Jornal 12h, edição de 04 de Setembro de 2023
ARRANQUE DO NOVO ANO LECTIVO MARCADO COM APELOS PARA MELHORIA DAS CONDIÇÕES ESCOLARES EM TODO O PAÍS;
PRESIDENTE DA REPÚBLICA ACUSA POLÍTICOS DE DESENCORAJAREM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS PARA NÃO INVESTIREM NO PAÍS. ANALISTA CONTRARIA DECLARAÇÕES DE JOÃO LOURENÇO;
DO DESPORTO, CONTINUAM AS REACÇÕES SOBRE A SUSPENSÃO DO PETRO DE LUANDA À ACTIVIDADE FUTEBOLÍSTICA POR ALEGADA PRÁTICA DE CORRUPÇÃO;
INTERNACIONAL
AUMENTA O NÚMERO DE CRIANÇAS DESLOCADAS EM ÁFRICA DEVIDO À CRISE CLIMÁTICA.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia de segunda-feira, 4 de Setembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
Arrancam, hoje, em todo o país, as aulas no ensino geral, com apelos do ministério da Educação para que os alunos compareçam na escola nesta primeira semana de aulas.
A ministra Luísa Grilo revelou que mais de 8 milhões de alunos foram matriculados para o presente ano lectivo, numa altura em que o governo fala na construção de mais de cem escolas em todo o país.
Já Francisco Teixeira, do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos, volta a reclamar da falta de condições nas escolas e do número elevado de alunos que vai ficar fora do sistema de ensino.
FRANCISCO TEIXEIRA 12H
E Admar Jinguma, secretário-geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, diz que o ano é novo, mas as preocupações são as antigas.
ADMAR JINGUMA 12H
Admar Jinguma, secretário-geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, em entrevista à MFM.
E quem também se pronunciou sobre o arranque hoje do novo ano lectivo é o analista MFM Carlos Rosado de Carvalho, que destaca a actual falta de vagas, aumento das propinas no ensino privado e os preços altos dos materiais escolares.
CARLOS ROSADO CARVALHO 01 12H
E o porta-voz da polícia em Luanda, superintendente Nestor Goubel, anuncia para esta terça-feira, o relançamento da brigada escolar, aqui na capital angolana.
NESTOR GOUBEL 12H
Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda.
Aulas no ensino geral arrancaram, hoje, em Angola.
PONTO
O Presidente da República acusou alguns políticos de estarem a desencorajar instituições financeiras estrangeiras para não investirem em Angola.
João Lourenço falava, no último sábado, durante a reunião do Conselho Económico e Social.
JOÃO LOURENÇO 12H
Presidente da República, João Lourenço.
No entanto, o comentarista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, disse que os pronunciamentos do presidente da republica sobre a atração de investimentos no país, nada têm a ver com a oposição, mas sim a observação de embaixadas e outros sectores atentos em investir em Angola.
Falando no seu habitual espaço ECONOMIA SEM MAKAS, Carlos Rosado de Carvalho, diz que as críticas de João Lourenço sobre o assunto, em nada abonam a atração de parcerias;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 01 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO
Os participantes ao debate “O ESTADO DA NACÇÃO” do último sábado, aqui na MFM, apresentam contribuições sobre como remover as barreiras para a industrialização do país, tema de conversa da referida edição.
Para o consultor económico Sabino Conceição, a política de desenvolvimento da economia em Angola não está alinhada com os propósitos de industrialização.
SABINO CONCEIÇÃO 12H
Já Fernandes Wanda, professor da Universidade Agostinho Neto, adverte para a importância dos discrusos políticos andarem de mãos dadas com as acções praticadas.
FERNANDES WANDA 12H
Por sua vez, o Director do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada, Heitor Carvalho, avança que os problemas de base têm impedido o crescimento industrial do país.
HEITOR CARVALHO 12H
E o jornalista Ramiro Aleixo condena a concentração do poder em Luanda e defende maior autonomia às províncias do país.
RAMIRO ALEIXO 12H
A desconcentração do poder foi também destacada pelo jurista e especialista em políticas públicas, Joaquim Jaime.
JOAQUIM JAIME 12H
Participantes da última edição do debate “O ESTADO DA NACÇÃO”, aqui na MFM, que abordou sobre como remover as barreiras para a industrialização do país.
PONTO
O governo angolano prevê formar e realizar estágios profissionais para os jovens de todo o país até 2027. A informação foi avançada, no Bengo, pelo secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Pedro Felipe.
PEDRO FILIPE 12H
Pedro Filipe, secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social.
…
O centenário de Uanhenga Xito em 2024 será marcado com a construção de um memorial do escritor.
A família, na voz de Divaldo de Carvalho Ferreira, revela que o memorial será construído na aldeia de Calomboloca.
DIVALDO DE CARVALHO 10H
Uanhenga Xito é autor de obras literárias como “O Ministro”, “Mestre Tamoda”, “Bola Com Feitiço” e “Manana”, só para citar algumas.
PONTO DESPORTO
A suspensão do clube Petro de Luanda de toda actividade desportiva num período de dois anos, por alegado envolvimento em esquema de corrupção continua a merecer atenção e reação dos agentes desportivos e dos homens da lei.
Para o jurista Alberto Kixinacho, a medida da FAF tem consistência, ao tomar uma decisão sem olhar para os autores.
RD-ALBERTO KIXINACHO
Por outro lado, Carlos Cabaça, jurista e analista MFM, diz que a medida da FAF não faz sentido, afirmando ser necessário que se procure outra forma de resolução deste caso alegado de corrupção.
RD-CARLOS CABAÇA
Os clubes envolvidos no caso, Petro de Luanda, Académica do Lobito, Primeiro de Agosto e Kabuscorp da Palanca, já anunciaram a intenção de recurso da sentença junto do Conselho Juridiscional da FAF.
Um assunto que merecerá mais elementos, logo a seguir a este serviço informativo, no Jornal Desportivo.
PONTO INTERNACIONAL
O número de crianças deslocadas na África subsaariana devido à crise climática duplicou em 2022, afirmou, hoje, num comunicado, a organização Save the Children (*SEIVE DE TCHILDRÉN*)
Nos dados do Centro de Monitorização de Deslocações Internas, a organização divulgou, que pelo menos 1,85 milhões de crianças na África subsaariana foram deslocadas dentro dos seus países devido a choques climáticos no final de 2022.