Jornal 12h, edição de 10 de Março de 2023

CHEFE DE ESTADO A CAMINHO DO JAPAO. VISITA OFICIAL AO PAIS DO SOL NASCENTE DURA TRES DIAS. 

JOAO LOUREÇO APELA AO FIM DE MAS PRATICAS DE EMBAIXADORES E OUTROS DIPLOMATAS ANGOLANOS NO ESTRANGEIRO.

FUNÇAO PUBLICA REGISTA LIGEIRO ATRASO SALARIAL. ECONOMISTA SOLICITA RAPIDEZ NO PROCESSAMENTO SALARIAL.  

ONU PASSA A AVALIAR CESSAR FOGO NA RDC.  

RUSSIA LANÇA MAIOR ATAQUE COM BOMBARDEAMENTOS NA UCRANIA.  

JINGLE 

Jornal ao meio-dia de 10 de Março de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Mauro Fernandes e Edson Machado. 

JINGLE MANUEL VIEIRA 

O Presidente da República, João Lourenço, inicia hoje, sexta-feira, 10, uma viagem a Tóquio, para uma visita oficial ao Japão, de 12 a 15 deste mês.

A agenda do presidente João Lourenço prevê encontros de trabalho com altas figuras do Estado japonês, informou o secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando.

LUIS FERNANDO 7H

O objectivo é que sejam incrementadas a cooperação nos domínios político, económico e cultural, “sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da agricultura e do desenvolvimento dos agro-negócios, petróleo e mineração”, entre os dois países.

O Presidente angolano disse hoje que a rotação de embaixadores será, a partir de agora, feita ao fim de três ou quatro anos, um processo “que já se impunha” e que visa “alterar a má prática” de ter diplomatas “por tempo indefinido” num mesmo país.

O chefe de Estado angolano garantiu que a prática de se ter um embaixador num mesmo país durante duas décadas vai ser corrigida.

João Lourenço nomeou, na terça-feira, 16 novos embaixadores, hoje empossados, entre os quais os do Brasil, São Tomé e Príncipe e Portugal, cujo posto diplomático vai ser agora liderado por Maria de Jesus Ferreira.

A rotação diplomática, justificada num decreto presidencial “por conveniência de serviço”, abrange a substituição dos titulares em 16 embaixadas, oito dos quais são colocados noutros postos.

JOAO LOURENÇO 12H 

O Conselho de Segurança iniciou esta quinta-feira uma visita à República Democrática do Congo (RDC), como a missão de avaliar a situação em áreas de conflito e os efeitos da violência sobre os civis.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou o início do cessar-fogo no país africano nesta semana, que foi anunciado pelo Presidente João Lourenço, que preside a Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e teve promessas do grupo rebelde M23 de aderir à trégua desde segunda-feira.

Na presidência rotativa do Conselho de Segurança em março, a ministra dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, disse à ONU News, em Nova Iorque, que a presença dos diplomatas internacionais é oportuna.

PONTO

O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, procedeu a apreensão de armas de fogo do tipo Pistola, a recuperação de uma viatura de marca Suzuki do modelo Auto de cor cinzentas e deteve (69) cidadãos suspeitos de praticar diversos crimes. Os dados constam do informe das últimas 24 horas, segundo Euler Matari, porta voz da policia em Luanda.

EULER MATARI 12H 

Angola defendeu, quinta-feira, em Luanda, uma maior mobilização de recursos financeiros para a implementação do Plano Estratégico de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) 2023/2027.

Sílvia Lutucuta, que é a presidente da IV Reunião Extraordinária de Ministros da Saúde da CPLP, referiu que o PECS possibilita estabelecer uma maior cooperação em saúde entre os Estados-membros.

SILVIA LUTUKUTA 12H 

PONTO

Atrasos dos salários na função publica continua a trazer preocupações entre os trabalhadores angolanos. Segundo dados do ministério das finanças, os atrasos salariais já passam ao passado. 

Este foi tema de analise esta manhã na MFM com Carlos Rosado de Carvalho,

CARLOS ROSADO CARVALHO 12H 

A cidade de Luanda entrou, há quatro anos, na lista das cidades do mundo de entrada e saída de passageiros para cruzeiros marítimos e deixa de ser apenas para passagem como acontecia desde 2012.

Durante o tempo que permanecerem em Luanda, os turistas visitam a cidade e os arredores, enquadrados em pacotes turísticos organizados pela Travelgest, com visitas a museus, monumentos, praias e feiras.

Entre os locais a visitar constam os Museus de História Militar e o de Antropologia, a Igreja da Nazaré, Palácio de Ferro e a Igreja dos Remédios. Os turistas passam também pelo Túmulo do Soldado Desconhecido, Feira do Artesanato, Museu da Escravatura, Ilhas de Luanda e do Mussulo.

O SAGA PEARL II é um navio de médio porte, com 164 metros de comprimento, inicialmente capacitado para o transporte de 602 passageiros, até à altura em que foi submetido a alterações, ganhando mais espaço, conforto e luxo para os ocupantes.

No ano passado, dois navios cruzeiros atracaram em Angola. Em Abril, Luanda recebeu 1.138 turistas de 24 nacionalidades, na sua maioria pessoas idosas, a bordo do navio de cruzeiro “Amesterdam”, proveniente do Porto de Walvis Bay, Namíbia.

O navio, que partiu em Janeiro dos Estados Unidos, permaneceu em águas territoriais angolanas apenas oito horas e partiu, posteriormente, para a República da Gâmbia. Outro navio cruzeiro foi o “Silver Cloud”, proveniente da cidade de Cape Town, África do Sul, atracou ontem no Porto de Luanda, com 181 turistas de 23 nacionalidades a bordo.

O navio passou antes nos portos do Namibe e Benguela onde os turistas tomaram contacto com as culturas das respectivas cidades. 

INTERNACIONAL

A Rússia lançou seu maior ataque com mísseis e drones contra a Ucrânia desde janeiro, atingindo alvos em todo o país com diversas armas, entre elas mísseis hipersônicos, os mais novos no arsenal de Moscou.

Encerrando semanas de relativa calma em Kiev e em outras cidades, os ataques mataram pelo menos onze pessoas em todo o país e feriram dezenas, cortaram a energia em várias áreas e danificaram três usinas elétricas, disseram autoridades ucranianas.

Os ataques incluíram seis dos novos mísseis hipersônicos conhecidos como Kinzhals, ou Daggers, os mais usados pela Rússia em uma única onda desde o início da guerra, um ano atrás, de acordo com a Força Aérea da Ucrânia.

Um ataque a tiros na Alemanha deixou mortos e feridos num salão de Testemunhas de Jeová, na cidade de Hamburgo, nesta quinta-feira (9) à noite. Segundo os primeiros relatos da imprensa alemã, seis pessoas morreram e sete ficaram feridas.

A polícia afirmou que não pode confirmar o número exato de vítimas e que o autor do atentado está morto.

Data de Emissão: 10-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados