Jornal 12h, edição de 04 de Outubro de 2023
– EX-TRABALHADORES DA BRIGADA ESPECIAL DE LIMPEZA DA CASA MILITAR DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MANIFESTAM-SE JUNTO DO TRIBUNAL DE COMARCA DE BELAS;
– SINDICATO DOS JORNALISTAS CONSIDERA QUE CRIMINALIZAÇÃO DA ACTIVIDADE JORNALÍSTICA EM ANGOLA NÃO PROMOVE A LIBERDADE DE IMPRENSA;
– MAIS DE DUZENTOS ANIMAIS MORRERAM SÓ ESTE ANO EM LUANDA. PARASITOSE E RAIVA ENTRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS;
– VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA INICIA VISITA DE TRÊS DIAS À PROVÍNCIA DO HUAMBO, COM FOCO NO SECTOR SOCIAL.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, quarta-feira, 04 de Outubro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição de Zacarias Congo.
JINGLE
Familiares de ex-trabalhadores afectos BRIGADA ESPECIAL DE LIMPEZA a Casa militar da presidência da republica manifestaram-se esta manha junto a sala de família da comarca de Belas. Estas pessoas eram afectas a área de limpeza.
Os familiares alegam cerca de dois mil ex-trabalhadores estão sem forma de viver divido ao facto de terem sido afastados, sem aviso prévio. Alegam ainda que há anos que não há resolução dos seus problemas, dai a exigência de uma indemnização as famílias ou reenquadramento dos antigos trabalhadores;
EX TRABALHADORES JORNAL
Assunto em desenvolvimento em outros tempos de informação.
…
O Secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas considera que a criminalização da actividade jornalística em Angola não promove a liberdade de Imprensa.
Teixeira Cândido, que reagia à MFM sobre a detenção do jornalista Carlos Alberto, lamentou ainda a situação por que se encontra o director do “PORTAL A DENÚNCIA”.
TEIXEIRA CÂNDIDO 01 12H 041023
Teixeira Cândido defende a alteração do código penal angolano e o reforço da deontolofia profissional.
TEIXEIRA CÂNDIDO 02 12H 041023
Teixeira Cândido, secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos.
De recordar que o jornalista angolano e director do “PORTAL A DENÚNCIA”, Carlos Alberto, foi condenado a três anos de prisão por difamação, denúncia caluniosa e abuso de liberdade de imprensa contra o antigo vice-procurador-geral da República, Mota Liz.
A pena tinha sido suspensa, caso Alberto apresentasse, num período de 60 dias, um pedido de desculpas ao antigo procurador. Segundo fontes do tribunal, o pedido de desculpas não aconteceu.
Este assunto mereceu também comentários do jurista e jornalista Jaime Azulay, que entende ser errado pensar numa satisfazação de um desejo de vingança do ofendido por parte do tribunal.
JAIME AZULAY 01 12H 041023
Jaime Azulay vai mais longe.
JAIME AZULAY 02 12H 041023
Jaime Auzlay, jurista e jornalista.
PONTO UNITA
O Presidente da UNITA disse esta terça-feira, em Malanje, que a condição social e económica do país contínua crítica, um ano depois da realização das eleições gerais. Adalberto Costa Júnior voltou a falar sobre a iniciativa do seu partido para a destituição do Presidente da República.
ADALBERTO COSTA JÚNIOR 01 12H 041023
Adalberto Costa Júnior voltou a considerar que o MPLA tem medo de realizar as eleições autárquicas.
ADALBERTO COSTA JÚNIOR 01 12H 041023
Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, quando falava à massa militante do seu partido em Malanje, onde decorrem, desde ontem, as décimas primeiras jornadas parlamentares da UNITA.
PONTO MPLA
A província do Huambo acolhe, de 5 a 8 de Outubro, a 19ª edição do CANFEU, Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários, numa realização Secretariado Nacional da JMPLA.
Carlos Pedro, porta-voz do evento, fala sobre os objectivos da actividade.
CARLOS PEDRO 01 12H 041023
O papel da juventude no desenvolvimento socioenómico de Angola é outro tema que merecerá reflexão dos participantes a esta edição do CANFEU.
CARLOS PEDRO 02 12H 041023
Carlos Pedro, porta-voz da 19ª edição do CANFEU, Campo Nacional de Férias dos Estudantes Universitários.
PONTO ISENÇÃO
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, desloca-se, hoje, ao Huambo, para uma visita de trabalho de 48 horas.
A agenda de trabalho de Esperança da Costa, no planalto central, inclui visitas ao Centro de Ecologia Tropical e Alterações Climáticas e às instituições do Ensino Superior, deslocando-se ainda ao município de Cachiungo.
PONTO
Mais de duzentos animais morreram só este ano, em Luanda, devido a doenças como parasitose e leptospirose, bem como suspeitas de raiva. Os dados foram avançados pelo director dos Serviços Veterinários de Luanda, Nito Zacarias, que falava à MFM por ocasião do Dia Mundial do Animal, que se assinala hoje.
Ainda assim, o responsável tranquiliza que os números não são assustadores.
NITO ZACARIAS 01 12H 041023
Nito Zacarias fala sobre as principais doenças que afectam os animais e receonhece avanços na cultura das pessoas em levarem os seus animais aos serviços veterinários.
NITO ZACARIAS 02 12H 041023
A falta de quadros é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos serviços veterinários. Por outro lado, o responsável da saúde sanitária na capital destaca melhorias no abastecimento de medicamentos.
NITO ZACARIAS 03 12H 041023
Nito Zacarias, director dos Serviços Veterinários de Luanda.
E a médica veterinária, Carla Fernandes, defende mais apoio aos serviços médico-veterinários, com a garantia de mais profissionais capacitados e melhores condições de trabalho.
CARLA FERNANDES 01 12H 041023
Carla Fernandes aponta as dificuldades financeiras e a falta de informação da parte das famílias como factores que têm feito com que muitas pessoas não levem os seus animais aos serviços veterinários.
CARLA FERNANDES 02 12H 041023
Médica veterinária, Carla Fernandes, em entrevista à MFM.
Hoje é o Dia Mundial do Animal.
…
A ministra da Saúde garantiu, esta terça-feira, em Caxito, que o novo hospital geral do Bengo será inaugurado em Novembro deste ano.
Sílvia Lutucuta, que falava aos jornalistas no final de uma visita às obras do novo hospital, falou em uma evolução considerável dos trabalhos.
SÍLVIA LUTUCUTA 01 12H 041023
Sílvia Lutucuta afirma que o governo continuará a dar atenção para a melhoria dos serviços de saúde no país e assegura que os recursos humanos estão garantidos para o novo hospital geral do Bengo.
SÍLVIA LUTUCUTA 02 12H 041023
Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
PONTO
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, assegurou, recentemente, em Benguela, que está descartada, por enquanto, qualquer possibilidade de privatização das Empresas Provinciais de Águas e Saneamento de Luanda e Cabinda.
Segundo o governante, o que deve ocorrer, nos próximos tempos, é a entrega da gestão a um parceiro privado internacional com comprovada idoneidade técnica. João Baptista Borges salientou que o Executivo angolano definiu um trabalho relevante com o Banco Mundial cujo objectivo é o de definir um modelo para a gestão privada de abastecimento de água em Luanda e Cabinda.
PONTO DESPORTO
A equipa sénior feminina de andebol do Primeiro de Agosto defronta hoje o Bandama da Côte d’Ivoire, às 13horas, nos quartos de final da taça dos clubes campeões africanos que está decorrer em Brazaville.
O Petro de Luanda vai medir forças com o Nziko dos Camarões as 15h30, no pavilhão Nicole Oba. O treinador de andebol João Diego Docas diz que as equipas angolanas são alvos a bater na taça dos clubes campeões.
RD-JOÃO DIEGO DOCAS-PARTE 1.
Este assunto merecerá outros elementos no Jornal Desportivo, com o Hilário Leonardo, logo a seguir a este serviço de notícias.
PONTO INTERNACIONAL
O líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy, destituído, terça-feira, do cargo, com os democratas a unirem-se à direita radical na votação que ditou a sua saída.
A votação de 216-210, forçada por um contingente formado pela ala mais à direita do Partido Republicano, lança a Câmara dos Representantes (câmara baixa) e a sua liderança republicana para uma situação inédita.
O congressista Matt Gaetz, republicano da Florida, apresentou a moção para destituir o líder da câmara baixa, reunindo críticos republicanos conservadores e muitos democratas que dizem que McCarthy é indigno de estar na liderança.
Os próximos passos são incertos, mas não há um sucessor óbvio para liderar a maioria republicana na Câmara dos Representantes, segundo a Lusa, que cita a agência Associated Press (AP).