Jornal 12h, edição de 01 de Novembro de 2023

Tópicos:

COMEÇA HOJE O PROCESSO DE CANDIDATURAS PARA AS BOLSAS DE ESTUDO INTERNAS. INAGBE ASSEGURA QUE 20% DAS BOLSAS SERÃO DESTINADAS A FILHOS DE ANTIGOS COMBATENTES E A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS; 

– ESTÁ LEVANTADA A GREVE DOS ENFERMEIROS NO BENGO, APÓS ENTENDIMENTO ENTRE SINDICATO E ENTIDADE PATRONAL;

– PRIMEIRO DE AGOSTO E INTERCLUBE MEDEM FORÇAS HOJE EM JOGO DA SUPERTAÇA EM ANDEBOL MASCULINO;

– QUÉNIA VAI ELIMINAR VISTOS PARA CIDADÃOS DE OUTROS AFRICANOS A PARTIR DO PRÓXIMO ANO.

JINGLE MIX 

Jornal ao meio dia, quarta-feira, dia 1º de Novembro de 2023. Coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Zacarias Congo.   

JINGLE MV

O governo de Luanda anuncia a realização, nos próximos dias, de trabalhos de melhoramento do sistema de drenagem, que vão passar pela limpeza nas valas e linhas de águas, bem como a requalificação das infraestruturas de apoio ao saneamento básico.

Segundo a directora da Unidade Técnica de Gestão de Limpeza e Saneamento de Luanda, Zenilda Mandinga, que falava hoje ao programa DEZ PARA O MEIO DIA, emitido aqui na MFM, o projecto Nova Vida, por exemplo, deverá merecer mesmo um trabalho integrado de restruturação.

ZENILDA MANDINGA – 02′ 09” 12H 011123 

Zenilda Mandinga, directora da Unidade Técnica de Gestão do Saneamento de Luanda.  

Nos próximos dias, o governo de Luanda vai realizar trabalhos melhoramento do sistema de drenagem, que vão passar pela limpeza nas valas e linhas de águas, bem como a requalificação das infraestruturas de apoio ao saneamento básico.

PONTO

A proposta do Orçamento do Estado de Angola para o próximo ano prevê aumentos de cerca de 5% dos salários da função pública e a isenção do Imposto sobre Rendimento de Trabalho em salários que vão até 100 mil kwanzas, ao contrário dos 70, em curso, tal como fez saber o ministro de Estado para a Coordenação Económica.

Falando no final do acto de entrega da proposta do OGE-2024, na Assembleia Nacional, José de Lima Massano considerou a referida proposta como equilibrada.

JOSÉ DE LIMA MASSANO – 01’ 02 ’’ 12H 011123

Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

E a ministra das Finanças de Angola justifica que a preparação da proposta do Orçamento Geral do Estado para 2024 é realista e conservadora.

No entanto, ontem no telejornal da Televisão Pública de Angola, Vera Daves disse que o actual OGE olha para os rendimentos das famílias.

VERA DAVES – 01′ 26” 12H 011123

Ministra das Finanças, Vera Daves.

O Orçamento Geral do Estado para o próximo ano prevê receitas e despesas no montante de 24,7 biliões de kwanzas.

PONTO UNITA

O presidente da UNITA afirmou que nenhum país se constrói sem justiça nem liberdade.

Adalberto Costa Júnior, que escolheu o bairro Boavista, no Sambizanga, para fazer a réplica à mensagem do Presidente angolano, João Lourenço, sobre o Estado da nação, esclareceu que objetivo foi convidar o Governo a apresentar uma posição mais realista sobre os caminhos do país. 

Já sobre a economia, o líder do maior partido na oposição, diz que há discrepâncias entre as contas publicas e as projeções internacionais, nomeadamente as do Fundo Monetário Internacional. 

ADALBERTO COSTA JÚNIOR – 01′ 33” 12H 011123

Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, quando fazia, esta terça-feira, a réplica à mensagem sobre o Estado da Nação apresentada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Recordo que na sua mensagem à nação, o Presidente angolano disse que qualquer discurso semelhante que não seja proferido por si, seria um exercício ilegítimo de usurpação de competências.

Os principais pressupostos para a elaboração do OGE passaram mais uma vez pelo petróleo. 

Segundo o analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho, mesmo conservador, o orçamento para o próximo ano, mostra-se realista para o actual contexto. O também economista afirmou que é o Orçamento Geral do Eestado possível;

CARLOS ROSADO DE CARVALHO OGE – 02’ 03’’ 12H 011123

Analista MFM, Carlos Rosado de Carvalho.

PONTO

Começa hoje o processo de candidaturas para as bolsas de estudo internas referentes ao ano académico 2023/2023.

Um total de dez mil novas bolsas de estudo internas, distribuídas em 9 mil e 500 para a graduação e 500 para pós-graduação (mestrado e doutoramento), são os números disponibilizados pelo INAGBE, Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo.

O diretor da referida instituição, Milton Chivela, assegura que 20% das bolsas serão destinadas aos filhos de antigos combatentes e a pessoas com necessidades especiais. 

MILTON CHIVELA 01 – 53” 12H 011123

Por outro lado, Milton Chivela esclarece sobre como se está a pagar o dinheiro das bolsas externas aos estudantes angolanos que se encontram na Rússia, país que vive um bloqueio financeiro, em consequência dos conflitos com a Ucrânia. 

MILTON CHIVELA 02 – 01′ 27” 12H 011123

Milton Chivela, diretor do INAGBE, Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo.

Começa hoje o processo de candidaturas para as bolsas de estudo internas referentes ao ano académico 2023/2023.

Os interessados devem a candidatar-se a referida bolsa, por intermédio do portal: WWW. INAGBE.GOV. AO 

Esta terça-feira, portanto, encerrou o prazo de renovações das bolsas relativamente ao ano académico 2022/2023. 

Está levantada desde esta manhã a greve dos enfermeiros no Bengo, iniciada na passada segunda-feira, 30 de Outubro.

A decisão do levantamento da greve foi tomada na sequência de um encontro entre o governo provincial e o Sindicato dos Enfermeiros no Bengo, onde os homens da seringa terão recebido garantias de resolução das suas principais preocupações, nomeadamente o pagamento dos subsídios relativos ao trabalho prestado durante a fase da COVID-19, melhorias salariais e condições de trabalho.

A informação foi avançada à MFM pelo secretário do Sindicato dos Enfermeiros de Angola no Bengo, Paulo Chindunbo.

PAULO CHINDUMBO – 01′ 18” 12H 011123

Paulo Chindunbo, secretário provincial do Sindicato dos Enfermeiros de Angola no Bengo.

Está levantada a greve destes profissionais da saúde, iniciada na última segunda-feira.

PONTO

A lei de terras de Angola deve ser revista para que possa ser ajustada a constituição. 

Um grupo técnico liderado pela REDE TERRAS ANGOLA está a conformar toda a documentação e reunir depoimentos para alteração e melhoria da actual lei, que carece de revisão. 

Um dos aspectos, que salta a vista, é o silencio das autoridades em caso de conflitos fundiários. 

Segundo o director da REDE TERRAS, Bernardo Castro, para tal, são chamadas as universidades, os juristas, os políticos, bem como a igreja para abordar a revisão da lei de terras em angola. 

O activista do direito à terra lamenta a falta de pronunciamentos do governo;  

BERNARDO CASTRO SILENCIO 01 – 01’ 17’’ 12H 011123 

O coordenador da REDE TERRAS aborda, por outro lado, alguns conflitos no país sobre posse e titularidade de terrenos, deixando um apelo a sociedade em geral para tratar do assunto para evitar males maiores;  

BERNARDO CASTRO APELOS 02 – 01’ 02’’ 12H 011123 

Bernardo Castro, director da REDE TERRAS.

A polícia em Luanda considera como calma a situação de segurança pública no município do Cazenga, onde esta terça-feira chegaram denúncias de constantes casos de assaltos à mão armada e luta entre gangues na zona.

Os moradores do bairro Zamba 4, por exemplo, apelaram mesmo para uma intervenção urgente das autoridades policiais.

VOX CRIMINALIDADE RECORDAR – 01’ 43’’ 12H 011123

E em reação, o porta-voz da polícia em Luanda, superintendente Nestor Goubel, tranquiliza os munícipes e fala igualmente das acções levadas a cabo pela corporação, para prevenir e combater actos criminosos na capital. 

NESTOR GOUBEL – 01’ 41’’ 12H 011123

Superintendente Nestor Goubel, porta-voz da polícia nacional em Luanda, quando reagia à MFM ao grito de socorro dos munícipes do Cazenga, sobre constantes casos de assaltos à mão armada e a luta entre gangues na localidade. 

PONTO DESPORTO

Primeiro de Agosto e Interclube medem forças hoje no pavilhão da cidadela desportiva as 17horas, em jogo da supertaça Francisco de Almeida em andebol masculino. 

O treinador dos Militares, Filipe Cruz garante prontidão dos seus jogadores para este confronto, onde espera ver jogar uma equipa organizada e competitiva diante dos Policias. 

RD-FILIPE CRUZ. 

Do lado do Interclube o treinador José Pereira disse hoje a MFM que a equipa trabalhou arduamente durante a pré-época, mas ainda assim, admite que a sua encontrará algumas dificuldades. 

RD-JOSÉ PEREIRA. 

José Pereira treinador da equipa sénior masculina de andebol do Interclube que defronta amanhã o Primeiro de Agosto na Supertaça Francisco de Almeida.  

PONTO INTERNACIONAL

Os vistos para visitar o Quénia serão eliminados para outros cidadãos africanos a partir do próximo ano, como parte de um movimento para a abertura do comércio e das viagens dentro do continente.

Segundo o presidente do Quénia, William Ruto, até ao final deste ano, nenhum africano será obrigado a ter um visto para ir ao Quénia. 

O Exército israelita confirma que realizou ataques aéreos no Líbano contra o movimento Hezbollah, um aliado do grupo islamita palestiniano Hamas.

O aumento das tensões na fronteira entre o Israel e o Líbano levanta receios de um alargamento regional da guerra entre Israel e o Hamas, desencadeada após o ataque do movimento islamita em 07 de Outubro, que matou mais de 1.400 pessoas, de acordo com as autoridades israelitas.

O Hamas afirma, por seu turno, que mais de 8.300 pessoas, foram mortas em bombardeamentos do Israel na Faixa de Gaza.

Data de Emissão: 01-11-2023 às 12:00
Género(s): Noticiário
 
PARTICIPANTES

Relacionados