Jornal 12h, edição de 04 de Dezembro de 2023

Destaques:

ACIDENTES DE VIAÇÃO VOLTAM A CAUSAR VÍTIMAS. SETE PESSOAS MORRERAM NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA DEVIDO À SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA EM LUANDA;

– ANGOLA REGISTOU ATÉ AO MOMENTO CERCA DE 12 MILHÕES DE CASOS DE MALÁRIA E MAIS DE SEIS MIL MORTES DEVIDO À DOENÇA;

– ESCRIVÃO DETIDO NO ZANGO ACUSADO DE FALSIFICAR ASSINATURA DE UM JUIZ DE DIREITO; 

– ANDA RECLAMA DE INCUMPRIMENTO DA LEI DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA;

PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU CLASSIFICA TIROTEIOS E CONFRONTOS MILITARES REGISTADOS NA CAPITAL COMO TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO. 

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.   

JINGLE 

Sete pessoas morreram em consequência de quinze acidentes de viação, no último fim de semana, em Luanda. 

A informação foi avançada pelo porta-voz da corporação na capital, superintendente Nestor Goubel. 

NESTOR GOUBEL 01 –12H 041223

No mesmo período, foram detidas 66 pessoas e apreendidas quatro armas de fogo. 

NESTOR GOUBEL 02 –12H 041223

Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda, quando avançada os dados das operações realizadas nos últimos três dias, em Luanda. 

Está detido em Luanda um escrivão afecto ao Julgado de Menores do Zango acusado de falsificar a assinatura de um juiz… 

O porta-voz do DIIP, Quintino Ferreira, afirmou esta manha a MFM, durante a apresetação dos dados das ultimas 24  horas, que o cidadão hora detido sera presente ao ministrio publico a qualquer momento.

QUINTINIO…

Duas pessoas morreram afogadas em Luanda no último fim de semana. A informação foi avançada pela porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros na capital, Maina Panzo, que destaca ainda o registo de cinco incêndios, nas últimas 72 horas.

MAINA PANZO – 01’ 17’’ 12H 041223

Maina Panzo, porta-voz dos bombeiros em Luanda, e o balanço das ocorrências registadas no último fim de semana. 

Cerca de 12 milhões de casos de malária foram registados desde o início do ano até ao momento no país. Só este ano, a doença, que é a principal causa de morte no país, já tirou a vida de seis mil pessoas. 

A informação foi avançada no Dubai, Emirados Árabes Unidos, pela ministra da Saúde, durante a abertura do pavilhão de Angola na COP28, a Cimeira Mundial do Clima. Sílvia Lutucuta fala no aumento do número de casos da malária em Angola.  

SÍLVIA LUTUCUTA 01 – 

Segundo a ministra da Saúde, o governo trabalha com vários parceiros para a aquisição da vacina contra a malária, que terá como prioridade crianças menores de cinco anos.

SÍLVIA LUTUCUTA 02 –

Por outro lado, Sílvia Lutucuta, avançou que Angola continua a registar casos de covid-19. Só no mês de Novembro, foram registados mais de 100 casos da doença.

SÍLVIA LUTUCUTA 03 – 

Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, falando sobre o registo de mais de 100 casos de covid-19 só no mês de Novembro, em Angola. 

PONTO

Mais de 30 mil pessoas portadores de deficiência são controladas pela 

A ANDA, Associação Nacional dos Deficientes Angolanos, reclama do incumprimento da Lei de Integração Social e Profissional das pessoas com deficiência, que obriga entidades públicas e privadas a reservarem 4% e 2% de vagas, respectivamente para os portadores de deficiência.  

O secretário para a informação, cooperação e advocacia da ANDA, Enoque Bernardo, disse à MFM que a organização controla actualmente mais de 30 membros.

ENOQUE BERNARDO – 02′ 08” 12H 041223

E a MFM ouviu duas pessoas portadoras de deficiência que contaram na primeira pessoa as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Manuela João aponta o preconceito como um mal que deve ser combatido. 

MANUELA JOÃO – 01′ 52” 12H 041223

Já o Jorge Manuel, cadeirante, espera que o governo e a sociedade em geral passem a olhar melhor as pessoas portadoras de deficiência.

JORGE MANUEL – 26” 12H 041223

Jorge Manuel, portador de deficiência, pedindo maior atenção das autoridades e da sociedade em geral para com pessoas que vivem com deficiência. 

– ADICIONAR JOAQUIM JAIME 

Eleições na Ordem dos Advogados de Angola. 5 candidatos concorrem a bastonário. 

A Rádio MFM começou esta semana a ouvir o manifesto dos concorrentes à Ordem dos Advogados de Angola. Esta segunda-feira, no programa DEZ PARA O MEIO DIA, esteve Vicente Pongolola, candidato da lista A, que defende criação de melhores condições de trabalho para dignificar a profissão.

PONGOLOLA 1

Vicente Pongolola afirma que caso vença vai igualmente combater de forma enérgica o exercício ilegal da profissão.

PONGOLOLA 2

Vicente Pongolola, candidato da lista A, a bastonário da Ordem dos Advogados de Angola, em entrevista à MFM. 

PONTO ECONOMIA

A medida que o executivo angolano pretende implementar que prevê cobrar 10 por cento em taxa especial em transferência para o exterior, é mesmo para avançar já a partir do próximo mês.

A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, assegura que está já em estudo a forma mais adequada para a implementação da referida taxa especial.

VERA DAVES – 

Ministra das Finanças, Vera Daves.

O analista MFM, diz que os desafios ao Ministro de Estado para a Coordenação Económica são cada vez maiores. 

Olhando para os anos de exercício de José de Lima Massano, no executivo, Carlos Rosado de Carvalho disse que trata-se de uma figura incontrnavel na economia nacional;  

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 02.16”) 

Recordamos que o Ministro de Estado para a Coordenação Económica coordena a actividade dos Secretários do Presidente da República para os Assuntos Económicos e para os Assuntos do Sector Produtivo.

PONTO INTERNACIONAL

O presidente da Guiné-Bissau, classificou os tiroteios e confrontos militares registados em Bissau na sexta-feira, como tentativa de golpe de estado. 

Umaro Sissoco Embalo, disse que a tentativa de golpe de estado terá consequências pesadas. Nataniel Lofa. 

NATANIEL LOFA 

E no Médio Oriente…

Os bombardeamentos do Israel na Faixa de Gaza voltaram com maior violência do que antes das tréguas.  

De sábado para domingo, os bombardeamentos fizeram 700 mortos, o maior de vítimas num só dia, desde que iniciou o conflito no passado dia 7 de Outubro.  

As Nações Unidas voltam a apelar às novas tréguas, para evitar que a situação não se transforme numa carnificina. 

Data de Emissão: 04-12-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados