Jornal 12h, edição de 04 de Agosto de 2023

MANCHETES

 

– GRUPO CASTEL ALVO DE MULTA MILIONÁRIA POR IMPOSIÇÃO DE PREÇOS AOS SEUS DISTRIBUIDORES;

 

– SITUAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO, ANTIGO DIRECTOR DA ELISAL REPROVA EXISTÊNCIA DE ATERROS SANITÁRIOS EM ANGOLA,

 

– VEM AÍ UM NOVO CONCURSO PÚBLICO NO SECTOR DA EDUCAÇÃO, SINPROF CONSIDERA QUE ENTIDADE PATRONAL ESTÁ A VIOLAR COMPROMISSO ASSINADO;

 

– CRIMINALIDADE EM ALTA NO CAZENGA, EM APENAS QUATRO DIAS, PERTO DE TRINTA PESSOAS FORAM DETIDAS;

INTERNACIONAL

– NO PERU, PARLAMENTO APROVA PRIMEIRA VIAGEM AO EXTERIOR DA PRESIDENTE.

 

Jornal ao meio dia de sexta-feira, 4 de Agosto de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.

 

JINGLE

 

A autoridade da concorrência impõe multa milionária ao GRUPO CASTEL por impor preços aos distribuidores das suas bebidas.

O Grupo Castel Angola foi multado pela Autoridade Reguladora da Concorrência, que deu razão à Associação dos Grossistas e Distribuidores de Bebidas e Alimentos de Angola que denunciava práticas anticoncorrenciais que levaram à falência dezenas de empresas.

De acordo com a decisão final, “o Grupo Castel incorreu na prática de fixação de preços e outras condições aplicáveis à revenda por uma rede de distribuidores independentes no canal informal, por meios directos e indirectos em todo o território nacional”, violando a lei da concorrência, punível com multa.

Nesse sentido, segundo a mesma fonte, deve o Grupo Castel, empresa de origem francesa, pagar uma multa equivalente a 3,2% do seu volume de negócios, referente ao último exercício económico, conforme estabelecido na Lei da Concorrência.

O analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho diz que esta é uma medida inédita.

 

CARLOS ROSADO 12H MULTA CASTEL

 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

Autoridade da concorrência impõe multa milionária ao GRUPO CASTEL por impor preços aos distribuidores das suas bebidas.

 

E os bancos comerciais angolanos passarão a emitir cartões de pagamento de débito multimarca denominado “Multicaixa/Mastercard”, para uso em Angola e no exterior do país, segundo a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

De acordo com o site da EMIS, essa parceria vai permitir a coexistência de duas marcas em um único cartão de pagamento, emitido pelos bancos comerciais angolanos.

 

PONTO

 

O Presidente da República, João Lourenço, analisou, esta quinta-feira, a actual situação económica e financeira do país, com representantes das associações empresariais que operam em diversos sectores para o desenvolvimento e diversificação da economia.

O foco principal da interacção entre o Titular do Poder Executivo e os representantes da classe empresarial está na busca de ideias e consensos para projectar acções que visam mitigar os efeitos da actual conjuntura financeira e económica do país.

Neste âmbito, o Chefe de Estado recebeu, em ocasiões separadas, no Palácio Presidencial, Rui Santos, da Associação Nacional dos Avicultores que pediu apoios de mais imputs para ração para as aves.

 

RUI SANTOS 12H

 

Já Manuel Pacavira, da Associação das Indústrias Cimenteiras de Angola (AICA), aproveitou para falar de projectos de incentivo à produção de cimento para ajudar na reconstrução nacional.

 

MANUEL PACAVIRA 12H

 

Com o mesmo propósito, foram recebidos Ramiro Barreira, Associação dos Hotéis e Resorts de Angola, António Pacavira, Associação Nacional do Ensino Privado e Henriqueta Carvalho, Federação das Mulheres Empreendedoras de Angola.

Com relação à alta dos preços dos imobiliários, Cléber Correia da associação dos profissionais imobiliários de angola disse que tal só acontece quando não existem imóveis em abundância.

 

CLEBER CORREIA 12H

 

Por sua parte, Ramiro Barreira, da associação dos hoteis e resorts de Angola, considerou a conversa sobre a situação do turismo no país como “muito aberta e franca”, e disse que o Chefe de Estado propôs algumas iniciativas no sentido de melhorar e alavancar o sector.

 

RAMIRO BARREIRA 12H

 

Por seu turno, António Pacavira, presidente da ANEP, considerou muito louvável a iniciativa do Presidente João Lourenço, no sentido de uma gestão participativa, salientando que a instituição que dirige fez chegar a proposta referente ao imposto industrial, para que seja reduzido dos actuais 25 para 10 por cento.

 

ANTONIO PACAVIRA 12H PROPINAS

 

Já a presidente da associação das mulheres empreendedoras, Henriqueta Carvalho, falou sobre a necessidade de mais ajuda às mulheres empreendedoras em todo o país. 

 

HENRIQUETA CARVALHO 12H

 

Representantes da classe empresarial angolana recebidos, esta quinta-feira, no Palácio Presidencial, pelo Chefe de Estado, João Lourenço.

 

E o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, disse que os beneficiários das habitações já atribuídas, mas sem ocupação efectiva, poderão perder as mesmas.

 

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS

 

Ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos. Beneficiários das habitações já atribuídas, mas sem ocupação efectiva, poderão perder as mesmas, caso não as ocupem num prazo de três meses.

 

E já há reacções da administracção do distrito urbanano do Nova Vida sobre as reclamações dos moradores locais em fase das inúmeras debilidades apresentadas por esta urbanização.

A administradora do Nova Vida, Líria Leitão, reconhece os problemas e destaca trabalhos levados a cabo pela sua administração para a sua resolução.

 

LÍRIA LEITÃO

 

Administradora do distrito urbanano do Nova Vida, Líria Leita, em entrevista à MFM sobre as reclamações dos moradores locais em face das inúmeras debilidades apresentadas por esta que é uma das urbanizações de alto nível em Luanda.

 

PONTO

 

Cerca de onze mil novos professores serão admitidos em todo o país com a realização, para breve, de um novo concurso público do Ministério da Educação. O anúncio é da titular da pasta, Luísa Grilo.

 

LUÍSA GRILO

 

As províncias da Huíla, Benguela e de Luanda serão as que terão o maior número de vagas, enquanto a do Bengo será a que terá menos.

 

O secretário geral do Sindicato Nacional dos Professores, Admar Jinguma, fala em insuficiência de vagas para atender a demanda.

 

ADMAR JINGUMA 7h

 

 

Por outro lado, o sindicalista considera que o Ministério da Educação está a violar o compromisso assinado com o SINPROF ao não aproveitar estas vagas para resolver o problema do ajustamento das categorias dos professores.

Caso esta preocupação não seja atendida, Admar Jinguma deixa advertências à entidade patronal.

 

ADMAR JINGUMA 02

 

Secretário geral do SINPROF, Admar Jinguma, e o novo concurso público no Ministério da Educação.

 

PONTO

 

Não se justifica a existência de qualquer aterro sanitário em Angola. Quem o diz é o antigo diretor geral da ELISAL, Brás da Silva, que esclarece que a forma mais correcta de proteger o meio ambiente do lixo não é pela construção de aterros sanitários.

 

BRÁS DA SILVA 01

 

Dados avançados pelas autoridades ambientais em Angola indicam que Luanda produz cerca de oito mil toneladas de lixo por dia. A olhar para os dados, Brás da Silva defende a construção de estações de tratamento e valorização de resíduos sólidos para inverter o quadro.

 

BRÁS DA SILVA 02

 

Ouvimos Brás da Silva, antigo diretor geral da ELISAL e ex-coordenador da Comissão de Gestão do Património do Governo Provincial de Luanda, convidado da última edição do programa “A ÚLTIMA PALAVRA”, aqui na MFM.

 

PONTO

 

O Serviço de Investigação Criminal deteve, esta quinta-feira, a proprietária da Agência de Viagem denominada Palmeira Viagens, situada no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acusada no crime de burla de mais de 200 milhões de kwanzas, a mais de 400 cidadãos que terão pago pelos bilhetes de passagem nas mãos da gestora da Agência, não tendo conseguido viajar.

 

O porta-voz do SIC/GERAL, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, esclarece os meandros que culminaram com a detenção de Leonilia Madaleine Teixeira Cristóvão, cidadã nacional de 34 anos de idade.

 

MANUEL HALAIWA

Porta-voz do SIC/GERAL, Superintendente-chefe Manuel Halaiwa.

 

E vinte e oito pessoas foram detidas em apenas quatro dias só no município do Cazenga.

Segundo, o porta-voz da Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira, foi possível com a operação o desmantelamento de quatro gangues envolvidas em lutas de grupos que teve como consequência a morte de dois indivíduos supostamente criminosos.

 

QUINTINO FERREIRA

 

Porta-voz da Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais, inspector-chefe Quintino Ferreira, e o balanço da operação “Raio X ao Bandidismo”.

 

INTERNACIONAL

O parlamento do Peru autorizou a presidente da república, Dina Boluarte, a viajar para o Brasil para participar na Cimeira da Amazónia, a 08 e 09 de Agosto, a primeira deslocação ao estrangeiro desde que assumiu o cargo.

O Peru não tem vice-presidentes desde que Boluarte, ela própria antiga vice-presidente, tomou posse como chefe de Estado a 07 de Dezembro, após o anterior presidente, Pedro Castillo, ter sido afastado e detido por tentar um alegado golpe.

Data de Emissão: 04-08-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados