Jornal 12h, edição de 08 de Setembro de 2023

MANCHETES

MOTOTAXISTAS SAEM EM MANIFESTAÇÕES CONTRA MEDIDA DE ORDENAMENTO DO TRÂNSITO. EM LUANDA, CENTENAS DE MOTORIZADAS FORAM ABANDONADAS NA VIA PÚBLICA, EM PROTESTO;

GOVERNO PROVINCIAL EXPLICA QUE DECORRE APENAS A FASE DE ESCLARECIEMNTOS. DEPOIS DE AGENTES DA POLÍCIA COMEÇAREM A AUTUAR CONTRA MOTOTAXISTAS;

MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS DENUNCIA FALTA DE AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE MARCHA CONTRA FALTA DE VAGAS NAS ESCOLAS;

ARRANCOU HOJE A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO. MAIS DE CINCO MILHÕES DE CRIANÇAS SERÃO VACINADAS EM TODO O PAÍS.

JINGLE MIX       

Jornal ao meio dia de sexta-feira, 8 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.

JINGLE

Os mototaxistas na cidade de Luanda reagiram mal à postura do governo provincial, que proíbe a cicrucalção de motociclos nas principais avenidas da cidade capital.

 

Depois das manifestações ocorridas ontem, que provocaram tumultos entre mototaxistas e agentes da polícia, o Governo Provincial de Luanda reuniu com os operadores deste segmento de mercado de transportação e o comando provincial da polícia nacional para explicar que neste momento decorre apenas a fase de esclareciemntos, isto porque depois do anúncio sobre as medidas do ordenamento do trânsito, os agentes da polícia nacional começaram logo a autuar contra os mototaxistas.

 

Isto mesmo é possível observar em vídeos que se tornaram virais nas redes sociais, que mostram manifestações com dezenas de mototaxitas em choque com efectivos da polícia nacional, um facto que se registou ontem ao final da tarde em algumas artérias da cidade capital. 

 

SOM MANIFESTAÇÕES MOTOTAXISTAS 12H

E centenas de mototaxistas abandoraram, hoje, as suas motorizadas, na via pública, troço que liga o projecto Nova Vida ao município de Talatona. A via está interditada e vários constrangimentos no trânsito são vividos neste momento.

 Vamos ao contacto directo com o nosso colega António Manuel “Jojó”. Jojó, boa tarde!

MANUEL JOJÓ MOTOTAXISTAS 12H

No entanto, o governador de Luanda, Manuel Homem, explica que as medidas anunciadas não são novas e tranquiliza os mototaxistas que as mesmas não servem para impedi-los de exercerem a sua actividade laboral.

 

MANUEL HOMEM 01 12H

 

Manuel Homem reforça que o que se pretende é reduzir o alto índice de sinistralidade rodoviária na cidade capital, que regista o maior nível de mortes por acidentes de viacção em todo o país. 

MANUEL HOMEM 02 12H

 

Manuel Homem, governador de Luanda.

Governo Provincial explica que neste momento decorre apenas a fase de esclareciemntos sobre as medidas do ordenamento do trânsito, anunciadas esta semana.

PONTO

O MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, denuncia que o governo de Luanda não quer autorizar supostamente a marcha que pretendem realizar amanhã aqui na capital angolana, para protestar sobre a falta de vagas nas escolas do país. A informação foi avançada à MFM por Francisco Teixeira, do MEA.

FRANCISCO TEIXEIRA 01 12H

Francisco Teixeira deplora a posição do governo provincial de Luanda.

FRANCISCO TEIXEIRA 02 12H

Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.

PONTO

O mundo celebra hoje o Dia Mundial da Alfabetização, data criada em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Por cá, o acto central do Dia Mundial da Alfabetização aconteceu no município do Cazenga, cujas principais intervenções o estimado ouvinte vai acompanhar em próximos tempos de informação.

No entanto, o secretário nacional para os assuntos jurídicos da Federação dos Sindicatos da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social, Zacarias Jeremias, que esteve presente no referido acto, fala sobre os desafios da alfabetização em Angola.

ZACARIAS JEREMIAS 12H

Zacarias Jeremias, secretário nacional para os assuntos jurídicos da Federação dos Sindicatos da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social.

PONTO

Mais de cinco milhões de crianças menores de cinco anos de idade vão ser vacinadas contra a poliomielite, durante a campanha que começa hoje, em todo o país.

Segundo a Coordenadora Nacional do Programa Alargado de Vacinação, Alda de Sousa, além da vacina contra a pólio, serão administradas em algumas províncias a vitamina A e o Albendazol.

ALDA DE SOUSA 01 12H

Alda de Sousa fala também sobre a estratégia de vacinação, e esclarece que a expectativa é alcançar mais de noventa por cento do público alvo.

ALDA DE SOUSA 02 12H

Alda de Sousa, Coordenadora Nacional do Programa Alargado de Vacinação.

 

E na província do Bengo mais de oitenta mil crianças serão vacinadas contra a pólio, como fez saber o director do Gabinete Provincial da Saúde, Raul Goulão.

RAUL GOULÃO 12H

Raul Goulão, director do Gabinete Provincial da Saúde do Bengo.

PONTO

A província de Malanje vai ganhar, nos próximos tempos, uma nova centralidade. A garantia foi dada, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, quando falava aos jornalistas no final da sua visita àquela região do país.

JOÃO LOURENÇO CENTRALIDADE 12H

João Lourenço anunciou também a construção do novo hospital geral de Malanje, nos próximos dois anos. Enquanto isso, o actual principal hopsital daquela província ganhará novos serviços, com a construção de um banco de urgência, blocos operatórios e a unidade de produção de oxigéneo hospitalar.

JOÃO LOURENÇO HOSPITAL 12H

Em Malanje, será construído também o Instituto Superior de Agronomia, aquele que vai sero maior instituto deste ramo no país. 

JOÃO LOURENÇO INSTITUTO MALANJE 12H

Presidente da República, João Lourenço.

Ainda nesta quinta-feira, o Presidente da República exonerou Domingos Manuel Eduardo, do cargo de vice-governador de Malanje para o Sector Político, Social e Económico.

João Lourenço regressou a Luanda no fim do dia de ontem, depois de uma visita de trabalho de dois dias a Malanje.

PONTO ECONOMIA

A CGSILA,  Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, defendeu, esta semana, a actualização do salário minímo nacional para duzentos e quarenta e cinco mil kwanzas.

A posição foi manifestada pelo secretário-geral da CGSILA, Francisco Gaspar, que diz que a proposta consta do caderno reivindicativo apresentado ao Presidente da República.

No entanto, este foi um dos temas abordados hoje pelo analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, durante o espaço “ECONOMIA SEM MAKAS.

CARLOS ROSADO 12H

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO INTERNACIONAL

O Ministério dos Serviços Secretos do Irão disse ter desferido “um duro golpe” numa rede financiada pelos Estados Unidos que planeava organizar protestos no aniversário da morte de Mahsa Amini, noticiaram ontem os “media” iranianos.

A rede era dirigida por “elementos políticos sediados no estrangeiro”, segundo o Ministério, que explicou que foram efectuadas detenções, embora não tenha precisado o número de detidos nem as identidades.

Data de Emissão: 08-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados