Jornal 12h, edição de 12 de Dezembro de 2023
Destaques:
GOVERNO DE LUANDA E SINDICATO DOS ENFERMEIROS REÚNEM-SE ESTA TARDE. EM CIMA DA MESA ESTARÃO SOLUÇÕES PARA O FIM DA GREVE INICIADA ONTEM;
– MINISTRA DO ENSINO SUPERIOR ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE NOVAS INFRAESTRUTURAS DO SECTOR JÁ NO PRÓXIMO ANO;
– PROPOSTA DO ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO PARA 2024 VAI À VOTAÇÃO FINAL GLOBAL AMANHÃ NA ASSEMBLEIA NACIONAL;
– DETIDA EM LUANDA MÃE POR ASFIXIAR ATÉ À MORTE A PRÓPRIA FILHA DE APENAS DOIS ANOS, DEVIDO À CRENÇA À FEITIÇARIA;
– ATIVISTA IRANIANA APELA AO APOIO INTERNACIONAL PARA PÔR FIM AO REGIME NO IRÃO, AO RECEBER O PRÉMIO NOBEL DA PAZ.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, terça-feira, 12 de Dezembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE
O governo de Luanda e o Sindicato dos Enfermeiros sentam esta tarde à mesma mesa para negociarem sobre greve dos técnicos de enfermagem iniciada ontem, em protesto contra a contra a falta de material gastável e de segurança nos hospitais, condições de trabalho e revisão da carga horária. Segundo o secretário provincial do Sindicato dos Enfermeiros em Luanda, Afonso Quileba, caso a entidade patronal não apresente uma proposta favorável, a greve vai continuar.
AFONSO QUILEBA 01 – 57’’ 12H 121223
Numa primeira fase, a greve dos homens da seringa em Luanda decorre até sexta-feira, podendo a paralisação retomar na próxima segunda-feira em caso de não houver consenso entre as partes. Afonso Quileba denuncia a existência de actos de intimidação aos seus filiados, uma situação que pode levar a suspensão dos serviços mínimos, garantidos priofissionais.
AFONSO QUILEBA 02 – 01′ 20” 12H 121223
Afonso Quileba, secretário provincial do Sindicato dos Enfermeiros em Luanda, denunciando actos de intimidação aos seus filiados que estão em greve deste ontem, em protesto contra a falta de material gastável e de segurança nos hospitais, condições de trabalho e revisão da carga horária.
…
Sob o lema “Saúde para Todos, É Hora de Agir”, comemora-se hoje, 12 de Dezembro, o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde. A data tem como o objetivo celebrar o progresso na oferta de serviços para todos e aumentar a sensibilização para a necessidade de sistemas de saúde fortes e resilientes.
Para saudar a data, decorre por altura em Luanda um evento realizado pelo Ministério da Saúde, onde são ser apresentados os desafios do país para o alcance da cobertura de saúde em Angola, tal como avança a diretora nacional para a Saúde Pública, Helga Freitas.
HELGA FREITAS – 01’ 16’’ 12H 121223
Helga Freitas, diretora nacional para a Saúde Pública, falando sobre o evento que decorre neste momento em Luanda, para saudar o Dia Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde, assinalado hoje, 12 de Dezembro.
PONTO
Uma cidadã de 25 anos de idade asfixiou até à morte a própria filha de apenas dois anos por crença à feitiçaria, tendo como fim a obtenção de riquezas. Depois de ter recebido a denúncia do desaparecimento da menor por parte do pai, o Serviço de Investigação Criminal encontrou o corpo da vítima numa lagoa no município de Cacuaco e deteve a mãe três dias depois, tal como confirmou o porta-voz do SIC em Luanda, superintendente-chefe Fernando de Carvalho.
FERNANDO DE CARVALHO – 01’ 43’’ 12H 121223
Superintendente-chefe Fernando de Carvalho, confirmando a detenção de uma cidadã de 25 anos de idade que asfixiou até à morte a própria filha, de apenas dois anos de idade, devido à crença à feitiçaria, com o objetivo de obter riquezas.
De crimes de homicídio não é tudo, um cidadão 27 anos de idade foi detido no Bengo, acusado de ter morto um menor de 3 anos, por sinal seu enteado.
Tudo aconteceu no município do Ambriz quando o acusado, depois de um desentendimento com a sua esposa e mãe do menor, aproveitou a ausência da referida cidadã para desferir vários golpes com uma mangueira de irrigação, arremessando depois o menor à parede, o que provocou a morte da criança, tal como fez saber o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo, subinspector de investigação Miguel Correia.
MIGUEL CORREIA – 01’ 19’’ 12H 121223
Miguel Correia, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo, falando sobre a detenção de um cidadão de 27 anos, por ter morto um menor de apenas 3 anos, por sinal seu enteado, na sequência de um desentendimento com a esposa esposa, mãe da vítima. O triste episódio aconteceu no município do Ambriz, província do Bengo.
…
As chuvas intensas que continuam a cair um pouco por todo o país já provocaram vítimas mortais nas províncias de Luanda, Benguela e na Huíla. Os dados foram actualizados à MFM pelo porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, Félix Domingos, que assegura que os trabalhos para mitigar os efeitos das chuvas continuam a ser feitos.
FÉLIX DOMINGOS 01 – 01′ 39” 12H 121223
Numa altura em que o INAMET, Instituto Nacional de Meteorologia, prevê a continuidade de chuvas intensas em várias regiões do país, Félix Domingos alerta que o deslizamento de terra, afogamento, descargas elétricas e o mau estado das bacias de retenção e valas de drenagem, estão entre as principais causas das mortes durante este tempo chuvoso.
FÉLIX DOMINGOS 02 – 02′ 04” 12H 121223
Félix Domingos, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, reforçando as medidas de prevenção, numa altura em que continuam a ser registadas chuvas intensas um pouco por todo o país.
E só em Luanda oito pessoas morreram vítimas das chuvas que caíram de 15 de Agosto até ao momento, segundo informação avançada pela Comissão Provincial de Protecção Civil.
Os dados foram apresentados durante a reunião de balanço para a avaliação do impacto das chuvas na presente época, decorrida no Governo Provincial.
Segundo o porta-voz da comissão, Bravo Mendes, as mortes foram por arrastão, electrocução e afogamento.
BRAVO MENDES 01 – 01’ 03’’ 12H 121223
O município de Cacuaco, com três casos, é o que mais vítimas registou, enquanto os outros casos foram registados nos municípios de Luanda, Belas, Cazenga, Kilamba Kiaxi e Viana.
Em relação ao número de residências inundadas, foram registadas mais de seis mil casas desabadas e um total de seis mil 240 famílias afectadas.
Bravo Mendes fez saber que as autoridades estão a avançar com medidas urgentes para a contenção dos estragos das chuvas na capital, como o realojamento das famílias.
BRAVO MENDES 02 – 01’ 45’’ 12H 121223
Bravo Mendes, comandante provincial adjunto dos Serviços de Proteção Civil e Bombeiros, assegurando que estão a ser tomadas medidas urgentes para conter os danos provocados pelas chuvas que têm caído sobre Luanda.
E o MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos lamenta que muitas crianças não estejam a frequentar aulas devido ao facto de as escolas onde estudam ficarem inundadas, em consequência das fortes chuvas que se abatem um pouco por todo o país. O presidente do MEA, Francisco Teixeira, fala ainda na existência de várias crianças que continuam a estudar debaixo de árvores.
FRANCISCO TEIXEIRA 01 – 01′ 40” 12H 121223
Francisco Teixeira apela ao governo para uma intervenção urgente nas escolas públicas que se encontram inundadas e em risco de desabamento e deixa ainda uma recomendação aos pais e encarregados de educação.
FRANCISCO TEIXEIRA 02 – 01’ 25’’ 12H 121223
Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, apelando ao governo para uma intervenção urgente nas escolas públicas que apresentam condições degradáveis.
…
Várias infraestruturas do ensino superior no país apresentam um estado considerável de degradação. A informação foi avançada pela ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança Sambo, que anunciou a reabilitação e construção de novas infraestruturas das instituições de ensino superior em Angola já no próximo ano.
MARIA SAMBO 01 – 46” 12H 121223
Ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Bragança Sambo, anunciando a construção de novas instituições do ensino superior no país já no próximo ano.
PONTO
A presidente da Assembleia Nacional considera que não se deve referir das vítimas civis dos conflitos existentes no mundo como simples números, defendendo o envolvimento de todas as forças vivas na promoção dos direitos humanos. Carolina Cerqueira discursava esta segunda-feira, no Parlamento, por ocasião da celebração dos 15 anos da adopção da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
CAROLINA CERQUEIRA – 01′ 03” 12H 121223
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, quando discursava esta segunda-feira no Parlamento, por ocasião por ocasião da celebração dos 15 anos da adopção da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Por sua vez, a coordenadora residente das Nações Unidas em Angola, Zahira Virani, reiterou o apoio da organização para que o país continue a promover a educação em direitos humanos.
ZAHIRA VIRANI – 28’’ 12H 121223
Zahira Virani, coordenadora residente das Nações Unidas em Angolando, reforçando o apoio da ONU para que Angola continue a promover os direitos humanos.
PONTO ECONOMIA
A Proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico 2024, com receitas estimadas em 24,7 biliões de Kwanzas, vai à votação final global amanhã, após ser aprovada terça-feira na especialidade.
O Relatório Parecer Conjunto da Proposta de Lei do OGE foi aprovado com 40 votos a favor, 18 contra e nenhuma abstenção.
O documento contém mais de 80 recomendações dirigidas ao Executivo, para garantir a promoção do desenvolvimento socioeconómico do país, entre as quais a melhoria do ambiente de negócios.
…
As transferências familiares para o estrangeiro passam a pagar imposto em 2024. Segundo dados, o valor estará cotado em 2,5% em vez dos 10% inicialmente propostos pelo Governo.
O comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, disse que esta posição do executivo vai de encontro aos anseios das pessoas que transferem dinheiro para o estrangeiro, no sentido de ajudar os parentes em questões como saúde, educação, entre outras.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO TRANSFERENCIAS ( 02.05”)
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, considerando que a posição do executivo em cotar o valor do imposto das transferências familiares para o estrangeiro, a partir do próximo ano, em 2,5% em vez dos 10% inicialmente propostos, vai de encontro aos anseios das pessoas que transferem dinheiro para o estrangeiro.
PONTO DESPORTO
A vela angolana na classe Ilca 7 é a quarta modalidade a confirmar por Angola o apuramento aos Jogos Olímpicos de 2024, que vai acontecer em França.
Os velejadores angolanos Filipe André e João Artur superaram o vento que foi a grande dificuldade na última regata que duraram 20 minutos sendo a mais curta das dez realizadas na zona do mar vermelho no Egipto.
Confirmado o apuramento, Nuno Gomes diz que o passo a seguir é garantir as condições de trabalho para o velejador Filipe André que vai representar o país nos jogos.
NUNO GOMES-PARTE 2 – 01′ 17” 12H 121223
Nuno Gomes vice-presidente da federação angolana dos Desportos Naúticos que depois do Remo, Canoagem conseguiu garantir o apuramento da Vela no maior evento mult desportivo do mundo( Jogos Olímpicos) que vai acontencer em Paris França.
PONTO INTERNACIONAL
A ativista iraniana Narges Mohammadi, presa no Irão, apelou ao apoio internacional para pôr fim ao regime iraniano ao receber o Prémio Nobel da Paz na Câmara Municipal de Oslo através dos filhos.
“Os jovens iranianos transformaram hoje as ruas e os espaços públicos num cenário de resistência civil generalizada”, disse Mohammadi, num discurso lido pelos filhos, citado pela agência espanhola EFE.
A ativista escreveu o discurso a partir da prisão de Evin, em Teerão, que foi lido em Oslo pelos filhos gémeos de 17 anos, que vivem no exílio em França desde 2015.
…
Morreu esta segunda-feira em Joanesburgo, a cantora sul-africana Zahara, aos 36 anos, vítima de doença.
De acordo com a imprensa sul-africana, que avança a informação, a cantora teve complicações hepáticas semanas depois de ter sido internada no hospital local em terapia intensiva.
Em Angola, a autora do sucesso “Loliwe” tinha um show marcado para início deste mês, em Luanda, que segundo a organização foi adiado devido ao estado de saúde.
Zahara foi contratada pela TS Records e lançou o aclamado álbum “Lolilwe”, que recebeu disco de platina duplo.
Ao longo dos anos, lançou oito projectos em seu nome, o último sendo um EP intitulado “Power Of A Woman”, lançado em 2023.