Jornal 12h, edição de 07 Fevereiro de 2024

Destaques:

PRESIDENTE DA REPÚBLICA AUTORIZA ALOCAÇÃO DE MAIS DE DUZENTOS MIL MILHÕES DE KWANZAS, PARA REQUALIFICAÇÃO E RECONVERSÃO DE DUAS CIDADES, NA PROVÍNCIA DO BIÉ;

– HOMEM DE 46 ANOS DE IDADE DETIDO NO BENGO POR TER MORTO À FACADA UM JOVEM DE 22 ANOS, SUPOSTAMENTE POR CIÚMES;

– PROPOSTA DE LEI DE ANTIDOPAGEM NO DESPORTO, HOJE EM VOTAÇÃO NA GENERALIDADE, NA ASSEMBLEIA NACIONAL;

– FINALISTAS DO CAN DA CÔTE D’IVOIRE SERÃO CONHECIDOS ESTA NOITE.

JINGLE

Jornal ao meio dia de quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Lourenço Kalunga e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE

É hoje que vão ser conhecidos os finalistas do CAN 2023, com o primeiro desafio a opor as seleções da Nigéria e da África do Sul às 18horas, em Bouaké, e às 21h, a anfitriã Côte d’Ivoire a defrontar a República Democrática do Congo.

O comentador para o futebol internacional, Afonso Gouveia, destaca a competitividade das quatro seleções que jogam hoje às meias-finais.

AFONSO GOUVEIA – CAN – 01′ 39” 12H 070224

Afonso Gouveia, comentador MFM para o futebol internacional. Serão conhecidos esta noite os finalistas do CAN da Côte d’Ivoire.

Lembramos que os Palancas Negras foram derrotados nos quartos-de-final pelas Super Águias, ou seja, pela seleção da Nigéria.

E por cá, o Plenário da Assembleia Nacional procede, neste momento, de forma extraordinária, a discussão e votação, na generalidade, da Proposta de Lei de Antidopagem no Desporto, em sessão orientada pela presidente do órgão de soberania, Carolina Cerqueira.

A Proposta de Lei em apreço, que dispõe de seis capítulos, nove secções e 74 artigos, foi remetida pelo Executivo à Assembleia Nacional em forma de processo de urgência.

Sobre este e outros assuntos, o estimado ouvinte vai acompanhar mais dados no Jornal Desportivo, logo a seguir a este serviço informativo.

PONTO

A Associação de Pesca Artesanal, Semi-Industrial e Industrial de Luanda, APASIL, considera que o preço do pescado poderá conhecer uma redução significativa, caso haja uma uniformização do preço do combustível. Actualmente, o preço do litro de gasóleo para a pesca artesanal e semi-industrial é de 135 kwanzas, enquanto para a pesca industrial o valor é de 900 kwanzas.

Neste momento, o jornalista MFM Alves Fernandes, está a acompanhar a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais da APASIL, e entra para este jornal com mais pormenores sobre a problemática das pescas em Angola, com realce para o aumento galopante do preço do pescado no mercado nacional.

Alves, boa tarde…

– DIRECTO –

PONTO

Um senhor de 46 anos de idade é acusado de ter morto à facada um jovem de 22 anos, na localidade do Panguila, município do Dande, província do Bengo, supostamente por ciúmes.

O implicado já se encontra detido, tal como esclarece o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo, Subinspector de Investigação Miguel Correia.

MIGUEL CORREIA 01 – FACADA – 58” 12H 070224

O porta-voz do SIC no Bengo confirma igualmente a detenção de uma jovem de 22 anos de idade, por ter interrompido uma gravidez de seis meses, alegadamente pelo porque o parceiro recusou a paternidade.

MIGUEL CORREIA 02 – GRAVIDEZ – 51” 12H 070224

Subinspector de Investigação Miguel Correia, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal no Bengo, confirmando a detenção de por ter interrompido uma gravidez de seis meses, alegadamente porque o parceiro recusou a paternidade.

Ainda as consequências das últimas chuvas em Luanda.

Uma morte por afogamento e um incêndio foram registados nas últimas 24h na capital angolana. Os dados são apresentados pela porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Maina Panzo.

MAINA PANZO – OCORRÊNCIAS – 01′ 09” 12H 070224

Maina Panzo, porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros em Luanda, apresentando o resumo das 9 ocorrências registadas nas últimas 24h.

O Presidente da República reconhece o estado deficitário por que se encontram as morgues em Luanda e garante que a situação será melhorada, nos próximos meses, com a entrada em funcionamento do Instituto de Anatomia e Medicina Forense, que terá a capacidade de mais de duzentas gavetas.

João Lourenço falava esta terça-feira em conferência de imprensa, depois da visita efectuada às obras do futuro instituto.

JOÃO LOURENÇO 01 – MORGUES – 01′ 10” 12H 070224

O Presidente da República anunciou igualmente que o Hospital Geral dos Cajueiros, no município do Cazenga, vai merecer uma reabilitação profunda, uma vez que o estado actual da unidade não é dos melhores.

JOÃO LOURENÇO 02 – CAJUEIROS – 01′ 54” 12H 070224

Presidente da República, João Lourenço, garantindo que Hospital Geral dos Cajueiros, no município do Cazenga, vai merecer uma intervenção profunda, para atender a demanda de pacientes.

No entanto, o diretor geral do Hospital dos Cajueiros, Daniel Café, explica ao detalhe o actual estado das obras da referida unidade sanitária.

DANIEL CAFÉ 01 – OBRAS – 01′ 32” 12H 070224

Segundo Daniel Café, o melhoramento da infraestrutura hospital, bem como a necessidade de mais técnicos, entre médicos e enfermeiros, são os grandes desafios da instituição.

DANIEL CAFÉ 02 – SERVIÇOS – 01′ 39” 12H 070224

Daniel Café, diretor do Hospital Geral dos Cajueiros, no município do Cazenga, que merecerá uma reabilitação mais profunda, depois da visita efectuada ontem pelo Presidente da República.

A CIVICOP, Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos, identificou, ao longo do ano passado, novos corpos de vítimas de conflitos políticos no país. Nesta altura, os corpos que foram encontrados estão em processo de análise laboratorial, de acordo com o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes.

MARCY LOPES 01 – CORPOS – 01′ 22” 12H 070224

Marcy Lopes, que falava durante a 1ª Reunião de 2024 da comissão, fez saber que a CIVICOP não foi comunicada formalmente sobre a sua retirada da UNITA na Comissão. 

MARCY LOPES 02 – UNITA – 58” 12H 070224

Marcy Lopes, Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, afirmando que a CIVICOP, Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos, não foi notificada formalmente pela UNITA sobre a sua retirada.

Recordamos que o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, anunciou em Dezembro último a saída do partido da CIVICOP, por entender que a comissão não estava a cumprir com os objetivos da sua criação.

ADALBERTO COSTA JÚNIOR – CIVICOP – 47” 12H 070224

Adalberto Costa Júnior, Presidente da UNITA, quando anunciava a saída do partido da CIVICOP, Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos.

PONTO ISENÇÃO

O Presidente João Lourenço autorizou a alocação de mais um empréstimo, via ajuste directo, de 202,8 mil milhões de kwanzas, para trabalhos de requalificação e reconversão das cidades do Cuito e do Cunje, na província do Bié.

A empreitada faz parte de “um vasto programa de construção de infra-estruturas integradas, requalificação e reconversão urbana a nível nacional”, iniciado pelo Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, em coordenação com os governos provinciais.

A este respeito, o analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, considera que o ajuste directo não é o melhor critério de contração das obras públicas;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO (02.06)

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas, afirmando que o ajuste directo não é o melhor critério de contratação das obras públicas.

Mais de 47 mil milhões de Kwanzas foram arrecadados pelo estado, em 2023, no âmbito do PROPRIV, Programa de Privatizações. Os dados foram avançados, esta terça-feira, pelo Secretário de Estado para Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.

OTTONIEL DOS SANTOS 01 – PROPRIV – 35” 12H 070224

Ottoniel dos Santos fez saber que para este ano serão privatizados 26 activos, com destaque para a UNITEL e o BFA, Banco de Fomento Angolano.

OTTONIEL DOS SANTOS 02 – UNITEL – 35” 12H 070224

Ottoniel dos Santos, Secretário de Estado para Finanças e Tesouro, anunciando que vão ser privatizados 26 activos, este ano, com destaque para a UNITEL e o BFA, Banco de Fomento Angolano.

PONTO INTERNACIONAL

A Organização Mundial de Saúde declarou que em Janeiro houve um aumento grave dos casos de cólera, em dez países da África Oriental e Austral e alertou para o risco de uma epidemia.

Trata-se da Zâmbia, Zimbabwe, Moçambique, Tanzânia, República Democrática do Congo, Etiópia e Nigéria, que registaram surtos activos de cólera, com um total de 26 mil casos e 700 mortes, segundo a OMS.

Face a situação, a organização anuncia que vai continuar a colaborar para o reforço das campanhas de vacinação, tendo em conta que as reservas internacionais de vacinas contra a cólera são escassas.

Data de Emissão: 05-02-2024 às 12:31
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados