Jornal 12h, edição de 10 de Abril de 2024

JORNAL 12H/ZC

MANCHETES

– GOVERNO GARANTE MEDIDAS PARA MINIMIZAR DANOS PROVOCADOS PELO TRANSBORDO DO RIO LONGA, NO KWANZA SUL, E PARA ALIVIAR A ENCHENTE DA BARRAGEM DA QUIMINHA, EM LUANDA;

– FNLA DESMENTE EXISTÊNCIA DE CONFLITOS NO SEIO DA DIREÇÃO DO PARTIDO;

– CENTRAIS SINDICAIS ACTUALIZAM PONTO DE SITUAÇÃO SOBRE NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO, TENDO EM VISTA A SEGUNDA FASE DA GREVE GERAL;

– ESTABELECIMENTO PENITENCIÁRIO DO CABOXA, NO BENGO, CONTROLA 907 RECLUSOS, DOS QUAIS 729 CONDENADOS E 178 EM PRISÃO PREVENTIVA;

– JUSTIÇA SUL-AFRICANA AUTORIZA EX-PRESIDENTE JACOB ZUMA A CONCORRER ÀS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de quarta-feira, 10 de Abril de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE

O Governo vai, nos próximos dias, deslocar uma equipa multidisciplinar, para constatar as consequências e procurar soluções do transbordo do rio Longa, bem como definir medidas para aliviar a enchente da barragem da Quiminha.

A decisão saiu da reunião da Comissão Multissectorial de Protecção Civil, decorrida esta terça-feira, em Luanda, sob orientação do ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado.

Os trabalhos servirão para definir medidas para uma melhor intervenção nas localidades afectadas, tal como adiantou à imprensa, o coordenador do Secretariado Executivo da Comissão Nacional de Protecção Civil, Manuel Lutango.

MANUEL LUTANGO 01 – 01’ 07’’ 12H 10 04 2024

Manuel Lutango garante que já existem planos para para se dar respostas emergenciais para situações pontuais, No caso do rio Longa, cujo ponto de estrangulamento é a localidade de Hogiwa, município do Porto Amboim, província do Kwanza-Sul.

MANUEL LUTANGO 02 – 45’’ 12H 10 04 2024

Manuel Lutango, coordenador do Secretariado Executivo da Comissão Nacional de Protecção Civil, garantindo que o governo vai deslocar, nos próximos dias, uma equipa multidisciplinar, para constatar as consequências e procurar soluções do transbordo do rio Longa, bem como definir medidas para aliviar a enchente da barragem da Quiminha.

E na província do Bengo, a situação das inundações em vários bairros da cidade de Caxito continua a tirar o sono das autoridades.

A governadora, Maria Antónia Nelumba, lamentou que o cenário possa manter-se enquanto decorrer a época chuvosa, mas garantiu que o governo continuará a apoiar as mais de 14 mil famílias afectadas.

MARIA ANTÓNIA NELUMBA 01 – CHUVAS – 45” 12H 10 04 2024

Maria Antónia Nelumba, governadora do Bengo, considerando como preocupante o cenário de inundação registado na cidade capital provincial, Caxito.

A ministra da Saúde defende a continuidade do financiamento do Banco Mundial para o reforço dos sistemas de saúde dos Estados da África Central, o qual incluiu 60 milhões de dólares para Angola.

Sílvia Lutucuta, que discursava em Luanda, na abertura dos trabalhos dos subcomités técnicos regionais da 4.ª Fase do Projeto de Reforço do Sistema de Vigilância das Doenças na África Central, pediu união de esforços para combater os desafios que possam comprometer uma resposta eficaz a doenças emergentes.

SÍLVIA LUTUCUTA – 01’ 00’’ 12H 10 04 2024

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, durante a abertura dos trabalhos dos subcomités técnicos regionais da 4.ª Fase do Projeto de Reforço do Sistema de Vigilância das Doenças na África Central.

PONTO

As centrais sindicais continuam a preparar a segunda fase da greve geral que deve decorrer de 22 a 30 deste mês.

A este respeito, os sindicatos actualizam amanhã em conferência de imprensa sobre o processo de negociação com o governo, tal como confirma à MFM o porta-voz das centrais, Teixeira Cândido.

TEIXEIRA CÂNDIDO – 01’ 41’’ 12H 10 04 2024

Teixeira Cândido, porta-voz das centrais sindicais, confirmando para amanhã a realização de uma conferência de imprensa, sobre o processo de negociação com o governo, tendo em conta a segunda fase da greve geral, prevista para este mês.

PONTO FNLA

A FNLA garante que não há qualquer clima de conflito no seio do partido.

O manifesto, apresentado em conferência de imprensa pelo porta-voz do partido dos irmãos, Vita Fernandes, surge na sequência de informações postas a circular nas redes sociais, que davam conta da existência de tumulto na direcção da FNLA.

VITA FERNANDES 01 – 51’’ 12H 10 04 2023

Por outro lado, o porta-voz da FNLA apela para responsabilização dos fomentadores de notícias falsas a respeito do partido e defende a continuidade do diálogo entre os militantes.

VITA FERNANDES 02 – 01’ 30’’ 12H 10 04 2023

Vita Fernandes, porta-voz da FNLA, desmentindo qualquer clima de conflito no seio da direção do partido.

PONTO CORRIDO

O Governo angolano determinou que as Entidades Públicas Contratantes devem remeter relatórios trimestrais sobre as aquisições de bens produzidos no país ao Serviço Nacional da Contratação Pública, como mecanismo de incentivo à produção nacional.

A medida, que vem expressa em circular conjunta dos ministérios das Finanças e Indústria e Comércio, visa estimular a produção e consumo de bens e serviços de origem local, para reduzir a dependência excessiva de produtos importados, bem como a sustentabilidade da economia nacional.

De acordo com as entidades ministeriais, no domínio da contratação pública, os requisitos em todos os contratos públicos têm como objetivo potenciar a capacidade da produção nacional, mas também a diversificação da economia.

O Banco Mundial prevê que as economias da África subsaariana recuperem para 3,4 % este ano e 3,8 por cento em 2025, impulsionadas pelo consumo privado, num contexto de falta de liquidez e recuperação “muito frágil” da região.

No relatório ontem divulgado em Washington, com o título ‘Combater a desigualdade para revitalizar o crescimento e reduzir a pobreza em África, o gabinete do economista-chefe para África no Banco Mundial mostra-se ainda preocupado com os níveis de elevada dívida pública nos países da região, que dificulta o investimento em sectores essenciais para relançar o desenvolvimento económico.

Sobre o assunto, o analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, fez o mapa das economias africanas e regionais;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para os assuntos económicos, e a previsão do Banco Mundial, que estima que as economias da África subsaariana recuperem para 3,4 % este ano e 3,8 por cento em 2025.

Vem aí o Simpósio Nacional de Engenharia e Construção Civil.

O evento vai decorrer em Luanda e contará com a participação de engenheiros, arquitectos, juristas e outros intervenientes, segundo o engenheiro Hugo Caetano, da organização.

HUGO CAETANO – SIMPÓSIO – 40” 12H 10 04 2024

Hugo Caetano, engenheiro. “Inserção de novos engenheiros no mercado de trabalho” será um dos temas em debate durante o Simpósio Nacional de Engenharia e Construção Civil, que acontece em Luanda, no próximo dia 19 de Abril.

PONTO

O Estabelecimento Penitenciário do Caboxa, na província do Bengo, controla actualmente 907 reclusos, dos quais 729 condenados e 178 em prisão preventiva.

Os dados foram avançados pelas autoridades daquela província, durante a visita efectuada pela governadora Maria Antónia Nelumba.

Na ocasião, a governante, que esteve igualmente em outras instituições afectas ao Ministério do Interior, garantiu a continuidade do apoio para o melhoramento das infraestruturas.

MARIA ANTÓNIA NELUMBA 02 – CABOXA – 01′ 32” 12H 10 04 2024

Maria Antónia Nelumba considera como calma a situação da criminalidade na província.

MARIA ANTÓNIA NELUMBA 03 – CRIMINALIDADE – 46” 12H 10 04 2024

Maria Antónia Nelumba, governadora do Bengo, garantindo que a situação da criminalidade na província do Bengo é estável.

Um resgate de cadáver, no município de Belas, está entre as 10 ocorrências registadas nas últimas 24 horas, pelo Serviço de Proteção Civil e Bombeiros em Luanda.

Os dados são apresentados pela porta voz provincial, Maina Panzo.

MAINA PANZO 12H

Maina Panzo, porta-voz do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros em Luanda, e os dados das ocorrências registadas nas últimas 24 horas.

PONTO DESPORTO

 

PONTO INTERNACIONAL

O Tribunal Eleitoral da África do Sul decidiu, esta terça-feira, que o ex-presidente Jacob Zuma pode concorrer ao cargo de legislador nas próximas eleições, anulando uma decisão anterior que o impedia de concorrer às urnas.

A medida abre caminho para Zuma concorrer à presidência em nome do seu Partido, uma nova organização política à qual se juntou no ano passado depois de denunciar o partido no poder, o Congresso Nacional Africano, que outrora liderou, segundo a Africanews.

 

Data de Emissão: 10-04-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados