Jornal 12h, edição de 10 de Agosto de 2023
MANCHETES
PRESIDENTE DA REPÚBLICA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE MAIS BARRAGENS PARA EXPANSÃO DA REDE NACIONAL DE TRANSPORTE DE ENERGIA;
MILHARES DE CRIANÇAS CONTINUAM EXPOSTAS AO TRABALHO INFANTIL PARA AJUDAR NO SUSTENTO DIÁRIO DE SUAS FAMÍLIAS;
ADMINISTRADOR DE MAVINGA DENUNCIA GARIMPO DIAMANTES NAQUELA REGIÃO DO KUANDO KUBANGO,
INTERNACIONAL
LÍDER DO NÍGER ESTÁ A VIVER EM CONDIÇÕES DEPLORÁVEIS, DENUNCIA SECRETÁRIO GERAL DA ONU.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de 10 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Edson Machado, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
O Presidente da República anunciou esta manhã a construção de mais barragens no país para que a rede nacional de transporte de energia chegue em todos os pontos.
João Lourenço falava durante a abertura da 4ª edição da Feira dos Municípios e Cidades de Angola, que decorre no Lubango até ao dia 13 deste mês.
JOÃO LOURENÇO 01 12H
O Chefe de Estado destaca ainda os investimentos do executivo nos projectos que visam mitigar a seca que assola o sul de Angola.
JOÃO LOURENÇO 02 12H
O Presidente da República quer que os governos provinciais e as administrações municipais prestem maior atenção à qualidade dos projectos desenvolvidos para que as suas localidades sejam mais atraentes aos investimentos.
JOÃO LOURENÇO 03 12H
Presidente da República, João Lourenço.
No entanto, o ministro da Administração do Território, Dionísio da Fonseca, fez saber que as receitas locais declaradas têm estado a subir consideravelmente, em números que animam as autoridades.
DIONÍSIO DA FONSECA 12H
Já o governador da Huíla defende maiores investimentos no sector da saúde, educação e formação profissional dos quadros.
A problemática das vias de acesso foi outro ponto avançado, esta quarta-feira, por Nuno Mahapi Dala, quando apresentava o quadro actual da sua província ao Chefe de Estado angolano.
NUNO MAHAPI DALA 7H
Governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala.
Depois da participação do Presidente João Lourenço na Feira dos Municípios e Cidades de Angola, está prevista uma deslocação do Chefe de Estado ao Cunene, onde vai constatar igualmente a realidade actual daquela província com destaque para os projectos que visam mitigar os efeitos da seca.
…
O governo anuncia que todos os projectos de investimentos públicos financiados através dos recursos ordinários do tesouro serão suspensos até ao fim do ano, caso tenham uma execução física abaixo dos oitenta por cento.
A advertência consta das medidas anunciadas, esta quarta-feira, pela ministra das Finanças, Vera Daves, à margem da sexta reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República.
VERA DAVES 01 12H
Vera Daves esclarece igualmente sobre o Despacho Presidencial que autoriza a empresa RECREDIT a prestar serviços à banca na recuperação do crédito mal parado.
VERA DAVES 02 12H
Ministra das Finanças, Vera Daves.
E os preços no consumidor na China desceram 0,3% em Julho e analistas já falam em riscos de deflação na maior economia do mundo e principal parceiro económico de Angola. Este fenômeno, deflação, é descrito como uma descida geral de preços.
Segundo o analista Carlos Rosado de Carvalho, o impacto do petróleo angolano na economia poderá continuar. Por outro lado, o analista pensa que o mau momento da economia chinesa poderá ter impacto na escala nacional.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
Analista Carlos Rosado de Carvalho.
Preços no consumidor na China desceram 0,3% em Julho e analistas já falam em riscos de deflação na maior economia do mundo e principal parceiro económico de Angola
PONTO
O cartunista Sergio Piçarra é crítico em relação ao rumo do país, mais de trinta anos depois da independência.
O convidado do espaço “A ULTIMA PALAVRA” da MFM, diz que a vida dos angolanos continua a ser marcada por inúmeras dificuldades no seu dia da dia.
Um dos mais premiados artistas angolanos nesta área disse que tenta com o seu trabalho apresentar o dia a dia, bem como apontar saídas, apontando a necessidade de mais vontade política e fim, nas suas palavras, da incompetência governativa em Angola;
SERGIO POLITICA 12H
Nos últimos anos, o artista tem publicado os seus trabalhos em vários órgãos de comunicação social, físicos e digitais.
Sérgio Piçarra é o vencedor do Prémio Franco-Alemão dos Direitos Humanos e do Estado de Direito 2020, conquistado pela primeira vez por uma figura angolana. O convidado da MFM disse que os prêmios vêm por arrasto, mas não são determinantes;
SERGIO PRÉMIO 12H
Convidado do espaço de grande entrevista da MFM.
Nestes últimos 30 anos, Sérgio Piçarra criou personagens que interagem com “Mankiko”, e que dão vida aos seus cartoons, por onde pulsa a vida política nacional, nomeadamente a sua companheira “Fatita”, “o Bajulino” e o respectivo “Chefe”, a menina “Esperança” e o “cassule Futuro”.
E tudo acontece numa altura em que milhares de crianças continuam a ser obrigadas a largar a vida escolar mais cedo para poderem trabalhar e assim estarem em condições de ajudarem nos gastos diários das suas famílias que se encontram em condições sociais precárias.
O drama é vivido um pouco por todo o país, levando os menores a sacrifícios como o trabalho da venda ambulante, comercialização de metais apanhados nos amontoados de lixo e engraxar sapatos pelas ruas.
Numa ronda feita pela rádio MFM, em alguns pontos da cidade de Luanda, ouvimos o testemunho de dois adolescentes de catorze e quinze anos, que revelam que a ausência de condições financeiras dos seus pais é um dos principais motivos que as obriga a sair às ruas em busca de um rendimento adicional.
CRIANÇAS ENGRAXADORAS 1
Entre as várias crianças e adolescentes, cujas identidades são salvaguardadas por nós, não estão apenas meninos, como podemos confirmar no relato de uma adolescente de catorze anos que, com bastante tristeza, conta que pela falta de condições da mãe com quem vive nunca chegou a frequentar a escola.
CRIANÇAS ENGRAXADORAS 2
O drama de milhares de crianças um pouco por todo o país que têm sido forçadas a largar a escola desde cedo, para trabalharem e assim estar em condições de ajudar os pais nos gastos diários.
Um assunto que vai merecer outros elementos em próximos tempos de informação.
PONTO
Mais um importador de mercadorias foi detido pela Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais.
Depois de na passada segunda-feira, o órgão ter detido um importador de nacionalidade chinesa, julgado e condenado a pagar 32 milhões de kwanzas, desta vez, mais um importador de nacionalidade chinesa, foi detido por contrabando de importação e fraude fiscal.
Vamos ouvir o porta-voz da DIIP, inspector-chefe Quintino Ferreira.
QUINTINO FERREIRA 12H
Porta-voz da DIIP, inspector-chefe Quintino Ferreira.
O município de Mavinga, no Kuando-Kubango, está a ser invadido, nos últimos dias, por grupos de garimpeiros de diamantes, nacionais e estrangeiros, que estão a explorar de fora ilícita, diamantes e outros minerais.
As forças de defesa e segurança na região dizem-se sem meios para contrapor a situação, segundo o administrador de Mavinga, Bernabé Luís Baptista, que revela que a Operação Transparência, levada a cabo pela Polícia Nacional (PN), não tem surtido efeito suficiente.
O responsável justificou a ineficácia da Operação Transparência na região com o escasso número de efectivos.
INTERNACIONAL
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, denunciou as “condições deploráveis” em que se encontra detido o presidente deposto do Níger, Mohamed Bazoum.
As declarações de Guterres surgem após o partido de Bazoum, o Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo, ter afirmado que a junta militar impôs condições “desumanas” a Bazoum e à sua família.
“O secretário-geral está profundamente preocupado com as condições de vida deploráveis em que Bazoum e a sua família estão a viver desde que foram arbitrariamente detidos por membros da Guarda Presidencial”, afirmou um porta-voz de António Guterres.