Jornal 12h, edição de 06 de Setembro de 2023

MANCHETES

CGSILA DEFENDE ACTUALIZAÇÃO DO SALÁRIO MINÍMO NACIONAL PARA DUZENTOS E QUARENTA E CINCO MIL KWANZAS;

GOVERNO PROÍBE CIRCULAÇÃO DE MOTOCICLOS NAS PRINCIPAIS AVENIDAS DA PROVÍNCIA DE LUANDA. CIDADÃOS E ASSOCIAÇÕES COM OPINIÕES DIVIDIDAS SOBRE A MEDIDA;

PRESIDENTE DA REPÚBLICA CONSTATA ACTIVIDADE PRODUTIVA EM MALANJE;

PALANCAS NEGRAS CONFIANTES NO APURAMENTO AO CAN DE 2024 NA COSTA DO MARFIM;

HOMEM PRESO HÁ 47 ANOS INOCENTADO DEVIDO A TESTE DE DNA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA.

JINGLE MIX      

Jornal ao meio dia de quarta-feira, 6 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.

JINGLE MV

O governo de Luanda proibiu a circulação de motociclos em algumas das principais vias da capital, com o objetivo de melhorar a circulação e diminuir os acidentes, que totalizaram 768 no primeiro semestre do ano.

As medidas foram apresentadas, em conferência de imprensa, pelo director do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do Governo Provincial de Luanda, Edson César.

EDSON CÉSAR 01 12H

A medida abrange também algumas avenidas dos municípios de Talatona, Cazenga e Kilamba Kiaxi, não sendo aplicada, por outro lado, aos municípios de Icolo e Bengo e da Quiçama.

EDSON CÉSAR 02 12H

Edson César, director do Gabinete Jurídico e Intercâmbio do Governo Provincial de Luanda.

No entanto, os cidadãos em Luanda divergem nas opiniões quanto a esta medida do governo.

VOX POP 12H

Já Augusto Mateus, presidente da UMA ANGOLA, União dos Mototaxistas de Angola, diz que a medida do governo provincial foi precipitada em não antecipada por um anúncio os operadores deste segmento de mercado de transportação.

Augusto Mateus diz que os seus filiados estarão prejudicados com esta medida e abre a possibilidade de manifestações dos mototaxistas pelas ruas de Luanda;

AUGUSTO MATEUS MOTOTAXISTAS 12H

Augusto Mateus, presidente da UMA ANGOLA, União dos Mototaxistas de Angola.

PONTO

A CGSILA,  Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, defende a actualização do salário minímo nacional para duzentos e quarenta e cinco mil kwanzas.

A posição foi manifestada pelo secretário-geral da CGSILA, Francisco Gaspar, que diz que a proposta consta do caderno reivindicativo apresentado ao Presidente da República.

FRANCISCO GASPAR CGSILA 01 12H

A CGSILA adverte que caso o governo não resolva os pontos constantes do seu caderno reivindicativo no presente ano económico poderão ser convocadas outras acções de pressão.

Na voz de Francisco Gaspar, a CGSILA defendeu, por outro lado, a intervenção das autoridades no que considera como escravatura laboral no país, praticada por empresas privadas, nacionais e estrangeiras.

FRANCISCO GASPAR CGSILA 02 12H

Francisco Gaspar, secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola.

E tudo acontece numa altura em que mais de quinhentos funcionários da empresa NOVA CIMANGOLA denunciam supostos actos de maus tratos naquela empresa.

Por outro lado, os trabalhadores reclamam da não existência há mais de dois anos de uma comissão sindical, por alegado impedimento da parte da direcção da empresa.

SOM NOVA CIMANGOLA 12H

E contactamos a direcção da empresa NOVA CIMANGOLA, mas sem sucesso.

PONTO

O Presidente da República já se encontra em Malanje para visita de trabalho de dois dias.

Em Malanje, João Lourenço vai inteirar-se sobre a realidade social e económica da província, com destaque para a actividade produtiva desenvolvida na região.

A jornada de trabalho do Presidente da República começou com uma visita à fazenda Lutete, projecto agrícola que trabalha com jovens provenientes do IMA, Instituto Médio Agrário de Malanje.

O governador de Malanje, Marcos Nhunga, destaca que as vias de acesso, energia elétrica e abastecimento de água estão entre as principais preocupações que serão apresentadas a João Lourenço.

No entanto, os populares em Malanje falaram sobre as suas expectativas com a visita do Presidente da República.

CIDADÃOS MALANJE 12H

Presidente da República, João Lourenço, já se encontra em Malanje para visita de trabalho de dois dias.

E antes de seguir para Malanje, o Presidente da República recebeu em audiência o Núncio Apostólico em Angola, Dom Giovanni Gaspari, e o Núncio Apostólico no Paquistão, Dom Germano Penemote, primeiro angolano a ocupar este cargo da diplomacia da Santa Sé.

O Núncio Apostólico em Angola e São Tomé e Príncipe, Dom Giovanni Gaspari, foi ordenado com o título de Arcebispo em 2020.

Já ordenação episcopal de D. Germano Penemote, nomeado pelo Papa Francisco, ocorreu a 16 de Junho deste ano, como Núncio Apostólico no Paquistão.

PONTO

Angola quer mais investimentos em energias renováveis para melhorar cada vez mais a adaptação das comunidades e promover o desenvolvimento sustentável. A posição foi apresentada, ontem, pela Vice-presidente, Esperança da Costa, que falou também dos esforços do executivo para o combate à seca no sul de Angola.

ESPERANÇA DA COSTA 12H

Vice-presidente da República, Esperança da Costa, ontem, durante a Cimeira Africana do Clima.

Angola quer mais investimentos em energias renováveis

PONTO ECONOMIA

O petróleo cotou-se ontem acima dos 90 dólares máximo desde Novembro, após Arábia Saudita e Rússia prolongarem cortes na produção.

O Brent manteve a tendência alta, com os investidores na expectativa das decisões que os bancos centrais europeus e dos EUA vão tomar sobre as respectivas taxas de juro de referência.

Para o analista Carlos Rosado de Carvalho, apesar da OPEP, Organização dos Países Exportadores de Petróleo, não se rever nestas movimentações, há benefícios para angola nestas oscilações no mercado petrolífero.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H PETRÓLEO

Analista MFM, Carlos Rosado.

PONTO DESPORTO

Os jogadores da selecção nacional de futebol estão confiantes no apuramento ao campeonato africano de 2024, a realizar-se na Costa do Marfim.

O capitão dos Palancas Negras, Alfredo Ribeiro, ou simplesmente Fredy, diz que o grupo está bem e motivado para o duelo com o Madagascar, que acontece amanhã às 17horas, no estádio nacional Tundavala, na cidade do Lubango,  .

RD-ALFRED RIBEIRO-PARTE 1

Angola está obrigada a ganhar ao Madagascar esta quinta feira, para segurar o segundo lugar ou assumir o primeiro lugar, de um grupo onde três seleções lutam pelo apuramento.

Para Fredy, o mais importante é garantir a qualificação, mas não descarta a possibilidade de terminar na primeira posição do grupo.

RD-ALFRED RIBEIRO-PARTE 2

Palancas Negras defrontam o Madagascar esta quinta feira  pelas 17 horas, no Estádio Nacional da Tundavala, num duelo referente a sexta e última jornada do grupo E.

PONTO INTERNACIONAL

Um homem norte-americano de 72 anos que cumpriu sete anos de prisão por um crime de violação que não cometeu foi dado como inocente quase 50 anos depois, graças a um teste de DNA, segundo a agência France-Presse (AFP) que cita as autoridades dos Estados Unidos.

Leonard Mack foi detido em 1975 num estado de Nova Iorque, sob acusação de ter violado uma adolescente, quando esta seguia a caminho da escola com uma amiga. Na altura, a polícia procurava por um suspeito afro-americano.

No entanto, após uma campanha da organização Innocence Project, o gabinete do promotor do condado de Westchester revelou que testes de DNA “descartaram de forma conclusiva o referido homem como perpetrador e identificaram um agressor sexual condenado, que agora confessou a violação”.

 

 

 

Data de Emissão: 06-09-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados