Jornal 12h, edição de 03 de Novembro de 2023

JORNAL 12H/ZC
– MAIS DE CINQUENTA MIL CASOS DE TUBERCULOSE SÃO DIAGNOSTICADOS ANUALMENTE EM ANGOLA, REVELA CENTRO ESPECIALIZADO DE TRATAMENTO DE ENDEMIAS E PANDEMIAS;

– CENTRAL SINDICAL PODE CONVOCAR GREVE A PARTIR DOS PRIMEIROS MESES DO PRÓXIMO ANO, POR FALTA DE RESPOSTA DO GOVERNO AO SEU CADERNO REIVINDICATIVO;

– SAGRADA ESPERANÇA E SÃO SALVADOR DO ZAIRE CENTRALIZAM ATENÇÕES, NO ARRANQUE DE MAIS UMA JORNADA DO GIRABOLA;

– DEPOIS DO QUÉNIA, RWANDA ANUNCIA IGUALMENTE QUE VAI ELIMINAR VISTOS PARA OUTROS CIDADÃOS AFRICANOS.
JINGLE MIX
Jornal ao meio dia, sexta-feira, 3 de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE MV
Mais de cinquenta mil casos de tuberculose são diagnosticados anualmente no país. Os dados são do Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias de Angola, que actualmente controla cerca de quatrocentos pacientes devido à doença.
O director clínico da referida instituição sanitária, Damião Victorino, disse à MFM que esforços têm sido empreendidos no sentido de se evitar a propagação da patologia, que é a terceira maior causa de morte em Angola.
DAMIÃO VICTORINO 01 – 01′ 19” 12H 031123
Para reflectir sobre a situação da tuberculose e outras doenças infecciosas, o Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias de Angola realiza nos dias 9 e 10 deste um workshop, sob o lema “Pensar Tuberculose 2030”.
Damião Victorino fala sobre os preparativos do evento.
DAMIÃO VICTORINO 02- 02′ 33” 12H 031123
Damião Victorino, director clínico do Centro Especializado de Tratamento de Endemias e Pandemias de Angola, em entrevista à MFM.
PONTO
Angola participa até ao dia 7 de Novembro da 24ª Conferência Internacional dos Chefes de Justiça do Mundo. O evento que junta líderes judiciais de todo o mundo decorre na cidade de Lucknow, na Índia.
O nosso país faz-se representar pelo Presidente do Tribunal Supremo, Joel Leonardo, que irá intervir na abordagem sobre “O caso de um Tribunal Internacional Anticorrupcão” enquadrado num dos grupos temáticos.
O formato do evento contempla a discussão de uma ampla gama de tópicos, incluindo reformas judiciais, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e acesso à justiça.
A 24ª edição da Cimeira Internacional dos Chefes de Justiça do Mundo tem como lema central “Unindo o Mundo para as Crianças, através de uma legislação Mundial Aplicável e de uma Governação Global Eficaz”.

Na sessão plenária final, prevista para o dia 06 de Novembro (segunda-feira), será aprovada uma resolução onde estará plasmada a visão do poder judicial para a reforma da Carta das Nações Unidas, cuja conferência de revisão está prevista para 2024.
PONTO
A CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, pode convocar uma série de protestos a partir dos primeiros meses do próximo ano, por falta de resposta do governo ao caderno reivindicativo apresentado em Setembro último.
Segundo o secretário-geral da CGSILA, Francisco Jacinto, a pretensão do executivo em isentar o Imposto sobre o Rendimento de Trabalho em salários que vão até 100 mil kwanzas, a partir de 2024 não trará nenhum benefício aos funcionários que auferem este valor, uma vez que se prevê também um aumento de até cinco porcento dos salários da função pública.
FRANCISCO JACINTO – 02’ 03’’ 12H 031123
Francisco Jacinto, secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, em entrevista à MFM.
E recordamos as palavras da ministra das Finanças, Vera Daves, afirmando que a proposta do Orçamento Geral do Estado para o próximo ano olha para os rendimentos das famílias.
VERA DAVES – 01′ 22” 12H 031123
Ministra das Finanças, Vera Daves.

E nos seus habituais comentários no espaço ECONOMIA SEM MAKAS, o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, diz que a Central sindical CGSILA tem razão quanto ao aumento de cinco porcento dos salários em Angola, bem como a isenção do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho.
O analista MFM para os assuntos económicos alerta, no entanto, que a perda de poder de compra tem se acentuado de maneira evidente nos últimos dias.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – 02’ 30’’ 12H 031123
Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.
A proposta do Orçamento Geral do Estado para o próximo ano, que foi apresentada na última terça-feira na Assembleia Nacional, prevê receitas e despesas no valor de 24,7 biliões de kwanzas.
E neste sábado, 4 de Novembro, os pressupostos do OGE 2024 estarão em análise no debate MFM “O ESTADO DA NAÇÃO”.
PROMO “O ESTADO DA NAÇÃO”
Faltam sete dias para a inauguração do novo Aeroporto Internacional de Luanda – Dr. António Agostinho Neto.
Numa primeira fase, o novo Aeroporto vai começar a operar com o terminal de carga, uma infraestrutura com vários serviços associados.
O coordenador do Gabinete Operacional do novo Aeroporto Internacional de Luanda, José Paulo Nóbrega, esclarece que o terminal de carga terá a capacidade para receber 130 mil toneladas por ano.
JOSÉ PAULO NÓBREGA – 23’’12H 031123
Ultimam-se os preparativos para a inauguração do novo Aeroporto Internacional de Luanda – Dr. António Agostinho Neto. O corte da fita vai acontecer na próxima sexta-feira, 10 de Novembro.

O Executivo vai investir 90 milhões de dólares para a construção do Terminal Fluvial do Nóqui, na Zaire, no quadro do Plano de Desenvolvimento do sector dos Transportes.
Para tal, foi já autorizada a despesa e formalizada a abertura do Procedimento de Contratação Simplificada para a adjudicação do contrato de empreitada.
O Plano dos Transportes define como prioridades a implementação dos programas de expansão do transporte público e de desenvolvimento e melhoria das infraestruturas.
PONTO DESPORTO
Sagrada Esperança e São Salvador do Congo abrem hoje no estádio 22 de junho aqui em Luanda, a segunda jornada do Girabola edição 2023-2024.
Joaquim FINDA MOZER treinador do São Salvador diz esperar um confronto dificil, mas promete jogar de igual para igual diante de um adversário que tem estatuto de campeão.
RD-JOAQUIM FINDAMOZER.
E o jornalista desportivo Marcial Batunina atribui favoritismo ao Sagrada Esperança da Lunda Norte, mas afirma que a equipa terá de provar dentro das quatro linhas.
RD-MARCIAL BATUNINA-PARTE 1.
A segunda jornada segue amanhã com os grandes de o futebol nacional entrar em acção, trata-se do Primeiro de Agosto, que defronta o Desportivo da Lunda Sul, e do Petro de Luanda, que joga com o Santa Rita de Cássia, do Uíge.
Outros dados à volta destes e outros assuntos desportivos para acompanhar daqui a pouco com o Hilário Leonardo no Jornal Desportivo.
PONTO INTERNACIONAL
O Rwanda anuncia que vai eliminar a necessidade de visto para os cidadãos africanos que se desloquem para o país, juntando-se a outros estados africanos que já removeram as restrições de viagem para os cidadãos do continente berço, como a Gâmbia, o Benim e as Seicheles.
O Presidente do Rwanda, Paul Kagame, fez o anúncio em Kigali, onde apresentou o potencial de África como “um destino turístico unificado”.
Esta semana, o presidente do Quénia, William Ruto, anunciou igualmente que o seu país vai eliminar vistos para todos os cidadãos africanos a partir do próximo ano, como parte de um movimento para a abertura do comércio e das viagens dentro do continente.

Em reacção, o analista Osvaldo Mboco disse que a supressão de vistos em passaporte ordinários para determinados países tem muitas vantagens para as relações entre os povos do mesmo continente.
OSVALDO MBOCO 01 – 02’ 05’’ 12H 031123
A adesão a esta nova forma de supressão de vistos, deve ser estender a outros países, no entender do analista em questões internacionais.
OSVALDO MBOCO 02 – 01’ 49’’ 12H 031123
Analista em questões internacionais, Osvaldo Mboco.

 

Data de Emissão: 03-11-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados