Jornal 12h, edição de 03 de Outubro de 2023
– COLISÃO ENTRE DUAS VIATURAS FAZ TRÊS MORTOS E CINCO FERIDOS EM LUANDA;
VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIRMA QUE ANGOLA QUER CONTINUAR LIGAÇÃO COM OS ESTADOS MEMBROS DA INTERPOL NO COMBATE À CRIMINALIDADE;
PARLAMENTARES DA UNITA INICIAM HOJE JORNADA POLÍTICA EM MALANJE;
– NO DIA MUNDIAL DO DENTISTA, ESPECIALISTA DEFENDE INCLUSÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE ORAL COMO PRIORIDADE NOS HOSPITAIS;
– MÉDICO DENIS MUKWEGE ANUNCIA CANDIDATURA ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE DEZEMBRO PRÓXIMO NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, terça-feira, 03 de Outubro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
Três mortos e cinco feridos é o resultado de uma colisão entre um camião e uma viatura ligeira que fazia transporte de passageiros, ocorrida esta manhã, na via dos Ramiros, aqui em Luanda.
Os efectivos do Serviço de Investigação criminal procederam já a remoção dos restos mortais das vítimas, um matéria em desenvolvimento aqui na M.
…
Cerca de 180 trabalhadores da Textang II, indústria têxtil, em Luanda, foram esta segunda-feira, hospitalizados depois de terem inalado um produto tóxico durante o período de laboração.
178 funcionários da empresa Textang II foram parar o Hospital Geral dos Cajueiros, no Cazenga, por causa de um produto tóxico, ontem de manha.
O director-geral do HGC, Daniel Café, explicou que os trabalhadores da empresa especializada em produção de fardamentos e botas entraram na unidade sanitária, por volta das 9h30, com “diversos quadros clínicos” incluindo “falta de ar, vómitos, náuseas, dores de estômago e ansiedade”.
Pouco depois 120 dos 178 trabalhadores tiveram alta, ficando ainda internados 58.
…
Milhares de pessoas em todo o país continuam a ser afectadas pela cárie dentária, uma das doenças mais frequentes do fórum oral mais frequentes.
Os dados são do especialista em saúde oral e professor do Curso de Medicina Dentária da Universidade Jean Piaget, Rosário Afonso, quando falava à MFM por ocasião do Dia Mundial do Dentista, que hoje se assinala.
ROSÁRIO AFONSO 01 12H 031023
O especialista defende que os serviços de saúde incluam a saúde oral como prioridade e aponta a higienização dos dentes depois das refeições como uma das principais medidas para prevenir a cárie dentária. Rosário Afonso fala também da faixa etária que mais é afectada por este problema de saúde oral no país.
ROSÁRIO AFONSO 02 12H 031023
Por ocasião do Dia Mundial do Dentista, assinalado hoje, acontece até às 17h de hoje a Feira de Materiais Odontológicos e um Workshop sobre a temática, numa organização da Coordenação do Curso de Medicina Dentária, da Universidade Jean Piaget de Angola.
ROSÁRIO AFONSO 03 12H 031023
Rosário Afonso, especialista em saúde oral e professor do Curso de Medicina Dentária da Universidade Jean Piaget.
De recordar que o evento decorre sob o lema “Sorrir com Ciência Nunca Foi Tão Fácil Assim” e é exclusivo para estudantes e profissionais da área de Medicina Dentária.
PONTO
A vice-presidente de Angola disse que o país almeja continuar a conectar os estados membros da INTERPOL para uma actuação ao mais alto nível no combate a vários tipos de crimes.
Esperança da Costa, que discursava esta manhã em Luanda, apontou os pontos essenciais do trabalho da polícia internacional e os seus aliados;
ESPERANÇA COSTA 1 12H 031023
A vice-presidente disse ainda que o trabalho da INTERPOL tem surtido efeito na luta contra a criminalidade nas mais variadas facetas;
ESPERANÇA COSTA 2 12H 031023
Vice-presidente da República, Esperança da Costa.
A 26ª Conferência Regional Africana da INTERPOL decorre até quinta-feira em Luanda e vai abordar, entre os vários assuntos, a Estratégia Regional Africana da INTERPOL, no âmbito da prevenção e combate à criminalidade transnacional, com a participação de mais de duzentos delegados provenientes de vários países.
Criada em 1923, a Interpol tem como objectivo o combate a diversos tipos de crimes por meio da associação de agências de aplicação da lei de vários países.
O país é membro da organização desde 6 de Outubro de 1982.
E tudo acontece numa altura em que atletas da equipa Moçambicana de futebol União desportiva do Songo foram assaltados quando caminhavam nas ruas da cidade de Lubango, província da Huíla, um dia depois do jogo com o Petro de Luanda.
Os tres atletas foram abordados por um grupo de seis marginais que chegraram agredir os jogadores , a quem roubaram telemóveis e dinheiro. O jogador moçambicano Daniel Matumbe, foi vítima de agressão com sinais de gravidade, Danito conta como tudo aconteceu.
RD-DANITO.
Danito foi aconselhado pelos médicos a permanecer em Lubango, devendo seguir para Luanda para uma observação mais cuidadosa, de modo a decidir pelo seu regresso ao Songo.
A Policia nacional já começou com as investigações e diz mesmo que os referidos marginais já estão identificados.
RD-POLICIA NACIONAL.
Assunto em destaque no Jornal Desportivo.
PONTO
No âmbito da realização da 147.ª Assembleia da União Interparlamentar, a Assembleia Nacional promoveu na manhã, desta terça-feira, um encontro com jornalistas , com o objectivo de trocar informações relevantes sobre o evento que acontece nos dias 23 a 27 de Outubro na Assembleia Nacional.
O encontro foi dirigido pela porta-voz do evento Deputada Idalina Valente
IDALINA VALENTE 12H 031023
PONTO UNITA
Começa hoje, em Malanje, as jornadas parlamentares da UNITA, que vão decorrer pela primeira vez naquela província, até sexta-feira.
O secretário provincial do maior partido na oposição nas terras da Palanca Negra confirma que o evento será marcado com um discurso do presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, e contará ainda com a presença dos 90 deputados do partido.
MARDANÊS AGOSTINHO KALUNGA 01 12H 031023
São esperadas prelecções do antigo primeiro ministro e secretário geral do MPLA, Marcolino Moco, do político Fernando Heitor, bem como do economista Carlos Rosado de Carvalho.
MARDANÊS AGOSTINHO KALUNGA 02 031023
Mardanês Agostinho Kalunga, primeiro secretário da UNITA em Malanje e deputado à Assembleia Nacional.
Segundo apurou a MFM a delegação chega esta tarde em Malanje.
..
PONTO
Acontece no próximo dia 5 de Outubro, às 9h, no Museu da Moeda, o I Fórum de Garantia e Crédito, sob o lema “Garantir a Produção e Promover a Segurança Alimentar”, com a participação de 250 especialistas que intervêm no Sistema Nacional de Garantias e Crédito.
O Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Fundo de Garantia de Crédito, António Cambala, fala sobre o objetivo do evento.
ANTÓNIO CAMBALA 01 12H 031023
Temas como o Plano de Saneamento do Programa Angola Investe, Plano de Aceleração e Fomento das Garantias de Crédito e a Importância das Sociedades de Garantia para o Sistema Financeiro, vão marcar o evento.
ANTÓNIO CAMBALA 02 12H 031023
António Cambala, Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Fundo de Garantia de Crédito.
PONTO ECONOMIA
Economia angolana estagnou no segundo trimestre, segundo INE.
Segundo este estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) de Angola cresceu 0,2% entre o primeiro e o segundo trimestre de 2023, refletindo os efeitos do decréscimo da produção petrolífera, que não foi compensando por outras atividades.
Segundo Carlos Rosado de Carvalho este informe vem trazer informação sobre o andamento da economia angolana;
CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
PONTO
Os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto reclamam da falta de estágio profissional e de aulas práticas naquela instituição de ensino superior pública.
Segundo os estudantes Givaldo Amado, Luzia Miguel e Ana Tchimuano, a situação tem condicionado o processo de ensino-aprendizagem, por isso, defendem que a Universidade Agostinho Neto deve criar mecanismos para a inversão do quadro.
VOX POP UAN 12H 031023
Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto reclamam da falta de estágio profissional e de aulas práticas naquela instituição de ensino superior pública e defendem que a Universidade Agostinho Neto deve criar mecanismos para a inversão do quadro.
Assunto que merecerá outros desenvolvimentos nos próximos tempos.
…
Os moradores da centralidade do Kilometro 44 continuam agastados com a bacia de retenção que está a tirar o sono de várias famílias do bloco 2 da referida centralidade, no município do Icolo e Bengo. Os residentes também queixam-se da falta de serviços sociais na zona. Outros dados com a Maria Humba.
MARIA HUMBA 12H 031023
Trabalho da Maria Humba.
PONTO
“O Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA) está solidário com o jornalista Carlos Alberto porque defende incondicionalmente os jornalistas”, defende o secretário-geral do SJA, Teixeira Cândido.
O jornalista angolano, Carlos Alberto, foi condenado a três anos de prisão por difamação, denúncia caluniosa e abuso de liberdade de imprensa contra o antigo vice-procurador-geral da República, Mota Liz.
“O Sindicato dos Jornalistas Angolanos reafirmou que faz da discriminação da actividade jornalística a sua bandeira há 30 anos, razão pela qual temos mais do que motivos suficientes para manifestar a nossa solidariedade com Carlos Alberto”, defende o secretário-geral do SJA, Teixeira Cândido.
O Tribunal de Comarca de Luanda emitiu um mandado de captura contra o jornalista, autor do blog “a denúncia” e antigo agente dos Serviços de Informação do Estado (SINFO), Carlos Alberto, condenado a uma pena de prisão de três anos por difamação, denúncia caluniosa e abuso da liberdade de imprensa contra o antigo vice-procurador-geral da República Mota Liz.
A pena tinha sido suspensa, caso Alberto apresentasse, num período de 60 dias, um pedido de desculpas ao antigo procurador. Segundo fontes do tribunal, o pedido de desculpas não aconteceu.
PONTO INTERNACIONAL
Na República Democrática do Congo (RDC), o médico Denis Mukwege vai ser candidato às eleições presidenciais de 20 de Dezembro de 2023.
O anúncio foi feito esta segunda-feira durante uma conferência de imprensa em Kinshasa.
Um pedido de última hora, já que o país está na recta final para submeter os processos de candidaturas à Comissão Eleitoral Nacional Independente (Céni).
A candidatura de Denis Mukwege foi pensada há vários meses. O nome de Denis Mukwege constava entre os candidatos favoritos, uma tendência que se foi, aos poucos, confirmando nas últimas semanas.