Jornal 12h, edição de 05 de Janeiro de 2024

– ANGOLANOS CONTINUAM A LAMENTAR A MORTE DE RUI MINGAS, UM DOS AUTORES DO HINO NACIONAL;

 

– FAMILIARES DENUNCIAM DESAPARECIMENTO DE CADÁVER DE UMA JOVEM DE 20 ANOS NA MORGUE DO HOSPITAL JOSINA MACHEL EM LUANDA;

 

– MAIS DE 200 FAMÍLIAS DESALOJADAS NO BENGO DEVIDO À ABERTURA DAS COMPORTAS DA BARRAGEM DAS MABUBAS;

 

– TRÊS REDES QUE SE DEDICAVAM NO ROUBO DE TELEMÓVEIS EM LUANDA DESMANTELADAS PELO SIC;

 

 

JINGLE MIX

Jornal ao meio dia de sexta-feira, 5 de Janeiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE

Calou-se a voz de um dos maiores compositores da música angolana…

Os angolanos continuam a lamentar a morte músico e nacionalista, Rui Mingas, ocorrida ontem em Lisboa, Portugal, vítima de doença.

Entre as reações ao passamento físico de um dos autores do Hino Nacional “Angola Avante”, destaca-se a do Presidente da República, João Lourenço, que manifestou, esta quinta-feira, “profunda consternação” pela morte do nacionalista angolano Rui Mingas, aos 84 anos de idade.

De acordo com uma nota, o Chefe de Estado considera Rui Mingas como uma personalidade de grande prestígio, que em várias frentes e em diversas funções representou com talento, competência e dignidade o país, destacando os clássicos de Rui Mingas, com realce para música do Hino Nacional “Angola Avante”.

A nota acrescenta que, na Angola independente, Rui Mingas exerceu cargos de responsabilidade política, tanto a nível interno como externo, e cívica, tendo sido deputado à Assembleia Nacional, secretário de Estado da Educação Física e Desporto, embaixador e reitor de uma universidade privada.

Já o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, também reagiu com tristeza à morte de Rui Mingas.

Mesmo que não tivesse sido um dos autores do hino nacional de Angola, Rui Mingas faria parte da mitologia moderna de Angola nos últimos anos do Império e nas primeiras décadas da independência.

Como atleta do Benfica nas décadas de 1950 e 60, e depois sucessivamente como militante político, cantor e compositor, embaixador de Angola em Portugal, ministro, deputado e empresário, Mingas parece ter estado em todos os lugares onde Angola se afirmou como jovem nação, em confronto com o regime português até 1974, mas não em choque com Portugal, pois também os portugueses reconheceram nele um símbolo da nossa relação com os angolanos, que abarca as vicissitudes passadas, as memórias e afetos em comum, um futuro de parceria e respeito mútuo, lê-se na nota divulgada pela Presidência da República de Portugal.

 

E quem também se manifestou consternado pelo passamento físico de Rui Mingas é o presidente da UNAC, União Nacional dos Artistas e Compositores Angolanos. Zeca Moreno descreve Rui Mingas como um grande criador artístico.

ZECA MORENO – 01′ 21” 12H 050124

Zeca Moreno, presidente da UNAC, União Nacional dos Artistas e Compositores Angolanos, manifestando-se consternado pelo passamento físico de Rui Mingas.

Familiares de uma jovem de 20 anos que morreu no dia 31 de Dezembro no Hospital Geral de Luanda e cujo corpo foi transferido para a morgue do Hospital Josina Machel, denunciam o desaparecimento do cadáver desde quarta-feira, e exigem a intervenção urgente das autoridades, visto que o funeral estava marcado para ontem.

Toda informação com a jornalista Maria Humba.

PEÇA MARIA HUMBA 12H

Trabalho da jornalista Maria Humba.

E a MFM continuará a acompanhar este caso.

PONTO

A RNT, Rede Nacional de Transportes de Eletricidade, adiou o processo de abertura das comportas das barragens de Laúca e Cambambe, que estava previsto para ontem, até que sejam criadas as condições para o realojamento das famílias que vivem nas zonas ribeirinhas.

A abertura vai decorrer de forma gradual para minimizar os efeitos às populações, tal como fez saber o Coordenador da Comissão Técnica de Avaliação das Albufeiras das Barragens da RNT, Paulo Bernardo.

PAULO BERNARDO 01 – 01′ 02” 12H 050124

Paulo Bernando assegura que as medidas preventivas continuam a ser feitas em colaboração com os governos provinciais do Kwanza Norte, Malanje e Luanda.

PAULO BERNARDO 02 – 01’ 15’’ 12H 050124

Paulo Bernardo, Coordenador da Comissão Técnica de Avaliação das Albufeiras das Barragens, avançando que continuam a decorrer as acções preventivas, junto dos governos provinciais do Kwanza Norte, Malanje e Luanda, tendo em conta a abertura das comportas das barragens de Laúca e Cambambe, nos próximos dias.

E na província do Bengo, as mais de duzentas famílias dos bairros Bula e Caboxa, no município do Dande, que foram afectadas pelas inundações provocadas pela abertura de duas comportas das albufeiras da barragem das Mabubas, já começaram a ser realojadas para locais mais seguros.

A informação foi avançada pela governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, que pede a mobilização de toda a sociedade civil para ajudar às vítimas da enchente do Rio Dande com bens alimentares e outros meios.

MARIA NELUMBA – 01′ 10” 12H 050124

Maria Antónia Nelumba, governadora da província do Bengo, lançando o grito de socorro para acudir às populações residentes nas zonas ribeirinhas do Rio Dande que foram obrigadas a abandonar as suas residências, devido à abertura das comportas da barragem das Mabubas.

 

Entretanto, o engenheiro hidráulico, Francisco Lopes, defende que as instituições públicas como a Empresa Nacional de Construção de Infraestruturas Básicas, devem ser munidas com equipamentos suficientes para fazer o desassoreamento e manutenção das barragens, por formas a que as águas alimentem os campos agrícolas.

FRANCISCO LOPES – 02′ 18” 12H 050124

Francisco Lopes, engenheiro hidráulico, defendendo que a Empresa Nacional de Construção de Infraestruturas Básicas deve ser munida com equipamentos suficientes para fazer o desassoreamento e manutenção das barragens.

PONTO

Três redes criminosas que se dedicavam em roubos de telemóveis de marca IPHONE na via pública e discotecas, dos distritos urbanos da Maianga e da Samba, em Luanda, foram desmanteladas pelo Serviço de Investigação Criminal. A informação foi avançada à MFM pelo porta-voz do SIC, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

MANUEL HALAIWA – 12H 050124

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal, confirmando o desmantelamento de três redes criminosas que se dedicavam em roubos de telemóveis de marca IPHONE na via pública e discotecas dos distritos urbanos da Maianga e da Samba, em Luanda.

PONTO ECONOMIA

Os funcionários que auferem salários de até 150 kwanzas vão pagar a partir deste ano 5.915 kz de imposto, ao contrário dos 11.915kz que pagavam até 2023. A medida é uma das alterações da tabela do IRT, Imposto sobre o Rendimento de Trabalho, que entra em vigor no âmbito do Orçamento Geral do Estado para 2024.

A este respeito, o analista MFM para as questões económicas, Carlos Rosado de Carvalho, considera que a medida vai trazer benefícios aos funcionários que ganham até este valor, uma vez que serão poupados cerca de 6 mil kwanzas.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02′ 38” 12H 050124

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para os assuntos económicos, falando sobre os benefícios que os funcionários que auferem salários de até 150 mil terão, com a redução de cerca de 6 mil kz do valor pago no âmbito do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho.

PONTO

“A Formação Profissional e o Emprego como Factor de Sustentabilidade” estará em reflexão amanhã, numa palestra promovida pelo MEA, Movimento dos Estudantos Angolanos.

O objetivo do evento, que acontece às 9h na Casa da Juventude em Viana, é contribuir para a capacitação dos jovens que enfrentam inúmeras dificuldades financeiras para o ingresso ao ensino superior, tal como avança o presidente do MEA, Francisco Teixeira.

FRANCISCO TEIXEIRA – 01′ 42” 12H 050124

Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, falando sobre a realização de uma palestra com o tema “A Formação Profissional e o Emprego como Factor de Sustentabilidade”, que terá lugar amanhã, às 9h, na Casa da Juventude, em Viana. 

PONTO DESPORTO

O presidente da associação provincial de Atletismo na Lunda Norte Alex Paulo revelou a MFM que apenas um empresário naquela cidade mostrou-se desponível apoiar apenas com Água, duas actividades que associação vai realizar.

A primeira actividade é o segundo grande prémio de atletismo que acontece já no dia 7 de janeiro no próximo domingo a segunda actividade está previsto para o dia 15.

RD-ALEX PAULO-PARTE 1.

Alex Paulo presidente da associação provincial de atletismo na Lunda Norte que continua com dificuldades para preparar duas actividades enquadrada nas festas da província da Lunda-Norte, que se realizam desde 1988.

Data de Emissão: 05-01-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados