Jornal 12h, edição de 11 de Agosto de 2023

MANCHETES

 

OFICIAS DE JUSTIÇA ANUNCIAM NOVA GREVE A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA. SEGURO DE SAÚDE PARA TRABALHADORES ENTRE AS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES;

 

GOVERNO GARANTE QUE NOVO HOSPITAL GERAL DO CUNENE EVITARÁ EVACUAÇÃO DE PACIENTES ANGOLANOS À NAMÍBIA;

 

ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NO PAÍS CRIAM PLATAFORMA PARA INCENTIVAR PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS NA DEMOCRACIA.

 

VATICANO CONFIRMA INTENÇÃO DO PAPA FRANCISCO EM VISITAR ANGOLA.

 

JINGLE MIX

 

Jornal ao meio dia de 11 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.

JINGLE

 

Oficias de justiça de angola interrompem as suas atividades a partir de segunda feira. A greve, interpolada, vai afectar por uma semana todos os serviços do ministério da justiça e dos direitos humanos, nomeadamente identificação, conservatória, notariado e guichês.

A principal reivindicação prende-se com o seguro de saúde para os trabalhadores destas instituições afectas ao ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, bem como a necessidade urgente da revisão do estatuto remuneratório da classe, temas já apresentados em caderno reivindicativo. 

O anúncio de da greve foi feita a MFM por Joaquim de Brito Teixeira, secretario geral do sindicato dos oficiais de justiça de angola, que avança com os passos que surgiram para se chegar a esta situação.

TEIXEIRA SOJA 1

O sindicalista diz que a greve é interpolada e apresenta com a paralisação será efectuada.

TEIXIERA SOJA 2

Secretário geral do sindicato dos oficiais de justiça de Angola, Joaquim de Brito Teixeira.

PONTO

Vaticano confirma intenção do Papa Francisco em visitar Angola em data a anunciar.

A garantia foi dada, esta manhã, em Luanda, pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Dom Pietro Parolin, que está no país para participar da ordenação episcopal de D. Germano Penemote, primeiro angolano nomeado Núncio Apostólico.

CARDEAL PIETRO 01 12H

O número dois do Vaticano destaca que a sua presença na cerimónia nesta ordenação episcopal traduz-se numa relação especial com Roma, uma vez que Dom Germano Penemote será o representante do Santo Padre no Paquistão.

CARDEAL PIETRO 02 12H

Já o Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias fala em sentimento de alegria pela recepção do representante do Papa Francisco.

DOM FILOMENO DO NASCIMENTO 12H

A Missa de ordenação acontece sábado (12/8), na diocese de Ondjiva (Cunene), e no domingo o Secretário de Estado do Vaticano vai rezar com a Comunidade de São Paulo, arquidiocese de Luanda.

O Cardeal Secretário de Estado é o titular da Secretaria de Estado de Sua Santidade o Papa. Tem por atribuição dirigi-la, sendo este o mais antigo e importante Dicastério da Cúria Romana.

O Cardeal Secretário de Estado é encarregado da actividade política e diplomática da Santa Sé e é conhecido como o “primeiro-ministro” da Santa Sé.

O Cardeal Pietro Parolin é desde 15 de outubro de 2013 Secretário de Estado da Santa Sé.

Criada uma nova plataforma para incentivar a participação dos cidadãos no reforço da democracia, tendo como foco a institucionalização das autarquias locais.

Trata-se da DEM-NET angola, uma congregação de diferentes organizações da sociedade civil com presença em 11 países africanos, contando com financiamento do departamento de estado norte americano.

Bartolomeu Milton, coordenador da DEMNET disse que os objetivos da sua organização passam por fazer uma nova abordagem sobre eleições e democracia.

BARTOLOMEU MILTON 1

Por outro lado, o responsável pela plataforma apontou a experiência de processos eleitorais em África, a observação da sociedade civil e a necessidade de uma nova abordagem sobre os processos eleitorais.

BARTOLOMEU MILTON 2 

Bartolomeu Milton coordenador da DemNet- angola. 

PONTO

O novo Hospital Geral do Cunene, cujas obras continuam a decorrer, vai contar com uma capacidade para 220 camas.

A informação foi avançada naquela província pelo Secretário de Estado da Saúde para Área Hospitalar. Leonardo  Inocêncio fala ainda dos serviços que estarão disponíveis naquela que será a principal unidade sanitária do Cunene.

LEONARDO INOCÊNCIO 01 12H

A inauguração do novo Hospital Geral do Cunene está prevista para o primeiro trimestre de 2023.

LEONARDO INOCÊNCIO 02 12H

Secretário de Estado da Saúde para Área Hospitalar, Leonardo  Inocêncio.

 

E no Cunene, para além de visitar as obras do novo hospital, o  Presidente da República, João Lourenço vai inteirar-se sobre os projectos estruturantes de combate à seca no sul do país..

Recordo que no início do ano, o Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou que devido às fortes chuvas na cidade de Ondjiva, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.

Na altura, uma comissão constituída pelos empreiteiros, fiscais, equipa técnica do Governo Provincial e representantes do dono da obra, foram chamados a proceder a reposição das placas e solucionar a situação do Canal.

PONTO

Os Governos de Angola e do Japão rubricaram em Luanda, o Acordo para a Liberalização, Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos.

O chefe da diplomacia angolana, Téte António, e o ministro japonês da Economia, Comércio e Indústria, Nishimura Yasutoshi, assinaram o instrumento jurídico, evento que simbolizou o reforço e estreitamento das relações entre os dois países.

Em declarações aos jornalistas, no final da cerimónia, que também contou com a presença do ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, vários membros do Executivo e alguns da comitiva nipónica, Téte António disse que a assinatura do acordo levou cerca de 10 anos para ser concretizado e é resultado da recente visita ao Japão do Presidente João Lourenço.

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, diz que tem havido mais financiamento do qie investimento do Japão em Angola;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO

O porta-voz da polícia em Luanda contraria as informações postas a circular nas redes sociais através de um vídeo onde aparece um jovem armado que supostamente teria sequestrado duas crianças.

Segundo Nestor Goubel, trata-se de um efectivo da polícia nacional que terá flagrado uma acção de tentativa de sequestro.

NESTOR GOUBEL 12H

Porta-voz da polícia em Luanda, Nestor Goubel.

 

E está detido um cidadão de 44 anos de idade, acusado de ter abusado sexualmente várias vezes da filha do seu amigo, de apenas 14 anos.

De acordo com o porta-voz da Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira, dos consequentes abusos resultou uma gravidez que já leva seis meses.

QUINTINO FERREIRA 12H

Porta-voz da Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira.

 

PONTO

 

Assinala-se amanhã, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, para ser um dia de reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do planeta.

Em Angola, os jovens continuam a enfrentar diariamente inúmeros problemas para a concretização dos seus objectivos, como a falta de emprego, acesso à habitação, dificuldade de ingresso na universidade, entre outros desafios.

Para os cidadãos, António Costa e Bibiana Quissanga, ouvidos pela MFM, há necessidade de maior aposta na juventude por parte de quem de direito, para que os jovens não enveredem em maus caminhos.

VOX POP

E numa recente audiência concedida a si pelo Chefe de Estado angolano, o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, falou sobre as principais preocupações dos jovens nos dias actuais, tendo apresentado o projecto juvenil denominado “Cidade Agropecuária”.

 

ISAÍAS KALUNGA 12H

Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga.

Assinala-se amanhã, 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude.

INTERNACIONAL

A menos de duas semanas das eleições gerais no Zimbabwe, num clima de crescente tensão, o partido no poder comprometeu-se, esta quinta-feira, a não utilizar o Exército para reprimir quaisquer manifestações.

O porta-voz do partido governante garante que, se tal situação surgisse, provavelmente não veriam um recurso rápido ao Exército.

Seis pessoas morreram em consequência da intervenção do Exército em actos de repressão de protestos após as disputa das eleições de 2018.

 

 

Data de Emissão: 11-08-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados