Jornal 12h, edição de 09 de Agosto de 2023

MANCHETES

ASSOCIAÇÃO MÃOS LIVRES EXIGE INVESTIGAÇÃO INDEPEDENTE E PUNIÇÃO AOS AUTORES DE DISPAROS CONTRA TRABALHADORES MINEIROS.

PRESIDENTE LOURENÇO NA HUILA. EMPRESARIOS LOCAIS ESPERAM POR ALENTO NA SUA   ACTIVIDADE.

FEIRAS DOS MUNICIPIOS ARRANCA LOGO A TARDE NO LUBANGO. AGRICULTURA E PECUARIA ENTRE AS PRINCIPAIS AMOSTRAS.

MERCENARIOS WAGER ACUSAM EUA DE ACIETAR NOVA LIDERANÇA DO  NIGER PARA COMBATER A SUA PRESENÇA EM AFRICA.

JIN GLE MIX 

Jornal ao meio dia de 9 de AGOSTO DE 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Edson Machado.

JINGLE MV

A Associação Mãos Livres repudia o confronto entre supostos agentes da polícia nacional e o colectivo de trabalhadores da sociedade mineira do Cuango.

Os guardas daquela base mineira são acusados do ferimento de vários cidadãos na sequência de uma greve decretada pelos trabalhadores.

Por outro lado, a sociedade também é acusada de fazer reféns cerca de 600 trabalhadores, devido à greve que se regista na base da mina, localizada na província da Lunda Norte.

Em nota, lida por Guilherme Silva, a Associação Mãos Livres recomenda as autoridades de direito a apurarem a ocorrência, para a responsabilização dos possíveis culpados.

GUILHERME NEVES 12H

Guilherme Silva, da Associação Mãos Livres.

E uma delegação da CGSILA, confederação geral dos sindicatos independentes e livres de Angola, está na Lunda Norte a acompanhar toda a situação.

Avelino Calunga, secretário geral da CGSILA descreveu os contatos exploratórios com os trabalhadores e testemunhas, bem como com a polícia nacional; 

AVELINO KALUNGA 12H

Os trabalhadores da Sociedade Mineira do Cuango (SMC), província da Lunda-Norte, observam, desde o dia 20 de Julho, uma greve por falta de seguro de saúde, condições de trabalho e de melhoria salarial.

PONTO ECONOMIA

A associação comercial da Huíla espera que o presidente João Loureço de uma palavra de alento ao empresariado local em memento de crise.

Paulo Gaspar, o seu responsável disse a MFM, que apesar do conhecido potencial sócio econômico, um alento deve ser um passo; 

PAULO GASPAR 1

Por outro lado, Paulo Gaspar disse que este momento deve ser para colmatar as dificuldades por que passam os empresários e continuar a colocar a Huíla no alto, tendo em conta o seu potencial nos ramos agrícola, pecuário e industrial.

PAULO GASPAR 2 

No entanto, o governador da Huíla, Nuno Mahapi, fala das principais preocupações que serão apresentadas a João Lourenço.

 

NUNO MAHAPI 01

Amanhã, o grande  destaque recaí para a participação do Chefe de Estado no Fórum dos Municípios e na abertura da Feira que vai exibir as potencialidades de cada um dos 164 municípios do país.

O governador Nuno Mahapi garante que todas as condições para a realização destas atividades; 

NUNO MAHAPI 02

Governador da Huíla, Nuno Mahapi Dala.

Amanhã, o grande destaque recaí para a participação do Chefe de Estado no Fórum dos Municípios e na abertura da Feira que vai exibir as potencialidades de cada um dos 164 municípios do país.

Na quinta-feira, o Estadista parte para a província do Cunene onde tomará contacto, fundamentalmente, com projectos do Ministério da Energia e Águas, ligados ao enfrentamento das questões ligadas à seca e seus efeitos nefastos para a economia e para o quotidiano das populações.

O Governo Angolano criou, recentemente, o “Prémio Melhor Município de Angola”, através do Decreto Presidencial 166/23, de 4 de Agosto.

De acordo com o regulamento, o prémio surge da necessidade de se melhorar, continuamente, a gestão pública dos municípios, por via da promoção e da valorização de iniciativas que garantam a qualidade, eficiência e eficácia da acção governativa local, bem como a integridade, boa governação e adopção das melhores práticas de administração do território.

O objectivo, conforme se  lê no Decreto Presidencial, é incentivar a concorrência saudável entre os municípios na dinamização de acções que tendem à  satisfação das necessidades das populações e promovam o desenvolvimento local, mediante atribuição de distinções, estímulos e incentivos que reconheçam as iniciativas inovadoras na gestão pública municipal. 

O regulamento refere ainda que o prémio é de natureza social e simbólica, e constitui uma forma de estimular e incentivar as melhores práticas de gestão para transformar a realidade local e desenvolver os municípios.

O prémio compreende duas modalidades, designadamente “Melhor Município por Categoria”, que distingue os três municípios com melhor desempenho em determinada categoria, e o “Melhor Município em todas as Categorias”, que premeia os com melhor desempenho em todas as categorias, de acordo com a tipologia.

O Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, chega a Angola nos dias 25 e 26 do mês corrente, para uma visita de Estado, confirmou o Ministério das Relações Exterior do Brasil.

Durante a visita, os dois países deverão assinar vários acordos de cooperação nas áreas do Turismo sustentável e da Defesa, nomeadamente, a formação e capacitação de tropas angolanas, para integrarem as forças de intervenção rápidas das Nações Unidas.

PONTO

A Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA recebe, em média, 15 denúncias diárias de contaminação dolosa pelo HIV. Organização lamenta que autoridades judiciais não tratem o tema com a devida sensibilidade.

A disseminação dolosa do vírus que provoca a SIDA é considerada um crime punível com penas até oito anos de prisão. Mas isso não parece demover os infratores.

Segundo António Coelho, presidente da Rede Angolana das Organizações de Serviços de SIDA (ANASO), os números de novas contaminações propositadas são alarmantes e os casos tornaram-se recorrentes.

O presidente da rede angolana salienta que as “mulheres, entre os 15 e 45 anos de idade, são as principais vítimas”, apesar de haver também homens.

Pelo menos 294 taxistas e moto-taxistas receberam, nos últimos dois meses, cartões subvencionados de combustível, dos mil e 12 cartões disponibilizados pela administração municipal de Cacuaco, anunciou, esta terça-feira, em Luanda, o vice-governador para o sector económico, Gilson Carmelino.

O sector da Educação em Angola continua a enfrentar inúmeros desafios, desde a insuficiência de infraestruturas escolares e carência de profissionais para atender ao número elevado de pessoas que continua fora do sistema de ensino, sobretudo crianças.

Para abordar sobre este e outros assuntos, acontece no próximo dia 15 de Agosto, em Luanda, um colóquio sobre o futuro da educação no país, numa organização do Projecto Unidos pela Educação.

José Garrido, da organização do evento, fala do objectivo da actividade e esclarece que a descentralização e orçamentação das escolas primárias e o currículo e metodologias de ensino, estão entre os temas a serem abordados.

 

 JOSÉ GARRIDO 01 12H

Outros pontos que merecerão igualmente a reflexão dos vários prelectores convidados, com destaque para responsáveis dos ministérios da Educação e Finanças, bem como do Sindicato dos Professores, são aa formação e capacitação contínua dos professores e a necessidade da existência de escolas de referência no país.

JOSÉ GARRIDO 02 12H

José Garrido, do Projeto Unidos pela Educação.

Vem aí um colóquio sobre o futuro do referido sector, actividade que deverá contar com a presença da ministra da Educação, Luísa Grilo.

PONTO ECONOMIA

E o Administrador Executivo da Empresa Interbancária de Serviços esclarece que houve disponibilidade financeira para as caixas ATM no último fim de semana.

Joaquim Caniço justificou o encravamento de notas rejeitadas como estando na base da falta de dinheiro registada até ao momento em muitas caixas ATM em Luanda e reporta ainda casos de vandalização às referidas máquinas. 

 JOAQUIM CANIÇO 7H

O Administrador Executivo da Empresa Interbancária de Serviços reconhece a fraca cobertura das caixas eletrônicas nas zonas periféricas e aponta os trabalhos para a resolução do problema da falta de dinheiro.

JOAQUIM CANIÇO 02 12H

Joaquim Caniço, Administrador Executivo da Empresa Interbancária de Serviços, falando à MFM, sobre a falta de dinheiro nas caixas ATM em Luanda.

EMIS anuncia que podemos fazer levantamentos no exterior com cartão multicaixa quando em Angola é um pesadelo fazer levantamentos por causa das filas.

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho pensa eu houve falha na comunicação.

CARLOS ROSADO 12H

… 

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse, esta terça-feira, na abertura do workshop sobre a utilidade dos agrominerais, que a meta do Sector que dirige é contribuir para a auto-suficiência de fertilizantes em Angola. Cassosso Domingos.

CASSOSSO DOMINGOS 12H 

INTERNACIONAL

O novo presidente do Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) considerou como estável a situação política e de segurança na região, apesar de serem enfrentadas ameaças de paz e instabilidade.

Nazaré José Salvador falava, esta terça-feira, em Luanda, no seu primeiro discurso à frente da presidência rotativa, por um ano, do Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC),  no quadro da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização, a realizar-se no dia 17, em Luanda.

NAZARÉ SALVADOR 12H

Nazaré Salvador é também o director do Comité SADC em Angola, e substitui assim o congolês democrata, na coordenação do órgão, na abertura da reunião do comité, que trata de questões operacionais e que prepara a agenda do Conselho Ministros da organização.

De acordo o porta-voz da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, o embaixador Jorge Catarino Cardoso, os altos funcionários deram o pontapé de saída para a Cimeira do dia 17 de Agosto, com a  preparação da agenda para o Conselho de Ministros, marcada para 13 e 14 deste mês.

A vida regressa à normalidade na capital do Níger, Niamey, dois dias após o fim do ultimato lançado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Mas, politicamente, o futuro continua incerto.

Entretanto, o economista Ali Mahaman Lamine Zeine (ministro das Finanças do Níger de 2003 a 2010) foi nomeado pelos líderes do golpe de Estado como novo primeiro-ministro do país.

A União Europeia (UE) suspendeu todas as atividades com o Níger (incluindo a assistência financeira, a cooperação civil e a cooperação em matéria de segurança).

O porta-voz da Comissão Europeia sublinhou que a UE não está a trabalhar com aquilo a que chama as “autoridades ilegítimas do Níger”, mas continua a insistir nos esforços de mediação.

O chefe do grupo mercenário russo Wagner disse hoje que os Estados Unidos estão dispostos a reconhecer a junta militar responsável pelo golpe de Estado no Níger, só para evitar a presença de elementos desta organização no país.

“Os Estados Unidos reconhecem um Governo, que não reconheceram ontem, apenas para evitar encontrar o grupo Wagner no país”, afirmou Yevgeny Prigozhin, num áudio difundido nos canais do Telegram associados à organização.

O chefe do grupo Wagner comentava assim a visita da “número dois” do Departamento de Estado norte-americano, Victoria Nuland, ao Níger, onde se encontrou na segunda-feira com vários líderes golpistas, mas não conseguiu fazer progressos significativos no restabelecimento da ordem constitucional.

Data de Emissão: 09-08-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados