Jornal 12h, edição de 02 de Fevereiro de 2023

AMBIENTALISTA FERNANDA RENE – NOMEADA MENSAGEIRA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDA PELA ONU . HOJE É O DIA MUNDIAL DESTAS ZONAS IMPORTANTES PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

 

MOVIMENTO DOS ESTUDANTE ANGOLANOS DENUNCIAM ROUBO DE MATERIAL INFORMÁTICO NAS ESCOLAS EM LUANDA E GARANTE SER UMA PÁRTICA PROMOVIDA  PELAS DIREÇÕES ESCOLARES.

 

DETIDOS TRÊS CIDADÃOS QUE SIMULAVAM ACTIVIDADE DE TÁXI E ASSALTAVAM PASSAGEIROS NA VIA EXPRESSA

 

SUBIDA DE ANGOLA NO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL, DEVE-SE A POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO DIZ ANALISTA MFM

 

 

INTERNACIONAL

 

MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA RÚSSIA CRITICA VISITA DA PRESIDENTE DA COMISSÃO EUROPEIA A UCRÂNIA

 

 

 

PONTO MIX

 

Jornal da tarde na MFM 2 de fevereiro    de 2023, Coordenação de Alves Fernandes, suporte técnico de Abedenego Simão, técnica final de emissão de Edmundo Simões, edita e apresenta as notícias o de Tony Fancy.

 

 

PONTO AS NOTÍCIAS

 

A ambientalista angolana Fernanda Renée foi indicada pelas Nações para exercer as funções de MENSAGEIRA MUNDIAL PARA AS ZONAS HÚMIDAS.

O facto foi confirmado hoje pelo Secretário-geral da ONU, António Guterres. Neste jornal teremos os pronunciamentos de Fernanda Rene.

 

 

É da primeira vez que um cidadão angolano é escolhido para mensageiro de uma causa nobre, considerada pelas Nações Unidas como um prioridade mundial. Em directo para este jornal, está jornalista Alves Fernandes a partir dos mais dos Ramiros  onde se encontra a ambição Fernanda Renée.

 

 

ALVES FERNANDES

 

 

 

PONTO

 

 

O Movimento dos Estudantes Angolanos MEA, denunciou esta quinta-feira, a pratica constante do roubo de material informático, com destaque para computadores, nas escolas em Luanda, despois das mesmas serem apetrechadas pelo governo.

Desta vez foi o Instituto Politécnico que ficou sem 17 computadores em pelo período de aulas, O Presidente do MEA Francisco Teixeira, diz ter havido conivência da direção do Instituto.

 

FRANCISCO TEIXEIRA – 1 – J012H02022023

 

Por outro lado, Francisco Teixeira, garantiu que não é a primeira vez que isto acontece nas escolas publica e deu exemplos.

 

FRANCISCO TEIXEIRA – 1 – J012H02022023

 

Presidente do MEA Francisco Teixeira

 

PONTO

 

A multinacional TotalEnergies prevê interromper, a partir do dia 20 de Fevereiro, deste ano, a produção do campo petrolífero Dália, localizado no Bloco 17, offshore Angola, devido a necessidade de se efectuar uma manutenção planeada por mais de um mês.

De acordo com o Especialista em Petróleo e Gás Patrício Kingongo, a manutenção prevê uma duração de 35 dias, o que vai causar uma redução significativa na oferta de petróleo angolano no mercado internacional.

 

PATRICIO KINGONGO – J012H02022023

 

POR OUTRO LADO

 

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis esclareceu, esta quarta-feira, que a paralisação dos serviços no Bloco 17, a registar-se de 20 de Fevereiro a 26 de Março, não afectará “os compromissos da oferta do petróleo angolano no mercado internacional”.

Em nota de imprensa, a instituição explica que se tratará de uma paragem programada, cujo impacto está acautelado nas projecções de produção estabelecidas pelas autoridades angolanas, com os investidores que fazem parte do Grupo Empreiteiro do Bloco 17.

No caso específico, a operação vai envolver mais de 500 técnicos especializados, entre colaboradores da TotalEnergies e prestadores de serviços.

 

PONTO

 

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, declarou esta quarta-feira, que a Constituição da República, em vigor há 13 anos, tem sido capaz de assegurar a muito desejada estabilidade política do país e resistiu aos textes do nacimento e precisa resistir ao textes de maturação.

 

ADÃO DE ALMEIDA – 1 – J012H02022023

 

Adão de Almeida representava o Chefe de Estado, João Lourenço, na cerimónia de lançamento das actividades alusivas ao 13° aniversário da entrada em vigor da CRA, que se assinala no dia 5 deste mês.

O governate, afirmou que a iniciativa de revisão constitucional ocorrida em 2021, onze anos após a entrada em vigor da lei mãe, alargou-se o catálogo de direitos fundamentais.

 

ADÃO DE ALMEIDA – 2 – J012H02022023

 

Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

 

 

PONTO

 

O Serviço de Investigação Criminal, deteve três cidadãos nacionais, que simulavam a actividade de táxi e ao longo do percurso assaltavam os passageiros.

Os elementos em causa estão implicados no assalto ocorrido no passado dia 03 de Janeiro na via Expressa, em que foram abordados por um agente regulador de trânsito, tendo sido detidos na altura 2 membros do grupo.

A informação foi avançada a imprensa pelo Director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Direção Geral do SIC Manuel Halaiwa.

 

MANUEL HALAIWA – J012H02022023

 

PONTO

 

Angola manteve a tendência dos últimos anos no combate à corrupção, subindo para o lugar 116 no Índice de Perceção da Corrupção.

O Manuel Vieira tem mais dados.

 

MANUEL VIEIRA – J012H0202223

 

Aqui o trabalho do jornalista Manuel Vieira.

 

 

PONTO

 

A Proposta do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2023 vai à votação final global na 4ª Reunião Plenária Extraordinária da Assembleia Nacional, agendada para 13 de Fevereiro.

A informação foi avançada esta terça-feira à imprensa pelo primeiro secretário da Mesa do Parlamento, Manuel Lopes Dembo, no final da Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares, orientada pela presidente da AN, Carolina Cerqueira.

A Proposta do OGE 2023, com despesas e receitas avaliadas em 20,1 biliões de kwanzas, prioriza o sector social, com peso sobre a despesa total do OGE de 23, 9 por cento e estima um preço de referência de 75 dólares por barril de petróleo e uma produção petrolífera média de 1,18 milhões de barris.

 

O comentarista MFM, Eugénio Clemente, considera ser OGE 2023 corajoso porque o governo apesar do clima de incerteza da economia internacional e face a indefinição da guerra na Ucrânia, o executivo não deixa de alimentar e motivar o país para prossecução dos objetivos traçados.

 

EUGENIO CLEMENTE -1- 12H02022023

 

Eugénio Clemente também economista, defende a diversificação da economia, maior investimento na agricultura, indústria pesqueira e marinha, o incremento de políticas rentáveis para o turismo e a recuperação da malha rodoviárias do país.

O analista, defendeu um estudo aturado da situação social dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

 

EUGENIO CLEMENTE -1- 12H02022023

 

Proposta do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2023 vai à votação final global na 4ª Reunião Plenária Extraordinária da Assembleia Nacional, agendada para 13 de Fevereiro.

 

PONTO CORRIDO

 

A Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) E.P alcançou, em 2022, uma facturação recorde ao atingir a cifra dos dois mil milhões de dólares em vendas.

O valor resulta da exportação de 9,2 milhões de quilates de diamantes, segundo fez saber, na última terça-feira, em Luanda, o presidente do Conselho de Administração.

Eugénio Pereira Bravo da Rosa partilhou estes dados com a imprensa à margem da visita efectuada à empresa pelos responsáveis do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

-.-

O governo belga distinguiu hoje o ativista angolano Rafael Marques de Morais, entre outras personalidades, em reconhecimento pelos serviços prestados a Angola, enquanto membro da sociedade civil, anunciou o embaixador belga, Jozef Smets.

A condecoração, atribuída pelo rei Filipe da Bélgica, foi entregue pela ministra dos Negócios Estrangeiros belga, Hadja Lahbib, que iniciou na terça-feira uma visita oficial a Angola.

O ativista e jornalista, fundador do site Maka Angola, afirmou-se surpreendido com a distinção, que considerou “uma honra e uma responsabilidade em fazer melhor por Angola”.

A ministra belga esteve esta manhã reunida com o seu homólogo, Téte António, com quem passou em revista aspetos das relações bilaterais e cooperação e foi recebida em audiência pelo Presidente angolano, João Lourenço.

 

INTERNACIONAL

 

O chefe da diplomacia da Rússia, Serguei Lavrov, acusou, esta quinta-feira, o “Ocidente” de estar a apoiar a Ucrânia para pôr fim ao que chamou “questão russa”, criticando diretamente a visita da presidente da Comissão Europeia a Kyiv.

Ursula von der Leyen “declarou que o resultado da guerra deve ser a derrota russa, e uma derrota de tal forma que não volte a levantar-se durante décadas”, disse Lavrov numa entrevista transmitida pelas televisões da Rússia.

Um total de 15 comissários europeus, incluindo os vice-presidentes MARGRETHE VESTAGER e VALDIS DOMBROVSKIS, chegaram hoje a Kyiv.

A delegação é chefiada pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, que vai manter uma série de reuniões com o Governo ucraniano.

Por motivos de segurança, só hoje de manhã é que foi tornada pública a informação sobre a deslocação da delegação da União Europeia à Ucrânia.

Data de Emissão: 02-02-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados