Estado da Nação: O Impacto Económico, Social e Ambiental do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr António Agostinho Neto
“O Impacto Económico, Social e Ambiental do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Dr António Agostinho Neto, com inauguração prevista para Dezembro deste ano”.
– Qual será o contributo do novo aeroporto para o desenvolvimento do sector da aviação civil e a modernização da companhia aérea de bandeira, garantindo a valorização do capital humano?
– De que forma a nova infraestrutura aeroportuária irá impactar no reordenamento do território e na mobilidade urbana?
– Por que razão a empreitada, considerada estratégica e de capital importância para a atracção de investimento estrangeiro directo, mantém-se envolta num manto de secretismo, 16 anos depois do seu lançamento, tendo sofrido várias metamorfoses que já ultrapassaram os 10 mil milhões de dólares?
– Como foi seleccionado o operador encarregue da gestão do novo aeroporto projectado para 15 milhões de passageiros por ano?
– A quantas anda o processo de formação dos quadros nacionais que vão funcionar no novo aeroporto?
– Qual será o destino do “velhino” aeroporto internacional 4 de Fevereiro?
– E qual a serventia dos varios aeroportos construídos em determinadas localidades sem qualquer utilidade, como Ndalatando, Luau e Kuito Kuanavale?
O painel de convidados não poderia ser melhor, uma vez que muitos dos responsáveis e especialistas na matéria alegam não estar em condições de dar a cara e falar de viva voz.
Felizmente, os quadros nacionais verdadeiramente comprometidos com s defesa do bem comum não hesitam em falar para a MFM:
– SÊRGIO SANTOS – Comandante e Instrutor do Boeing 737, vice-presidente do Sindicato dos Pilotos de Angola.
– BARNABÉ RAIMUNDO – Engenheiro Civil.
– LUÍS MOITA SANTOS – Especialista em Transportes e Mobilidade.
– HEITOR CARVALHO – Economista.
– CARLOS ROSADO DE CARVALHO – Economista e Jornalista.
– JOAQUIM JAIME – jurista e especialista em políticas públicas.
– RAMIRO ALEIXO – Jornalista e Analista Político.