Debate Essencial sobre os Programas Eleitorais
Debate Essencial. Tema: Como os Partidos se propõem melhorar a economia, o ambiente de negócios, a atracção de Investimentos e garantir a estabilidade cambial, a inflação e a empregabilidade. Convidados: Fernando Heitor – Economista; Francisco Jacinto – CG-SILA; Nataniel Fernandes – Economista e Fortunato Paixão – Jurista.
Data de Emissão: 16-08-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre os Programa Eleitorais

Debate Essencial sobre os Programa Eleitorais. TEMA: A saúde nos programas da formações políticas concorrentes às eleições de 24 de Agosto. Convidados: Miguel Sebastião, secretário-geral do Sindicato dos Médicos Angolanos; Afonso Kileba, secretário-geral do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem e Jeremias Agostinho, médico especialista em saúde pública.

Data de Emissão: 11-08-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre os Programas Eleitorais

Debate Essencial sobre os Programas Eleitorais. TEMA: O que os partidos reservam nos programas para a Educação e o Ensino Superior. Convidados: Peres Aberto – Secretário geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior; Admar Ginguma – Secretário geral do Sindicato Nacional dos Professores e Francisco Teixeira – Presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos.

Data de Emissão: 02-08-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre as Eleições Gerais
Debate Essencial sobre as Eleições:
Arranque da campanha eleitoral;
Programa dos partidos;
Tempo de antena.
 
Convidados: David Sambongo – Analista político;
Fernando Heitor – Economista;
Jordan Coelho – Membro do Gabinete de Estudos da CASA-CE.
Data de Emissão: 26-07-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Luís Jimbo

No dia em que a Comissão Nacional Eleitoral rejeitou o pedido da plataforma Observatório Eleitoral de Angola para monitorar as Eleições, Luís Jimbo, presidente do OBEA e director executivo do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 19-07-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre o legado, transição e morte de José Eduardo dos Santos

Debate Essencial sobre o legado, transição e morte de José Eduardo dos Santos.
Convidados: Albino Pakisi, académico; Francisco Soares, jurista e Paulo Brijonev, analista social.

Data de Emissão: 12-07-2022 às 18:00
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com o Padre Celestino Epalanga

Padre e professor. É Natural do Huambo. Mestre em Teologia, Filosofia, Humanismo e Transcendência pela Universidade Pontifícia Comilas, Espanha. Licenciou-se em filosofia e Humanidades na Jesuit School of Philosophy & Humanities, no Zimbabué. Como professor, tem passagens pelo Instituto Superior João Paulo II, pelo colégio Anchieta, no Brasil e no Seminário Arquidiocesano de Luanda, além de ter assumido funções como membro do Comité de Ética e Investigação em Seres Humanos, da Universidade Católica de Angola, conferencista, membro do Grupo técnico científico da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos de Angola. Na igreja, é Vigário Episcopal para a Área Social da Arquidiocese de Luanda e secretário da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.
Celestino Epalanga veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Bela Malaquias

Florbela Malaquias é a única mulher em Angola que se deverá candidatar à Presidência.

 

Florbela “Bela” Malaquias nasceu na província angolana do Moxico a 26 de janeiro de 1959. Foi militante da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição no país. E combateu nas FALA, o braço armado da UNITA, durante a guerra civil.

 

Recentemente, publicou o livro “Heroínas da Dignidade”, um relato das suas memórias e experiências vividas na Jamba, antigo bastião do partido. Na altura, foi acusada de estar ao serviço do regime do MPLA com a tarefa de diabolizar a imagem do fundador da UNITA, Jonas Savimbi.

 

Papel da imprensa

“Bela” Malaquias desempenhou as funções de jornalista da Voz da Resistência do Galo Negro (VORGAN), sedeada, na altura, na Jamba. Mais tarde, na Rádio Nacional de Angola (RNA), foi uma das principais vozes dos serviços noticiosos. 

 

 revela que, em breve, terá uma rádio, uma estação mais ligada à formação. 

A presidente do Partido Humanista de Angola (PHA) espera que, durante a campanha eleitoral, haja equilíbrio na imprensa, mas entende que os diferentes atores políticos e sociais devem estar atentos a possíveis irregularidades.

“Bela” Malaquias é formada em Direito pela Universidade Agostinho Neto. Atualmente, trabalha como advogada.

Data de Emissão: 28-06-2022 às 17:40
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Carlinhos Zassala

Essencial Entrevista com o psicólogo e professor universitário, Carlinhos Zassala.

É natural do maquela do zombo província do uíge aos 75 anos é psicólogo e docente universitário, foi conselheiro pessoal de Holden Roberto pertenceu a FNLA, mas hoje está afastado da política ou seja não está afiliado em nenhuma força política ou partidária defende a democracia e a economia de mercado.

Após a formação no antigo Zaire atual República Democrática do Congo de regresso Angola foi detido pois era considerado pro americano.

 É doutorado em psicologia social e da personalidade pelo instituto de psicologia  da universidade federal do Rio de Janeiro no Brasil é bastonário da ordem dos psicólogos de angola e secretário geral do sindicato nacional dos professores do ensino superior para a região Luanda  e Bengo

Data de Emissão: 22-06-2022 às 19:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): FNLAHolden RobertoJoão LourençoMPLAUNITA
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Mihaela Webba

É jurista, docente e deputada da UNITA. Mestre em direito constitucional. Nasceu em Bacău, Roménia. Tem como lema de vida – insistir, persistir, não desistir até conseguir. o principal objectivo é fazer de Angola uma verdadeira democracia.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Makuta Nkondo

É biólogo de formação. Jornalista de profissão. Desde Agosto de 2017, é deputado independente pela CASA-CE. Natural de Tomboco, Zaire. Está na política desde muito cedo, começou como pioneiro na UPA. Entre 2008 e 2012, foi deputado na segunda legislatura pelo grupo parlamentar da UNITA. Aos 74 anos, tem como lema: “Defender Angola e o povo, bem como primar e morrer pela verdade”. Augusto Pedro Augusto Makuta Nkondo veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 07-06-2022 às 17:30
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Francisco Viana

É fundador do Fórum  dos Empresários de Língua Portuguesa, da Associação Empresarial de Luanda e da Confederação Empresarial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Tem negócios no sector do comércio, construção civil, segurança, indústria, hotelaria e turismo. Na semana da realização do primeiro Congresso da Nação, Francisco Viana, empresário e membro organizador do referido Congresso, veio à rádio Essencial. 

Data de Emissão: 31-05-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Domingos Feca

É natural de Benguela, licenciado em ciências jurídico-económicas e jurídico-forenses. Já trabalhou no Instituto Nacional de Estudos Jurídicos. Actualmente, é assessor jurídico do Tribunal Supremo e coordenador Sindical dos Trabalhadores do Tribunal Supremo. Domingos Feca veio à Rádio Essencial. Sob a mesa, a situação dos trabalhadores do Tribunal Supremo.

Data de Emissão: 24-05-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Fernando Heitor

É economista, consultor, docente universitário e formador. Já foi vice-ministro das Finanças do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN). Tem como principal objectivo continuar a viver bem no seio da família, lutar contra desigualdade, estar num espaço em que haja equilíbrio social e económico entre as pessoas. Fernando Heitor Francisco veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Francisco Jacinto

Formado em Direito pela Universidade Independente de Angola. É advogado, sindicalista e secretário-geral da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola. Tem como lema de vida “trabalhar para que o Estado angolano respeite os direitos, garantias e liberdades dos cidadãos angolanos”. Na semana do Dia do Trabalhador, Francisco Jacinto Pedro Gaspar veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Serra Bango

É Jurista, presidente e membro fundador da Associação Justiça, Paz e Democracia. Serra Bango veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 27-04-2022 às 18:00
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Maurílio Luyele

É deputado, vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA. Na Assembleia Nacional, faz parte da 6ª Comissão de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. Médico de profissão e docente universitário. Possui mestrado em Química Biológica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutorando em Educação na Universidade Estácio de Sá, no Brasil, na área de Concentração de Tecnologias de Informação e Comunicação e Processos Educativos. Na UNITA, foi secretário nacional para a saúde e membro da comissão política. Maurílio Luciano Sabino Luyele veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com André Mendes de Carvalho

Foi, por quase dois anos, presidente da CASA-CE, um cargo que lhe conferiu o direito de fazer parte do Conselho da República. Antigo navegante, sonhava assumir o ‘leme’ do país por intermédio das Eleições Gerais de 2022, um sonho que acabou ‘naufragado’ depois que quatro dos seis partidos que compunham a Coligação forçaram-no a demitir-se. Almirante Miau, como também é conhecido, é deputado e oficial general na reserva. Nasceu na Huíla há 70 anos e  é um dos filhos do escritor e nacionalista angolano Agostinho Mendes de Carvalho ‘Uanhenga Xitu’. André Gaspar Mendes de Carvalho veio à Essencial.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Alexandra Simeão

É analista social, já foi vice-ministra da educação e, em simultâneo, secretária para as Relações Internacionais no quadro do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional, entre 1997 e 2008, pelo Partido Liberal Democrático fundado por Anália de Vitória Pereira, em 1983. É licenciada em Artes e Literatura. Na semana em comemoramos 20 anos de paz, Alexandra de Vitória Pereira Simeão veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Fernando Pacheco

Em 1976, foi director nacional do Ministério da Agricultura. Fernando Pacheco é membro do Conselho da República e é fundador da Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Samuel Chiwale

Fundou a UNITA com Jonas Savimbi e mais 16 dirigentes. Quase todos já tinham passado pelas escolas militares chinesas. Nasceu na Caála, no Huambo, em 1943. Filho de soba, foi comandante-em-chefe das extintas FALA (Forças Armadas de Libertação de Angola), deputado da UNITA, já escreveu uma autobiografia intitulada ‘Cruzei-me com a história’. Na semana de mais um aniversário do partido que ajudou a fundar, José Samuel Chiwale veio à Rádio Essencial. 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Maria do Carmo Nascimento

No dia Internacional da Mulher, a empresária, deputada, dirigente histórica do MPLA, líder da Federação das Mulheres Empreendedoras, Maria do Carmo Nascimento, veio ao Essencial Entrevista. Sobre a mesa, as lutas da mulheres nos dias de hoje; a importância dos empresários e a situação política.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Lukonde Luansi

Doutorado em Ciências Políticas na Alemanha. Cursou direito ambiental internacional no Instituto das Nações Unidas. Foi jornalista e correspondente do Jornal de Angola na Huíla e professor. Lukonde Luansi veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 22-02-2022 às 17:40
PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Benedito Daniel

O convidado de hoje tem sido questionado por alegado incumprimento dos estatutos do partido. É professor, licenciado em Química e em Pedagogia de Ensino da Língua Francesa. Benedito Daniel é presidente do Partido de Renovação Social (PRS). À Rádio Essencial, falou do partido que dirige, das eleições de Agosto e do contexto político e socioeconómico do país.

 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Ntoni A'Nzinga

Reverendo, pastor da Igreja Evangélica Baptista de Angola e pastor desde 1974.

Doutorado em Teologia e estudos religiosos pela Universidade de Leeds, Reino Unido.

Estudou Antropologia em Manchester e ainda Teologia em Kinshasa, República Democrática do Congo.

Foi secretário executivo do Comité Inter-Regional para a Paz em Angola.

Ntoni A’Nzinga veio à Rádio Essencial.

Em análise: A situação política, os caminhos que os cristãos devem trilhar, o activismo social, a paz e as eleições.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Justino Pinto de Andrade

Em vésperas do 4 de fevereiro, o histórico nacionalista e professor universitário Justino Pinto de Andrade veio à Rádio Essencial.

Sobre a mesa:

O legado de quem iniciou o combate ao colonialismo;

as memórias de quem lutou pela independência;

o MPLA de ontem e de hoje;

a actual situação política;

o que se espera das próximas eleições…

 

 

Data de Emissão: 01-02-2022 às 17:35
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Rui Ramos

Nacionalista, romântico, amante fervoroso de Angola. Inconformado com as injustiças que vai assistindo tanto hoje como no tempo colonial que tanto combateu. Atento a uma cidade que surpreende pela negativa quase todos os dias. Criador de bibliotecas que vai distribuindo de Cabinda ao Cunene. Jornalista que tem contado histórias e a história de Angola nas redes sociais. Sempre desafiado a colocar no papel o que sabe e o que passou nesses 76 anos de vida. No dia em Luanda comemora 446 anos, Rui Ramos veio à Rádio Essencial.  

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com António Pacavira

Na semana em que retomaram as aulas,  António Pacavira veio à Rádio Essencial. Natural do Huambo, tem 34 anos de experiencia como profissional de educação. Já trabalhou no ensino público e transferiu-se para o particular em 1998 . É licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto e em Pedagogia, pela Universidade de São Paulo, Brasil. Há quase 20 anos que é presidente da Associação Nacional do Ensino Particular ( ANEP).

 

 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Raúl Araújo

Advogado, professor catedrático de Direito, antigo juiz do tribunal constitucional.

Rául Arújo veio à Rádio Essencial.

Sobre a mesa, o Estado de direito, o funcionamento dos tribunais, a situação da justiça, como se vive a política em Angola e o que esperar dos próximos dias. 

 

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Adriano Manuel
PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Dinho Chingunji

Herdou da família o apelido “Chingunji” que impõe respeito as tradições angolanas.

Herdou o nome Eduardo Jonatão do avó, nacionalista que foi um dos fundadores da UNITA.

O pai, também fundador da UNITA, Samuel Piedoso, chegou a ser o primeiro chefe de estado Maior da FALA  (Forças Armadas de Libertação de Angola).

É sobrinho do histórico dirigente do “galo negro”, Tito Chingunji.

Eduardo Jonatão Samuel Chingunji nasceu a 7 de Setembro, foi ministro, engenheiro, militante da UNITA e agora tem em mãos o projecto “Njango”, um partido político que pretende chegar aos 25 deputados a Assembleia Nacional.

Data de Emissão: 23-11-2021 às 17:30
PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Sérgio Raimundo

Aos 12 anos já andava de arma na mão e foi assim que a independência o apanhou : a defender ou…

…no ” recuo”, na estrada entre Sumbe e Porto Amboim.

Cresceu, estudou e é hoje Jurista e Advogado.  Já passaram pelas suas mãos os processos mais mediáticos da história de Angola. Atente aos nomes dos clientes:  Isabel dos Santos, General Kopelipa, General Dino, Walter Felipe, Jean-Claude de Morais, Augusto Tomás, Quim Ribeiro  e os acusados do caso “Burla Tailandesa”.

Polémico e combativo, Sérgio Raimundo defende os clientes sem fugir aos debates dentro e fora dos tribunais por mais quentes que eles sejam.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Hermínio Escórcio

Há dois dias da celebração da Independência Nacional, Hermínio Escórcio veio à Essencial ” abrir” algumas páginas da história de Angola.

Desde o início dos anos de 1960 que Hermínio Escórcio  esteve à  frente da batalha para a conquista da independência. Foi preso duas vezes e passou mais de dez anos na prisão da  Polícia Política Colonial.

Homem de confiança do primeiro Presidente da República,  Hermínio Escórcio foi chefe de protocolo de Agostinho Neto, abriu a sede do MPLA em Luanda, foi presidente da Sonangol, fundou o Petro de Luanda e foi embaixador de Angola em vários países como Alemanha, Argélia, Áustria, Egipto Mauritânia, Tunísia e Argentina.

Foi exonerado do cargo de embaixador da Argentina pelo Presidente João Lourenço em 2019. 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Filomena Oliveira

Contestou a implementação do IVA, acusou a Administração Geral Tributária de estar ” surda” às propostas dos empresários.

É activista social, empreendedora, consultora e  gestora. Filomena Oliveira é formada em Marketing, é formadora, ex-membro da direcção do Clube Desportivo da Huíla e Membro fundador da Confederação Empresarial de Angola ( CEA), organização que deixou de fazer parte por princípios éticos. 

 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Nelito Ekuikui

Manuel Armando Ekuikui conhecido como Nelito Ekuikui é deputado da UNITA e secretário provincial do Partido em Luanda.

Depois da anulação do XIII congresso da UNITA que elegeu Adalberto Costa Júnior, Nelito Ekuikui veio à Rádio Essencial falar do partido e das eleições de 2022.

 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Jeremias Agostinho

Passou de um discreto médico para um mediático especialista.

Jeremias Agostinho é Médico pediatra, licenciou-se em enfermagem e mais tarde em medicina, é especialista em saúde pública.

 

PARTICIPANTES

Relacionados