Jornal 12h, edição de 09 Fevereiro de 2024

Destaques:

MAIS CINCO CONTRABANDISTAS DE COMBUSTÍVEL DETIDOS PELO SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL EM LUANDA;

– APREENDIDAS DUAS EMBARCAÇÕES DE PESCA INDUSTRIAL POR SUSPEITA DE PESCA ILEGAL NO RIO KWANZA;

– CABO VERDE QUER RETOMAR O MAIS BREVE POSSÍVEL A LINHA AÉREA DIRECTA COM ANGOLA.

– GIRABOLA REGRESSA HOJE, COM O DUELO ENTRE KABUSCORP DO PALANCA E O PETRO DE LUANDA, NO ESTÁDIO DOS COQUEIROS;

– CEDEAO ANALISA ADIAMENTO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO SENEGAL.

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE

As emoções do rei futebol na abertura do seu jornal…

O Girabola 2023-2024 regressa hoje, depois da paragem devido à participação da Seleção Nacional no CAN da Côte d’Ivoire.

Na retoma do “GIRA”, há duelo de gigantes entre Kabuscorp do Palanca e o Petro de Luanda, com início  às 16horas, no estádio dos Coqueiros, numa partida referente à 12ª jornada.

A formação do Palanca chega a este confronto com estatuto de líder do campeonato com 21 pontos, frente a um  Petro de Luanda que tem 17 pontos, e encontra-se na terceira posição.

Para este confronto,  o jornalista desportivo Marcial Batunina, fala em teste de fogo para o Kabuscorp, que terá de mostrar a capacidade para segurar a liderança do campeonato. 

MARCIAL BATUNINA – GIRABOLA – 01′ 16” 12H 090224

Marcial Batunina, jornalista desportivo, comentando sobre o duelo de hoje entre Kabuscorp do Palanca e o Petro de Luanda, no estádio dos Coqueiros, às 16h, jogo que marca o regresso do GIRABOLA, depois da paragem devido à participação dos Palancas Negras no CAN da Côte d’Ivoire.

Sobre este e outros assuntos desportivos, o estimado ouvinte terá mais dados logo a seguir a este serviço informativo, no Jornal Desportivo, com o Hilário Leonardo.

PONTO

Foram detidas mais cinco pessoas, pertecentes a uma rede de contrabando de combustivel, que comecou a ser desmantelada na última semana. Durante a operação, foram aprendidos 21 mil litros do produto, como confirma o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA 01 – CONTRABANDO – 01′ 38” 12H 090224

A olhar para a gravidade da situação, Manuel Halaiwa alerta aos agentes economicos, para maior fiscalização e segurança dos seus funcionários.

MANUEL HALAIWA 02 – FISCALIZAÇÃO – 01′ 19” 12H 090224

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, alertando aos agentes económicos para maior fiscalização e segurança dos funcionários, depois de serem detidos mais cinco pessoas pertecentes a uma rede de contrabando de combustivel, que comecou a ser desmantelada na última semana, tendo sido detidos inicialmente 7 contrabandistas.

 

A onda de criminalidade soma e segue…

Duas embarcações de pesca industrial foram apreendidas, por suspeitas de pesca ilegal, no rio Kwanza, durante as operações regulares de patrulhamento náutico, levadas a cabo pelos efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira, em coordenação com o grupo operativo Multissetorial para Vigilância e Fiscalização Náutica.

Durante a operação foi possível flagrar, a bordo das embarcações, 12 cidadãos de nacionalidades chinesa e Indonésia detidos, por suspeitas de imigração ilegal, bem como três cidadãos nacionais, por auxilio à imigração ilegal, tal como esclarece o porta-voz da Polícia Nacional, Subcomissário Mateus Rodrigues.

MATEUS RODRIGUES – EMBARCAÇÕES – 01′ 43” 12H 090224

Subcomissário Mateus Rodrigues, porta-voz da Polícia Nacional, confirmando a apreensão de duas embarcações de pesca industrial, com 12 cidadãos estrangeiros de nacionalidades chinesa e indonésia, por suspeitas de pesca ilegal.

PONTO

As comissões especializadas da Assembleia Nacional aprovaram esta quinta-feira, o Relatório Parecer conjunto, na generalidade, da Proposta de Lei da Divisão Político-Administrativa (DPA).

O Relatório Parecer Conjunto do Diploma, que vai à discussão e aprovação, na generalidade, na próxima reunião Plenária, foi admitido com 48 votos a favor e 14 contra.

Sobre o assunto, o analista MFM para as questões jurídicas e políticas, Joaquim Jaime, diz que o procedimento do Parlamento foi estabelecido em conformidade com as normas internas e estão assim criadas as condições para as discussões à volta da Nova Divisão Político-Administrativa.em sede daquela instância;

JOAQUIM JAIME – 02’ 30’’ 12H 090224

Joaquim Jaime, analista MFM para as questões jurídicas e políticas.

Com a nova Divisão Político-Administrativa, Angola passará a contar com 20 províncias e 325 municípios a partir de 2025.

A nova Lei Geral do Trabalho que entra em vigor a partir de Março defende a eliminação da distinção das empresas em função da dimensão e duração do contrato de trabalho, por tempo determinado, a reconfiguração do critério de fixação das remunerações adicionais, assim como a determinação das indemnizações e compensações.

O diploma implementa ainda o modelo de assistência aos trabalhadores que, por razões alheias, ficam inválidos, em consequência de um acidente ou doença proveniente do regime laboral, salvaguardando a sua situação com remuneração, através da Protecção Social Obrigatória.

A este respeito, o jurista Alberto Quixinacho reconhece que a nova lei trará alterações consideráveis, sobretudo do ponto de vista da garantia de manutenção do trabalho.

ALBERTO QUIXINACHO – LEI – 02′ 11” 12H 090224

Já o jurista e analista MFM, Carlos Cabaça, defende maior fiscalização da Inspecção Geral do Estado para o cumprimento rigoroso da lei.

CARLOS CABAÇA – LEI – 01′ 52” 12H 090224

Carlos Cabaça, jurista e analista MFM, defendendo maior fiscalização fiscalização da Inspecção Geral do Estado para o cumprimento rigoroso da nova Lei Geral do Trabalho, que entra em vigor a partir de Março próximo.

A Lei defende que todos os cidadãos têm o direito ao trabalho livremente escolhido, com igualdade de oportunidades e sem qualquer discriminação, assim como proíbe a contratação de trabalho a menores entre 14 e 17 anos, caso não sejam autorizados pelos responsáveis, Centro de Emprego ou uma entidade idónea.

Quanto à Licença de paternidade, a nova lei estabelece que o pai tem o direito a uma licença complementar de sete dias úteis, seguidos ou interpolados, por ocasião do nascimento do filho, podendo ainda substituir a mãe do filho recém-nascido, no gozo da licença parental, em casos de incapacidade física, psíquica ou morte, obtendo os mesmos direitos da parceira, incluindo o subsídio.

PONTO

Já começaram a ser entregues os primeiros apartamentos da Centralidade “Teresa Afonso Gomes”, na província do Bengo, inaugurada em Novembro último pelo Presidente da República.

Numa primeira fase, estão disponíveis 486 habitações, distribuídas mediante sorteio e atribuições às instituições públicas, pessoas com deficiência e antigos combatentes, segundo a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba.

MARIA ANTÓNIA NELUMBA 01 – CENTRALIDADE – 39” 12H 090224

32 mil kwanzas é o valor da renda resolúvel que será pago mensalmente pelos cidadãos, valores considerados justos pela governante.

MARIA ANTÓNIA NELUMBA 02 – VALORES – 48’’ 12H 09022024

Maria Antónia Nelumba, governadora do Bengo. Já começaram a ser entregues os primeiros apartamentos da Centralidade “Teresa Afonso Gomes”, inaugurada em Novembro último pelo Presidente da República.

PONTO

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, pediu hoje aos correspondentes estrangeiros maior divulgação sobre a realidade de Angola nos seus países, contribuindo ainda para a diplomacia económica desenvolvida pelo Presidente da República.

Mário Oliveira falava esta manhã durante um encontro que manteve com os correspondentes estrangeiros em Angola.

MÁRIO OLIVEIRA 01 – CORRESPONDENTES – 01′ 13” 12H 090224

Por outro lado, Mário Oliveira reconhece avanços em matéria de liberdade de imprensa no país e apela ao respeito pelas leis estabelecidas pelo governo angolano.

MÁRIO OLIVEIRA 02 – LIBERDADE DE IMPRENSA – 01′ 35” 12H 090224

Mário Oliveira, ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, durante o encontro que manteve hoje com os correspondentes estrangeiros em Angola.

O embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais, manifestou esta quinta-feira, em Luanda, o interesse do seu país em retomar,  o mais breve possível, a linha aérea directa com Angola.

Júlio Morais adiantou que esta retoma terá que ser rentável, na qual os dois Governos já acordam neste sentido e as operadoras estão a trabalhar para efectuar estudos de mercado.

Segundo o embaixador, estes projectos estratégicos fazem parte dos desafios de incrementar um conteúdo económico que dê sustentabilidade às boas relações existentes entre os dois países.

PONTO ECONOMIA

Na cidade sul-africana do Cabo, duas companhias assinaram um contrato de vários anos para o uso da linha de Caminhos de Ferro do Lobito, usada para a exportação de minérios da Zâmbia.

O acordo foi assinado pelas companhias TRAFIGURA e o complexo de cobre KAMOA KAKULA para o transporte de minérios, através dessa via, por um mínimo de seis anos.

O acordo é a primeira assinatura a longo prazo dedicado ao uso dessa via de exportação que, nos próximos meses e anos vai conhecer grandes investimentos, com a ajuda de investimentos americanos de centenas de milhões de dólares.

A este respeito, o analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, explicou o que está em jogo nestas concepções e nos ganhos das ferrovias, nesta parte do continente africano;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 02’.11)

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas, e a assinatura de um contrato de vários anos para o uso da linha de Caminhos de Ferro do Lobito, feito pelas companhias TRAFIGURA e o complexo de cobre KAMOA KAKULA.

PONTO INTERNACIONAL

A CEDEAO, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, analisa hoje, em Abuja, na Nigéria, o adiamento das eleições presidenciais no Senegal, em reunião extraordinária do seu Conselho de Mediação e Segurança.

O Chefe de Estado senegalês, Macky Sall, decretou o adiamento das eleições presidenciais, que estavam marcadas para 25 deste mês, para 15 de Dezembro, decisão que despoletou uma forte contestação da oposição e várias manifestações”.

A decisão de Macky Sall foi aprovada, por maioria, pelo Parlamento do Senegal, que deu ainda luz verde à prorrogação, por um ano, do mandato do Presidente cessante.

A CEDEAO inibiu-se de condenar o adiamento das eleições, não indo além de manifestar “a sua preocupação com as circunstâncias que levaram” às mesmas e apenas pedindo às “autoridades competentes que acelerem os diferentes processos para estabelecer uma nova data”.

 

Data de Emissão: 09-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados