Jornal 12h, edição de 06 de Abril de 2023

MORREU PADRE CONGO, FIGURA RELIGIOSA E CARISMATICA DE CABINDA.

JUVENTUDE DA UNITA RETIRA SE DO CONSELHO NACIOOAL DA JUVENTUDE.

EUA PAGAM MAIS DE CENTO E QUARTENTA MILHOES  DE DOLARES POR MORTE DE CIVIS.

JINGLE

Morreu o padre Casimiro Congo, uma das principais figuras da luta pela independência de Cabinda, o enclave angolano no território da República Democrática do Congo. Tinha 71 anos.

A informação foi avançada pelo Jornal de Angola, que adianta que o padre morreu no Hospital Geral Provincial de Cabinda, vítima de doença.

Foi professor, governante e bispo da Igreja Católica americana na província de Cabinda. Denunciou o colonialismo português e também o que chamou de “escravatura imposta” por Luanda em Cabinda.

Durante vários anos foi uma das poucas vozes a defender abertamente a independência de Cabinda, que nunca renegou, mesmo depois de ser indicado para secretário da Educação, Ciência e Tecnologia de Cabinda.

Duas pessoas morreram e quatro outras ficaram gravemente feridas, em consequência de um acidente de viação ocorrido na noite desta quarta-feira, no troço rodoviário Cuito/Chinguar, na Estrada Nacional (EN) Nº250, na província do Bié.

 

De acordo com o chefe das operações do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, sub-inspector bombeiro Vasco Chioca, o sinistro aconteceu quando uma viatura ligeira embateu contra um camião, que se encontrava avariada, na localidade de Candão.

 

As duas vítimas mortais, um homem e uma mulher, com idades de 42 e 34 anos, ficaram encarceradas, só retidas com a chegada dos efectivos dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.

 

Já os feridos, com fracturas múltiplas em diversas regiões do corpo, encontram-se a receber cuidados médicos no Hospital Dr. Walter Stranguay (Cuito).

 

Ainda na quarta-feira, uma pessoa morreu e duas outras ficaram feridas, também num acidente de viação, por capotamento de uma carrinha, na via que liga os municípios do Cuito e Cunhinga, na Estrada Nacional (EN) N°140.

Mulheres e até crianças, encontram da venda de sacos, a fonte para a sobrevivência. Na ausência de um emprego condigno, vários vários cidadãos são obrigados a reinventarem-se, para garantir o básico as suas famílias. As alternativas são varias, desde pequenos negócios a pequenos biscatos.

 

A jornalista Maria Humba esteve no mercado do trinta e nos trás relatos que sobrevive da venda de sacos.

MARIA UMBA 12H 

INTERNACIONAL

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos aceitou, nesta quarta-feira (5), pagar US$ 144,5 milhões às vítimas de um massacre cometido em uma igreja do Texas em 2017, para pôr fim a um processo por “negligência”.

Mais de 75 afetados por essa tragédia, que deixou 26 mortos e 22 feridos, apresentaram uma denúncia civil contra o governo federal, que acusaram de não ter impedido o autor do massacre de comprar a arma.

O acordo anunciado deve dar por concluído o processo judicial, porém ele ainda precisa ser aprovado por um tribunal.

Data de Emissão: 06-04-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados