Jornal 12h, edição de 08 de Junho de 2023

INCENDIO DESTROE INSTALAÇOES DO FOLHA OITO. DIRECÇAO DA PUBLICAÇAO GRARANTE REGRESSO  EM BREVE. 

JUIZES DO TRIBUNAL SUPREMO COM AUMENTO DE SALARIOS E BENESSES. FUNDO MENSAL SERA DE 76º MIL KUANZAS E MAIS SUBSIDIOS. 

FEDERAÇAO DE SINDICATOS DE EDUCAÇAO, CULTURA E DESPORTO   LEVA LAMENTOS A MINISTRA DA EDUCAÇAO. EM CAUSA AUMENTO DO PREÇO DO COMBUSTIVEL E TRANSPORTES PUBLICOS.

FUNÇAO PUBLICA VOLTA A RECLAMAR ATRASO SALARIAL. 

CONTENÇAO A IMIGRAÇÃO ILEGAL MOBILIZA MINISTERIOS DO INTERIORES DE ANGOLA E CONGO BRAZZAVILLE. 

JINGLE MIX

Jornal ao meio-dia de oito de Junho de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões…

JINGLE MVIEIRA 

Um incêndio deflagrou, na madrugada de terça-feira, nas instalações da TV8 e da Folha 8, em Luanda, tendo queimado inúmeros equipamentos e registado um prejuízo equivalente a mais de 50 mil dólares. 

Entre as perdas constam computadores, câmaras e estúdios de edição, além de outros danos materiais.  As razões do incêndio ainda estão por apurar.

O director do Folha 8, William Tonet falou a MFM sobre os danos ao seu escritório.  

WTONET 1

WILLIAM TONET disse que com este incendio a produção diária do jornal e a edição central do fim de semana

WILLIAM TONET 2 

PONTO

Os juízes conselheiros do Tribunal Supremo de Angola vão receber um cartão de supermercado com um plafond mensal que ronda os 760 mil kwanzas.

Informações indicam que o presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, autorizou a realização de um concurso limitado por convite para aquisição de “víveres e outros géneros alimentícios”, num valor estimado em 210 milhões de kwanzas, cerca de 345 mil dólares norte-americanos. 

Informação disponível avança que o procedimento se destina à aquisição de cartões de supermercado para distribuir pelos juízes conselheiros da mais alta instância da jurisdição comum do poder judiciário de Angola.

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho mostra se contra e recorda as propostas anteriores.

CARLOS PROPOSTAS 1 

Os juízes conselheiros, auferem mensalmente um vencimento-base, suplementos, prestações sociais, diuturnidades, abonos complementares e extraordinários previstos na lei, que integram abono para despesas de representação, subsídio de férias, ajudas de custo e subsídio diário, subsídio de instalação, subsídio de risco, subsídio de chefia e subsídio de atavio. 

Carlos Rosado de Carvalho aponta as contas dos juízes e onde poderá haver incrementos.

CARLOS ROSADO CONTAS DOS JUIZES 1 

Incluem igualmente, para além da casa de função ou subsídio de renda, passaporte diplomático e serviço protocolar, viatura do Estado para apoio às necessidades de casa, dois motoristas, um cozinheiro, uma lavadeira, e empregada doméstica. 

Na reação do jurista Manuel Cangundo disse que a situação e inaceitável e justifica.  

MANUEL CANGUNDO 12H 

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, faz a comparação com outras paragens para incentivar a imprensa a apurar mais sobre o aumento das benesses dos juízes conselheiros do tribunal supremo.

CARLOS ROSADO COMPARAÇAO 3

A opinião publica critica a atribuição destas benesses aos juízes conselheiros. Os entrevistados da MFM falaram ao microfone da jornalista Maria Umba.

MARIA UMBA 12H SUBSIDIOS JUIZES 

PONTO ECONOMIA

Dois mil e 368 operadores dos serviços de táxi, moto-táxis e de embarcações de pesca artesanal licenciados, na província de Luanda, receberam o cartão de subsídios de gasolina, desde o início do processo no quadro isenção do novo preço da gasolina de 300 kwanzas.

A capital do país tem em processo de emissão cerca de 23 mil solicitações, junto dos bancos, com o objectivo de alcançar a meta de 100 % de cartões distribuídos aos operadores licenciados, até ao final do presente mês.

Estes dados constam de uma nota de imprensa conjunta dos ministérios dos Transportes e das Finanças, que refere que o processo decorre de forma célere.

Estes operadores de transporte público, a nível do país, vão continuar a beneficiar da subvenção do Estado, comprando a gasolina no antigo valor de 160 kwanzas, ao contrário do actual 300 kwanzas, por litro, com o intuito de manterem a tarifa por viagem.

A referida nota comunicativa recorda que os cartões são de uso exclusivo para o abastecimento de gasolina, possuem elementos de identificação como a matrícula do veículo e o tipo de combustível e intransmissíveis.

Para o efeito, os cartões foram entregues nas direcções municipais de transportes, tráfego e mobilidade urbana das administrações municipais, bem como nas direcções municipais de agricultura e pescas, de cada província, para aos beneficiários.

O informe realça que a grande maioria dos taxistas e moto-taxistas licenciados não dispõe dos respectivos cartões e, por este motivo, assumirão os encargos no abastecimento até que venham a recebê-los.

….

Sobre a situação social dos professores e outros agentes de educação, a federação vai ao encontro esta manhã da ministra da educação. 

Um dos grandes problemas pende sobre a mobilidade da classe docente.

Esta preocupação será levada as autoridades no sentido de se rever os salários. 

A questão do subsídio estará em cima da mesa. O IRT, os subsídios e direção e chefia são alguns dos problemas tal como refere e Zacarias Jeremias da Federação do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desporto e Comunicação Social de Angola. 

ZACARIAS JEREMAIS 12H COMBUSTIVEIS… 

O sindicalista disse ainda que continua as reclamações em relação as preocupações apresentadas no caderno reivindicativo. 

ZACARIAIS JEREMIAS 12H SUBSIDIOS … 

O SIMPROF apresentou hoje o seu descontentamento devido a um gritante atraso salarial que se regista a mais um mês. 

Admar Juguma, secretario geral do SIMPROF disse que a situação já esta a ser acautelada junto do governo.

ADEMAR JINGUMA 12 H SALARIOS  

O secretario geral do SIMPROF. Ademar Jiguma, apela ainda a melhoria do nível de diálogo entre os professores e as autoridades para a melhoria do sistema de educação.

ADEMAR JINGUMA 2 

PONTO

A Presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional (AN), Suzana Augusto, constatou hoje, quarta-feira, na cidade do Uíge, o grau de funcionamento do Gabinete de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial de Deputados.

Durante o encontro, Suzana Augusto Melo recebeu explicações detalhadas sobre o funcionamento do Gabinete local de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial de Deputados.

A insuficiência de quadros, de verbas para a manutenção das instalações, promoções de categoria, subsídios de deslocação e outras dificuldades foram apresentados como principais constrangimentos.

Em declarações à imprensa, Suzana Augusto Melo considerou positiva a visita às instalações do Uíge, tendo referido que estão bem conservadas e com condições de acomodação dos cinco deputados.

A Presidente do Conselho de Administração da Assembleia Nacional manteve, igualmente, encontro com o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha.

O actual Gabinete local de Apoio ao Círculo Eleitoral Provincial de Deputados do Uíge funciona desde 2015

PONTO 

A província de Cabinda acolhe até sábado a reunião bilateral entre Angola e a República do Congo, no domínio de Defesa, Segurança e Gestão de Fronteira.

A reunião foi antecedida pelo encontro de peritos ligados aos órgãos de Defesa e Segurança de ambos países, que deverão produzir documentos consensuais, dentro de três dias. 

Os papéis serão submetidos à reunião de ministros a acontecer no fim de semana, tal como revela o superintendente Vasco da Gama, porta-voz do encontro.

VASCO DA GAMA POLÍCIA ENCONTRO 12H  

No entanto, na abertura do encontro, o secretário de Estado para Defesa Nacional e Coordenador da sessão de peritos da parte angolana, José   Maria de Lima, destacou a importância da reunião bilateral entre a República de Angola e da República do Congo e salientou que a mesma visa reforçar as acções que garantem a segurança comum.

INTERNACIONAL

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, assegurou hoje que a Rússia continua a cumprir os seus compromissos de exportar alimentos, fertilizantes e outros produtos para África, apesar dos obstáculos impostos pelo Ocidente.

O chefe da diplomacia russa sublinhou que a próxima cimeira Rússia-África, agendada para de 26 a 29 de julho em São Petersburgo, marcará “o vetor do desenvolvimento das relações para os próximos anos”.

Lavrov agradeceu aos países africanos por “não permitirem que os envolvam na campanha antirrussa” e por tomarem “uma posição equilibrada em relação à crise de segurança europeia”, referindo-se à guerra na Ucrânia.

Num exemplo do compromisso com África, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, María Zajárova, anunciou hoje o próximo envio de 34.000 toneladas de fertilizantes para a Nigéria, o terceiro país africano a receber fertilizantes gratuitos da Rússia.

Na semana passada, Moscovo anunciou o transporte de 34.000 toneladas para o Quénia, a que se devem somar as 20.000 enviadas em março para o Malaui.

O líder da Coreia do Norte terá emitido uma ordem secreta para que o suicídio seja proibido no país.

O ditador Kim Jong-Un considera o ato como uma “traição ao socialismo” e ordenou aos governos locais que tomassem medidas preventivas contra esta ação, indicam relatórios citados pelo The Mirror.

Na Coreia do Norte, o número de cidadãos que se suicidam tem vindo a aumentar. Dados de uma agência de espionagem indicam que o número de suicídios aumentou em 40% este ano, comparado com o ano passado.

A ordem confidencial de suicídio foi dada numa série de reuniões de emergência em todo o país, informou a Radio Free Asia.

Data de Emissão: 08-06-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados