“João2Pontos” com Historiador Jean Michel Mabeko Tali

“João2Pontos” recebe na sua primeira edição do ano de 2020, o Historiador Jean Michel Mabeko Tali. Um dos mais prolíficos investigadores da história do MPLA, é autor do livro “Guerrilha e Lutas Sociais, o MPLA Perante Si Próprio 1960-1977”.

O MPLA é salvo circunstancialmente pelo MFA português (25 de Abril), Daniel Chipenda era, a par de Agostinho Neto, outro líder forte do movimento. Prevalece Agostinho Neto na circunstância por ser de Luanda e ter mais apoio na capital. Nito Alves foi o maior mobilizador de Neto, mas era odiado por uma ala mais radical do movimento. Neto salvou inúmeras vezes Nito Alves, mas as divergências tornaram-se muito profundas do ponto de vista ideológico.

 O meu convidado recusa-se a falar do papel dos “mulatos e mestiços”, apesar de estar reflectido no livro. Mais importante; os historiadores estão certos sobre a data da fundação do MPLA. O MPLA é que está equivocado. Não entende as razões. Nem mesmo o facto do presidente João Lourenço ter apontado Ilídio Machado como o primeiro presidente do movimento.

Agradecemos a colaboração de edição dos ilustres jornalistas Raimundo Salvador e Luís Costa.

 

Data de Emissão: 2020-01-10 08:00:00

Relacionados