Jornal 12h, edição de 10 de Fevereiro de 2023

MORREU SIONA CASIMIRO. O DECANO DO JORNALISMO ANGOLANO.

CONTINUAM EM JULGAMENTO JOVENS ALEGAMENTE IMPLICADOS NO INCENDIO A COMITE DO MPLA EM LUANDA.

SIC APREENDE MAIS DE CINCO TONELADAS DE MEDICAMENTOS DIVERSOS NO CAZENGA

PRESIDENTE DO RUANDA ACUSA VIZINHO DO CONGO DEMOCRATICO DE IMCUMPRIMENTOS DE ACORDOS.

JINGLE

Jornal da tare de sexta feira, dez de Janeiro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões.

NOTICIAS COM MV

O veterano jornalista Siona Casimiro, faleceu, esta quinta-feira, em França, vítima de doença.

Fontes familiares confirmaram, esta sexta-feira, a morte do veterano jornalista angolano, que já exerceu também o cargo de director do jornal “O Apostolado”, pertença da Igreja Católica, e correspondente da Associeted Press.  

À data da sua morte, Siona Casimiro estava vinculado ao jornal “O Apostolado”  e à Rádio Ecclesia, onde assinava uma crónica semanal, denominada “Visão Jornalística”.

O sindicato de jornalista angolanos fala de uma grande perda.

TEIXEIRA CANDIDO 1

O secretário geral do SJA fala da trajetória de um dos mais antigos profissionais até recentemente no activo e os altos e baixos nesta desafiante carreira.

TEIXIRA CANDIDO 2

Siona Casimiro, nasceu a 12 de Maio de 1944, em Matadi, sede provincial do Baixo Congo. Os pais são oriundos do Município do Cuimba, Província do Zaire.

Diplomado do Cento de Formação Profissional de Jornalistas (CFPJ) de Paris, recebeu a carteira profissional pela primeira vez em 1969, após estagiar na Agência Congolaise de Presse (ACP).

Trabalhou na Angop, na PANA, Associated Press. Representante chefe de Redação do Jornal Apostolado, membro do Conselho Editorial da Rádio Eclésia… foi um dos animadores da fundação do Sindicato dos Jornalistas Angolanos e do MISA-Angola.

Escreveu o livro  Maquis e Arredores – Memórias do Jornalismo que acompanhou a luta de libertação nacional.

JINGLE O ESTADO DA NAÇAO  

O Tribunal da Comarca de Belas, em Luanda, deu sequência quinta-feira, ao julgamento dos 22 jovens acusados de vandalização e queima de bens públicos, incluindo o comité do partido MPLA no Benfica, crimes ocorridos no dia 10 de Janeiro 2022.

Dos 22 acusados, sete cumprem prisão preventiva e 15 encontram-se em liberdade.

Os réus estão implicados em 11 crimes, entre os quais de desobediência à ordem de dispersão de ajuntamentos, instigação pública ao crime de atentado contra a segurança dos transportes públicos, ameaça e furto qualificado.

No dia hoje decorre, por via de regras, a audição dos réus, onde os acusados têm a oportunidade de apresentar a sua versão sobre os seus factos, para poderem então justificar a sua participação ou não nos autos, que estão acusados.

JOAQUIM JAIME 12H DIRECTO

PONTO

As relações económicas entre Angola e Espanha são marcadas por muitas visitas oficiais mútuas, mas poucos negócios. Na optica de Carlos Rosado de Carvalho, a dinâmica geral económica entre os dois países deve deixar a retorica diplomática.

CARLOS 1

Por outro lado, o economista alerta para a necessidade de haver outras formas de atração para canalizar investimentos milionários para o país.

CARLOS 2

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, Presidente em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, abordou esta quinta-feira, em Luanda, a situação na RCA com o seu homólogo , Faustin Touadéra, e o Presidente do Tchad, Mahamat Idriss Déby.

A reunião de mais de duas horas, realizada no Palácio Presidencial, decorreu no quadro das consultas regulares sobre a situação de paz e segurança na República Centro-Africana.

O ministro angolano das relações exteriores Tete António apresentou as conclusões do encontro.

TETE ANTONIO 12H

PONTO

O Serviço de Investigação Criminal, aprendeu no mercado informal dos Kwanzas, no Município do Cazenga mais de cinco toneladas de medicamentos diversos.

Segundo o Manuel Halaiwa porta-voz do SIC geral as cidadãs detidas durante a operação, serão presentes ao tribunal provincial de Luanda, para efeito de julgamento sumário.

MANUEL HALAIWA – J012H10022023

 

SIC apreende mais de cinco toneladas de medicamentos diversos no Cazenga.

O medico Jeremias Agostinho disse ser esta uma situação já esperada.

JEREMIAS AGOSTINHO 1

Outra grande preocupação tem a ver com a rede distribuição de medicamentos ao mercado negro.

JEREMIAS AGOSTINHO 2

PONTO

Termina hoje em Espanha a Vigésima Primeira Edição da Feira IMEX – MADRID 2023, com a participação de Angola.

O Ministro do Comercio Victor Fernandes, disse esta quinta-feira que a participação de Angola na IMEX-MADRID 2023, é um sinal claro dos empresários angolanos em fazer parcerias com empresários espanhóis.

VICTOR FERNANDES – 1 – J012H1002023

Victor Fernandes, informou que o seu Governo, elegeu este quinquénio ate 2027, como sendo o da autossuficiência alimentar.

VICTOR FERNANDES – 2 – J012H1002023

Termina hoje em Espanha a Vigésima Primeira Edição da Feira IMEX – MADRID 2023, com a participação de Angola.

PONTO

O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social lança HOJE o processo de comercialização dos serviços do ANGOSAT-2.

O ANGOSAT-2, satélite de comunicação angolano que opera na órbita geoestacionária, fornecerá serviços na banda C, KU e KA.

Com vida útil de prevista de 15 anos, o ANGOSAT-2  está a cobrir todo o continente africano, parte significativa do Sul da Europa e cobertura quase total da região Sul de África, constituindo-se numa fonte de receitas.

-.-

A ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote, afirmou, esta quinta-feira, em Cabinda, que o desenvolvimento do capital humano nos domínios da Educação, Saúde, Formação Profissional, Ciência, Tecnologias e Inovação, constitui um dos pilares fundamentais e prioritários do Executivo no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente.

Dalva Ringote, discursava no acto de abertura oficial do curso de Mestrado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Secundário, no Instituto Superior de Ciências de Educação em Cabinda ISCED, promovido em parceria com a Universidade de Aveiro em Portugal.

INTERNACIONAL 

O Presidente do Ruanda, Paul Kagamé, acusou o seu homólogo da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, de ter “desonrado” vários acordos para ultrapassar a crise diplomática entre os dois países e a comunidade internacional de hipocrisia.

Kagamé disse que o  Presidente da RDC violou acordos , durante um encontro com embaixadores e representantes diplomáticos em Kigali, capital ruandesa, durante o qual criticou também a “hipocrisia” e os “duplos padrões” da comunidade internacional, relatou esta quinta-feira o jornal The New Times.

A tensão entre os dois países continua a aumentar, com a RDC a acusar o pais vizinho de colaborar com os rebeldes do Movimento 23 de março (M23), um grupo maioritariamente de tutsis congoleses que opera na província do Kivu do Norte, e o Ruanda a retorquir com acusações de que Kinshasa apoia as Forças Democráticas para a Libertação do Ruanda (FDLR), composta por hutus, responsáveis pelo genocídio de 1994 naquele país.

LUITINA SANTOS DIRETO

FIM.FIM

 

Data de Emissão: 10-02-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados