Jornal 12h, edição de 04 de Abril de 2023

PAZ ESTÁ A COLOCAR ANGOLA NO CAMINHO DA SEGURANÇA ECONOMICA EM AFRICFA APONTA ECONOMISTA.

MAIS DE 20 PESSOAS MORRERAM EM TODO O PAIS NO FIM DE SEMENA PROLONGADO, AVANÇA A POLÍCIA NACIONAL.    

ATIVISTAS ANGOLANOS ANUNCIAM REALIZAÇÃO DE UMA “VIGÍLIA PACÍFICA ” NOS PROXIMOS DIAS EM LUANDA. 

NO HUAMBO, ACÇAO DE AGENTES DA POLÍCIA NACIONAL E MEMBROS DE SEITA RELIGIOSA TERMINA NA MORTE DE DUAS PESSOAS E FERIMENTOS DE OUTRAS.

KENYA. DEPOIS DE DUAS SEMANAS DE CONFRONTOS APOIANTES DO GOVERNO E DA OPOSICAO, CHEGAM A ACORDO.

JINGLE MIX

Noticias na MFM. São quatro de abril. Coordena Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões. 

JINGLE MV

O Presidente da República, João Lourenço, rendeu, esta terça-feira, em Luanda, homenagem à figura do antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, depositando uma coroa de flores no jazigo onde repousa o seu corpo, na Praça da República.

No acto, enquadrado no âmbito das celebrações do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, que hoje se assinala, foi entoado o Hino Nacional, seguido de um minuto de silêncio em memória ao ex-Presidente José Eduardo dos Santos (Arquiteto da Paz), falecido em Agosto do ano passado, vítima de doença, no Reino de Espanha.

 

Na cerimónia, João Lourenço fez-se acompanhar da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço.

Estiveram também presente, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, entre outros membros do Executivo.

O ministro de estado e chefe da casa militar do presidente da república disse que os desafios para a manutenção]ao da paz continuam firmes. O general Francisco Furtado disse que a preservação deste bem deve ser responsabilidade todos.

GENERAL FURTADO12H 1

No entanto, diversas personalidades angolanas que se destacaram no processo de conquista da Independência Nacional, da Paz, Democracia e Reconciliação Nacional, foram condecoradas, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço.

De acordo com a presidência da república 466 pessoas de vários extratos sociais e origens politicas serão homenageadas.

De acordo com um Decreto Presidencial, os contemplados serão condecorados com a Ordem da Paz e Concórdia, Ordem do Mérito Civil, Ordem dos Combatentes da Liberdade, Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Policial, Ordem do Mérito Civil e Ordem da Independência.

O Decreto acrescenta que o acto visa prestar uma homenagem especial a todos quanto se tenham destacado, deixando, assim, um legado para que a Nação orgulhosamente possa rever-se nas acções desenvolvidas pelas mesmas personalidades.

Falando a TPA, o chefe da casa militar do presidente da republica,  general Furtado disse que as figuras não abrangidas nestas homenagens, poderão esperar pela sua vez.

GENERAL FURTADO 2

O clima de estabilidade e de confiança é o resultado da paz que se vive no país, sublinhou, esta segunda-feira, o ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

NA VERTENTE ECONOMICA, Com a paz que foi assinada num dia como este, Angola está a trilhar passos positivos na busca da sua segurança económica. 

A visão foi lançada esta manhã a MFM pelo economista Carlos Rosado de Carvalho. No seu entender o caminho e positivo apesar do contexto internacional, desafiante.

CARLOS ROSADO 12H

NA VERTENTE POLITICA, Sobre a paz e a sua preservação falou a MFM o jornalista e professor universitário Luís Domingos. O profissional deixou um recado aos políticos e ao resto da sociedade. Segundo Luís Domingos há a necessidade de se preservar a paz.

LUIS DOMINGOS 12H         

O MPLA exortou “o povo angolano a fazer da paz a sua prioridade” e que “cada cidadão seja um agente activo da tolerância e do amor ao próximo, para a construção de uma sociedade de progresso social e desenvolvimento sustentável”, soube a MFM, através de uma nota.

A mensagem foi expressa no âmbito do 21.º aniversário do dia da Paz e Reconciliação Nacional, a ser celebrado hoje 4 de Abril.

Segundo o documento, “o Bureau Político compromete-se a apoiar todas as acções que visem enaltecer os feitos dos heróis envolvidos nos vários conflitos armados registados em Angola,  augurando que o seu legado de lutas e conquistas sirva de inspiração às novas gerações”.

PONTO

Ativistas angolanos anunciaram a realização da uma “vigília pacífica e sem armas” na quinta-feira, em Luanda, para “exigir” a libertação do ativista ‘Tanaice Neutro’, que há mais de cinco meses aguarda recurso, após condenação em primeira instância.

Num comunicado sobre a realização da vigília, e já remetido ao Governo Provincial de Luanda (GPL), os subscritores, ativistas e membros da sociedade civil, lamentam que Gilson da Silva Moreira ‘Tanaice Neutro’ esteja preso há mais de um ano e com “excesso de prisão preventiva”.

O “silêncio e a morosidade” do Tribunal da Relação (tribunal de recurso) em dar resposta ao recurso interposto pelo Ministério Público (MP), que não concordou com a sentença de primeira instância, dizem, “são formas de injustiça”.

Apontam o “esgotamento” da pena de um ano e três meses a que foi condenado pelo Tribunal Provincial da Comarca de Luanda, visto que o mesmo está preso desde 13 de janeiro de 2022, como uma das razões da vigília, agendada para 06 de abril, no Largo da Igreja da Sagrada Família.

PONTO CORRIDO

Duas pessoas morreram e outra ficou ferida em confrontos entre forças de segurança e membros de uma seita na província angolana do Huambo, cujo líder está a ser acusado de “associação criminosa”, anunciou a polícia.

Segundo o comunicado do comando provincial do Huambo da Polícia Nacional, o incidente registou-se no município do Bailundo, comuna do Lunge, aldeia de Uchia.

A nota refere que elementos ligados à seita religiosa “Igreja Cristão Adventista do 7.º dia a Luz do Mundo”, liderada por Isaac José Fernando, também conhecido por “Rei Nombo” e seus correligionários conhecidos por “os blindados” tem feito ameaças às populações, intimidações, incitação à violência e apropriação indevida de campos de cultivo das populações locais.

Vinte e duas pessoas perderam a vida durante o final de semana, 12 dos quais, por presumível afogamento nas praias do país, anunciou esta segunda-feira, o serviço de Proteção Civil e Bombeiro.

o porta-voz dos bombeiros, superintendente Félix Domingos, informou que a instituição registou 56 ocorrências nas últimas 72 horas, sendo quatro mortos por deslizamento de terra, três por acidente de viação e outros por electrocussão, ataque de jacaré e suicídio, além dos seis feridos sinistrados.

Félix Domingos destacou ainda o registo de 16 incêndios nas províncias de Luanda com 10, dois no Huambo e Cabinda, e um caso no Cuando Cubango e Zaire.

PONTO

A ministra da saúde, Silvia Lutucuta, disse esta segunda-feira, em Luanda, que 18 % da população angolana, estimada em mais de 30 milhões de habitantes, tem traços de anemia falciforme.

Em declarações à imprensa após uma visita ao Hospital Hematológico de Luanda, a governante disse que dois por cento da população padece desta doença.

Por isso, referiu que ainda existem desafios com o acesso aos cuidados de saúde, pois os serviços têm tido uma grande pressão assistencial com estes doentes.

Segundo a ministra, no banco de urgência do Hospital Hematológico são atendidos mais de 60 pacientes em crise ou com outras complicações.

MINISTRA SILVIA LUTUKUTA 12H

PONTO ECONOMICO

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), na qualidade de Concessionária Nacional e detentora dos direitos mineiros para a prospecção, pesquisa, avaliação, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos líquidos e gasosos em todo o território angolano.

Foi informado ainda que  no final de Março, deste ano, que no próximo dia 30 de Setembro de 2023, irá proceder ao Lançamento do Concurso de Atribuição de Concessões Petrolíferas da Licitação 2023, para a exploração petrolífera das Bacias Terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, aberto a entidades nacionais ou estrangeiras.

De acordo com o anúncio da ANPG, o prazo para a submissão de propostas vai até, até ao dia 04 de Novembro de 2023, em observância aos 40 dias, após o lançamento oficial do concurso, nos termos da legislação em vigor.

INTERNACIONAL

Depois de duas semanas de protestos anti-Governo no Quénia, o líder da oposição Raila Odinga cancelou as manifestações e disse estar pronto para o diálogo com o Executivo, após apelo feito pelo Presidente William Ruto.

No domingo William Ruto pediu a Raila Odinga que cancelasse os protestos, que resultaram em três mortos e mais de 400 feridos, incluindo pelo menos 60 polícias. Empresas e propriedades foram saqueadas desde que os protestos anti-Governo eclodiram a 20 de março, alarmando os países vizinhos.

A epidemia do vírus de Marburg na Guiné Equatorial, que atingiu o país há dois meses, provocou a morte de dez pessoas, de acordo com os dados provisórios avançados pelo Ministério da Saúde.

Segundo o Notícias ao Minuto, que avança a informação, “não foram notificados casos nas últimas 48 horas, há 14 casos positivos e 10 hospitalizados, incluindo dois confirmados e oito suspeitos”.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovou a criação de um fundo especial para dar assistência “às famílias de combatentes falecidos e veteranos da operação militar especial”, avança a agência estatal russa TASS, que cita o decreto assinado pelo chefe de Estado.

Segundo a TASS, o fundo estatal tem o nome de “Defensores da Pátria”.

De realçar que foi em fevereiro deste ano, durante o seu discurso do Estado da Nação, que Putin anunciou a criação deste fundo, cujas estruturas iriam começar a funcionar este ano, em todas as regiões do país.

 

 

Data de Emissão: 04-04-2023 às 12:30
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados