Jornal 12h, edição de 10 de Novembro de 2023
Destaques:
SUSPENSA A VIGÍLIA DOS EX-TRABALHADORES DA BRIGADA ESPECIAL DE LIMPEZA DA CASA MILITAR, DEPOIS DE GARANTIAS SOBRE PAGAMENTO DE INDEMNIZAÇÕES;
– INAUGURADO O NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL COM A CAPACIDADE PARA 15 MILHÕES DE PASSAGEIROS E 130 MIL TONELADAS DE CARGAS POR ANO;
– MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS DEPLORA FALTA DE MATERIAIS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS DO PAÍS;
– CAMPEONATO PROVINCIAL DE MOTOCROSS ENCERRA AMANHÃ COM A PRESENÇA DE 60 PILOTOS;
– SITUAÇÃO POLÍTICA EM PORTUGAL, PRESIDENTE DISSOLVE O PARLAMENTO. NOVAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS DEVEM ACONTECER A 10 DE MARÇO.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, quinta-feira, 10 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE
O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, hoje, o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, que tem capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros e 130 mil toneladas de cargas por ano, abrindo numa primeira fase com as operações de carga.
Os vôos domésticos iniciam apenas em Março de 2024, enquanto os vôos internacionais no terceiro trimestre do mesmo ano.
Ao passo que os voos internacionais estão previstos para o terceiro trimestre do mesmo ano.
Vamos à comuna do Bom Jesus, município do Icolo e Bengo, onde foi construída a infraestrutura, ao encontro da equipa MFM, composta pelos jornalistas Alves Fernandes e Paulo Miranda Jr.
Paulo Miranda Jr., boa tarde!
– DIRECTO –
No entanto, Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto, destaca mais uma homenagem ao primeiro presidente de Angola e defende a conjugação de esforços para a conservação do novo aeroporto.
MARIA EUGÉNIA NETO 10H
Maria Eugénia Neto, viúva de Agostinho Neto, o primeiro presidente angolano.
Já o presidente da AIA, Associação dos Industriais de Angola, José Severino, diz ser necessário maior investimento nos serviços do novo aeroporto e na melhoria da condição de vida da população para que se possa atingir ao número de passageiros previstos por ano.
JOSÉ SEVERINO – 02′ 39”12H 101123
José Severino, presidente da AIA, Associação dos Industriais de Angola.
Por sua vez, o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, lamenta que não se tenham seguido conselhos dos especialistas no âmbito da construção do novo aeroporto e questiona ainda os custos da infraestrutura.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
O novo aeroporto internacional “Dr. António foi construído numa aérea de 75 quilómetros quadrados, contém um sistema de duas pistas paralelas que permitem a realização de operações mistas independentes, em condições de visibilidade reduzida e tetos baixos.
PONTO
Está suspensa a vigília dos ex-trabalhadores da Brigada Especial de Limpeza da Casa Militar do Presidente da República de Angola, iniciada na última terça-feira defronto do Tribunal Provincial de Luanda, onde o efectivo exigia o pagamento de indemnizações que reclamam desde 2012.
Domingos Vieira, o porta-voz dos ex-trabalhadores, disse à MFM que a manifestação foi suspensa depois de terem recebido garantias da parte do Tribunal, sobre a resolução do problema na próxima semana. Caso tal não aconteça, o grupo composto por antigos militares, operadores de máquina, auxiliares de limpeza e ainda viúva de ex-trabalhadores, pode voltar a manifestar-se.
DOMINGOS VIEIRA – 01′ 40” 12H 101123
Domingos Vieira, porta-voz dos ex-trabalhadores da Brigada Especial de Limpeza da Casa Militar do Presidente da República de Angola, que suspenderam a vigília iniciada na última terça-feira junto do Tribunal Provincial de Luanda, depois de terem recebido garantias sobre a resolução do seu problema na próxima semana.
PONTO
Realizam-se hoje em todo o país os exames de acesso para o novo concurso público da Educação, que prevê a admissão de cerca de 11 mil professores.
No entanto, a Federação dos Sindicatos da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social de Angola denuncia a existência de vícios de forma no processo.
A denúncia foi feita à MFM pelo secretário nacional para os assuntos jurídicos e laborais da referida organização sindical, Zacarias Jeremias.
ZACARIAS JEREMIAS – 02′ 00′ 12H 101123
…
O MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, denuncia a falta de materiais didáticos em muitas escolas do país, que está a condicionar a aprendizagem dos alunos.
Segundo Francisco Teixeira, o presidente do MEA, é necessário que o Ministério da Educação se pronuncie sobre a situação.
FRANCISCO TEIXEIRA – 01′ 36” 12H 101123
Por outro lado, o MEA alega que as instituições privadas têm estado a recusar os materiais didáticos fornecidos pelo governo.
FRANCISCO TEIXEIRA – 01′ 19” 12H 101123
Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.
…
Cerca de 70% de alunos já foram desparasitados nas escolas do ensino primário e secundário em Luanda, durante a campanha de desparasitação que iniciou na passada segunda-feira.
Segundo a coordenadora provincial da saúde escolar na capital, Nazaré Baptista, a campanha que está prevista para terminar hoje vai estender-se até à próxima semana, uma vez que ainda não foi atingida a meta pretendida, de mais de um milhão de alunos.
NAZARE BAPTISTA – 02′ 02” 12H 101123
Nazaré Baptista, coordenadora provincial da saúde escolar em Luanda, e a campanha de desparasitação aos alunos das escolas do ensino primário e secundário, que vai decorrer até à próxima semana.
PONTO DESPORTO
Encerra amanhã o campeonato provincial de Motocross de Luanda no circuito Jorge Varela na Vila do Gamek das 11 as 15horas. Três dos 60 Pilotos garantem prontidão para esta última prova do campeonato.
O Piloto, Fábio Ferreira, do Time Jacaré da Classe moto 4, considera uma época difícil dentro e fora da pista, mas promete não dar tréguas aos adversários.
RD-FÁBIO FERREIRA.
Os preparativos da última prova do campeonato provincial de Motocross de Luanda, que decorrem sem sobressaltos, segundo Delast West, um dos membros da associação.
RD-DELAST WEST-PARTE 1.
Delast West, membro da organização desta última prova da associação provincial de Motocross de Luanda, que acontece neste sábado no Circuito Jorge Varela, na zona da Vila Gamek.
PONTO INTERNACIONAL
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou esta quinta-feira que vai dissolver o Parlamento, levando Portugal para novas eleições legislativas, que terão lugar a 10 de março.
A exoneração de António Costa vai ser formalizada em dezembro, depois da aprovação do Orçamento do Estado a 29 de novembro.
No seu discurso, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que esta é a primeira vez em democracia que um primeiro-ministro “em funções ficou a saber, no âmbito de diligências de uma investigação em curso, que ia ser objeto de um processo autónomo” na jurisdição do Supremo Tribunal de Justiça.
O Presidente da República salientou “a elevação do gesto e da respetiva comunicação aos portugueses” por parte de António Costa, destacando, na mesma medida, o “serviço à causa pública durante décadas na chefia do Governo de Portugal”, incluindo através de uma pandemia e de guerras no Médio Oriente e Ucrânia.
Marcelo justificou ainda a manutenção do atual Governo até à aprovação do Orçamento do Estado com a “garantia da indispensável estabilidade económica e social dada pela prévia aprovação” do OE.