Jornal 12h, edição de 07 de Março de 2023

ACORDO DE CESSAR-FOGO NO LESTE DA RDC, ALCANÇADO SOB MEDIAÇÃO DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO, ENTRA EM VIGO A PARTIR DE HOJE 

PATRIMÓNIO DE TCHIZÉ DOS SANTOS E COREÓN DÚ NA MIRA DA PGR. 

DOMINGAS ALEXANDRE GARCIA SUBSTITUI EXALGINA BAMBOA INTERINAMENTE NA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS

SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR, EXIGE ENCONTRO COM PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA POR FIM A GREVE. 

MPLA APRESENTA AGENDA POLÍTICA PARA ESTE ANO NO PRÓXIMO SÁBADO.

SIC DETÉM CIDADÃO CHINÊS POR TRÁFICO DE MULHERES CHINESAS PARA PROSTITUIÇÃO EM LUANDA.

INTERNACIONAL

PELO MENOS 12 JORNALISTAS FORAM MORTOS EM 2022 NA GUERRA NA UCRÂNIA.

PONTO MIX

Jornal da tarde na MFM 07 de Março de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição de Tony Fancy, apresenta as noticias 

JINGLE

O acordo de Cessar-fogo entre grupo rebelde M23 e as Forças Armadas da República Democrática do Congo, alcançado sob mediação do Presidente João Lourenço, deve estar a vigorar desde as 12 horas de hoje.

Ainda não há informações sobre qualquer alteração da situação no teatro das operações, mas de acordo com a decisão tomada na mini-cimeira sobre paz segurança, realizada recentemente  em Adis Abeba Etiópia, os insurgente do M23, deveria cessar todas as operações ofensivas para possibilitar o inicio do processo de acantonamento.

O comentarias MFM, para questões internacionais, Osvaldo Mboco, considera que a raiz do problema na RDC é muito mais profunda, uma vez que alem do M23 existem outros grupos rebeldes, que estão na origem da instabilidade no leste da RDC.

OSVALDO MBOCO – J012H07032023 

Comentarias MFM, para questões internacionais, Osvaldo Mboco.

PONTO 

A juíza conselheira Domingas Alexandre Garcia assume interinamente, por um período de 60 dias, a presidência do Tribunal de Contas, na sequência da renúncia de Exalgina Gambôa.

A informação foi prestada esta segunda-feira à imprensa, em Luanda, pelo porta-voz do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Correia Fernandes Bartolomeu, no final de uma sessão plenária deste órgão que apreciou, entre outros temas, a deliberação do Tribunal de Contas sobre o pedido de renúncia da juíza Exalgina Gambôa e a entrada em funcionamento dos juízes de garantia.

CORREIA BARTOLOMEU – J012H07032023 

Juíza conselheira Domingas Alexandre Garcia assume interinamente, por um período de 60 dias, a presidência do Tribunal de Contas, na sequência da renúncia de Exalgina Gambôa.

PONTO 

A justiça angolana solicitou informações sobre imóveis em condomínios localizados em Luanda registados em nome de várias empresas, incluindo duas detidas por Tchizé dos Santos e Coreón Dú, filhos do ex-presidente José Eduardo dos Santos.

Mais dados como o Jornalista Manuel Vieira 

MV – RECUPERAÇÃO DE ACTIVOS – J012H07032023 

Património de Tchizé dos Santos e Coreón Dú na mira da justiça angolana. 

PONTO

As restrições no fornecimento de água na Centralidade do Kilamba e KK 5000, em Luanda, devem-se a um defeito nos equipamentos electromecânicos na Estação de Bombagem do Bita após um corte de energia na linha de média tensão que alimenta a referida estação.

Segundo o porta- voz da EPAL Waldemiro Bernardo , a Estação de Bombagem do Bita e a Estação de Tratamento de Água do Kilamba estão a trabalhar com grupos de bombagem abaixo da sua capacidade, originando uma redução dos volumes de água produzidos.

Waldemiro Bernardo garantiu que a partir de hoje a situação poderá melhorar a partir de hoje 

WALDEMIRO BERNARDO – J012H07032023 

Centralidade do Kilamaba e KK 5000, podem ver a situação de abastecimento de água melhorada a partir de hoje

PONTO 

Os professores do Ensino Superior no país, obedecem hoje o Nono Dia de greve.

A classe reclama por melhores condições salariais, de trabalho e seguro de saúde e atá ao momento não reação das autoridades.

 Eduardo Peres Alberto, secretário do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Angola, em Conferencia de imprensa esta terça-feira, denunciou um processo difamação, protagonizado pelo Gabinete de Recursos Humanos do Ministério do Ensino Superior, segundo a qual, terá tomado conhecimento da greve pelos órgãos de comunicação social.

EDUARDO PERES ALBERTO – 1 – J012H032023 

O Sindicalista, informou ainda que o fim da greve está a depender exclusivamente da vontade política do titular do poder executivo.

EDUARDO PERES ALBERTO – 2 – J012H032023

Professores do Ensino Superior no país, obedecem hoje o Nono Dia de greve.

PONTO 

A Central de Sindicatos Independentes e Livres de Angola ‘’CGSILA’’, realiza na sexta-feira em Luanda um workshop sobre o Exercício da Actividade Sindical e Laboral, dirigida aos trabalhadores e gestores da ELISAL – EP.

O Secretario para a Área Jurídica e Imprensa da CGSILA, Avelino Kalunga, disse que o workshop surge no âmbito da sua estratégia de comunicação com os parceiros e as bases e as actividades serão realizadas em todo o país.

AVELINO KALUNGA – 1 – J012H07032023 

Avelino Kalunga, garantiu que a CGSILA vai continuar a defender os interesses dos trabalhadores.

AVELINO KALUNGA – 1 – J012H07032023

Central de Sindicatos Independentes e Livres de Angola ‘’CGSILA’’, realiza na sexta-feira em Luanda um workshop sobre o Exercício da Actividade Sindical e Laboral

PONTO 

PONTO 

Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Concessionária Nacional do sector, a Chevron e parceiros do grupo empreiteiro do Bloco O anunciam o início de produção de petróleo no campo Lifua, através da instalação Lifua-A.

 O campo Lifua está localizado no Bloco 0, a uma profundidade de água de 70 metros e à distância de aproximadamente 23 quilómetros da costa angolana e do terminal petrolífero do Malongo. 

Patrício Kingogo, especialista em petróleo e gás, considera que o início da produção petrolífera no Lifua demonstra o interesse de angola e parceiros em contrapor o declínio da produção petrolífera no país.

PATRICIO KINGONGO – J012H07032023 

Campo petrolífero do Lifua inicia produção.

PONTO  

Continuam as dificuldades em viajar pelo continente africano. Em causa estão as poucas ofertas em ligações aéreas e os desafios em alguns países. Por outro lado, outro desafio são os preços  e a duração das viagens. 

Casos de Lusaca, Zâmbia, e Libreville, Gabão, tal como referiu esta manhã Carlos Rosado de Carvalho. 

CARLOS 12H

Continuam as dificuldades em viajar pelo continente africano.

PONTO 

A conferencia dos presidentes dos grupos parlamentares da Assembleia Nacional, esteve reuniuda, com objectivo de  preparar a próxima reunião plenária da Assembleia Nacional, prevista para dia 29 de Março.

MAIS DADOS COM O REPORTER CASSOÇO DOMINGOS 

COSSOÇO DOMINHO – J012H07032023 

PONTO MPLA 

O MPLA vai fazer a apresentação pública da sua agenda política referente a este ano no próximo sábado, na província do Bié, tal como avançou, segunda-feira, à imprensa, em Luanda, o secretário para a Informação e Propaganda do partido, Rui Falcão, no final da primeira sessão ordinária do Bureau Político, orientada pelo Presidente João Lourenço.

RUI FALCÃO – J012H07032023 

A agenda política é o documento que condensa as acções do partido que vão estar no topo das actividades deste ano.

PONTO 

A liderança do movimento M23 comprometeu-se, a cessar as hostilidades em toda região Leste da República Democrática do Congo a partir das 12 de hoje.

O comprometimento da liderança do M23 resulta de contactos feitos pela mediação angolana com o referido movimento, em conformidade com a decisão tomada pela Mini – Cimeira sobre a paz e segurança na região dos Grandes Lagos, realizada em Addis Abeba, Etiópia, a 17 de Fevereiro de 2023.

PONTO 

O Serviço de Investigação Criminal, apresenta hoje em Luanda um cidadão estrangeiro, de nacionalidade chinesa, de 51 anos de idade, detido pelos crimes de Associação criminosa, tráfico de seres humanos e Lenocínio.

O mesmo é apontado como sendo o principal suspeito no recrutamento de 8 mulheres chinesas para a prática de prostituição forçada.

A informação foi avançada a imprensa pelo porta-voz do SIC Geral, Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA – J012H07032023 

SIC detém cidadão chinês por tráfico de mulheres chinesas para prostituição em um casino na cidade de Luanda. 

INTERNACIONAL 

Pelo menos 12 profissionais dos ‘media’ foram mortos no desempenho das suas funções durante o ano passado e no contexto da invasão russa da Ucrânia, avança o Conselho da Europa, num relatório hoje divulgado.

Segundo o documento, intitulado “A guerra na Europa e a luta pelo direito de informar”, também foram registados, no mesmo período, 21 jornalistas feridos enquanto trabalhavam.

A análise, realizada pelas organizações parceiras da Plataforma do Conselho da Europa para a promoção, proteção do jornalismo e segurança dos jornalistas, refere que a guerra na Ucrânia tem decorrido “num contexto de degradação continuada” da liberdade de imprensa em toda a Europa e alerta para um “aumento significativo do número de jornalistas detidos”.

Durante o ano de 2022, a plataforma publicou 289 alertas sobre graves ameaças ou ataques à liberdade de imprensa em 37 Estados, denunciando casos de jornalistas assassinados, presos, agredidos, ameaçados e submetidos a campanhas de difamação.

 

Data de Emissão: 06-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados