Jornal 12h, edição de 01 Fevereiro de 2024

Destaques:

CAN 2024: PAÍS MOBILIZA-SE PARA PRESTAR TODO O APOIO ÀS  PALANCAS NEGRAS. PRESIDENTE DO COA ACREDITA QUE ANGOLA VAI LONGE NESTA COMPETIÇÃO;   

PRESIDENTE JOAO LOURENÇO FAZ MEXIDAS NOS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO DA SONANGOL E AGENCIA NACIONAL DE PETROLEO E GAZ;

ANGOLA  MOBILIZA TREZENTOS TECNICOS DE SAUDE PARA TRAVAR POSSIVEL ENTRADA DA COLERA NO PAÍS;  

UNIÃO AFRICANA DEFENDE REGRESSO A CEDEAO DE QUATRO PAISES QUE SE RETIRARAM DO BLOCO CONTINENTAL;     

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, primeiro de Fevereiro de 2024. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Joao Congo. 

JINGLE MVIEIRA 

O país mobiliza-se para prestar todo o apoio aos Palancas Negras que defrontam amanhã a sua congénere da Nigéria, em partida decisiva dos quartos de final da Taça de África das Nações em futebol, que decorre na Côte d’Ivoire. 

De todos cantos de Angola, chegam mensagens de encorajamento e promessas de apoio.

Em entrevista ao programa A ÚLTIMA PALAVRA da MFM, o presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo Conceição, disse que Angola já mostrou que pode ir longe nesta competição, sublinhando que amanhã quem deverá provar o seu real valor é a seleção da Nigéria.

– GUSTAVO CONCEIÇÃO 01 –  ANGOLA/ NIGERIA 

Conceição apelou a todas as entidades que estão a prometer prémios à seleção nacional de sentido de honrarem com os seus compromissos.

– GUSTAVO CONCEIÇÃO 02 – PROMESSA 

Quando ao seu futuro no dirigismo desportivo, o Presidente do COA garantiu que não se vai recandidatar, mas deixou em aberto a possibilidade concorrer à presidência do clube desportivo Primeiro de Agosto, do qual é co-fundador.

– GUSTAVO COMCEIÇÃO – 03 PRESIDÊNCIA DAGOSTO 

Gustavo Conceição, Presidente do Comité Olímpico Angolano, que não confirma nem desmente a possibilidade de ser candidato à liderança do Primeiro de Agosto. 

Os ouvintes poderão acompanhar a entrevista completa logo mais, às 20H00.

PONTO

Mais de 300 técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram mobilizados para manter as acções de prevenção e vigilância epidemiológica do surto de cólera, na província do Cuando Cubango, limítrofe com a República da Zâmbia, que já tem o registo de vários casos da doença. 

O surto de cólera que afecta igualmente a República Democrática do Congo, Zimbabwe, Moçambique, Malawi, Tanzânia e a África do Sul, levou as autoridades angolanas a solicitarem uma reunião do Conselho de Ministros da SADC, na busca de uma estratégia comum para travar a propagação da doença, em sessão orientada a partir de Luanda pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, na qualidade de presidente em exercício do Conselho de Ministros da organização sub-regional.

….

O Presidente da República,  João Lourenço, deu por findo, esta quarta-feira, o mandato de Joaquim António de Sousa Fernandes,  do cargo de administrador executivo do Conselho de Administração da SONANGOL-EP.

Também por conveniência de serviço, deu por findo igualmente o mandato de Belarmino Emílio Chitangueleca, do cargo de administrador do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Entretanto, de acordo com um decreto presidencial, foi nomeado  Belarmino Emílio Chitangueleca para o cargo de administrador executivo do Conselho de Administração da SONANGOL-EP.

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL) é uma empresa pública do ramo petrolífero, responsável pela administração e exploração do petróleo e gás natural em Angola.

Angola continua apostada no desenvolvimento de iniciativas que impulsionem o sector petrolífero, no sentido de diversificar a economia e tornar a área produtiva mais dinâmica. 

A garantia foi dada esta quinta-feira, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, durante um workshop sobre acções e projectos de reponsabilidade social, no sector dos Recursos Mineiras, Petróleo e Gás.

JOSÉ DE LIMA MASSANO 01 – ACÇÕES – 01′ 58” 12H 010224

José de Lima Massano apela às empresas ligadas ao sector petrolífero a apoiarem mais as iniciativas de capital produtivo.

JOSÉ DE LIMA MASSANO 02 – APOIO – 02′ 04” 12H 010224

José de Lima Massano, ministro de Estado para Coordenação Económica. 

Já o ministro dos Recursos Mineirais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, fez saber que os investimentos realizados pelas empresas do sector têm beneficiado áreas como saúde, educação, empregabilidade e desporto.

DIAMANTINO AZEVEDO – APOIO – 01′ 57” 12H 010224

Diamantino Azevedo, ministro dos Recursos Mineirais, Petróleo e Gás, falando durante um workshop sobre acções e projectos de reponsabilidade social no sector que dirige.

O Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo vai reforçar a fiscalização dos lubrificantes comercializados no mercado angolano, para combater a falsificação do produto. 

A garantia é do diretor geral da referida instituição, Luís Fernandes.

LUÍS FERNANDES 7H

Luís Fernandes, diretor geral do Instituto Regulador dos Derivados de Petróleo, garantindo que a instituição vai reforçar as acções de inspecção para travar a venda de lubrificantes adulterados no mercado nacional. 

E as autoridades não têm dado tréguas aos contrabandistas de produtos petrolíferos. 

Esta quarta-feira, a polícia confirmou a detenção de sete integrantes de uma rede que se dedicava ao contrabando de combustível e anunciou a apreensão de mais de 19 mil litros do produto em Luanda. 

O   Superintendente-chefe Manuel Halaiwa é o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal.

 MANUEL HALAIWA 12H

Superintendente-chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC, Serviço de Investigação Criminal, confirmando a detenção de sete indivíduos, devido ao contrabando de combustível em Luanda.

Seis mil milhões de dólares serão investidos até ao próximo ano, em Angola, pelo Banco Mundial, para financiar projectos nos sectores da saúde, educação, águas e agricultura. 

A informação foi avançada pela representante do Banco Mundial em Angola, Ana Maria de Carvalho.

ANA MARIA DE CARVALHO 9H

Ana Maria de Carvalho, representante do Banco Mundial em Angola, avançando que a instituição vai investir no país até ao próximo ano seis mil milhões de dólares para financiar projectos em vários domínios. 

O Banco Mundial (BM) apresenta-se como um parceiro que se destaca no apoio aos esforços de Angola em vários domínios da vida social, para a reduzir a pobreza e promover o crescimento económico, considerou, esta quarta-feira, o Juiz  Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas, Sebastião Gunza.        

Falando no worksop sobre projectos financiados pelo do BM, realçou que a instituição bancária tem trabalhando em conjunto com as entidades públicas e a sociedade civil, de modo a promover o crescimento económico. 

Adiantou, por outro lado, que a necessidade de finanças públicas saudáveis, conjugada com a obrigação de enfrentar preocupações sociais, integração e justiça social, protecção social de grupos vulneráveis e reduzir assimetrias regionais, além de outras, exigem um minucioso escrutínio das entidades competentes, visando promover a boa governação das finanças  públicas.    

Angola manteve a tendência dos últimos anos no combate à corrupção, subindo para o 116.º lugar no Índice de Perceção da Corrupção, alcançando 33 pontos numa escala que vai dos zero aos 100, segundo um relatório esta terça-feira divulgado.

A tendência nos últimos cinco anos traduziu-se numa subida de 14 pontos, e considerando os últimos 10 anos, a subida foi de 11 pontos. 

A edição deste ano do Índice de Percepção da Corrupção (CPI, na sigla em inglês), elaborado pela organização não-governamental (ONG) Transparência Internacional, mostra que em termos estatísticos, Angola subiu 20 lugares no CPI de 2021 relativamente ao de 2022, fixando-se no 116.º lugar entre 180 países e territórios. O analista MFM , Carlos Rosado de Carvalho;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO 12H 

A ONG acrescenta que o Ministério Público angolano solicitou recentemente à Interpol a emissão de um mandado de detenção contra Isabel dos Santos, filha do ex-presidente José Eduardo dos Santos, tendo o Supremo Tribunal do país ordenado a apreensão dos seus bens.

PONTO

Um regulamento sobre licenciamento e exercício da actividade das Agências de Viagens e Turismo foi aprovado hoje, quarta-feira, em Luanda, pelo Conselho de Ministros. 

Segundo o comunicado final da sessão, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, a aprovação do documento tem como objectivo tornar o sector mais atractivo, diminuindo a intervenção do Estado em matérias da competência exclusiva dos operadores turísticos.

Ao mesmo tempo, refere a nota, visa implementar um sistema de acompanhamento das suas actividades, de forma a permitir a materialização dos princípios estabelecidos na legislação competente em vigor.

O regulamento, ora aprovado, exclui a exigência de realização de um capital mínimo para abertura das agências de viagens e permite que outras actividades sejam desenvolvidas no mesmo estabelecimento, desde que autorizadas pela entidade responsável pelo turismo.

INTERNACIONAL

A União Africana defende diálogo entre a CEDEAO, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, e os países liderados pelas juntas militares do Níger, Mali e Burkina Faso, que se retiraram do bloco regional.

O Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, lamentou a retirada dos três países na CEDEAO e instou os líderes regionais a intensificarem o diálogo, manifestando que a União Africana está aberta para ajudar no que for necessário. 

Um caça F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos despenhou-se depois de ter sofrido uma emergência durante o voo ao largo da costa da Coreia do Sul, na quarta-feira, no terceiro acidente com um dos aviões militares norte-americanos com base na Coreia em menos de um ano.

O incidente ocorreu durante uma missão de treino sobre as águas a oeste da península coreana, de acordo com um comunicado da Base Aérea de Kunsan, a cerca de 180 quilómetros a sul da capital Seul.

Data de Emissão: 01-02-2024 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados