Jornal 12h, edição de 10 de Janeiro de 2024

Destaques:

JÁ ESTÃO EM VIGOR AS NOVAS CHAPAS DE MATRÍCULA. QUATRO EMPRESAS FORAM LICENCIADAS PARA O FABRICO DO MATERIAL;

 

– PRESIDENTE DO SINDICATO DOS MÉDICOS ANGOLANOS AFIRMA QUE FALTA DE CONDIÇÕES NOS HOSPITAIS VÃO CONTINUAR A CAUSAR MORTES DEVIDO À NEGLIGÊNCIA;

 

– MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS INSATISFEITO COM NÚMERO REDUZIDO DE PASSES SOCIAIS EMITIDOS PELA EMPRESA NACIONAL DE BILHÉTICA;

 

– CONFIRMADA A PRESENÇA NO CAMPEONATO AFRICANO DE FUTEBOL, ÁRBITRO ANGOLANO PROMETE TRABALHAR A RIGOR PARA REPRESENTAR ANGOLA NUM CAMPEONATO DO MUNDO;

– NÚMERO DE MORTOS EM CONSEQUÊNCIA DO SISMO NO JAPÃO VOLTOU A SUBIR. SÃO JÁ 206 VÍTIMAS.

 

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de terça-feira, 10 de Janeiro de 2024, Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE

As novas chapas de matrícula em viaturas começam a ser aplicadas hoje, 10 de Janeiro, e vão custar 50 mil kwanzas a cada utente. novo sistema de matriculação no país conta com dispositivos que vão melhorar as questões de segurança e identificação dos veículos e dos seus proprietários. A informação foi avançada há instantes pelo Comandante-Geral da Polícia Nacional, Comissário Geral Arnaldo Carlos.

ARNALDO CARLOS 01 – 01′ 21” 12H 100124

 

 

Os utentes terão dois anos para substituírem as actuais chapas de matrícula.

 

ARNALDO CARLOS 02 – 01′ 27” 12H 100124

4 empresas foram licenciadas para o fabrico da novas chapas de matrículas, ao passo que oitenta farão a distribuição em todo o território nacional, tal como fez saber em conferência de imprensa o comandante cessante da Direção Nacional de Viação e Trânsito e Segurança Rodoviária, Elias Dungo Livulo.

novo sistema de matriculação no país conta com dispositivos que vão melhorar as questões de segurança e identificação dos veículos e dos seus proprietários.

PONTO

A Barragem Hidroeléctrica do Gove tem merecido regularmente trabalhos de manutenção para manter a qualidade e eficiência dos seus equipamentos. A garantia foi dada à MFM pelo Chefe de Departamento de Manutenção do maior aproveitamento hidroeléctrico do Planalto Central, situado na comuna do Cuima, município da Caála, província do Huambo, Emídio Francisco.

EMÍDIO FRANCISCO – 01′ 57” 12H 100124

Emídio Francisco, Chefe de Departamento de Manutenção Barragem Hidroeléctrica do Gove, garantido que têm sido feitas manutenções regulares para manter a eficiência dos equipamentos.

E o aproveitamento hidroeléctrico do Gove conta com uma tecnologia diferente das demais barragens existentes no país, no que o controlo dos níveis de água diz respeito. A informação foi avançada pelo engenheiro António Lucássio.

ANTÓNIO LUCÁSSIO – 01′ 11” 12H 100124

Engenheiro António Lucássio, falando sobre a tecnologia usada na Barragem Hidroelétrica do Gove, na província do Huambo.

PONTO

A direção geral do Hospital do Prenda suspendeu, esta terça-feira, a equipa que estava em serviço no banco de urgência, por supostamente ter negado assistência médica a um paciente de 40 anos, que acabou por falecer no interior do hospital, no dia 17 de Dezembro último.

Segundo a direcção da referida unidade sanitária, a equipa não terá reportado o ocorrido durante a reunião de passagem de turno e apenas tomou conhecimento do sucedido no passado domingo, 7 de Janeiro, tendo sido instaurado um processo disciplinar a toda a equipa de serviço e criada uma comissão de inquérito que deve apresentar resultados em 15 dias.

Em reação, o presidente do Sindicato dos Médicos Angolanos, Adriano Manuel, afirma que casos de negligência não podem ser apenas associados às equipas médicas, mas, sobretudo, à falta de condições nas unidades sanitárias, que recebem diariamente um número considerável de pacientes.

ADRIANO MANUEL – 02′ 25” 12H 100124

Adriano Manuel, presidente do Sindicato dos Médicos Angolanos, quando reagia à suspensão equipa que estava em serviço no banco de urgência, por supostamente ter negado assistência médica a um paciente de 40 anos, que acabou por falecer no interior do hospital, no dia 17 de Dezembro último.

PONTO ECONOMIA

A disparidade no mercado de medicamentos continua a levantar questionamentos em Angola, com o aumento de preços acima de 20% desde Agosto de 2020.

Na visão do analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, tal situação acontece pelo facto de os medicamentos estarem incluídos na categoria dos preços livres, à excepção dos fármacos relacionados com o tratamento da covid-19. O economista defende, por isso, ser necessário que o Ministério das Finanças intervenha para a inversão do quadro.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02′ 32” 12H 100124

Analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, apelando para a necessidade da intervenção do Ministério das Finanças para combater a disparidade no mercado de medicamentos no país.

PONTO

Apenas 554 passes sociais dos 600 mil previstos para Luanda foram entregues aos estudantes da capital, pela Empresa Nacional de Bilhética.

Segundo o jornal EXPANSÃO, a empresa que gere o Sistema Nacional de Bilhética Integrada aponta culpas para as escolas e para a falta de bilhetes de identidade por parte dos alunos, quando foram distribuídos apenas 1.150 passes sociais nas províncias de Luanda, Huíla e Benguela, um número muito baixo face às necessidades do país.

A este respeito, o presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos, Francisco Teixeira, manifesta insatisfação pelo número reduzido de alunos que recebeu o passe social até ao momento e assegura que o MEA está aberto para trabalhar com as autoridades, no sentido de se resolver a situação.

FRANCISCO TEIXEIRA – 02′ 14” 12H 100124

Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, insatisfeito com o número reduzido de alunos que recebeu o passe social, um documento criado pelo governo para possibilitar que os estudantes que frequentam o ensino público circulem gratuitamente nos transportes públicos de passageiros, e que jovens com idades entre os 16 e os 35 anos e pessoas prioritárias, como idosos, pessoas com necessidades especiais e antigos combatente, beneficiem de um desconto de 50% sobre o preço do bilhete.

PONTO DESPORTO

O arbitro angolano, Ivanildo Lopes, disse hoje a MFM que não esperava tão cedo, ser um dos árbitros nomeados pela CAF para o Campeonato Africano das Nações que arranca a 13 de janeiro na Costa do Marfim.

O jovem o árbitro assistente diz que é uma oportunidade para mostrar o seu trabalho no continente, com a ambição de um dia representar Angola num campeonato do mundo.

IVANILDO LOPES – 52” 12H 100124

Ivanildo Lopes, jovem árbitro assitente um dos noemedos da CAF para o campeonato africano de futebol, onde Angola será representada pelos árbitros assistentes Jerson Emiliano e Ivanildo Lopes.  

PONTO INTERNACIONAL

Subiu para 206 o número de mortes resultantes do sismo que atingiu o Japão a 1 de Janeiro, revelou a agência de notícias japonesa Kyodo News, citada esta quarta-feira pela Lusa.

O balanço anterior dava conta de 202 mortos.

Segundo a mesma agência, há ainda 52 pessoas desaparecidas, numa altura em que as fortes chuvas e as condições climatéricas adversas fazem crescer a possibilidade de deslizamentos de terra nas zonas afectadas.

Entre os mortos estão oito pessoas que não foram mortas directamente pelo sismo de magnitude 7,6 na escala de Richter, mas sim por deterioração da sua saúde, em alguns casos relacionada com o stress dos esforços de evacuação.

O Presidente de França, Emmanuel Macron, anunciou, esta terça-feira, o novo Primeiro-Ministro daquele país. Trata-se de Gabriel Attal, de 34 anos, substituindo Elisabeth Borne que apresentou a sua demissão, na segunda-feira.

Gabriel Attal que até então respondia pelo Ministério da Educação, torna-se assim no mais jovem Primeiro-Ministro na história de França. 

 

Data de Emissão: 10-01-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados