Jornal 12h, edição de 08 de Agosto de 2023

MANCHETES

 

– HOJE É O DIA MUNDIAL DE COMBATE AO COLESTEROL, UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DO DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES;

 

– MINISTÉRIO DA SAÚDE DEVE CRIAR CONDIÇÕES NOS HOSPITAIS PARA O ACOMODAMENTO DOS ACOMPANHANTES DE PACIENTES, DEFENDE ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA;

 

– GUARDAS DA SOCIEDADE MINEIRA DO CUANGO ACUSADOS FERIREM VÁRIOS CIDADÃOS NA SEQUÊNCIA DA GREVE DOS TRABALHADORES;

 

– CIDADÃO CHINÊS DETIDO EM LUANDA POR FRAUDE FISCAL ADUANEIRA CONDENADO AO PAGAMENTO DE CERCA DE 32 MILHÕES DE KWANZAS EM MULTA;

 

INTERNACIONAL

– ATAQUE TERRORISTA NO BURKINA FASO, CAUSA PELO MENOS 22 MORTOS.

 

Jornal ao meio dia de terça-feira, 8 de Agosto de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.

 

JINGLE

Assinala-se hoje, 8 de Agosto, o Dia Mundial de Combate ao Colesterol. A data foi criada para promover ações de conscientização e prevenção contra o colesterol alto, que é considerado um dos factores que mais contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares.

Em todo o mundo, milhares de pessoas perdem a vida devido a doenças cardiovasculares causadas pelo alto nível de colesterol.

Por cá, sem precisar os números de pessoas que chegam a morrer anualmente por problemas cardíacos, o médico Grade Miguel, presidente da Associação Angolana das Doenças Cardiovasculares, disse à MFM que o número de pessoas com doenças cardiovasculares tende a aumentar, pelo que as autoridades devem olhar para a situação como um preocupante problema de saúde pública.

 

GRADE MIGUEL 01 12H

 

O médico cardiologista fala ainda dos cuidados que devem ser tidos em conta para prevenir a patologia e anuncia a realização de um congresso em outubro deste ano, onde deverão ser abordadas questões ligadas às doenças cardiovasculares.

 

GRADE MIGUEL 02 12H

 

Ouvimos o médico cardiologista Grade Miguel, presidente da Associação Angolana das Doenças Cardiovasculares.

Assinala-se hoje, 8 de Agosto, o Dia Mundial de Combate ao Colesterol.

 

 

E o especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, apela ao Ministério da Saúde a criar condições condignas nos hospitais para que os acompanhantes de pacientes internados nas unidades sanitárias estejam em condições de prestar assistência aos seus familiares.

Recordamos que numa recente ronda aos hospitais em Luanda, a MFM ouviu o grito de socorro das senhoras Viviana Manuel e Verónica Neves, sobre o assunto.

 

VIVIANA E VERÓNICA

 

No entanto, Jeremias Agostinho, que falava à MFM sobre esta situação, para além de apelar para a criação de condições condignas nos hospitais pediu, por outro lado, mudança de atitude por parte dos familiares dos doentes.

 

JEREMIAS AGOSTINHO 01

 

O especialista em saúde pública defende ainda a melhoria no sistema de comunicação dos serviços de saúde.

 

JEREMIAS AGOSTINHO 02

 

Especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho.

Lembramos igualmente que na última semana, responsáveis de unidades sanitárias em Luanda afirmaram que não se justificam os motivos para que os familiares de pacientes internados continuem a dormir à volta dos hospitais.

A diretora geral do hospital do Cazenga, Nilza Sousa, assegura que a sua unidade tem condições necessárias para o atendimento medicamentoso aos pacientes internados.

 

NILZA SOUSA

 

Já o diretor geral do hospital Municipal do Sambizanga diz igualmente que não se justifica a presença de familiares de pacientes internados na sua instituição e assegura que a carência de medicamentos naquela unidade faz parte do passado.

 

LUÍS HORÁCIO

 

Responsáveis de unidades sanitárias em Luanda entendem que não se justificam os motivos para que os familiares de pacientes internados continuem a dormir à volta dos hospitais.

Em Luanda, os casos mais gritantes registam-se nos maiores hospitais nacionais Josina Machel e Américo Boa-Vida, assim como nas maternidades Lucrécia Paim e Augusto Ngangula, tal como no hospital dos Cajueiros e do Kapalanga.

 

E o secretário-geral do Sindicato Nacional dos Enfermeiros de Angola pede ao Ministério da Saúde para que resolva a questão do pagamento dos subsídios da Covid-19 aos enfermeiros.

Cruz Vieira Matete, que falava, esta segunda-feira, no encontro que juntou o Ministério da Saúde, o Sindicato dos Enfermeiros, o Ministério das Finanças e o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, apelou também à actualização das categorias dos profissionais da classe.

 

CRUZ MATETE 12H

 

Por sua vez, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, esclareceu que houve irregularidades na entrega dos subsídios da Covid-19 aos enfermeiros e garantiu que o assunto está já nas mãos da Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE).

 

SÍLVIA LUTUCUTA 01 12H

 

A ministra da Saúde falou também sobre o aumento do salário base dos enfermeiros.

 

SÍLVIA LUTUCUTA 02 12H

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucutua, quando falava esta segunda-feira, durante o encontro que juntou o Ministério da Saúde, o Sindicato dos Enfermeiros, o Ministério das Finanças e o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.

 

PONTO

 

Guardas da Sociedade Mineira do Cuango acusados do ferimento de vários na sequencia de uma greve decretada pelos trabalhadores.

Por outro lado, a sociedade também é acusada de fazer reféns cerca de 600 trabalhadores, devido à greve que se regista na base da mina, localizada na província da Lunda Norte.

Uma delegação da CGSILA, confederação geral dos sindicatos independentes e livres de Angola está na Lunda Norte para constatar toda a situação.

Avelino Calunga, secretário geral da CGSILA descreveu os contatos exploratórios com os trabalhadores e testemunhas, bem como com a policia nacional; 

 

AVELINO KALUNGA 12H

 

Os trabalhadores da Sociedade Mineira do Cuango (SMC), província da Lunda-Norte, observam, desde o dia 20 de Julho, uma greve por falta de seguro de saúde, condições de trabalho e de melhoria salarial.

 

 

E foram detidos em Luanda dois cidadãos supostamente implicados no crime de homicídio, ocorrido no dia 4 do deste mês, na província do Cuanza-sul.

Os acusados os refugiaram-se aqui em Luanda, tendo sido detidos no município do Kilamba Kiaxi, como confirma o porta-voz da Direcção de Ivestgação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira.

 

QUINTINO FERREIRA 01 12H

 

Sobre o caso avançado, ontem, que dava conta de um cidadão de nacionalidade chinesa detido pela DIIP, pelo crime de fraude fiscal aduaneira, o responsável esclarece que o mesmo foi encaminhado ao tribunal, onde foi julgado sumariamente e condenado a pagar cerca de 32 milhões de kwanzas.

 

QUINTINO FERREIRA 02 12H

 

Porta-voz da DIIP, inspector-chefe Quintino Ferreira.

 

PONTO

 

Os cartões de subvenção ao combustível passarão a ser entregues nas paragens de táxis dos Congoleses e Multiperfil, a partir de hoje.

A decisão do governo provincial em parceria com a AMOTRANG, tem como o objectivo facilitar o processo de concessão dos cartões de subvenção ao combustível aos taxistas e mototaxistas e o serviço de entrega, nos nove municípios da Província.

Segundo o presidente da AMOTRANG, depois de muita pressão, as autoridades provinciais querem assim facilitar a cedência dos cartões aos seus filiados. Bento Rafael revela que a sua associação regista uma série de problemas, pois apesar de alguns associados se terem licenciado, estão sem o documento que atesta que podem abastecer as suas motorizadas.

 

BENTO RAFAEL 7H

 

Presidente da AMOTRANG, Bento Rafael.

Cartões de subvenção ao combustível passarão a ser entregues, a partir de hoje, nas paragens de táxis dos Congoleses e Multiperfil.

As mulheres zungueiras querem o acesso ao microcrédito para poderem desenvolver os seus negócios. A preocupação foi apresentada, esta segunda-feira, ao Presidente da República, João Lourenço, pela Presidente do Sindicato Provincial dos Trabalhadores de Feiras e Comércio Informal (mulheres zungueiras), Inês Neto.

 

INÊS NETO 12H

 

Durante as audiências concedidas aos representantes de organizações não governamentais, o Chefe de Estado recebeu também o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, bem como Zeca Moreno, membro do Conselho Directivo da União dos Artistas e Compositores, Mário Fernandes, líder da União Nacional dos Estudantes Angolanos, e Pedro Neto, presidente da Associação dos ex-Estudantes de Angola em Cuba.

Isaías Kalunga, do CNJ, apresentou ao Presidente da República o projecto juvenil denominado “Cidade Agropecuária”.

 

ISAÍAS KALUNGA 12H

 

Já o representante da União Nacional dos Estudantes Angolanos, Mário Fernandes, destacou a dificuldade de ingresso nas universidades públicas e reclamou igualmente sobre morosidade  ao nível do INAARES para a homologação de certificados.

 

MÁRIO FERNANDES 12H

 

E os antigos estudantes angolanos em Cuba querem ver melhorada a questão da empregabilidade juvenil. O presidente da Associação dos ex-Estudantes de Angola em Cuba, Pedro Neto, manifesta mesmo disponibilidade dos seus associados em trabalhar com o governo angolano.

 

PEDRO NETO 12H

 

Por sua vez, os artistas esperam que sejam implementadas no plano curricular, as disciplinas ligadas à história da cultura angolana e canto coral. Zeca Moreno, membro do Conselho Directivo da União dos Artistas e Compositores, pediu também a ajuda do Presidente no acesso à habitação dos seus filiados.

 

ZECA MORENO 12H

 

A situação social das minorias étnicas no país foi o pano de fundo da bagagem levada ao Palácio Presidencial pela Organização Cristã de Apoio ao Desenvolvimento Comunitário, como confirma Benedito Quessongue, membro daquela organização não governamental.

 

BENEDITO QUESSONGUE

 

Resumo das audiências concedidas, esta segunda-feira, pelo Presidente da República a representantes de distintas associações no país.

Recordo que João Lourenço recebeu, na última semana, outros representantes de organizações não governamentais no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

 

E mais de cem empresários chineses participam do fórum de negócios para a licitação de blocos de petróleo em Onshire na China.

Esta é uma organização da Agência Nacional de Petróleo Gás, e Biocombustíveis, sob orientação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

O Caçosso Domingos tem mais dados.

 

CASSOSSO 12H

 

Aqui o trabalho do Caçosso Domingos.

 

INTERNACIONAL

Pelo menos 22 pessoas foram mortas num ataque terrorista perpetrado domingo por um grupo de homens armados na região centro-leste do Burkina Faso, informou hoje as autoridades da cidade de Bittou.

Em comunicado, um alto funcionário da região, lamentou a perda de vidas humanas após o “ataque terrorista” e indicou que os corpos das vítimas foram transferidos para a morgue de um hospital próximo.

O responsável considerou o ataque um “acto bárbaro” e acrescentou que houve civis que ficaram feridos e que estão em vários hospitais, na fronteira com o Togo e o Ghana, a receber tratamento.

Fontes de segurança indicaram que dezenas de carros, autocarros e camiões que transportavam alimentos foram incendiados.

Data de Emissão: 08-08-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados