Jornal 12h, edição de 02 de Agosto de 2023
MANCHETES
RESPONSÁVEIS DE UNIDADES SANITÁRIAS CONSIDERAM QUE NÃO EXISTEM MOTIVOS PARA QUE FAMILIARES DE PACIENTES CONTINUEM A DORMIR À VOLTA DOS HOSPITAIS;
GOVERNO ANGOLANO DEVE EXPANDIR BANCOS DE LEITE EM TODAS AS PROVÍNCIAS, DEFENDE ESPECIALISTA;
UNITA DENUNCIA DISTORÇÃO DE INFORMAÇÃO SOBRE A SUA INICIATIVA DE DESTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA;
AUTOMOBILISTAS QUE CONSOMEM SOB EFEITO DE ÁLCOOL TÊM DIAS CONTADOS, MINISTRO DO INTERIOR ANUNCIA REGRESSO DO BAFÔMETRO NAS ESTRADAS.
INTERNACIONAL
LUTO NO CONTINENTE AFRICANO, MORREU O EX-PRESIDENTE DA COT D’IVOIRE.
…
Jornal ao meio dia de quarta-feira, 2 de Agosto de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição e condução de Zacarias Congo.
JINGLE
Responsáveis de unidades sanitárias em Luanda entendem que não se justificam os motivos para que os familiares de pacientes internados continuem a dormir à volta dos hospitais.
Recordamos, inicialmente, o grito de socorro das senhoras Viviana Manuel e Verónica Neves, em nome de milhares de pessoas que se dizem forçadas a dormir ao ar livre em passeios e largos nas proximidades dos principais hospitais, para estarem em condições de apoiar os seus familiares internados, caso haja carência de algum medicamento ou material gastável.
VIVIANA E VERÓNICA
No entanto, a diretora geral do hospital do Cazenga contraria estes argumentos, assegurando que a sua unidade tem condições necessárias para o atendimento medicamentoso aos pacientes internados. Nilza Sousa fala mesmo em questões que devem ser invertidas.
NILZA SOUSA
Já o diretor geral do hospital Municipal do Sambizanga diz igualmente que não se justifica a presença de familiares de pacientes internados na sua instituição e assegura que a carência de medicamentos naquela unidade faz parte do passado.
LUÍS HORÁCIO
Responsáveis de unidades sanitárias em Luanda entendem que não se justificam os motivos para que os familiares de pacientes internados continuem a dormir à volta dos hospitais.
Em Luanda, os casos mais gritantes registam-se nos maiores hospitais nacionais Josina Machel e Américo Boa-Vida, assim como nas maternidades Lucrécia Paim e Augusto Ngangula, tal como no hospital dos Cajueiros e do Kapalanga.
…
Apenas 15 litros de leite estão guardados no stock do Banco de Leite Humano da maternidade Lucrécia Paim.
A revelação foi feita, esta terça-feira, à MFM, pela coordenadora do referido banco, Elisa Gaspar, que apela para a expansão do banco de leite em todas as províncias do país.
ELISA GASPAR 7H
Sem precisar o número de mães que não têm amamentado os seus filhos, a também bastonária da Ordem dos Médicos de Angola adverte as mulheres a darem de mamar até ao tempo que for necessário.
ELISA GASPAR 02
Elisa Gaspar repudia as mães que consomem bebidas alcoólicas, sobretudo durante a fase da gravidez, e recomenda aos melhores cuidados com a alimentação.
ELISA GASPAR 03
Coordenadora do Banco de Leite Humano da maternidade Lucrécia Paim e bastonária da Ordem dos Médicos de Angola, Elisa Gaspar, quando falava, esta terça-feira à MFM, por ocasião da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que começou precisamente ontem.
PONTO UNITA
A iniciativa da UNITA em avançar com o processo para a destituição do Presidente João Lourenço continua na ordem do dia.
O maior partido na oposição esclarece que não está com pressa para iniciar o processo, mas anuncia, ao mesmo tempo, que o a iniciativa vai continuar.
Em conferência de imprensa, ontem, em Luanda, o secretário-geral daquele partido, Álvaro Chikwamanga Daniel, avançou que ainda não se conhece a data exata para entrega da iniciativa de impugnação do Presidente da República ao parlamento e garante o processo será conduzido de forma pacífica.
ÁLVARO DANIEL 01
O político considera que está a haver distorção da informação sobre a iniciativa do seu partido, com argumentos segundo os quais a UNITA pretende voltar a levantar a guerra no país.
ÁLVARO DANIEL 02
Álvaro Chikwamanga Daniel apresenta a seguir o programa das celebrações dos 89 anos do nascimento do fundador da UNITA Jonas Savimbi, assinalados amanhã.
ÁLVARO DANIEL 03
Secretário-geral da UNITA, Álvaro Chikwamanga Daniel.
PONTO MPLA
A vice-presidente do MPLA afirmou que apenas com estabilidade se poderá responder às principais preocupações do povo. Luísa Damião falava, esta semana, em Luanda, durante um encontro os secretários gerais dos antigos movimentos de libertação da Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde.
LUÍSA DAMIÃO
Vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.
PONTO
NELMA CAETANO
No entanto, a ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, fala sobre os principais desafios ambientais que o país enfrenta.
ANA PAULA DE CARVALHO
Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho.
PONTO
Cerca de quatro mil e quatrocentos e trinta e três cidadãos morreram, de Janeiro de 2022 a Junho deste ano, em consequência de vinte mil e quinhentos e oitenta e um acidentes registados no referido período. A informação foi avançada, ontem, à imprensa pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho.
EUGÉNIO LABORINHO 01
O excesso de álcool continua a ser apontado como uma das principais causas dos acidentes de viacção no país, por isso, o ministro anuncia o retorno do bafômetro nas estradas para a inversão do quadro.
EUGÉNIO LABORINHO 02
Segundo Eugénio Laborinho, o governo angolano continuará a desenvolver acções preventivas, no sentido de levar a paz nas estradas.
EUGÉNIO LABORINHO 03
Ministro do o Interior, Eugénio Laborinho, que falava, em Luanda, durante a missa de acção de graças em homenagem às vítimas da sinistralidade rodoviária.
…
Dois cidadãos foram detidos, no Bengo, acusados de terem morto um jovem de 24 anos de idade, quando este exercia a atividade de moto-táxi.
Segundo o porta-voz da polícia nacional naquela província, a vítima terá sido abordada por uma jovem que simulou precisar dos seus serviços, para junto de comparsas apropriarem-se da motorizada do infeliz. A jovem continua foragida, mas a polícia garante diligências para a sua localização e confirma ainda a apreensão da motorizada e a arma de fogo em posse dos meliantes.
PAULO MIRANDA DE SOUSA
Porta-voz da polícia nacional no Bengo, superintendente Paulo Miranda de Sousa.
INTERNACIONAL
Morreu o ex-presidente da Costa do Marfim Henri Konan Bédié, aos 89 anos, num hospital privado em Abidjan, informou terça-feira à noite, à agência France-Presse, um membro da comunicação do seu partido, citado esta quarta-feira pela Lusa.
Após o anúncio da sua morte, que ocorreu na Polyclinique Internationale Sainte Anne-Marie (PISAM), na capital da Costa do Marfim, começou a juntar-se uma multidão em frente à residência do antigo chefe de Estado.
Chefe de Estado entre 1993 e 1999, Henri Konan Bédié não tinha descartado ser candidato às próximas eleições presidenciais na Costa do Marfim.