Jornal 12h, edição de 05 de Dezembro de 2023

Destaques:

CIDADÃO DETIDO POR REALIZAR EM CASA O PARTO DA MULHER GRÁVIDA DE GÉMEOS SEM QUAISQUER QUALIFICAÇÕES MÉDICAS. OS RECÉM-NASCIDOS ACABARAM POR MORRER HORAS DEPOIS; 

– CAMPANHA PARA A LIDERANÇA DA ORDEM DOS ADVGADOS RENHIDA. CANDIDATOS PROMETEM COMBATE AO EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO E MAIOR DIGNIDADE À CLASSE; 

– FALTA DE DINHEIRO FORÇA ATRASO DA SELECÇÃO NACIONAL DE XADREZ AO CAMPEONATO AFRICANO QUE COMEÇA HOJE NA MAURITÂNIA; 

– SITUAÇÃO AINDA TENSA NA GUINÉ-BISSAU, APÓS ANÚNCIO DE DISSOLUSSÃO DO PARLAMENTO. 

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, terça-feira, 05 de Dezembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.   

JINGLE MV 

Um cidadão de 29 anos, sem quaisquer qualificações médicas, decidiu realizar o parto da sua esposa, grávida de gémeos, em casa, sem as condições mínimas. Os dois recém-nascidos acabaram por morrer de tétano porque os instrumentos utilizados para corte do cordão umbilical não tinham sido esterilizados. A tragédia aconteceu no município do Dande, província do Bengo. E o cidadão em causa já está a contas com a justiça, tal como esclarece o porta-voz do SIC naquela província, subinspector Miguel Correia.

MIGUEL CORREIA 01 – 02’ 08’’ 12H 051223

Segundo o porta-voz do SIC no Bengo, o acusado justifica a autoria do parto improvisado em casa com facto de não ter meios para levar a esposa à unidade sanitária mais próxima, uma justificação que, na óptica das autoridades policiais, merece um melhor esclarecimento. 

MIGUEL CORREIA 02 – 01’ 34’’ 12H 051223

Subinspector Miguel Correia, porta-voz do Serviço de Investigação Criminal no Bengo, e o esclarecimento da detenção de um cidadão de 29 anos, que sem quaisquer qualificações médicas, decidiu realizar o parto da sua esposa, grávida de gémeos, em casa, sem as condições mínimas. Os dois recém-nascidos acabaram por morrer de tétano porque os instrumentos utilizados para corte do cordão umbilical não tinham sido esterilizados. A tragédia aconteceu no município do Dande, província do Bengo e o cidadão em causa já está a contas com a justiça.

A olhar para as circunstâncias em que os factos ocorreram, o médico pediatra e especialista em saúde pública, Jeremias Agostinho, considera que não houve exercício ilegal da profissão de parteiro nem qualquer negligência.

JEREMIAS AGOSTINHO – 03’ 59’’ 12H 051223

Jeremias Agostinho, médico pediatra e especialista em saúde pública, considerando que não houve qualquer negligência e imprudência no caso do cidadão de 29 anos que sem quaisquer qualificações médicas, realizou o parto da sua esposa, grávida de gémeos, em casa. Os dois recém-nascidos acabaram por morrer de tétano porque os instrumentos utilizados para corte do cordão umbilical não tinham sido esterilizados. A tragédia aconteceu no Bengo. 

PONTO 

A Rádio MFM começou esta semana a ouvir o manifesto dos concorrentes à Ordem dos Advogados de Angola. Ontem, segunda-feira, no programa “DEZ PARA O MEIO DIA”, Paulo Miranda conversou com Vicente Pongolola, candidato da lista A. 

Hoje, terça-feira, veio aos estúdios da MFM Henriqueta de Sousa da Silva, candidata da lista B. Pormenores com o jornalista Nataniel Lofa.

PEÇA NATANIEL LOFA 12H

Trabalho do jornalista Nataniel Lofa. 

A OFICINA DO CONHECIMENTO promove esta quarta-feira, em Luanda, uma mesa redonda subordinada ao tema “Juventude e Cidadania: O Contributo de Uma Geração para a Construção da Nação”. 

Osvaldo Mboco, da organização, destaca os objetivos do evento que terá como intervenientes o deputado Nelito Eukuikui, a vice-presidente da Associação de Voluntários para o Progresso de Angola Algenura Finda, o jurista Nadilson Paim, bem como o docente universitário Sebastião Gaspar.

OSVALDO MBOCO – 01’ 31’’ 12H 051223

Osvaldo Mboco, da OFICINA DO CONHECIMENTO, que promove esta quarta-feira, em Luanda, uma mesa redonda subordinada ao tema “Juventude e Cidadania: O Contributo de Uma Geração para a Construção da Nação”. 

PONTO

Estudantes universitários reclamam de morosidade no processo de entrega de certificados e diplomas por parte das instituições de ensino superior públicas e privadas no país. 

As principais preocupações vêm da Universidade Agostinho Neto, onde os estudantes dizem estar há vários meses à espera dos documentos e apontam o excesso de burocracia como uma das causas da demora na entrega dos diplomas, uma situação que tem estado a criar vários transtornos. 

VOX POP MOROSIDADE DIPLOMAS – 03′ 34” 12H 051223

Sobre este assunto, o presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos deplora o posicionamento das instituições que demoram vários meses para entregar certificados e diplomas aos estudantes e diz que o MEA já levou o assunto para junto da Ministra do Ensino Superior, no sentido de ver a situação resolvida. 

FRANCISCO TEIXEIRA – 02′ 13” 12H 051223

Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, lamentando a falta de resposta das instituições de direito face à morosidade registada no processo de entrega de certificados e diplomas. 

PONTO ECONOMIA 

O Banco Africano de Desenvolvimento reviu em baixa as suas previsões macroeconómicas a curto e médio prazo para África, para 2023 e 2024, anunciou a entidade na segunda-feira.

Os valores ligeiramente inferiores refletem os efeitos persistentes e de longo prazo da COVID-19, as tensões e conflitos geopolíticos, os choques climáticos, o abrandamento económico mundial e o espaço orçamental limitado para os governos africanos responderem adequadamente aos choques e sustentarem os ganhos de recuperação económica pós-COVID-19.

Os dados atualizados foram publicados na sua atualização do Desempenho e Perspetivas Macroeconómicas Africanas de 2023, um seguimento das Perspetivas Económicas Africanas de 2023 do Grupo Banco, publicadas em Maio. O economista Carlos Rosado de Carvalho falou do impacto deste relatório para Angola;

CARLOS ROSADO – 01’ 51’’ 12H 051223 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, falando sobre o impacto para Angola do relatório publicado Banco Africano de Desenvolvimento, que reviu em baixa as suas previsões macroeconómicas a curto e médio prazo para África, para 2023 e 2024.

PONTO DESPORTO

Os quatro xadrezistas angolanos que compõem a selecção nacional chegam apenas hoje à Mauritânia, palco do campeonato africano da modalidade que começa precisamente nesta terça-feira.   

O atraso deveu-se ao facto de não haver dinheiro para a compra de bilhetes de passagens dos atletas durante os preparativos.  O vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez, António Assis, diz que apesar dos contra tempos Angola vai competir para ganhar. 

ANTÓNIO ASSIS – 01′ 54” 12H 051223

Selecção nacional de xadrez chega apenas hoje ao palco do Campeonato Africano de Júniores na Mauritânia, onde aterram duas horas depois do arranque da competição.  

E no Andebol… Confirmada a presença na fase do título do campeonato do mundo da modalidade que está decorrer na Europa, Angola defronta amanhã a Noruega no grupo 2. 

A poderosa Noruega é favorita no duelo frente às campeãs africanas, neste mundial que também joga em casa, terminou em invicta a fase de grupos três vitórias em iguais números de jogos terminando na liderança do grupo C com 6 pontos. 

Ao contrário dos números da Angola que em três jogos perdeu dois e empatou um, último diante da Islândia (26-26) golos na terceira e última jornada do grupo D resultado que permitiu o apuramento a fase do título com 1 ponto na terceira posição. 

PONTO INTERNACIONAL 

A televisão e a rádio estatais da Guiné-Bissau foram esta segunda-feira ocupadas por “militares fortemente armados” e os funcionários expulsos das instalações, disseram à Lusa fontes daqueles órgãos de comunicação social.

A situação relatada ocorreu depois do anúncio de dissolução da Assembleia Nacional Popular, feito pelo próprio Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, e oficializado em decreto presidencial, na sequência dos confrontos de quinta e sexta-feira entre forças de segurança, que considerou tratar-se de um golpe de Estado.

Na sequência deste acto, geraram-se confrontos armados entre a Guarda Nacional e o batalhão da Presidência, que foi resolvido com a intervenção da Polícia Militar e que resultou na detenção do comandante da Guarda Nacional, Vítor Tchongo.

O Presidente Umaro Sissoco Embaló anunciou ontem após ter dissolvido o Parlamente, ter assumido as pastas do Interior e da Defesa, atribuindo as pastas da Economia e Finanças a Geraldo Martins, que se manterá primeiro-ministro até ao chefe de Estado encontrar outro líder para o Governo guineense.

Aos jornalistas, o Presidente guineense anunciou que Geraldo Martins continua em funções até ser indicado o próximo primeiro-ministro.

E no Médio Oriente…

Os conflitos entre o Israel e o movimento islamita Hamas, na Faixa de Gaza, causaram até ao momento 16 mil mortos, 70% dos quais mulheres e crianças e mais de quarenta mil feridos.

Os bombardeamentos das forças israelitas intensificam-se agora no sul da Faixa de Gaza, com os hospitais a registarem cenários bastante violentos, vitimando vários civis, incluindo crianças. 

Data de Emissão: 05-12-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados