Jornal 12h, edição de 07 de Agosto de 2023

MANCHETES

 

– GOVERNO PROVINCIAL DE LUANDA E AMOTRANG AFINAM NOVAS ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE CARTÕES DE COMBUSTÍVEIS. UTENTES DE MOTORIZADAS LICENCIADOS RECEBEM EM DOIS PONTOS DA CAPITAL;

 

– JULGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS ACUSADOS DE DESVIO DE MAIS DE MAIS 30 MILHÕES DE KWANZAS NO HOSPITAL JOSINA MACHEL COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA;

 

– AUMENTO DE PROPINAS DEVE OBEDECER A CÁLCULOS DE MERCADO, APONTA ANALISTA MFM;

 

– APÓS MARCAÇÃO DE GRANDES PENALIDADES, INGLATERRA AFASTA NIGÉRIA DO MUNDIAL DE FUTEBOL FEMININO;

 

INTERNACIONAL

 

NOMEAÇÃO DO FUTURO PRIMEIRO MINISTRO LEVA PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU A REUNIR PARTIDOS POLÍTICOS COM ASSENTO PARLAMENTAR.

Jornal ao meio dia de segunda-feira, 7 de Agosto de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.

 

JINGLE

 

Os cartões de subvenção ao combustível passarão a ser entregues nas paragens de táxis dos Congoleses e Multiperfil, a partir de terça-feira.

A decisão do governo provincial em parceria com a AMOTRANG,  tem como objectivo facilitar o processo de concessão dos cartões de subvenção ao combustível aos taxistas e mototaxistas e o serviço de entrega, nos nove municípios da Província.

A decisão aponta que a cedência de cartões  passará a ser feita nas paragens de táxis.

Segundo o presidente da AMOTRANG, Bento Rafael, depois de muita pressão as autoridades provinciais querem assim facilitar a cedência dos cartões aos seus filiados e diminuir a pressão que os mototaxistas  tinham em outros locais.

 

BENTO RAFAEL 1

 

Por outro lado, Bento Rafael falou sobre o processo de acesso aos cartões de combustíveis. A AMOTRANG regista uma série de problemas, pois apesar de alguns filiados se terem licenciado, estão sem o documento que atesta que põem abastecer as suas motorizadas.

 

BENTO RAFAEL 2

 

Presidente da AMOTRANG, Bento Rafael.

 

E o aumento das propinas do ensino privado deve obedecer a cálculos de mercado e as condições sociais das populações angolanas. 

Assim deseja o analista Carlos Rosado de Carvalho depois de na última semana o assunto ter merecido abordagem entre associações e o governo, quando o titular do executivo falava com associações  sócio profissionais.

 No entender do analista MFM, há a pertinência da discussão deste assunto.

 

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H

 

Recordo que a ministra das finanças disse que a situação do aumento das propinas poderá merecer uma maior avaliação do governo e parceiros. Vera Daves falava em conferencia de imprensa.

 

VERA DAVES PROPRINAS

 

Ainda sobre propinas, o responsável da associação do ensino privado, Antônio Pacavira disse que a situação dos emolumentos  deve ser revista com a maior urgência possível, pois os preços actuais não são compatíveis com os gastos e investimentos no sistema privado de ensino.

 

ANTONIO PACAVIRA 12H PROPINAS

 

Responsável da associação do ensino privado, Antônio Pacavira.

 

 

E é necessário consolidar o rigor orçamental para limitar os erros. A posição foi defendida  no debate MFM no ultimo fim  de semana por  Sabino Conceição, professor da faculdade de economia da unidade Agostinho Neto.

 

 SABINO CONCEIÇÃO O7H

 

Sabino Conceição, professor da faculdade de economia da unidade Agostinho Neto, ele que defende a consolidação orçamental para limitar os erros.

 

PONTO

 

Começa hoje no tribunal de belas o julgamento sumario do  director administrativo e três técnicos da tesouraria do Hospital Josina Machel, em Luanda que  foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) acusados por desvio de mais de mais 30 milhões de kwanzas.

De acordo com a Inspecção Geral do Estado (IGAE), que recebeu a denúncia o valor arrecadado é referente à cobranças irregulares, consultas médicas e outros serviços prestados.

Os implicados foram flagrados com avultadas somas de dinheiro nos gabinetes e serão julgados sumariamente junto do Tribunal de Comarca de Belas, em Luanda. 

O analista MFM Carlos Cabaça apela a uma gestão rigorosa da coisa publica para se evitarem dissabores.

 

CARLOS CABAÇA 12H

 

E o jurista Alberto Chixinacho questiona a exibição dos implicados em imagens televisivas e ao mesmo tempo pede rigor aos gestores públicos.

 

ALBERTO QUIXINACHO 12H

Jurista Alberto Chixinacho.

Começa hoje no tribunal de belas o julgamento sumario do  director administrativo e três técnicos da tesouraria do Hospital Josina Machel, em Luanda que  foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) acusados por desvio de mais de mais 30 milhões de kwanzas.

Sete pessoas morreram e outras dezoito ficaram feridas em consequência de acidentes de viacção, durante o fim de semana, em Luanda.

Os dados foram avançados pelo porta-voz da polícia em Luanda, superintendente Nestor Goubel, quando fazia o balanço das operações realizadas no referido período.

 

NESTOR GOUBEL 01

 

Durante as últimas 72 horas , foram esclarecidos mais de quarenta crimes, resultantes na detenção de cinquenta e uma pessoas.

 

NESTOR GOUBEL 02

 

Porta-voz da polícia em Luanda, superintendente Nestor Goubel.

 

Sobre detenções não é tudo, está detido em Luanda um cidadão de nacionalidade chinesa, suspeito de fraude aduaneira.

O individuo, segundo a corporação,  fazia-se transportar de uma mercadoria avaliada em 54 toneladas, mas que optou pela fuga ao fisco.

A informação foi avançada pelo Porta-voz da Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira, quando fazia o balanço da operação Raio X ao Banditismo.

 

QUINTINO FERREIRA 1

 

Segundo o inspector-chefe, foi possível ainda, efectuar a detenção do funcionário de uma empresa com sede em Viana, acusado de furto de mais de 2 milhões de kwanzas. O cidadao em causa foi detido já na fronteira com a RDC por efectivos da policia nacional.

 

QUINTINO FERREIRA 2

 

Quintino Ferreira e o balanço da operação Raio X ao Banditismo.

 

 

PONTO UNITA

 

O presidente da UNITA reforça que a iniciativa de destituição do Presidente da República, João Lourenço, será materializada.

Adalberto Costa Júnior falava, no último fim de semana, em Luanda, durante o acto político  em homenagem ao líder fundador do seu partido, Jonas Savimbi.

 

ADALBERTO 12H

 

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júniot, durante  o acto político  em homenagem ao líder fundador do seu partido, Jonas Savimbi, decorrido no último fim de semana, em Luanda.

 

PONTO MPLA

 

O primeiro secretário do MPLA em Luanda questiona os projectos sociais desenvolvidos pela UNITA. Manuel Homem, que falava, neste fim de semana, aos militantes do seu partido, em Luanda, reforça o apoio do MPLA na liderança de João Lourenço.

 

MANUEL HOMEM 12H

 

Primeiro secretário provincial do MPLA em Luanda, Manuel Homem, quando falava, neste fim de semana, aos militantes do seu partido, na capital angolana.

 

PONTO ISENÇÃO

 

Arrancam, hoje, em Luanda, os preparativos para a realização da 43ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo dos países da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), cujo ponto alto será no dia 17, altura em que se vai registar a passagem da presidência da organização para Angola.

O evento, subordinado ao lema “capital humano e financeiro: os principais factores para a industrialização sustentável da região”, reserva, para o dia de amanhã, a passagem da presidência do Comité Permanente de Altos funcionários da SADC, do presidente em exercício do órgão para o novo presidente do órgão, o embaixador angolano Nazaré José Salvador, director do gabinete da SADC em Angola.

Este acto será seguido da sessão do Comité Permanente dos Altos funcionários, a decorrer no dia nove, e da reunião do Comité das Finanças, previsto para o dia 10.

DESPORTO

 

A Nigéria está fora do mundial de futebol feminino, após ser afastada nas grandes penalidades pela Inglaterra.

O desafio terminou empatado a zero bolas no tempo regulamentar, mas as inglesas acabaram por levar a melhor diante das africanas.

Agora, a Inglaterra aguarda o vencedor de Colômbia e Jamaica para conhecer o próximo adversário. O jogo dos quartas de final está marcado para o próximo sábado.

Mais dados sobre este e outros assuntos desportivos, o estimado ouvinte vai acompanhar logo a seguir a este serviço de notícias no Jornal Desportivo.

 

INTERNACIONAL

 

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será em Seul, na Coreia do Sul, anunciou este domingo o Papa Francisco.

O anúncio do país que recebe a próxima JMJ, em 2027, foi feito em Lisboa após a missa de encerramento da JMJ no Parque Tejo.

A missa foi concelebrada por 30 cardeais, 700 bispos e 10 mil sacerdotes.

Cerca de um milhão e meio de pessoas estiveram ontem  no Parque Tejo, em Lisboa, na missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude , presidida pelo Papa Francisco, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, realiza hoje encontros com os partidos políticos com assento parlamentar, depois das eleições legislativas de 04 de junho, iniciando o processo para nomeação do futuro primeiro-ministro e consequente formação do Governo.

Data de Emissão: 07-08-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados