Jornal 12h, edição de 09 de Janeiro de 2024

– PRESIDENTE DA REPÚBLICA AGUARDADO NO HUAMBO PARA UMA VISITA DE TRABALHO DE DOIS DIAS;

– NOVAS CHAPAS DE MATRÍCULA EM VEÍCULOS COMEÇAM A SER APLICADAS A PARTIR DE AMANHÃ E VÃO CUSTAR 50 MIL KWANZAS AOS UTENTES;

– POSSÍVEL SUBIDA DO PREÇO DO COMBUSTÍVEL EM ANGOLA: ASSOCIAÇÕES DE TAXISTAS ALERTAM PARA CONSEQUÊNCIAS COMO A SUBIDA DO PREÇO DA CORRIDA DE TÁXI;

– TREINADOR DE FUTEBOL DETIDO EM LUANDA POR SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL A UM ATLETA DE 15 ANOS, COM PROMESSA DE OFERECER UM TELEMÓVEL DE MARCA IPHONE;

– SUBIU PARA 202 O NÚMERO DE MORTOS EM CONSEQUÊNCIA DO SISMO QUE ABALOU O CENTRO DO JAPÃO.

JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de terça-feira, 9 de Janeiro de 2024, Dia da Cultura Nacional. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE
O Presidente da República, João Lourenço, regressou ao país, depois de uma visita privada às Ilhas Seychelles, um arquipélago situado no oceano Índico, onde desfrutou a passagem de ano em companhia da família.
O Chefe de Estado terá já na sua agenda uma outra deslocação, desta vez em serviço no interior do país, mais concretamente na província Huambo, onde deverá chegar na próxima sexta-feira para uma visita de trabalho de dois dias.
No Huambo, está uma vasta equipa da MFM a fazer uma radiografia do planalto central. Vamos, por isso, ao encontro do Paulo Miranda Júnior.
Boa tarde, Paulo, quais são os grandes da província do Huambo e de como a cidade está a preparar-se para receber o Presidente da República na próxima sexta-feira?
– DIRECTO PAULO MIRANDA JÚNIOR –

E ainda no Planalto Central, mas propriamente na província do Bié, um milhão e cem mil mudas já foram plantadas numa área de 960 hectares, pelo Polígono Florestal da Ganga, no município do Chinguar. A informação foi avançada em exclusivo à MFM pelo gestor do polígono, engenheiro Esmeraldo Sakulukussu, que destaca o grande valor comercial das plantas.
ESMERALDO SAKULUKUSSU 01 – 01′ 13” 12H 090124
A produção agrícola é também uma realidade Polígono Florestal da Ganga, onde trabalham 176 pessoas, entre militares no activo, ex-militares e seus familiares.
ESMERALDO SAKULUKUSSU 02 – 01′ 33” 12H 090124
Engenheiro Esmeraldo Sakulukussu, responsável do Polígono Florestal da Ganga, no município do Chinguar, província do Bié, onde já foram plantadas um milhão e cem mil mudas numa área de 960 hectares.
PONTO
As novas chapas de matrícula em viaturas começam a ser aplicadas a partir de amanhã, 10 de Janeiro, e vão custar 50 mil kwanzas a cada utente. Segundo a polícia nacional, o novo sistema de matriculação no país, que será apresentado esta quarta-feira, vai melhorar as questões de segurança e identificação dos veículos. Mais dados com a repórter Maria Humba;
PEÇA MARIA HUMBA
Trabalho da repórter Maria Humba.

O litro de gasolina poderá custar 550 kwanzas, mais 250 do que o preço praticado actualmente, ao passo que o litro de gasóleo custará 360 kwanzas, ao contrário dos 135 kwanzas actuais. A informação é avançada pela Revista Economia e Mercado, que destaca que o Executivo vai implementar a medida nos próximos dias, no âmbito da retirada da subvenção aos combustíveis.
A este respeito, o analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, aponta para falhas de comunicação do governo em matéria de divulgação da medida, descumprindo assim com as recomendações do Fundo Monetário Internacional.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 01 – 02′ 11” 12H 090123
Por outro lado, Carlos Rosado de Carvalho defende que o governo deve ouvir as associações de taxistas para prevenir eventuais consequências da subida do preço do combustível, como a especulação dos preços da corrida de táxi.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 02 – 01′ 47” 12H 090124
Analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, defendendo que o governo deve ouvir as associações de taxistas a olhar para a possível subida do preço da gasolina e do gasóleo, no âmbito da retirada dos subsídios aos combustíveis.
Entretanto, as associações de taxistas e mototaxistas alertam que a ser implementada, a medida vai trazer inúmeras dificuldades, tendo em conta a actual realidade económica dos seus filiados.
O presidente da ATA, Associação dos Taxistas Angolanos, apela à calma aos seus filiados, mas adverte que uma possível subida do preço do combustível poderá motivar um aumento no valor cobrado pela corrida do táxi.
RAFAEL INÁCIO – 01′ 51” 12H 090124
Rafael Inácio, presidente da ATA, Associação dos Taxistas Angolanos, alertando para um possível aumento do valor da corrida de táxi, caso o preço do combustível aumente nos próximos dias.

Já o presidente da UMA Angola, União dos Mototaxistas Angolanos, recorda os constrangimentos observados para o tratamento e levantamento dos cartões de consumo de combustível.
AUGUSTO MATEUS – 01′ 19” 12H 090124
Augusto Mateus, presidente da UMA Angola, União dos Mototaxistas Angolanos, alertando para as consequências que poderão surgir, face a um possível aumento do preço do combustível no país.
PONTO
Os alunos do I Ciclo, incluindo os do primeiro e segundo anos da Educação de Jovens e Adultos, vão receber por ano 35 mil kwanzas para ajudar em despesas como o material didáctico e reduzir o índice de abandono escolar. A iniciativa enquadra-se no âmbito do PAT, Programa de Empoderamento das Raparigas e Aprendizagem para Todos, e é avaliada em cerca de 250 milhões de dólares
No entanto, a ministra da Educação, Luísa Grilo, pediu esta segunda-feira, em Luanda, maior envolvimento dos administradores municipais e delegados financeiros, para o sucesso do referido programa.
LUÍSA GRILO – 01′ 41” 12H 090124
Luísa Grilo, Ministra da Educação, quando falava à margem da reunião de concertação e coordenação sobre a 1ª fase de expansão do programa de bolsas de estudo, para a inclusão de 18 municípios de oito províncias do país.
O “PAT II” foi lançado em Fevereiro último, pelo Presidente da República, João Lourenço e é financiado pelo Banco Mundial, com a finalidade de fornecer incentivos financeiros em 68 municípios das 18 províncias do país, até 2027.
PONTO
Foi detido no Distrito Urbano do Sequele, município de Cacuaco, um homem de 37 anos de idade, treinador de uma equipa de futebol, acusado de abusar sexualmente um menor de 15 anos, por sinal, seu atleta, com promessas de oferta de um telemóvel de marca IPHONE. A informação é confirmada pelo porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Luanda, Superintendente-chefe Fernando de Carvalho.
FERNANDO DE CARVALHO – 01′ 18” 12H 090124
Superintendente-chefe Fernando de Carvalho, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal em Luanda, confirmando a detenção de um homem de 37 anos de idade, treinador de uma equipa de futebol, acusado de abusar sexualmente um menor de 15 anos, por sinal, seu atleta, com promessas de oferta de um telemóvel de marca IPHONE.

O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros alertam às famílias que vivem nas zonas ribeirinhas do Rio Kwanza a suspenderem a actividade agrícola e de pesca, tendo em conta a abertura das comportas das albufeiras das barragens de Laúca, em Malanje, e de Cambambe, no Kwanza Norte.
O porta-voz dos bombeiros em Angola, Superintendente Bombeiro Félix Domingos, assegurou à MFM que os trabalhos de assistência às populações mais afectadas continuam a decorrer.
FÉLIX DOMINGOS – 01′ 31” 12H 090124
Superintendente Bombeiro, Félix Domingos, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, apelando à prudência às populações das províncias do Bengo, Kwanza Norte, Malanje e Luanda, tendo em conta a abertura das comportas das barragens das Mabubas, Laúca e Cambambe.
PONTO DESPORTO
Os velejedores angolanos Matias Moutinho e Manuela Paulo que vão competir no mundial de Espanha na classe 470, em busca de uma vaga os jogos de Paris, apresentam poucas debilidades nas manobras.
Uma arte que exige dos velejadores uma compreensão perfeita das forças que influenciam o equilíbrio dum barco à vela. A velejadora angolana, Manuela Paulo, disse no final do treino que dominar as manobras é fundamental para ganhar uma regata numa competição.
MANUELA PAULO – 01′ 15” 12H 090124
O próximo treino está previsto o final desta semana na Ilha de Luanda, onde podem voltar a trabalhar as manobras, treinos que decorrem de maneira intensiva, tendo em conta a luta para uma vaga os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
PONTO INTERNACIONAL
Subiu para 202 o número de morto em consequência do sismo que abalou o centro do Japão no dia 1º de Janeiro. Segundo um novo balanço provisório, 102 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo um novo balanço provisório divulgado esta terça-feira, pelas autoridades de Ishikawa, onde ocorreu o desastre.
O último balanço oficial do sismo na península de Noto dava conta de 180 mortos, 565 feridos graves e 120 desaparecidos, sobretudo nas cidades de Wajima e Suzu.
Segundo a Lusa, as equipas de socorro continuam as operações de busca pelos desaparecidos, cujo número tem variado devido às dificuldades de contagem em zonas isoladas, com acesso dificultado pelo corte de estradas danificadas no sismo.

Data de Emissão: 09-01-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados