Jornal 12h, edição de 11 de Abril de 2023

DIPLOMACIA ANGOLANA DEVE SE ADEQUAR AOS FENÓMENOS GLOBAIS, DIZ PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA ABERTURA DO NONO CONSELHO CONSULTIVO DO MIREX 

GOVERNADOR DE LUANDA RESPONDE ESTA TARDE, INQUIETAÇÕES DE MUNÍCIPES – NUMA ORGANIZAÇÃO DA OFICINA DO CONHECIMENTO. 

COMERCIANTES TEM 30 DIAS PARA RETIRAREM DO MERCADO CIGARROS COM SABORES – O ALERTA É DA ANIESA 

SINPROF AMEAÇA RETOMAR GREVE CASO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NÃO AVANCE COM AUMENTO SALARIAL DE 12%

INTERNACIONAL

AGÊNCIA DA ONU INVESTIGA ROUBO HUMANITÁRIO DE ALIMENTOS NA ETIÓPIA

PONTO MIX

Jornal da Tarde na MFM 11 de Abril de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, edita e apresenta as noticias o Tony Fancy.

PONTO

Decorre neste momento, o Nono Conselho Consultivo Alargado, do Ministério das Relações Exteriores, que vai até ao dia 13 deste mês, em Luanda, sob o lema: “O MIREX e Acção Diplomática Angolana no Actual Contexto Internacional: Desafios e Perspectivas”.

No seu discurso de abertura o Presidente da República João Lourenço, disse que perante os novos fenómenos globais, cada um dos diplomatas devera fazer uso da sua capacidade e contribuir para a formulação das estratégias que definiram o posicionamento de Angola na arena internacional.

J012H – JOÃO LOURENÇO – 1 – J012H11042023 

O Presidente da República, considerou que aos poucos os parceiros internacionais tem prestado atenção ao país, por causa da melhoria do ambiente de negócios.

J012H – JOÃO LOURENÇO – 2 – J012H11042023

E o Ministro das Relações Exteriores Tete António, disse que o Nono Conselho Consultivo, decorre num momento em que se vivem vários desafios internos e externos.

TETE ANTONIO – J012H11042023

Ministro das Relações Exteriores Tete António. 

PONTO

O Presidente do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior Eduardo Peres Alberto, denunciou que a sua casa na Centralidade do Zango 8 mil, foi vandalizada na última segunda-feira, por indivíduos não identificados, que enviaram uma mensagem para o telefone de uma das filhas do sindicalista, ameaçando-a de morte, caso a greve que decorre a mais de um mês, não seja levantada o mais rápido possível.

EDUARDO PERES ALBERTO 

Presidente do Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Superior Eduardo Peres Alberto

PONTO 

O Governador de Luanda Manuel Homem, responde hoje as inquietações dos cidadãos, um evento da Oficina do Conhecimento, que contara com a transmissão da Radio MFM.

Osvaldo Mboco, coordenador da Oficina do Conhecimento, disse a MFM, que o evento marca o início das actividade da organização no presente ano e tendo como orador principal o Governador de Luanda, que ira responder as perguntas dos participantes.

OSVALDO MBOCO – J012H11042023 

Governador de Luanda Manuel Homem, responde esta tarde inquietações dos cidadãos, com transmissão em directo da Radio MFM.

PONTO

A Sonangol recebeu, esta segunda-feira, na cidade de Mokpo (Coreia do Sul), o novo navio petroleiro batizado com o nome de “Sonangol Kulumbimbi”.

O petroleiro construído nos estaleiros da Hyundai Sambo Heavy Industries custou aos cofres da petrolífera angolana 68 milhões de dólares.

O navio terá uma tripulação constituída por 80 por cento de angolanos e tempo de vida útil de 20 anos. Faz parte da linha Suezmax, com capacidade de transportar 1 milhão de barris de crude, dentro das especificações internacionalmente aceites.

A informação foi avançada pelo Presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Sebastião Gaspar Martins.

SEBASTIÃO GASPAR – J012H11042023

Presidente do Conselho de Administração da Sonangol.

POR OUTRO LADO

A Sonangol vai investir na construção de uma base logística na Namíbia, por via da SONILS.

 A garantia é do Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, que anunciou o interesse do Governo angolano na experiência da Namíbia, no que toca a exploração de petróleo em terra.

DIAMANTINO AZEVEDO – J012H11042023

Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo

PONTO

O Movimento dos Estudantes Angolano, mostrou-se insatisfeito, porque a JMPLA, marcou para o próximo sábado, uma marcha alusiva a paz, depois dos Estudantes terem anunciado a semana passada que no mesmo dia, isto é 15 de Abrila, faria uma manifestação no sentido de pressionar o Governo a negociar com O Sindicato Professores do Ensino Superior.

O descontentamento foi manifestado a MFM, por Francisco Teixeira, o Presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos.

FRANCISCO TEIXEIRA – J012H11042023 

Reagindo em off, a direção da JMPLA, garantiu que a Marcha da Paz, faz parte da sua programação anual, e o plano de actividade é executado no princípio do seu ano político.

PONTO

Os professores do Ensino Geral, prometem paralisar a aulas no final de Maio, caso o Governo, não cumpra com as medidas acordadas no final do ano passado, que deveriam ter entrado em vigor até março.

O Secretario Geral do SINPROF Ademar Jinguma, disse a MFM, que falta resolver vários pontos do caderno reivindicativo, entre eles o subsídio de frequência de 12 meio porcento e o pagamento do subsidio de isolamento.

ADEMAR JINGUMA – 1 – J012H10042023

O Sindicalista, garantiu que se até o dia 31 de Maio, o governo não fazer o pagamento do subsidio de frequência, e respetivos retroativos, os professores vão voltar a greve.

ADEMAR JINGUMA – 2 – J012H10042023 

Professores podem voltar a greve a partir de 31 de Maio.

PONTO 

Os comerciantes e importadores de tabacos tem até trinta dias para retirar do mercado, cigarros com sabores a chocolate, mentol, baunilha, entre outros, por estes constituírem um atentado à saúde pública. 

O inspetor da ANIESA, Epifânio Joaquim, afirmou que estas substâncias tem estado a ganhar cada vez mais consumidores menores de idade e muitos deles se tornam potenciais consumidores de substâncias ilícitas  

RD: EPIFANIO JOAQUIM

A inspectora da ANIESA, Jacira Daniel, alerta, que o consumo destas substâncias pode causar efeitos graves a saúde, e revela que cigarros sobretudo com sabores tem como principais consumidores menores entre os 13 aos 17 anos de idade. 

RD: JACIRA DANIEL

Inspetora da ANIESA, Jacira Daniel, comerciantes e importadores de tabacos, tem trinta dias para retirar o produto do mercado nacional.

INTERNACIONAL

A agência de ajuda alimentar das Nações Unidas está a investigar o roubo de alimentos de operações humanitárias na Etiópia, de acordo com uma carta a que a agência de notícias Associated Press teve acesso.

O diretor do Programa Alimentar Mundial (PAM) para a Etiópia, Claude Jibidar, afirma na carta estar muito preocupado com a situação e “com a venda em larga escala de alimentos em alguns mercados”.

De acordo com Claude Jibidar, a situação é uma ameaça à capacidade do PAM de mobilizar mais recursos para as pessoas necessitadas.

A carta é datada de 05 de abril e é dirigida aos parceiros humanitários do PAM na Etiópia, onde a seca e o conflito interno deixaram 20 milhões dos 120 milhões de habitantes do país dependentes de ajuda.

-.-

O Japão anunciou hoje que vai presidir a uma reunião de ministros das Finanças e governadores de bancos centrais do G7 em Washington quarta-feira e quinta-feira, para discutir o mercado financeiro, inflação e crise na Ucrânia.

A reunião dos líderes financeiros do G7 tem lugar à margem das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial e coincide com a presidência rotativa do grupo por parte do Japão.

Os líderes do G7 vão reunir-se entre 19 a 21 de maio em Hiroshima, a primeira cidade na história a ser atacada com uma bomba atómica, sendo esperada “uma forte mensagem antinuclear”.

Data de Emissão: 11-04-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados