. Depois de ter recebido a denúncia do desaparecimento da menor por parte do pai, o Serviço de Investigação Criminal encontrou o corpo da vítima numa lagoa no município de Cacuaco e deteve a mãe três dias depois, tal como confirmou o porta-voz do SIC em Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho. 

FERNANDO DE CARVALHO – 01’ 43’’ 12H 121223

Superintendente-chefe Fernando de Carvalho, confirmando a detenção de uma cidadã de 25 anos de idade que asfixiou até à morte a própria filha, de apenas dois anos de idade, devido à crença à feitiçaria, com o objetivo de obter riquezas. 

De crimes de homicídio não é tudo, um cidadão 27 anos de idade foi detido no Bengo, acusado de ter morto um menor de 3 anos, por sinal seu enteado. 

Tudo aconteceu no município do Ambriz quando o acusado, depois de um desentendimento com a sua esposa e mãe do menor, aproveitou a ausência da referida cidadã para desferir vários golpes com uma mangueira de irrigação, arremessando depois o menor à parede, o que provocou a morte da criança, tal como fez saber o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo, subinspector de investigação Miguel Correia. 

MIGUEL CORREIA – 01’ 19’’ 12H 121223

Miguel Correia, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo, falando sobre a detenção de um cidadão de 27 anos, por ter morto um menor de apenas 3 anos, por sinal seu enteado, na sequência de um desentendimento com a esposa esposa, mãe da vítima. O triste episódio aconteceu no município do Ambriz, província do Bengo. 

As chuvas intensas que continuam a cair um pouco por todo o país já provocaram vítimas mortais nas províncias de Luanda, Benguela e na Huíla. Os dados foram actualizados à MFM pelo porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos, que assegura que os trabalhos para mitigar os efeitos das chuvas continuam a ser feitos. 

FÉLIX DOMINGOS 01 – 01′ 39” 12H 121223

Numa altura em que o INAMET, Instituto Nacional de Meteorologia, prevê a continuidade de chuvas intensas em várias regiões do país, Félix Domingos alerta que o deslizamento de terra, afogamento, descargas elétricas e o mau estado das bacias de retenção e valas de drenagem, estão entre as principais causas das mortes durante este tempo chuvoso. 

FÉLIX DOMINGOS 02 – 02′ 04” 12H 121223

Félix Domingos, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, reforçando as medidas de prevenção, numa altura em que continuam a ser registadas chuvas intensas um pouco por todo o país.

E só em Luanda oito pessoas morreram vítimas das chuvas que caíram de 15 de Agosto até ao momento, segundo informação avançada pela Comissão Provincial de Protecção Civil.

Os dados foram apresentados durante a reunião de balanço para a avaliação do impacto das chuvas na presente época, decorrida no Governo Provincial.

Segundo o porta-voz da comissão, Bravo Mendes, as mortes foram por arrastão,  electrocução e afogamento.

BRAVO MENDES 01 – 01’ 03’’ 12H 121223

O município de Cacuaco, com três casos, é o que mais vítimas registou, enquanto os outros casos foram registados nos municípios de Luanda, Belas,  Cazenga, Kilamba Kiaxi e Viana.

Em relação ao número de residências inundadas, foram registadas mais de seis mil casas desabadas e um total de seis mil 240 famílias afectadas.

Bravo Mendes fez saber que as autoridades estão a avançar com medidas urgentes para a contenção dos estragos das chuvas na capital, como o realojamento das famílias. 

BRAVO MENDES 02 – 01’ 45’’ 12H 121223

Bravo Mendes, comandante provincial adjunto dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, assegurando que estão a ser tomadas medidas urgentes para conter os danos provocados pelas chuvas que têm caído sobre Luanda. 

E o MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos lamenta que muitas crianças não estejam a frequentar aulas devido ao facto de as escolas onde estudam ficarem inundadas, em consequência das fortes chuvas que se abatem um pouco por todo o país. O presidente do MEA, Francisco Teixeira, fala ainda na existência de várias crianças que continuam a estudar debaixo de árvores.

FRANCISCO TEIXEIRA 01 – 01′ 40” 12H 121223

Francisco Teixeira apela ao governo para uma intervenção urgente nas escolas públicas que se encontram inundadas e em risco de desabamento e deixa ainda uma recomendação aos pais e encarregados de educação. 

FRANCISCO TEIXEIRA 02 – 01’ 25’’ 12H 121223

Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, apelando ao governo para uma intervenção urgente nas escolas públicas que apresentam condições degradáveis.

Várias infraestruturas do ensino superior no país apresentam um estado considerável de degradação. A informação foi avançada pela ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança Sambo, que anunciou a reabilitação e construção de novas infraestruturas das instituições de ensino superior em Angola já no próximo ano. 

MARIA SAMBO 01 – 46” 12H 121223

Ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança Sambo, anunciando a construção de novas instituições do ensino superior no país já no próximo ano. 

PONTO

A presidente da Assembleia Nacional considera que não se deve referir das vítimas civis dos conflitos existentes no mundo como simples números, defendendo o envolvimento de todas as forças vivas na promoção dos direitos humanos.  Carolina Cerqueira discursava esta segunda-feira, no Parlamento, por ocasião da celebração dos 15 anos da adopção da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

CAROLINA CERQUEIRA – 01′ 03” 12H 121223

Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, quando discursava esta segunda-feira no Parlamento, por ocasião por ocasião da celebração dos 15 anos da adopção da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

Por sua vez, a coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, reiterou o apoio da organização para que o país continue a promover a educação em direitos humanos.

ZAHIRA VIRANI – 28’’ 12H 121223

Zahira Virani, coordenadora residente das Nações Unidas em Angolando, reforçando o apoio da ONU para que Angola continue a promover os direitos humanos.  

PONTO ECONOMIA 

A Proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico 2024, com receitas estimadas em 24,7 biliões de Kwanzas, vai à votação final global amanhã, após ser aprovada terça-feira na especialidade.

O Relatório Parecer Conjunto da Proposta de Lei do OGE foi aprovado com 40 votos a favor, 18 contra e nenhuma abstenção.

O documento contém mais de 80 recomendações dirigidas ao Executivo, para garantir a promoção do desenvolvimento socioeconómico do país, entre as quais a melhoria do ambiente de negócios.

As transferências familiares para o estrangeiro passam a pagar imposto em 2024. Segundo dados, o valor estará cotado em  2,5% em vez dos 10% inicialmente propostos pelo Governo. 

O comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, disse que esta posição do executivo vai de encontro aos anseios das pessoas que transferem dinheiro para o estrangeiro, no sentido de ajudar os parentes em questões como saúde, educação, entre outras.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO TRANSFERENCIAS ( 02.05”)

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, considerando que a posição do executivo em cotar o valor do imposto das transferências familiares para o estrangeiro, a partir do próximo ano, em 2,5% em vez dos 10% inicialmente propostos, vai de encontro aos anseios das pessoas que transferem dinheiro para o estrangeiro. 

PONTO DESPORTO

A vela angolana na classe Ilca 7 é a quarta modalidade a confirmar por Angola o apuramento aos Jogos Olímpicos de 2024, que vai acontecer em França. 

Os velejadores angolanos Filipe André e João Artur superaram o vento que foi a grande dificuldade na última regata que duraram 20 minutos sendo a mais curta das dez realizadas na zona do mar vermelho no Egipto. 

Confirmado o apuramento, Nuno Gomes diz que o passo a seguir é garantir as condições de trabalho para o velejador Filipe André que vai representar o país nos jogos. 

NUNO GOMES-PARTE 2 – 01′ 17” 12H 121223 

Nuno Gomes vice-presidente da federação angolana dos Desportos Naúticos que depois do Remo, Canoagem conseguiu garantir o apuramento da Vela no maior evento mult desportivo do mundo( Jogos Olímpicos) que vai acontencer em Paris França. 

PONTO INTERNACIONAL 

A ativista iraniana Narges Mohammadi, presa no Irão, apelou ao apoio internacional para pôr fim ao regime iraniano ao receber o Prémio Nobel da Paz na Câmara Municipal de Oslo através dos filhos.

“Os jovens iranianos transformaram hoje as ruas e os espaços públicos num cenário de resistência civil generalizada”, disse Mohammadi, num discurso lido pelos filhos, citado pela agência espanhola EFE.

A ativista escreveu o discurso a partir da prisão de Evin, em Teerão, que foi lido em Oslo pelos  filhos gémeos de 17 anos, que vivem no exílio em França desde 2015.

Morreu esta segunda-feira em Joanesburgo, a cantora sul-africana Zahara, aos 36 anos, vítima de doença.

De acordo com a imprensa sul-africana, que avança a informação, a cantora teve complicações hepáticas semanas depois de ter sido internada no hospital local em terapia intensiva.

Em Angola, a autora do sucesso “Loliwe” tinha um show marcado para início deste mês, em Luanda, que segundo a organização foi adiado devido ao estado de saúde.

Zahara foi contratada pela TS Records e lançou o aclamado álbum “Lolilwe”, que recebeu disco de platina duplo.

Ao longo dos anos, lançou oito projectos em seu nome, o último sendo um EP intitulado “Power Of A Woman”, lançado em 2023.

Data de Emissão: 12-12-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados