Jornal 12h, edição de 06 de Outubro de 2023
VISITA DA VICE-PRESIDENTE AO HUAMBO FORÇA ADIAMENTO DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL DO SINPROF;
MOVIMENTO DOS ESTUDANTES ANGOLANOS DEPLORA INTERRUPÇÃO DE AULAS POR CAUSA DE ACTIVIDADES POLÍTICAS;
COMBATE AO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS, GOVERNO GARANTE APOSTA NA FISCALIZAÇÃO E CONTROLO DOS RECURSOS FINANCEIROS;
CIDADÃO MORRE ELRETOCUTADO QUANDO TENTAVA FURTAR CABOS ELÉTRICOS EM LUANDA;
PRÉMIO NOBEL DA PAZ ATRIBUÍDO À JORNALISTA IRANIANA, PELA SUA LUTA CONTRA OPRESSÃO DAS MULHERES NO SEU PAÍS.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, sexta-feira, 06 de Outubro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
O SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, denuncia o adiamento forçado da reunião do seu órgão colegial no Huambo, devido à presença da Vice-Presidente da República.
Segundo o secretário-geral daquela organização sindical, Admar Jinguma, a actividade prevista para esta quinta-feira, foi adiada de forma forçosa e inesperada para este sábado, tendo em conta que Esperança da Costa estaria a visitar uma instituição de ensino próxima da escola onde teria lugar a assmbleia.
ADMAR JINGUMA 01 12H 061023
Segundo o sindicalista, no mesmo dia, as aulas na escola em questão também foram também interrompidas, pelo que diz ser uma situação incompreensível.
ADMAR JINGUMA 02 12H 061023
Admar Jinguma, secretário-geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores.
E o MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, também reagiu a esta situação. Francisco Teixeira, o presidente desta organização estudantil, deplora a interrupção forçada de aulas devido a actividades políticas.
FRANCISCO TEIXEIRA 12H 061023
Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.
…
E tudo acontece numa altura em que a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, anunciou, quinta-feira, no Huambo, a criação de um fundo no valor de 200 milhões de dólares, que vai, entre outras questões, servir para aumentar o acesso ao Ensino Superior, garantir a qualidade e reforçar o sector com novos cursos, pós-graduação, harmonização curricular e equidade de género.
Esperança da Costa, que se dirigia à comunidade académica do Huambo, num encontro que decorreu no Instituto Politécnico da Universidade José Eduardo dos Santos, acrescentou que o referido fundo, autorizado pelo Presidente da República, João Lourenço, em parceria com o Banco Mundial (BM), e a parceria Global para a Educação, vai servir também para investir nas infra-estruturas dos ISCED da Huíla e do Uíge.
PONTO UNITA
O presidente da UNITA disse que Angola continua longe dos níveis de desenvolvimento humano para que a vida nacional seja diferente.
Adalberto Costa Junior, que falava em Malanje na abertura das jornadas parlamentares do seu partido, apontou ainda a necessidade de haver boa governação;
ADALBERTO 01 12H 061023
Por outro lado, o presidente do maior partido na oposição criticou a governação actual, tendo apontado ainda que a crise social em Angola acentuou-se depois das últimas eleições;
ADALBERTO 02 12H 061023
Presidente da UNITA falando nas jornadas parlamentares do seu partido que devem de princípio ter o seu encerramento neste sábado, com um acto de massas num dos estádios de Malanje.
Estas décimas sextas Jornadas Parlamentares decorrem sob o lema “Pela democracia, cidadania e desenvolvimento inclusivo”.
Em Malanje, antes das jornadas, Adalberto Costa Junior manteve encontros separados com o vice-governador da província de Malanje, os bispos das igrejas Católica e Metodista Unida, bem como com pastores das Igrejas Africanas Sião e da Missão Nordeste dos Adventistas do Sétimo Dia.
PONTO
Angola quer continuar a apostar na fiscalização e controlo da origem e destino dos recursos financeiros, para o combate ao crime de branqueamento de capital.
A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo ministro do Interior quando encerrava a vigésima sexta Conferência Regional Africana da INTERPOL.
Eugénio Laborinho sublinhou ainda os esforços do governo angolano para a promoção da paz e estabilidade no continente africano.
EUGÉNIO LABORINHO 01 12H 061023
Segundo Eugénio Laborinho, a vigésima sexta Conferência Regional Africana da INTERPOL serviu para reforçar a cooperação entre as forças policiais regionais, no combate à criminalidade transnacional.
EUGÉNIO LABORINHO 02 12H 061023
Ministro do Interior, Eugénio Laborinho, quando encerrava ontem a vigésima sexta Conferência Regional Africana da Interpol.
PONTO
A ministra da Saúde garante o reforço da vigilância epidemiológica para prevenir e evitar a propagação de surtos em todo o país.
Sílvia Lutucuta falava, hoje aos jornalistas, durante o acto de de entrega de 24 viaturas, avaliadas em 1.7 milhões de dólares, adquiridas com o financiamento do Banco Mundial.~
SÍLVIA LUTUCUTA 01 12H 061023
Sílvia Lutucuta alerta para a existência de casos de menegite no Huambo e recomenda o reforço da prevenção contra a malária, tendo em conta a época chuvosa.
SÍLVIA LUTUCUTA 02 12H 061023
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
PONTO ECONOMIA
O presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito revelou, esta quinta-feira, que os 50 mil milhões de kwanzas capitalizados pelo governo para a sua instituição estão disponíveis para a produção nacional.
Luzayadio Simba falava ontem durante o I Fórum Sobre Garantia e Crédito, que decorreu aqui na capital.
LUZAYADIO SIMBA 12H 061023
Já o governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Tiago Dias, fala sobre os projectos que receberam financiamento.
MANUEL TIAGO DIAS 12H 061023
Manuel Tiago Dias, governador do Banco Nacional de Angola.
Ainda a economia…
Perto de 25% dos angolanos dominam conceitos financeiros, maioritariamente mulheres e nas zonas urbanas, revela o Inquérito de Literacia Financeira (ILF), divulgado ontem e, que indica também que pouco menos de 32% possuem conta bancária
O inquérito realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), cujos resultados foram ontem apresentados, iniciou-se em fevereiro de 2022, tendo a recolha dos dados durado quatro meses, com entrevistas a 35.190 famílias, das quais 26.000 de zonas urbanas.
Segundo os dados divulgados hoje pelo INE, a percentagem de angolanos que dominam conceitos financeiros é de 24,7%, maioritariamente mulheres (55,1%) e nas zonas urbanas (62,2%). O analista Carlos Rosado de Carvalho faz um enquadramento no estudo e o seu impacto na economia nacional;
CARLOS ROSADO 12H LITERACIA FINANCEIRA
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO DESPORTO
Cinco dias depois de ter apresentado uma providência cautelar, o Kabuscorp do Palanca viu o Tribunal Provincial de Comarca de Luanda suspender a decisão Conselho de Disciplina e do conselho jurisdicional da Federação Angolana de Futebol (FAF), que ditava a descida de divisão do clube, devido ao seu envolvimento no alegado caso de corrupção.
De acordo com a sentença, a anulação deve-se ao facto de não existir consistências nos argumentos apresentados pelos conselhos de disciplina e jurisdicional da FAF.
O jurista Mário Freu diz que a decisão do tribunal demosntra que não foram respeitados um conjunto de garantias concedidas aos agentes desportivos.
RD-MÁRIO FREUD-PARTE 1.
Cinco dias depois de ter apresentado uma providência cautelar, o Kabuscorp do Palanca viu o Tribunal Provincial de Comarca de Luanda suspender a decisão Conselho de Disciplina e do conselho jurisdicional da Federação Angolana de Futebol (FAF), que ditava a descida de divisão do clube, devido ao seu envolvimento no alegado caso de corrupção.
Matéria em desenvolvimento daqui a pouco no Jornal Desportivo, com o Hilário Leonardo.
…
Um cidadão ainda não identificado morreu eletrocutado, na noite desta quinta-feira, no município do Kilamba Kiaxi, quando tentava supostamente furtar cabos elétricos, para supostos fins comerciais.
Segundo o porta-voz da ENDE, Lauro Fortunato, em consequência disso vários bairros daquela localidade ficaram privados do fornecimento de energia elétrica.
LAURO FURTUNATO 12H 061023
Lauro Fortunato, porta-voz da ENDE.
PONTO INTERNACIONAL
O prémio Nobel da Paz foi atribuído, esta sexta-feira, à activista e jornalista iraniana Narges Mohammadi (NARGE MOHAMADI), pela “luta contra a opressão das mulheres no Irão” e “pela promoção dos direitos humanos e liberdade para todos”, foi revelado em conferência de imprensa.
“A sua luta valente veio com custos pessoais tremendos. O regime iraniano já a deteve 13 vezes, condenando-a 5 vezes a um total de 31 anos de prisão e 154 chicotadas”, argumentou o Comité Norueguês do Nobel.
Narges Mohammadi, vice-presidente do Centro de Defensores dos Direitos Humanos, encontra-se, actualmente, detida.
“Após a sua libertação sob fiança após ser detida, pela primeira vez, em 2011, Mohammadi, laureada pela Paz deste ano, mergulhou numa campanha contra o uso da pena de morte. O seu activismo contra a pena de morte levou à sua nova detenção em 2015 e a uma pena adicional de vários anos trás as grades”, lê-se numa nota oficial do Comité Norueguês do Nobel.
O regime do Irão, no poder desde a revolução de 1979, tem sido fortemente criticado pelo seu tratamento das mulheres.