Jornal 12h, edição de 06 de Março de 2023

JOÃO LOUREÇO REAFIRMA EMPENHO DE ANGOLA NA MEDIAÇAO DO PROCESSO DE PAZ PARA A RDC.  

PRESIDENTE DA UNITA DENUNCIA FUGA MASSIVA DE ANGOLANOS AO EXTERIOR PR RAZOES ECONOMICAS. 

ELEVADO NÚMERO DE CRIANÇAS CONTINUA A ABANDONAR AS ESCOLAS NO INTERIOR DO PAIS. ESTUDO APONTA CAUSAS E SOLUCOES. 

OS ESTADOS-MEMBROS DA ONU ALCANÇARAM UM ACORDO PARA ESTABELECER UM TRATADO DE PROTEÇÃO DO ALTO MAR. 

JINGLE MIX 

Jornal ao meio-dia de seis de março de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Mauro Fernandes e Edson Machado. 

JINGLE MV 

A liderança do movimento M23 comprometeu-se, a cessar as hostilidades em toda região Leste da República Democrática do Congo  a partir das 12 horas da próxima terça-feira.

A informação vem expressa num comunicado divulgado pela Presidência da República de Angola. 

Segundo o documento, a fiscalização do cumprimento da cessação das hostilidades será feita no quadro do Mecanismo Ad Hoc de Verificação. 

No comunicado, Angola apela às partes a cumprirem com a letra e o espírito das decisões das várias cimeiras sobre o processo de paz e segurança na região Leste da RDC. 

O Presidente da República João Lourenço, em entrevista na ultima semana a Euronews, falou dos passos importantes para a pacificação na região.

JOÃO LOURENÇO – PAZ – J012H06032023 

O analista MFM para questões internacionais Osvaldo Mboco considera importante o acordo de cessar fogo, porem espera que haja o cumprimento efectivo dos acordos pelas partes.

OSVALDO MBOCO – J012H06032023

O comprometimento da liderança do M23 resulta de contactos feitos pela mediação angolana com o referido movimento, em conformidade com a decisão tomada pela Mini-Cimeira sobre a paz e segurança na região dos Grandes Lagos, realizada em Addis Abeba, Etiópia, a 17 de Fevereiro de 2023.

O Presidente da República, João Lourenço, afirmou que Angola pode se tornar num fornecedor de gás e de hidrogénio verde para a Europa.

Em entrevista exclusiva à Euronews, João Lourenço diz acreditar que a produção de gás natural, não gás associado, em Angola vai conhecer um boom nos próximos anos.

Para o efeito, adianta, foi constituído um novo consórcio para a produção de gás, explorando as reservas identificadas.

Nesta entrevista, o Presidente João Lourenço fala, também, do novo modelo de cooperação que África quer com o ocidente e do  impacto da guerra na Ucrânia, afirmando que vai para lá do continente europeu.

O Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior diz que há várias pessoas a saírem do país alegadamente devido a insegurança no pais. O líder do galo negro diz tratar -se de uma situação extramente delicada.

ADALBERTO FUGA 

 Por outro lado, o líder da UNITA comentou os últimos acontecimentos no sistema de justiça em angola, com a realce para a procuradoria geral da república.

ADALBERTO  TRIBUNAIS  

PONTO

O Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, chegou esta tarde a Lisboa, para uma visita de trabalho com o seu homólogo português, João Gomes Cravinho.

De acordo com uma nota de imprensa da Embaixada de Angola em Portugal, a que  aguardado à chegada pelo representante máximo do estado angolano, em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, o ministro Téte António, estava acompanhado pelos directores da Direcção Europa do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto das Comunidades Angolanas e Serviços Consulares, Júlio Maiato e Maria Filomena António, respectivamente.

O Presidente do Malawi, Lazarus McCarthy Chakwera, exprimiu, este domingo, a possibilidade de deslocar-se a Angola para participar na reunião da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a ter lugar em Agosto do presente ano, em Luanda.

A informação foi prestada à imprensa pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, em Doha (Catar), após um encontro que o  Estadista do malawi manteve com a Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa, à margem da 5ª Conferência dos Países Menos Desenvolvidos (PMD).

Neste encontro de cortesia, Esperança da Costa felicitou Lazarus McCarthy Chakwera, presidente cessante dos PMD, “pelo excelente trabalho realizado” e trocaram impressões sobre o futuro do continente africano, tendo a Vice-Presidente da República enfatizado “que África deve ser dona dos seus próprios destinos”.

PONTO

 Uma em cada quatro crianças do ensino básico nao concluiu o ano escolar  em 2019, porque reprovou ou abandonou o ensino. Segundo um estudo a situação afigura se grave, no entender de Cralos Rosado de Carvalho

CARLOS 12H 

 

Os Membros do Conselho da UNTA – Confederação Sindical, abandoaram esta sexta-feira a Assembleia Geral do órgão que decorre no Moxico.

Segundo o Presidente do Sindicato Nacional dos Médicos, entre varias situações o destaque recai para o posicionamento do secretario geral da UNTA, contra as greves nível do país, a exoneração da Secretária Geral adjunto, sem o respaldo do estatuto da UNTA-CS.

ADRIANO MANUEL – J013H04032023 

Adriano Manuel, denuncia outras posturas do Presidente da UNTA e garantiu a realização de um Congresso geral extraordinária e os sindicatos ponderam a destituição da atual direção do Sindicato.

 ADRIANO MANUEL – 1-  J013H04032023

Sindicatos afectos a UNTA Confederação Sindical, ponderam a realização de um congresso para a destituição da actual direção por irregularidades.

Angola poderá ter, ainda este ano, a vacina contra a malária. O anúncio foi feito pela Ministra da Saúde no final de uma visita que efectou a uma fábrica de vacinas, com dimensão mundial, situada na cidade do Pune, Índia.

A titular da pasta da saúde em Angola manifestou uma maior aproximação, com a unidade fabril, para aquisição de outras vacinas.

SILVIA LUTUKUTA – J013H04032023 

Sílvia Lutukuta visitou o Serum Institute of Índia, que produz mais de trinta vacinas diferentes para tratar doenças. Destas vacinas, Angola faz aquisição de oito por intermédio da UNICEF.

INTERNACIONAL 

Os Estados-membros da ONU alcançaram um acordo para estabelecer um tratado de proteção do alto mar, após mais de 15 anos de negociações.

O consenso foi alcançado após uma maratona de negociações que teve início a 20 de fevereiro e que deveria ter terminado na sexta-feira, mas que continuou durante a noite até sábado, com mais de 35 horas seguidas de discussões.   

O documento define, entre outras coisas, as bases para o estabelecimento de áreas marítimas protegidas, o que deverá facilitar o compromisso internacional de salvaguardar pelo menos 30% dos oceanos até 2030.

“O navio chegou à costa”, anunciou a presidente das negociações, Rena Lee, ao confirmar que havia finalmente um consenso sobre o documento. A notícia foi recebida com uma ovação de pé das delegações reunidas na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

A adoção formal do tratado, porém, vai ter de aguardar até que um grupo de técnicos assegure a uniformidade dos termos utilizados no documento e que este seja traduzido nas seis línguas oficiais da ONU.

FIM.FIM 

Data de Emissão: 06-03-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados