Jornal 12h, edição de 05 Maio de 2023
SINPES DENUNCIA EXISTENCIA DE MILICIAS PARA ATERRORIZAR PROFESSORES UNIVERSITARIOS EM GREVE.
CONHECIDOS HOJE SO VENCEDORES DO PREMIO NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS.
LIBERDADES DOS TRABALHADORES ANGOLANOS DISCUTIDAS NO PARLAMENTO.
ZELENSKY APELA A CRIAÇAO DE TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL PARA JULGAR CRIMES DE GUERRA NA UCRANIA.
JINGLE
Noticias ao meio-dia, coordena de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Abdenego Simão.
JINGLE MV
Secretário-Geral do SINPES acusa Governo de criar milícias para aterrorizar Professores.
O secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES), Eduardo Peres Alberto, acusou o governo de criar milícias ocultas para matar e aterrorizar os professores do ensino superior.
Estas declarações foram feitas nesta quinta-feira (4), durante uma conferência de imprensa realizada na sede do sindicato.
Secretário-geral anunciou para hoje, sexta-feira 5, a realização de uma assembleia geral extraordinária para avaliar ameaças contra si e a sua filha, assim como os riscos para o presente ano académico diante do silêncio do Governo em relação à greve que decorre desde o mês de fevereiro.
Eduardo Peres Alberto, disse que o Governo é “o único culpado da greve” por alegadamente agir de má-fé na resposta ao caderno reivindicativo, apesar de várias moratórias e remeteu para os filiados qualquer decisão sobre o levantamento ou suspensão da paralisação.
…
Os quatro vencedores da segunda edição do Prémio Nacional dos Direitos Humanos vão ser conhecidos hoje, durante a gala final, a decorrer em Luanda, avançou, o coordenador do grupo técnico da comissão para a organização do galardão, Yannick Bernardo.
O também director nacional dos Direitos Humanos fez saber que os quatro vencedores – sendo um de cada uma das quatro categorias do prémio – vão ser encontrados entre 12 finalistas, apurados pelo corpo de jurados do prémio.
Os 12 finalistas (três de cada uma das quatro categorias) representam as províncias do Moxico, Huíla, Bengo, Luanda, Cunene e Cuanza-Sul.
Yannick Bernardo anunciou que cada um dos vencedores vai receber dois milhões de kwanzas, uma estatueta (troféu do prémio), um certificado de participação e a inserção dos trabalhos nos programas e políticas do Estado.
PONTO
Assinalou-Se Ontem, O Dia Internacional Dos Bombeiros, Data Instituída A 4 De Maio De 1999, Após Uma intensa circulação de emails pelo mundo gerada pela trágica morte de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.
Por ca o porta-voz do bombeiros em Luanda, Faustino Mingue, felicitou a data e afirmou que serão realizadas varia actividades para assinalar a data.
RD: FAUSTINO MINGUES
E a MFM procurou ouvir a opinião dos cidadãos e em relação ao trabalho desenvolvido pelo corpo nacional de bombeiros.
RD: VOX POP
Luanda voltou a registar chuva moderada, durante as horas de hoje, depois quase uma semana sem cair. O porta voz dos bombeiros fez o balanço das últimas 24 horas e destacou a morte de dois cidadãos por acidente viação.
RD: FAUSTINO MINGUES
Porta-voz dos bombeiros faustino mingues e o balaço das ultimas 24 horas
PONTO CORRIDO
Presidente da República, João Lourenço, encontra-se, desde às 17h30 de quinta-feira, na capital britânica, Londres, para assistir à cerimónia de coroação do Rei Carlos III, prevista para amanhã (sábado), na Abadia de Westminster. O novo Rei sucede a Rainha Isabel II.
…
O ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, apresenta, no dia 17 deste mês, em Lisboa, o quadro económico e as oportunidades de investimentos em Angola, no âmbito da visita do Primeiro-Ministro português, António Costa.
A informação foi avançada, recentemente, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, dando conta que a Conferência será “motivadora” para as empresas portuguesas que desejam investir em Angola.
Em declarações à imprensa, no final da III Reunião Mista Intergovernamental Angola–Portugal, que teve lugar na sede do Ministério das Relações Exteriores, João Gomes Cravinho esclareceu que a Conferência se realiza no quadro da visita oficial do Primeiro-Ministro António Costa, no próximo mês de Junho, a convite do Chefe de Estado João Lourenço.
PONTO
Os trabalhadores de empresas privadas vão ter mais acesso ao crédito bancário ou habitação a luz da nova Lei Geral do Trabalho em discussão na Assembleia Nacional.
Para além deste crédito bancário, o diploma legal em discussão prevê que o trabalhador tenha a liberdade de expressão e de opinião no local de trabalho para discutir de acordo a Lei os seus direitos e deveres.
A proposta da lei geral do trabalho, em discussão nas comissões especializadas, deve ficar concluída, ate a próxima terça feira, para ser submetida na assembleia nacional que acontece em dentro de alguns dias.
Os parlamentares, destacam vantagens para ambas partes.
Para a deputada Nádia Monteiro, da comissão de economia e finanças, a visão do executivo angolano é estimular o empregador e aumentar a sua produtividade.
RD: NADI MONTEIRO
Faustino Mumbika, igualmente deputado da quinta comissão da assembleia nacional, fez saber que o documento tem um impacto na vida do trabalhador.
RD: FAUSTINO MUMBIKA
Ouvíamos, Faustino Mumbika, deputado da quinta comissão da assembleia… trabalhadores de empresas privadas vão ter mais acesso ao crédito bancário ou habitação a luz da nova Lei Geral do Trabalho em discussão na Assembleia Nacional
…
A Presidente da Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico, Anna Rita Sithole, apelou a uma participação mais activa da representação angolana, naquele organismo internacional.
A também co-presidente da Assembleia Paritária ACP e União Europeia, fez estas declarações a imprensa, no final da audiência que manteve com o vice-presidente da assembleia nacional, Américo Kunonoca, um encontro que considerou positivo, considerando que, angola deu um passo importante nas questões ligadas a paridade.
RD: ANA RITA SITHOLE
Presidente da Assembleia Parlamentar da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico, Anna Rita Sithole.
…
O Banco Nacional de Angola acolhe de 10 a 12 do mês corrente, em Luanda, a 56.ª Reunião do Comité de Governadores dos Bancos Centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.
O encontro de alto nível, prevê, globalmente, efectuar a análise do sistema financeiro da região da SADC, com particular destaque para os sistemas de pagamento, regulação e supervisão bancária, compensação e liquidação, repatriamento de notas e moedas metálicas, impacto dos controlos cambiais sobre os fluxos transfronteiriços de mercadorias, serviços e capitais, bem como o intercâmbio na capacitação de quadros.
Das iniciativas do Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC, perspectiva-se, igualmente, a criação de uma base de dados de estatísticas monetárias e financeiras, um banco de informação sobre as estruturas e políticas dos bancos centrais e dos mercados financeiros nos países da SADC, lê-se num comunicado do BNA a divulgado a imprensa.
INTERNACIONAL
Banco Central Europeu voltou a subir as taxas diretoras, mas de forma mais moderada. A taxa de depósitos fica nos 3,25%, o valor mais elevado dos últimos 15 anos.
O Banco Central Europeu (BCE) interrompeu um ciclo de fortes subidas das taxas diretoras, anunciando esta quinta-feira uma subida de apenas 25 pontos base nas taxas de juro do euro, como era esperado pelo mercado e antecipado por vários responsáveis do BCE. O comentário de Carlos Rosado de Carvalho.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO
…
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu esta quinta-feira, a criação de um tribunal especial para julgar a agressão russa contra o seu país, após uma visita ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia.
O Presidente ucraniano pediu ainda “justiça em larga escala” e não uma “impunidade híbrida”.
…
O líder do grupo de mercenários russo Wagner divulgou nas redes sociais um novo vídeo de conteúdo gráfico e linguagem chocante para atacar o Kremlin, acusando os altos dirigentes russos de continuarem a falhar com a entrega de munições.
Fazendo-se filmar num campo repleto de cadáveres, que diz serem mercenários mortos na Ucrânia, Yevgeny Prigozhin refere-se pessoalmente a Sergei Shoigu, ministro da Defesa, e Valery Gerasimov, o comandante das forças russas na Ucrânia, num discurso recheado de palavrões, insultando-os e culpando-os pelos insucesso dos seus soldados.