Jornal 12h, edição de 02 de Setembro de 2024
Tópicos:
JORNAL 12H/ZC
– CASOS SUSPEITOS DE VARÍOLA DOS MACACOS NAS PROVÍNCIAS DE CABINDA E LUNDA SUL TIVERAM RESULTADOS NEGATIVOS;
– ESCASSEZ DE MEIOS ROLANTES NO CAMINHO-DE-FERRO DE BENGUELA LEVA EMPRESAS A ABANDONAREM ACTIVIDADE LOGÍSTICA NO CORREDOR DO LOBITO;
– BATAS BRANCAS VOLTAM A COLORIR ESCOLAS DO PAÍS. PROFESSORES E ALUNOS FALTOSOS SERÃO SANCIONADOS;
– ANGOLA PRESENTE NA 9.ª CONFERÊNCIA DE COOPERAÇÃO CHINA-ÁFRICA, QUE COMEÇA HOJE EM BEIJING;
– EM MOÇAMBIQUE, ANTIGO PRESIDENTE ARMANDO GUEBUZA, JUNTA-SE À CAMPANHA DA FRELIMO, PARA AS ELEIÇÕES GERAIS DE OUTUBRO PRÓXIMO.
JINGLE MIX
Notícias no jornal ao meio dia de segunda-feira, 02 de Setembro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e apresentação de Zacarias Congo.
JINGLE “AS NOTÍCIAS”
As aulas no ensino geral começaram, em todo o país, com mais de 9 milhões de alunos matriculados, dos quais mais de um milhão de ingressaram pela primeira vez no sistema de ensino.
Para o ano lectivo, 2024/25, Angola conta com 120 mil novas salas de aula, correspondendo a mais de 12 mil e quinhentas escolas, como fez saber a ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança.
MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA – 01′ 35” 12H 02 09 2024
Maria do Rosário Bragança, ministra de Estado para Área Social, quando falava, no Uíge, durante o acto central de abertura do novo ano lectivo.
Entre as novidades deste novo lectivo está a introdução da Língua Francesa a partir da quinta classe.
Quanto às línguas nacionais, a ministra da Educação, Luísa Grilo, esclarece que a sua implementação só será possível no ano lectivo 2025/2026, uma vez que decorre, nesta altura, o processo de capacitação dos quadros, bem como de preparação dos materiais didáticos para o alcance deste propósito.
LUÍSA GRILO 02 – 01′ 48” 12H 02 09 2024
Luísa Grilo, ministra da Educação.
Entretanto, o secretário-geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores, Admar Jinguma, afirma que o este ano lectivo será vivido com os mesmos problemas dos ciclos formativos anteriores, como falta de escolas e de condições nas instituições existentes.
Outra preocupação levantada por Admar Jinguma tem a ver com o número reduzido de professores e a necessidade de maior aposta na capacitação profissional dos quadros do sector.
ADMAR JINGUMA – 01′ 13” 12H 02 09 2024
Admar Jinguma, secretário-geral do SINPROF, Sindicato Nacional dos Professores.
Da parte dos alunos, falou à MFM o presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos.
Francisco Teixeira espera que neste ano lectivo seja melhorada a questão dos materiais didáticos, bem como da merenda escolar.
FRANCISCO TEXEIRA – 56” 12H 02 09 2024
Francisco Teixeira, presidente do MEA, Movimento dos Estudantes Angolanos.
Batas brancas voltam a colorir as escolas do país, a partir de hoje. As autoridades alertam que os professores e saltos faltosos serão responsabilizados disciplinarmente.
PONTO
O município do Lobito, na província de Benguela, comemora hoje 111 anos de existência, com vários desafios em diferentes domínios.
Uma das grandes preocupações dos munícipes tem a ver com a falta de escolas para atender a demanda de alunos, que ficará este ano fora do sistema de ensino, como lamentou o administrador do Lobito, Carlos Pacatolo.
CARLOS PACATOLO 01 – 01′ 41” 12H 02 09 2024
O ordenamento do comércio informar é outro desafio do município, segundo Carlos Pacatolo.
CARLOS PACATOLO 02 – 01′ 09” 12H 02 09 2024
Carlos Pacatolo, administrador municipal do Lobito.
E tudo acontece numa altura em que…
Companhias angolanas deixaram de utilizar o Corredor do Lobito para abastecer a região Leste com bens alimentares e material de construção civil, há já três semanas, devido ao aumento dos preços praticados pelo concessionário dos serviços ferroviários e logística, segundo informação avançada pela Voz da América.
Em causa, está a escassez de meios rolantes para passageiros do Caminho-de-ferro de Benguela, onde
o transporte de um contentor passou de 300 mil para três milhões de Kwanzas.
A este respeito, o analaista MFM para os assuntos económicos, Carlos Rosado de Carvalho, alerta que a situação é preocupante e defende, por isso, mais investimento no segmento ferroviário.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO -LOBITO – 02′ 01” 12H 02 09 2024
Por outro lado, Carlos Rosado de Carvalho, reitera que a constante desvalorização do Kwanza pode agravar cada vez mais a condição social das populações, em Angola, sobretudo aos cidadãos de baixa renda.
CARLOS ROSADO DE CARVALHO – KWANZA – 01′ 46” 12H 02 09 2024
Carlos Rosado de Carvalho, analista MFM para as questões económicas.
PONTO
As amostras do caso suspeito de varíola dos macacos, na província de Cabinda, tiveram resultado negativo.
A confirmação foi feita pelo secretário provincial da Saúde, Rubem Mbuco.
RUBEM MBUCO 12H
Também na Lunda Sul, tiveram resultado negativo as amostras dos casos suspeitos da doença, registados nos últimos dias,
78 cirurgias de maxilo-facial já foram realizadas, no Huambo, durante a campanha denominada “Facilita a Minha Vida”, que começou na última semana, naquela província.
No planalto central, as consultas e cirurgias estão a ser feitas em duas unidades sanitárias, como fez saber o porta-voz da campanha, Agnelo Lucamba.
AGNELO LUCAMBA 01 – 01′ 35” 12H 02 09 2024
O médico cirurgião avançou igualmente as patologias mais frequentes durante a campanha no Huambo.
AGNELO LUCAMBA 02 – 01′ 17” 12H 02 09 2024
Agnelo Lucamba, médico cirurgião e porta-voz da campanha de consultas e cirurgias gratuitas de maxilo-facial, denominada “Facilita a Minha Vida”, que já operou 78 pacientes no Huambo.
Naquela província, os trabalhos vão decorrer até ao próximo sábado, seguindo-se depois para Huíla, Benguela e, finalmente, Uíge.
PONTO
12 mortos e 55 feridos é o resultado das ocorrências registadas pelo Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, nas últimas 72h.
Entre as causas das mortes destacam-se incêndios, acidentes de viação e afogamentos, tal como esclarece o porta-voz do corpo nacional de bombeiros, Superintendente-chefe Bombeiro Wilson Baptista.
WILSON BAPTISTA – 01′ 31” 12H 02 09 2024
Superintendente-chefe Bombeiro Wilson Baptista, porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, e o resumo das ocorrências registadas no último fim de semana.
…
A peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Muxima, que encerrou, este domingo, em Luanda, juntou mais de 700 mil fiéis provenientes de vários pontos do país.
A missa de encerramento foi presidida pelo arcebispo do Huambo, Dom Zeferino Martins, e contou com a presença de várias entidades, com destaque para a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, o governador de Luanda, Manuel Homem, líderes políticos, entre outros convidados.
Durante a actidade foram atendidos mais de 700 casos pelo Instituto Nacional de Emergências Médicas, como confirma o diretor-geral adjunto do INEMA, Vasco Matemba.
VASCO MATEMBA – MUXIMA -50” 12H 02 09 2024
Este ano, a peregrinação decorreu sob o lema “Com Maria, Vivamos na Fé o Ano da Oração”.
PONTO
Os direitos e deveres na relação entre a Polícia Nacional e os cidadãos estiveram em debate, neste sábado na MFM, durante o programa “O ESTADO DA NAÇÃO”, que contou com a participação de um representante da corporação, bem como de académicos e analistas residentes.
Durante o debate, o advogado Hermenegildo Teotónio alertou para necessidade de se combater a falta de confiança dos cidadãos para com a Polícia Nacional.
HERMENEGILDO TEOTÓNIO – 01′ 37” 12H 02 09 2024
Já o sociólogo e pastor, Lúcio Marques, apontou sérias debilidades na formação dos agentes policiais.
LÚCIO MARQUES – 01′ 45” 12H 02 09 2024
Por sua vez, o analista MFM, Joaquim Jaime, questiona a forma de admissão para a Polícia Nacional.
JOAQUIM JAIME – 01′ 18” 12H 02 09 2024
E da parte da corporação participou do debate o Subinspector Inocêncio da Costa, Chefe de Secção de Estudos de Segurança Pública do Comando Geral da Polícia Nacional, fez saber que o processo de formação dos agentes obedece ao rigor necessário.
Subinspector Inocêncio da Costa disse, por outro lado, que os cidadãos não têm percebido a real missão da Polícia Nacional.
INOCÊNCIO DA COSTA – 01′ 47” 12H 02 09 2024
Subinspector Inocêncio da Costa, Chefe de Secção de Estudos de Segurança Pública do Comando Geral da Polícia Nacional.
PONTO
O Presidente da República está nos Emirados Árabes Unidos, onde cumpre uma visita privada de alguns dias.
João Lourenço deixou o país, no último sábado, acompanhado pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço.
PONTO INTERNACIONAL
O antigo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, juntou-se, à campanha da FRELIMO para as Eleições Gerais de Outubro, numa rara presença em eventos do género, organizados pelo partido no poder.
Num encontro com homens de negócios, em Maputo, Armando Guebuza, que chefiou o Estado moçambicano de 2005 a 2015, pediu a votação no candidato presidencial da Frente de Libertação de Moçambique, às Eleições Gerais de 9 de Outubro, Daniel Chapo.
Esta foi a primeira vez que o antigo Presidente moçambicano juntou-se a uma acção de mobilização do eleitorado a favor da FRELIMO.
PONTO DESPORTO
Notícias no jornal ao meio-dia de sexta-feira, 30 de Agosto de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edmundo Simões e Paulo Miranda Filho, edição e apresentação de Zacarias Congo.