Essencial Entrevista com Bela Malaquias

Florbela Malaquias é a única mulher em Angola que se deverá candidatar à Presidência.

 

Florbela “Bela” Malaquias nasceu na província angolana do Moxico a 26 de janeiro de 1959. Foi militante da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição no país. E combateu nas FALA, o braço armado da UNITA, durante a guerra civil.

 

Recentemente, publicou o livro “Heroínas da Dignidade”, um relato das suas memórias e experiências vividas na Jamba, antigo bastião do partido. Na altura, foi acusada de estar ao serviço do regime do MPLA com a tarefa de diabolizar a imagem do fundador da UNITA, Jonas Savimbi.

 

Papel da imprensa

“Bela” Malaquias desempenhou as funções de jornalista da Voz da Resistência do Galo Negro (VORGAN), sedeada, na altura, na Jamba. Mais tarde, na Rádio Nacional de Angola (RNA), foi uma das principais vozes dos serviços noticiosos. 

 

 revela que, em breve, terá uma rádio, uma estação mais ligada à formação. 

A presidente do Partido Humanista de Angola (PHA) espera que, durante a campanha eleitoral, haja equilíbrio na imprensa, mas entende que os diferentes atores políticos e sociais devem estar atentos a possíveis irregularidades.

“Bela” Malaquias é formada em Direito pela Universidade Agostinho Neto. Atualmente, trabalha como advogada.

Data de Emissão: 28-06-2022 às 17:40
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES

Relacionados