Jornal 12h, edição de 06 de Dezembro de 2023

Destaques:

TAAG TEM NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO. ANA MAJOR FOI SUBSTITUÍDA POR SANTOS DOMINGOS NO CARGO DE PCA. E O ESPANHOL EDUARDO SORIA FOI EXONERADO PARA DAR LUGAR AO NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO EXECUTIVA, NELSON DE OLIVEIRA; 

– PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA EMPREENDIMENTOS SOCIAIS AFECTADOS PELAS ÚLTIMAS CHUVAS EM LUANDA;

 – TRÊS MORTOS E QUINZE FERIDOS EM SEIS ACIDENTES DE VIAÇÃO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS EM LUANDA; 

– ANGOLANOS QUE TRABALHAM EM PORTUGAL E PORTUGUESES QUE TRABALHAM EM ANGOLA PODERÃO BENEFICIAR DA SEGURANÇA SOCIAL NOS RESPECTIVOS PAÍSES DE ORGEM;

– 63 JORNALISTAS MORTOS ATÉ AO MOMENTO NO CONFLITO ENTRE ISRAEL E O MOVIMENTO PALESTINIANO HAMAS, NA FAIXA DE GAZA.  

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.   

JINGLE MV 

A TAAG já vai no quarto conselho de administração em apenas 6 anos. 

António dos Santos Domingos foi nomeado PCA, em substituição de Ana Major. E Nelson de Oliveira é o novo Presidente da Comissão Executiva, substituindo o espanhol Carlos Soria.

A decisão foi tomada em assembleia geral extraordinária da companhia aérea, que tem como acionistas o Instituto de Ativos e Participações do Estado (IGAPE), a Empresa Nacional de Navegação Aérea e o Fundo Social dos Funcionários e Trabalhadores do Setor dos Transportes.

Segundo um comunicado do Ministério dos Transportes, foi realizado “um extenso e criterioso processo de procura e de selecção”, para escolher os novos gestores, com vista a “responder à necessidade de um maior e mais robusto alinhamento do processo de recuperação da companhia aérea iniciado em 2021”.

Para o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, as mexidas na administração da TAAG denotam uma instabilidade que vem de longe.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 02.35”)

Quanto aos motivos da exoneração do anterior Conselho de Administração, alegadamente na sequência de uma investigação levada a cabo pela IGAE, Inspecção Geral da Administração do Estado, o analista MFM defende que os resultados das inspecções devem ser levados ao conhecimento dos cidadãos contribuintes.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H (

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM, sobre as últimas mexidas na TAAG, dois anos depois da nomeação do Conselho de Administração que acaba de ser exonerado. 

Doravante, o PCA da TAAG é António dos Santos Domingos, enquanto Nelson de Oliveira é o novo Presidente da Comissão Executiva. 

Os angolanos que trabalham em Portugal e portugueses que trabalham em Angola poderão beneficiar da segurança social nos respectivos países de origem. A medida faz parte de um acordo que visa permitir que os trabalhadores dos dois países tenham os seus direitos sociais e laborais reconhecidos no país de origem, de acordo com a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias. 

TERESA DIAS – 43” 12H 061223

Teresa Dias, ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, falando a respeito do acordo  que visa permitir que os trabalhadores angolanos em Portugal e portugueses em Angola possam receber os benefícios da segurança social nos seus países de origem. 

E a Comissão Interministerial para a Implementação do Plano Nacional de Formação de Quadros analisou aspectos relacionadas com os termos e aprovação do novo Plano de Desenvolvimento do Capital Humano de Angola 2024-2037.

O diretor do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Edson Barreto, explicou, em declarações à imprensa, que uma das novidades do Plano de Desenvolvimento do Capital Humano de Angola 2024-2037 é fazer com que as políticas públicas de ensino, educação e formação, sejam discutidas de forma coordenada entre os sectores ligados à área formativa. 

EDSON BARRETO – 02’ 50’’ 12H 061223

Edson Barreto, diretor do Gabinete de Quadros do Presidente da República, considerando que o novo Plano de Desenvolvimento do Capital Humano de Angola 2024-2037, vai melhorar a actuação dos departamentos ministeriais no país.

PONTO

Três pessoas morreram e outras quinze ficaram feridas em consequência de seis acidentes de viação. Segundo o porta-voz da polícia em Luanda, superintendente Nestor Goubel, o excesso de velocidade e a falta de precaução estão entre as causas dos acidentes. 

NESTOR GOUBEL – 01’ 14’’ 12H 061223 

Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda, falando sobre o registo de seis acidentes de viação que resultaram em três mortos e quinze feridos, esta terça-feira. 

O Presidente da República, João Lourenço, visita hoje os empreendimentos sociais que foram afectados pelas últimas chuvas em Luanda.

Dados do Centro de Coordenação Operacional da Comissão de Protecção Civil apontam para 2056 residências inundadas e um total de quase dez mil pessoas afectadas pelas enxurradas.

PONTO

Cidadãos em Luanda afirmam que está cada vez mais difícil comprar produtos cesta básica e temem que o cenário possa tornar-se pior com a quadra festiva que está cada vez mais próxima. Os dados com a Maria Humba.

PEÇA MARIA HUMBA – 04′ 20” 12H 061223

Trabalho da nossa colega Maria Humba. 

Está detido em Luanda um cidadão de 32 anos que se fazia passar por efectivo dos Serviços de Investigação Criminal para extorquir dinheiro aos cidadãos. A informação é confirmada pelo porta-voz do SIC, superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA – 01′ 48” 12H 061123

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz dos Serviços de Investigação Criminal, confirmando a detenção de um cidadão de 32 anos que se fazia passar por agente do SIC.   

Um contributo académico no sector da justiça será apresentando no próximo dia 15 de Dezembro, com o lançamento do livro intitulado “A Nomeação Oficiosa: Uma Contrariedade ao Princípio Constitucional da Livre Escolha do Advogado ou do Defensor Oficioso”, da autoria do jurista Victorino Catumbela de Sá.

O autor explica que, entre outros pontos, a obra apresenta subsídios para o combate ao que considera como violação dos direitos dos cidadãos. 

VICTORINO CATUMBELA 01 – 01′ 51” 12H 061123

Outra preocupação que o autor manifesta no seu livro tem a ver com a independência do sector da justiça, bem como com a indicação de pessoas para os principais cargos  nas instituições judiciais. 

VICTORINO CATUMBELA 02 – 02′ 27” 12H 061123

Jurista Victorino Catumbela de Sá, autor do livro “A Nomeação Oficiosa: Uma Contrariedade ao Princípio Constitucional da Livre Escolha do Advogado ou do Defensor Oficioso”, que será lançado no próximo dia 15 de Dezembro. 

PONTO DESPORTO

Angola testa hoje a campeã mundial Noruega no grupo 2 da fase do título do campeonato do mundo que está decorrer na Europa. 

Além de ser a actual campeã mundial, as norueguesas também jogam em casa. No mais recente duelo entre as duas selecções, a Noruega venceu por 32-24 no torneio das Quatro Nações. 

Para este confronto o treinador de Andebol, João Diego Docas, diz que Angola precisa defender bem, para neutralizar o ataque da Noruega com uma equipa mais compacta.  

JOÃO DIEGO DOCAS – 01′ 12” 12H 061223

João Diego Docas, treinador de handebol, e a selecção nacional sénior feminina que defronta hoje a poderosa Noruega na segunda fase do Campeonato do Mundo de Andebol que está a decorrer na Europa. 

PONTO INTERNACIONAL 

63 jornalistas morreram desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamita Hamas, segundo uma contagem realizada até segunda-feira pelo Comité para a Proteção dos Jornalistas.

De acordo com os dados, 56 eram jornalistas palestinianos, quatro israelitas e três libaneses, aos quais se juntaram 11 jornalistas feridos, três desaparecidos e ainda 19 detidos.

Desde que a guerra entre Israel e o movimento palestiniano Hamas começou, em 07 de outubro, 16 mil palestinianos e 1.200 israelitas já perderam a vida.

Data de Emissão: 06-12-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados