Essencial Entrevista com Yuri Martins Viera Dias da Cunha

A edição do Essencial Entrevista de hoje, 14 de Fevereiro de 2024, foi com o Yuri Martins Viera Dias da Cunha.

Actualmente, desempenha a função de Juiz de Direito, e de Quarto vice-presidente da Associação dos juízes de Angola para informação e investigação científica e publicação de literatura jurídica e judiciária.

É também licenciado em direito pela Universidade UNISA, em Pretória, na África do Sul, para além de ser Pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade Lusíada de Angola. É ainda mostrando na mesma Universidade no curso de Direito Constitucional e direitos fundamentais.

 Passou no conselho superior da Magistratura Judicial, no Tribunal provincial do Cunene, no Tribunal de Comarca do Dande, no Bengo e actualmente é colocado na sala de competência genérica no Negage, no Uíge.

 

 

Data de Emissão: 13-02-2024 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Marcolino Moco

O Essencial Entrevista de hoje (06/02/2024), foi com o Marcelino Moco.

Nasceu no dia 19 de Junho de 1953, em Ecunha, Província do Huambo, Angola. É casado, pai de cinco filhos. É advogado, mestre em direito na especialidade de ciência jurídico política e doutorado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Foi Primeiro-ministro da República de Angola de 02 de Dezembro de 1991 a 03 de Junho de 1996.

Marcolino Moco foi eleito Secretário Executivo para o período 1996-1998, pela I Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 17 de julho de 1996, em Lisboa. O mandato foi renovado por mais dois anos pela II Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 17 de julho de 1998, na Praia, Cabo Verde.

 

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Vera Daves

O Essencial Entrevista de hoje (30/01/2024), foi com a Vera Daves, ministra das Finanças de Angola.

Nascida em Luanda, Vera Daves de Sousa é casada, mãe de dois filhos e licenciada em Economia pela Universidade Católica de Angola, instituição onde foi professora auxiliar da cadeira de Finanças Públicas e Integração Económica;

Publicou – em co-autoria – o livro “Finanças Públicas – Teoria e Exercícios Práticos” e entre 2013 e 2016 foi membro do júri do Sirius Awards, patrocinado pela Deloitte, tendo sido, igualmente, comentadora da actualidade económica e financeira em diversos meios de comunicação;

Depois de quase cinco anos como membro executivo do seu conselho de administração, foi nomeada Presidente da Comissão do Mercado de Capitais, em 2016.

Exerceu funções como Secretária de Estado para as Finanças e Tesouro, de Outubro de 2017 a Outubro de 2019, e é Ministra das Finanças desde então, tendo sido reconduzida ao cargo após as eleições de Agosto deste 2022.

Concluiu com sucesso em Abril de 2022 a Master-Class em Liderança Feminina da ODDO BHF, pelo SMART Leadership Institute.

Foi distinguida como Ministra Africana das Finanças do Ano de 2022, distinção organizada pela revista The Banker e que recebeu, em Julho desse ano, das mãos da então Directora Executiva do Banco Africano de Desenvolvimento, Judith Kateera.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Aldmiro Matoso

Aldmiro Matoso é o convidado de hoje (23/01/2024) do Essencial Entrevista.

É licenciado em direito e pós-graduado em direito de contratação pública e é professor de teoria geral de direito civil na Universidade Católica de Angola. Actualmente ocupa o cargo de director-geral adjunto do Serviço Nacional de Contratação Pública, onde antes ocupava o cargo de chefe de departamentos de estudos e relações institucionais.

Data de Emissão: 23-01-2024 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Isabel dos Santos

Isabel dos Santos acusada de 11 crimes no processo que envolve gestão da angolana Sonangol

Ministério Público angolano aponta várias irregularidades, entre as quais um esquema de gestão paralela e contratos celebrados com empresas a si ligadas.

A empresária angolana Isabel dos Santos é acusada de 12 crimes no processo que envolve a sua gestão na petrolífera estatal angolana, entre 2016 e 2017, segundo o despacho de acusação a que a Lusa teve esta segunda-feira acesso.

Isabel dos Santos é acusada de peculato, burla qualificada, abuso de poder, abuso de confiança, falsificação de documento, associação criminosa, participação económica em negócio, tráfico de influências, branqueamento de capitais, fraude fiscal e fraude fiscal qualificada.

 

Além da filha do ex-Presidente angolano, são acusados Paula Oliveira, amiga e sócia (seis crimes), o seu antigo gestor e amigo Mário Leite da Silva (seis crimes), o seu ex-administrador financeiro na Sonangol Sarju Raikundalia (nove crimes) e a consultora PricewaterhouseCoopers (PwC) (dois crimes).

O Ministério Público angolano, que analisa neste documento a gestão da filha de José Eduardo dos Santos entre junho de 2016 e novembro de 2017, aponta várias irregularidades, entre as quais um esquema de gestão paralela e contratos celebrados com empresas a si ligadas, através das quais foram feitos pagamentos ilegais.

 
 
Tags: UNITEL, ZAP, Candando, Armando Manuel, Sonangol, Edeltrudes Costa, Botelho de Vasconcelos, Pedro de Morais, BNA, BCG, VDA, PGR, José Eduardo dos Santos, José de Lima Massano, Pita Grós, Manuel Vicente, João Lourenço, Paulino Gerónimo, General Furtado, Paulo Trindade Costa, Francisco Lemos, Sonair, Falcon, TAAP, TAAG, AIR France, Miguel Geraldo, Eunice de Carvalho, Baptista Sumbe,
Veloso, HCTA, Alexandre Brito, MPLA, Refinaria do Porto do Lobito, Luzia Inglês, Rafael Marques, Sergio Raimundo, Bento Mateus, Interpol, Eduarda Rodrigues, IGAP, Forbes, Ana Dias Lourenço, Inocêncio Miguel, Aníbal Rocha, Aguinaldo Jaime, Miguel Geraldes, Gaspar Marins, diamantino Azevedo, Eduarda Rodrigues, Tchize dos Santos Coreon Du
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com João Sassando
A entrevista de hoje é com o sociólogo João Sasssando.
Data de Emissão: 28-11-2023 às 10:00
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Paulo de Almeida
A entrevista de hoje é com Paulo de Almeida.
Data de Emissão: 21-11-2023 às 10:00
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com William Tonet
A entrevista de hoje é com William Tonet.
 
William Tonet é um jornalista e jurista angolano, nascido no dia 20 de Fevereiro de 1959 em Luvemba, província do Huambo. É diretor do jornal angolano “Folha 8”, o único diário considerado independente no país.
 
 
Data de Emissão: 07-11-2023 às 10:00
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Mfuca Muzemba
A entrevista de hoje é com Mfuca Muzemba. Nascido no dia 07 de Agosto de 1981, em Luanda (Ingombotas), é jurista e é licenciado em Direito.
Data de Emissão: 17-10-2023 às 10:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): UNITA
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Francisco Teixeira

Nome: Francisco Vitoriano Teixeira
Data de Nascimento: 17 Abril, 1985
Local de Nascimento: Luanda
Estado Civil: Casado
Filhos: 3
Profissão: Professor e presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos
Formação: Licenciatura em Psicologia
Destino em Angola: Kibala, Kwanza Sul

Data de Emissão: 05-09-2023 às 17:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): UNITA
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Miguel Ângelo

É licenciado em sociologia pelo Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda, pós graduado em segurança nacional pelo Instituto Superior de Cièncias Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Tem especializações em diversas áereas de conhecimento, entre as quais, desenvolvimento das competências académicas, propriedade intelectual, comunicação e ciência, literacia de informação e inteligência. É autor da obra “Estado de Violencia – Violencia de Estado” a obra comporta 315 páginas.

Data de Emissão: 29-08-2023 às 17:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): UNITA
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Filomeno Vieira Lopes

Filomeno Vieira Lopes nascido em 1955 em Luanda. É docente, economista e político. É desde 2021 o presidente do Bloco Democrático, partido registado no Tribunal Constitucional desde Outubro de 2010.

Data de Emissão: 15-08-2023 às 17:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): UNITA
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Abel Chivukuvuku

Abel Chivukuvuku nasceu no dia 11 de Novembro de 1957, no município do Bailundo, Huambo. É casado e pai de 3 filhos. Em 1986 formou – se Telecomunicações Militar e Inteligência Militar na Alemanha, 2 anos mais tarde diplomou – se em língua inglesa na Universidade de Cambrigde, no Reino Unido. Licenciou – se em relações internacionais, especializou – se em administração, desenvolvimento e comunicação numa universidade da África do Sul e em 2006 concluiu o mestrado em relações internacionais também na universidade da África do Sul.

Aos 17 anos ingressou na UNITA, onde foi chefe adjunto dos Serviço de Inteligência Militar, no Parlamento foi deputado e líder do grupo parlamentar do seu partido. Em 2012 abandonou a UNITA, a 5 meses das eleições de 2017 criou a CASA-CE de onde foi afastado.

Data de Emissão: 07-08-2023 às 17:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): UNITA
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Paulo Faria

Conceição João Paulo Faria

__________________________________

Data de Nascimento: 29-03-1973

Partido: UNITA

Círculo Eleitoral: Nacional

Comissão: 7.ª – Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desporto

Habilitação Literárias: Doutoramento

Profissão: Professor

Cargos que Desempenha

  • Deputado
  • Presidente da 7.ª Comissão

Tomada de Posse: 16-09-2022

Cargos Relevantes

Data de Emissão: 25-07-2023 às 17:00
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Benedito Daniel

Militante do PRS desde a sua fundação, em 1991, Benedito Daniel é o segundo presidente do Partido da Renovação Social (PRS), posto para o qual foi eleito em 2017. Sucedeu na posição a Eduardo Kuangana, que liderou o partido durante 27 anos.

Concorreu à presidência angolana pela segunda vez em 2022. Nas eleições gerais de 2017, o PRS perdeu três mandatos e só viu eleitos dois deputados.

Percurso académico acidentado

Benedito Daniel nasceu a 28 de dezembro de 1961, em Saurimo, nas terras diamantíferas da Lunda Sul. A mãe, Celestina, era doméstica, e o pai, Daniel Samanhina, era enfermeiro e soba, a autoridade tradicional da região Lunda. 

A infância e adolescência de Benedito Daniel foi quase toda vivida no internato da sua congregação religiosa, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, em Angola e no estrangeiro.   

Fez o ensino secundário na Escola Industrial e Comercial de Saurimo. Em seguida mudou-se para a província do Huambo, onde frequentou o ensino médio pré-universitário. Em 1982, Man Benas, como é carinhosamente tratado por amigos e familiares, ingressou na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias daquela província, mas não conclui a formação.  

Falta de meios para ingressar na igreja

As circunstâncias obrigam-no a regressar à Lunda Sul para dar aulas em vários níveis do ensino geral público. Naquela época, com um regime político e constitucional fechado à economia de mercado, não havia estabelecimentos privados, excetuando escolas religiosas.  

Mais tarde ganhou uma bolsa de estudo para concluir o ensino superior em França. Queria ser engenheiro petroquímico, mas acabou por fazer Química de Metz.

Benedito Daniel sempre sentiu que a sua verdadeira vocação era outra: “Eu queria mesmo era ser pastor”, disse Daniel. Um sonho difícil de realizar, porque “na altura a formação de pastor era excessivamente cara”, já que os estudantes não apenas pagavam propinas, como tinham que adquirir determinada, roupa, calçado e roupa da cama.

O político relutante

Casado e pai de seis filhos, na sua juventude Benedito Daniel foi apaixonado pelos desportos marciais: “Na minha juventude pratiquei o karaté-dô, na modalidade de shotokan”, explica.

Foi em 1990, quando voltou a Angola em férias dos estudos na França, que decidiu – com alguma relutância – entrar na política, pela mão de um grupo de amigos que esteve na base da criação do Partido de Renovação Social, a única organização política que defende um sistema federal para Angola.

“Numa primeira fase, não era para inclinar-me, imediatamente, na política, porque eu não queria”, disse, mas aceitou o convite de participar na redação dos estatutos do PRS, e na escolha dos seus símbolos e da bandeira. “Infelizmente, nunca mais consegui sair e acabei ficando definitivamente”, remata. 

 

 

 

 

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Mário Caetano João

Essencial Entrevista com Mário Augusto Caetano João (Luanda, 24 de novembro de 1978) é um professor, economista e político angolano. Foi nomeado Ministro da Economia e Planeamento da República de Angola em 2021.

Começou a sua carreira como economista na República Checa. “Tornou-se no primeiro africano (África Subsariana) a ser acreditado pela Organização Mundial das Alfândegas como Conselheiro de Modernização Aduaneira em 2011″.

Biografia

Mário Augusto Caetano João nasceu em 1978 em Luanda, Angola. Viveu a sua infância e adolescência no bairro Alvalade da cidade de Luanda, onde frequentou em 1982–1983 a creche do Alvalade, praticou balé na Escola de Dança Contemporânea de 1984–1986 e treinou basquetebol no Clube Desportivo 1º de Agosto de 1994 a 1995.

Percurso académico

Frequentou, de 1983–1995, o ensino primário e secundário em Luanda, Angola, com interrupção de 1990 –1992 quando se mudou para Bona, Alemanha. Acto contínuo segue para Praga, República Checa, onde concluiu o ensino médio e o superior (1995–2009).

É Mestre em Estudos Portugueses (2004) pela Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga, República Checa.

Mestre em Economia Agrária (MSc) pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Checa de Agricultura (2006).

É igualmente Mestre e Doutor (PhD) em Estudos Africanos pela Faculdade de Letras da Universidade Carolina de Praga, República Checa (2009). Frequenta o segundo doutoramento em Economia pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Checa de Agricultura (desde 2018).

Carreira profissional

No seu percurso profissional, começou por trabalhar, em regime de trabalho parcial, no restaurante McDonald’s em Praga, República Checa, tendo assumido, de 1996–2004, as funções de funcionário de base, treinador e coordenador de equipa, até chegar a gerente.

Paralelamente, igualmente em regime de trabalho parcial, leccionava no Liceu Josef Skvorecky de Praga. Mais tarde, de 2004 a 2006, exerceu a função de gestor de comércio e investimentos na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), secção Comercial da Embaixada de Portugal em Praga.

De regresso a Angola, começou por leccionar na Universidade Metodista de Angola. Foi Chefe de Intercâmbio e Cooperação das Alfândegas de Angola (2008–2012).

Integrou o Grupo Técnico Multissectorial para a implementação do Protocolo sobre Trocas Comerciais da SADC (2008–2010) e Grupo Negocial de Angola para a Negociação dos Acordos de Parceria Económica com a União Europeia (2007–2012).

Em 2011 ficou destacado no Botswana onde trabalhou como perito comercial e aduaneiro na Direcção de Comércio, Indústria, Finanças e Investimentos (TIFI, sigla em inglês) da SADC.

Em 2012 é transferido para o Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do Ministério das Finanças, tendo exercido a função de Chefe do Departamento para a Política e Gestão Macroeconómica (2013–2015) e Chefe do Departamento de Relações Internacionais (2015–2016).

De 2016 a 2019 desempenhou a função de Assessor do Administrador da 25.ª Constituência no Grupo Banco Mundial (GBM) em Washington, DC, Estados Unidos da América e mais tarde, a função de Administrador Executivo da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) para área financeira (2019).

Carreira política e governamental

É militante e membro do Comité Provincial do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

É membro do Governo de Angola, tendo assumido em Janeiro de 2020 a função de Secretário de Estado para a Economia. No dia 1 de Setembro de 2021 foi nomeado pelo Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, para exercer o cargo Ministro da Economia e Planeamento e reconduzido a mesma função após as eleições gerais de 24 de Agosto de 2022.

Vida e obras

Enquanto Secretário de Estado para a Economia, apoiou na dinamização do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) programa com 5 pilares: i) acesso ao financiamento, ii) aumento da produção e da produtividade, iii) acesso ao mercado interno, iv) acesso ao mercado externo, e v) capacitação dos empresários. Em 2021, após 5 anos sucessivos de crescimento negativo, estimativas apontam para um crescimento de 0,7% do PIB de Angola.

Mário Caetano João, na condição de Ministro da Economia e Planeamento de Angola, implementou o Programa de Reconversão da Economia Informal

 

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Sapalo António

Essencial Entrevista com Sapalo António. Político pelo PRS e Académico.

 

Data de Emissão: 27-06-2023 às 17:30
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): MPLA, PRS, UNITA
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Manuel Homem

Essencial Entrevista com Manuel Homem.

Manuel Gomes da Conceição Homem (n. na província de Cabinda em 24 de Novembro 1979) é desde setembro de 2022 o Governador Provincial de Luanda em Angola. E o 1º Secretário Provincial do MPLA em Luanda.

Manuel Homem frequentou o ensino básico no município de Cacongo, Cabinda e o ensino Médio no Instituto Médio Normal de Educação “Garcia Neto” em Luanda na especialidade de BioQuímica. Completou o curso de Engenharia Informática de Sistemas no Instituto Superior Privado de Angola – UPRA depois tirou o mestrado em Sistemas Informáticos e formação em Gestão de Projectos. Foi Director Geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação – INFOSI. Foi Secretário de Estado para as Tecnologias de Informação.

Em Março de 2020, assumiu as funções de Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.

Desde Setembro de 2022, assumiu as funções de Governador Provincial de Luanda.

Percurso Partidário

Em 1996, ingressou na JMPLA – Organização Juvenil do MPLA tendo sido entre 2009 e 2014, Membro do Comité Nacional da JMPLA. Com a realização do VII Congresso Extraordinário em 2020, foi eleito Membro do Comité Central e Membro do Bureau Político do MPLA.

Em 2022, foi eleito 1º Secretário Provincial do Partido em Luanda.

Data de Emissão: 20-06-2023 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Manuel Bernardo Azevedo

Essencial Entrevista com Manuel Bernardo Azevedo, presidente da Associação de Pesca Artesanal Semi-Industrial e Industrial de Luanda.

Data de Emissão: 13-06-2023 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Adriano Abel Sapinãla

Adriano Abel Sapinãla (nascido em 26 de setembro de 1977) é um político angolano da UNITA e membro da Assembleia Nacional de Angola.

Ele é filho do historiador José Samuel Chiwale (cofundador da UNITA) e de Helena Bonguela Abel, deputada e vice-presidente da LIMA, organização feminina do partido.

O político Adriano Abel Sapinãla foi, confirmado à frente dos destinos da UNITA na maior praça política do país, Luanda, em substituição de Nelito Ekukui, que, assumiu a liderança do braço juvenil da segunda maior força do espectro político-partidário angolano, a Juventude Unida e Revolucionária de Angola (JURA).

O nome de Adriano Sapiñala, de 45 anos, há muito que vinha sendo ventilado como o ‘substituto natural’ de Nelito Ekukui em Luanda, mal se tornou público a intenção deste último concorrer ao cargo de líder da JURA.

Até momentos antes de ser anunciado como novo secretário provincial da UNITA em Luanda, Adriano Sapiñala era o ‘homem forte’ do Galo Negro em Benguela, cargo para o qual foi nomeado em 2021. Luanda é assim a terceira praça política do país que Adriano Sapiñala lidera em pouco menos de oito anos, tendo começado a sua jornada no Kuando Kubango, onde ocupou o mesmo cargo.

Adriano Sapiñala, que será coadjuvado em Luanda por Osvaldo Júlio, foi substituído em Benguela por Avelino Canjamba José, que era o seu secretário provincial adjunto, cargo que passa agora a ser assumido por Juca Manjenje.

Na mesma ocasião, tomaram também posse João Kanda Bernardo, que assumiu o cargo de Secretário da Presidência para as Organizações Multilaterais e Políticas de Paz e Segurança; Lucas Kanotula, que foi nomeado director adjunto do Gabinete do presidente da UNITA, e Jeremias Kaunda Abílio, que assume a pasta de inspector-geral adjunto.

 

Data de Emissão: 23-05-2023 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Adriano Manuel

Nascido a 18 de Julho de 1965 em Luanda. É casado, tem cinco filhos. É médico de profissão formado pela UAN, especialista em pediatria. Tem como destinos favoritos Benguela, Lubango e Namibe. Tem como principal objectivo servir, servir e servir. Continuar a trabalhar pelo desenvolvimento e lutar também pela dignidade. Acima de tudo, pretende lutar cada vez mais por um país bom para se viver. Adriano Manuel, presidente do Sindicato dos Médicos de Angola, veio à Rádio Essencial. 

Data de Emissão: 09-05-2023 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
Essencial Entrevista com Adalberto Costa Junior

Adalberto Costa Júnior, presidente da UNITA, veio à Rádio Essencial para a última grande entrevista do ano da rádio de palavra.

Sobre a mesa, tudo o que o presidente do maior partido na oposição fez e deixou de fazer, vem dizer o que viu, ouviu e  sentiu em 2022.

É presidente da UNITA desde 2019, embora tivesse registado um certo interregno com a anulação do Congresso. Está filiado à UNITA desde 1975. Já foi presidente da Bancada Parlamentar da UNITA e representante do partido em países como Portugal e Itália.

Apelidado de “Beto”, foi enviado por seu pai, Adalberto Costa, aos 10 anos de idade, para o Seminário Menor do Quipeio para receber a educação primária. No seminário, conheceu dois dos mais importantes líderes da UNITA, Jonas Savimbi e N’Zau Puna, enquanto estes visitavam a província do Huambo.

Foi por influência do pai, Adalberto Costa, um militante da UNITA, e de seu irmão mais velho Francisco Costa, na altura comandante da Polícia Militar da UNITA, que filiou-se à organização em 1975.

Fez seus estudos secundários na Escola Industrial e Comercial Venâncio Deslandes (actual Instituto Médio Industrial de Benguela).

Militância partidária

No final da década de 1970 rumou para Portugal para estudar engenharia eletrotécnica no Instituto Superior de Engenharia do Porto.[2] Em 1980 foi designado pela liderança da UNITA como responsável da ala jovem do partido, a Juventude Unida Revolucionária de Angola (JURA), na cidade do Porto, em Portugal. Foi a primeira função de relevo de Costa Júnior. Entre 1991 e 1996 torna-se chefe do escritório internacional da UNITA em Portugal.

Foi transferido para a Itália para servir como representante do partido nesta e no Vaticano entre 1996 e 2002. Em Roma, forma-se, em 2002, em ética pública na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 2003 retorna à Angola e torna-se brevemente Secretário Provincial da UNITA em Luanda, acumulando, entre 2003 e 2008/2009 as funções de Secretário para a Comunicação e Marketing da UNITA e porta-voz do partido. Entre 2009 e 2011 foi designado Secretário Nacional para os Assuntos Patrimoniais da UNITA.

Já deputado da Assembleia Nacional, foi designado, entre 2012 e 2015, como Primeiro Vice-Presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, e entre 2015 e 2019 como presidente da bancada parlamentar da UNITA.

Em 2017, esteve entre as personalidades do ano e foi muitas vezes apontado como possível substituto de Isaias Samakuva na presidência da UNITA.

Presidente da UNITA e cabeça de lista eleitoral

Em 15 de novembro de 2019, na realização do XIII Congresso Ordinário da UNITA, Adalberto Costa Júnior foi eleito como o quinto Presidente da UNITA. Costa Júnior, então líder da bancada parlamentar da formação do partido, substituiu a Isaías Samakuva, que deixou a liderança do partido ao fim de 16 anos. A escolha foi tomada na terceira jornada do referido congresso, que decorreu no município de Viana, província de Luanda. Na corrida à sucessão de Isaías Samakuva estavam também o então vice-presidente do partido, Raúl Danda, o seu porta-voz, Alcides Sakala Simões, o deputado José Pedro Katchiungo e o general Abílio Kamalata Numa, antigo deputado do partido. Adalberto Costa Júnior teve apoio de figuras históricas do partido como é o caso dos generais José Samuel Chiwale e Demósthenes Chilingutila e do engenheiro Ernesto Mulato, que foram companheiros de luta de Jonas Savimbi. Adalberto Costa Júnior conquistou 594 votos de 1111 possíveis, correspondentes a 53%. Conforme os estatutos da UNITA, que exigem 50% mais 1, ficou concluída a sua eleição ao cargo.

Em 8 de outubro de 2021 o Tribunal Constitucional declarou nulo o congresso que elegeu Adalberto Costa Júnior. Samakuva foi chamado a reassumir o partido interinamente até a realização de um novo congresso, muito embora Costa Júnior tenha permanecido como cabeça de lista eleitoral da UNITA. Foi realizado um novo congresso em dezembro de 2021 porém a contestação de Samakuva seguiu diante de uma nova vitória de Costa Júnior. O litígio foi resolvido judicialmente em março de 2022, com Costa Júnior assumindo definitivamente a presidência da UNITA.

Essencial Entrevista com Teixeira Cândido

É jornalista e jurista de profissão. É professor universitário dos cursos de Comunicação Social e Línguas. Sonha dedicar-se apenas à docência e à investigação científica. Tem passagens pela Rádio Nacional de Angola e Rádio Eclesia, mas é no jornalismo imprenso em que mais se reconhece, com passagens pelo Jornal O País, onde foi editor e chefe de redacção. Actualmente, trabalha para o Jornal de Angola, emprego que abraçou em 1999. É amante de desporto e por isso comentado desportivo de programas te televisão e rádio e até  colaborou para órgãos estrangeiros como o Jornal O Jogo, em Portugal e BBC África – serviços em inglês. É membro da direcção do Sindicato dos Jornalistas Angolanos há 18 anos, onde já ocupou os cargos de porta-voz (2004 a 2010), secretário-geral adjunto (2010 a 2015). É, actualmente, secretário-geral do SJA com mais de ano e meio de mandato pela frente. Tem por concluir o livro sobre o percurso da liberdade de imprensa em Angola. Na semana em que o Sindicato dos Jornalistas anunciou a realização de uma marcha, Amândio Teixeira João Cândido ou simplesmente Teixeira Cândido, veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 06-12-2022 às 17:15
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Manuel Fernandes

Nasceu em 1972. Pai de 11 filhos. Natural do Uíge. Fundou o Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana em 1993. Em 1995, torna-se presidente do partido. Em 2012, funda a CASA-CE, na altura, encabeçada por Abel Chivukuvuku. Formado em Economia pele Universidade Privada de Angola, pós-graduado em docência universitária. Foi deputado entre 2012 e 2022. Nesta semana, Manuel Fernandes veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 08-11-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Paulo Kalesi

Nesta semana, Paulo Tchiemba Kalesi, director-geral do Instituto Nacional da Criança, veio à Rádio Essencial.

                 

Data de Emissão: 02-11-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com António Coelho.

Numa altura em que o país regista diariamente cerca de 70 novas infecções de HIV e cerca de 40 a 50 mortes, António Coelho, presidente da Rede  Angolana das Organizações de Serviços de Sida, veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 25-10-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre A Abertura do Ano Parlamentar
TEMA: A Abertura do Ano Parlamentar. – A expectativa à volta do Discurso sobre o Estado da Nação a ser proferido pelo Presidente da Republica. – O que se espera dos deputados das diferentes formações politicas na presente legislatura.
Convidados:
David Bengui, analista político
Ladislau Francisco, académico e politólogo
Eduardo Silva, economista
Albino Pakisi, académico e analista político
Data de Emissão: 12-10-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial - Código de conduta e disciplina escolar
TEMA: Código de conduta e disciplina escolar: O gestor, o professor, o aluno e o encarregado de educação
Convidados: Hamilton Sulo – Secretário para Educação e Formação do SINPROF. António Pacavira – Presidente da ANEP; Canguimbo Ananaz – Psicóloga e professora; Representante do Ministério da Educação.
Data de Emissão: 04-10-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com o Frei Joaquim José Hangalo

Nasceu na Huíla, é Frei, teólogo, filósofo e engenheiro informático. Faz parte Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. É formado em engenharia informática pela Universidade Católica de Angola. Nesta semana, Joaquim José Hangalo veio à Rádio Essencial.

 

Data de Emissão: 13-09-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial Sobre As Eleições
TEMA: ELEIÇÕES. – Expectativa à volta dos resultados eleitorais definitivos; – O parecer do Tribunal Constitucional à providência cautelar; – A prontidão combativa elevada imposta às Forças Armadas Angolanas. Convidados: David Bengui – Politólogo; David Sambongo – Politólogo; Zola Álvaro – Activista social; Paulo Brijonev – Analista social.
Data de Emissão: 06-09-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial Sobre Os Resultados Definitivos das Eleições
Tema: Resultados Definitivos das Eleições: Impacto no Cenário Político Angolano. Convidados: Fernando Heitor – Economista; Peres Alberto – Académico; Serra Bango – Presidente da AJPD e Zola Álvaro – Activista social.
 

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola aprovou a ata do resultado final das eleições numa reunião que decorreu esta madrugada e na qual se apurou que o MPLA arrecadou mais de metade dos votos reclamados.

Em declarações à Televisão Pública de Angola, o porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, indicou que foi aprovada a ata do apuramento nacional e que o resultado definitivo será divulgado pelo presidente da comissão durante um ato solene ainda a agendar.

Dos 11.153 votos reclamados, 7.925 foram considerados válidos. Destes, foram atribuídos 4.360 ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e 2.935 à União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) com os restantes a serem distribuídos pelos outros partidos.

A Aliança Patriótica Nacional (APN) obteve mais 67 votos, a Frente Nacional de Libertação de Angola, mais 168, Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE), conseguiu 73, o Partido Nacionalista para a Justiça (P-NJANGO), 54, o Partido Humanista de Angola, mais 117 e o Partido de Renovação Social, mais 148.

Foram identificados também 3.228 votos nulos.

O anúncio foi feito no final de uma reunião plenária que se prolongou pela madrugada e onde foram apreciados os votos reclamados e aprovadas as atas sínteses das comissões eleitorais provinciais.

Com a finalização do apuramento, a CNE vai notificar os partidos políticos e produzir duas atas, uma para o Presidente da República e outra dirigida ao Tribunal Constitucional (TC).

Os partidos terão 72 horas para fazer chegar reclamações junto do TC que tem também 72 horas para responder

A UNITA contestou na sexta-feira uma possível vitória do MPLA, indicando que estava a desenvolver uma contagem de votos paralela, com base nas atas síntese provenientes das 18 províncias do país.

Segundo dados divulgados anteriormente pela CNE, quando estavam escrutinados 97,03% dos votos das eleições realizadas na passada quarta-feira, o MPLA, no poder desde 1975, venceu as eleições gerais de Angola com 51,07%, seguido da UNITA com 44,05% dos votos.

Segundo estes dados, o MPLA com 3.162.801 votos, menos um milhão de boletins escrutinados do que em 2017, quando obteve 4.115.302 votos, elege 124 deputados.

Já a UNITA fica com 90 assentos parlamentares, elegendo deputados em 17 das 18 províncias e obtendo uma vitória histórica em Luanda, a maior província do país, conseguindo até então 2.727.885 votos, enquanto em 2017 obtivera 1.800.860 boletins favoráveis.

No entanto, o líder da UNITA contestou na sexta-feira a vitória do MPLA e pediu uma comissão internacional para comparar as atas eleitorais na posse do partido com as da CNE.

 

Data de Emissão: 30-08-2022 às 17:30
PARTICIPANTES
Debate Essencial Sobre As Eleições de 24 de Agosto
Tema: Contagem Regressiva: Os candidatos. Comportamento dos Eleitores. Os Delegados de Lista. As Actas-Síntese. A permanência (ou não) nas Assembleias de Voto e a Intolerância Política. Convidados: Serra Bango Presidente da AJPD; Carlos Figueiredo – OPSA e David Bengue – Politólogo.
Data de Emissão: 23-08-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre os Programas Eleitorais
Debate Essencial. Tema: Como os Partidos se propõem melhorar a economia, o ambiente de negócios, a atracção de Investimentos e garantir a estabilidade cambial, a inflação e a empregabilidade. Convidados: Fernando Heitor – Economista; Francisco Jacinto – CG-SILA; Nataniel Fernandes – Economista e Fortunato Paixão – Jurista.
Data de Emissão: 16-08-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre os Programa Eleitorais

Debate Essencial sobre os Programa Eleitorais. TEMA: A saúde nos programas da formações políticas concorrentes às eleições de 24 de Agosto. Convidados: Miguel Sebastião, secretário-geral do Sindicato dos Médicos Angolanos; Afonso Kileba, secretário-geral do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem e Jeremias Agostinho, médico especialista em saúde pública.

Data de Emissão: 11-08-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre os Programas Eleitorais

Debate Essencial sobre os Programas Eleitorais. TEMA: O que os partidos reservam nos programas para a Educação e o Ensino Superior. Convidados: Peres Aberto – Secretário geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior; Admar Ginguma – Secretário geral do Sindicato Nacional dos Professores e Francisco Teixeira – Presidente do Movimento dos Estudantes Angolanos.

Data de Emissão: 02-08-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre as Eleições Gerais
Debate Essencial sobre as Eleições:
Arranque da campanha eleitoral;
Programa dos partidos;
Tempo de antena.
 
Convidados: David Sambongo – Analista político;
Fernando Heitor – Economista;
Jordan Coelho – Membro do Gabinete de Estudos da CASA-CE.
Data de Emissão: 26-07-2022 às 17:30
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Luís Jimbo

No dia em que a Comissão Nacional Eleitoral rejeitou o pedido da plataforma Observatório Eleitoral de Angola para monitorar as Eleições, Luís Jimbo, presidente do OBEA e director executivo do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 19-07-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Debate Essencial sobre o legado, transição e morte de José Eduardo dos Santos

Debate Essencial sobre o legado, transição e morte de José Eduardo dos Santos.
Convidados: Albino Pakisi, académico; Francisco Soares, jurista e Paulo Brijonev, analista social.

Data de Emissão: 12-07-2022 às 18:00
Género(s): Debate
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com o Padre Celestino Epalanga

Padre e professor. É Natural do Huambo. Mestre em Teologia, Filosofia, Humanismo e Transcendência pela Universidade Pontifícia Comilas, Espanha. Licenciou-se em filosofia e Humanidades na Jesuit School of Philosophy & Humanities, no Zimbabué. Como professor, tem passagens pelo Instituto Superior João Paulo II, pelo colégio Anchieta, no Brasil e no Seminário Arquidiocesano de Luanda, além de ter assumido funções como membro do Comité de Ética e Investigação em Seres Humanos, da Universidade Católica de Angola, conferencista, membro do Grupo técnico científico da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos de Angola. Na igreja, é Vigário Episcopal para a Área Social da Arquidiocese de Luanda e secretário da Comissão Episcopal de Justiça e Paz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.
Celestino Epalanga veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Bela Malaquias

Florbela Malaquias é a única mulher em Angola que se deverá candidatar à Presidência.

 

Florbela “Bela” Malaquias nasceu na província angolana do Moxico a 26 de janeiro de 1959. Foi militante da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), o maior partido da oposição no país. E combateu nas FALA, o braço armado da UNITA, durante a guerra civil.

 

Recentemente, publicou o livro “Heroínas da Dignidade”, um relato das suas memórias e experiências vividas na Jamba, antigo bastião do partido. Na altura, foi acusada de estar ao serviço do regime do MPLA com a tarefa de diabolizar a imagem do fundador da UNITA, Jonas Savimbi.

 

Papel da imprensa

“Bela” Malaquias desempenhou as funções de jornalista da Voz da Resistência do Galo Negro (VORGAN), sedeada, na altura, na Jamba. Mais tarde, na Rádio Nacional de Angola (RNA), foi uma das principais vozes dos serviços noticiosos. 

 

 revela que, em breve, terá uma rádio, uma estação mais ligada à formação. 

A presidente do Partido Humanista de Angola (PHA) espera que, durante a campanha eleitoral, haja equilíbrio na imprensa, mas entende que os diferentes atores políticos e sociais devem estar atentos a possíveis irregularidades.

“Bela” Malaquias é formada em Direito pela Universidade Agostinho Neto. Atualmente, trabalha como advogada.

Data de Emissão: 28-06-2022 às 17:40
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Carlinhos Zassala

Essencial Entrevista com o psicólogo e professor universitário, Carlinhos Zassala.

É natural do maquela do zombo província do uíge aos 75 anos é psicólogo e docente universitário, foi conselheiro pessoal de Holden Roberto pertenceu a FNLA, mas hoje está afastado da política ou seja não está afiliado em nenhuma força política ou partidária defende a democracia e a economia de mercado.

Após a formação no antigo Zaire atual República Democrática do Congo de regresso Angola foi detido pois era considerado pro americano.

 É doutorado em psicologia social e da personalidade pelo instituto de psicologia  da universidade federal do Rio de Janeiro no Brasil é bastonário da ordem dos psicólogos de angola e secretário geral do sindicato nacional dos professores do ensino superior para a região Luanda  e Bengo

Data de Emissão: 22-06-2022 às 19:00
Género(s): Entrevista
Tópicos(s): FNLA, Holden Roberto, João Lourenço, MPLA, UNITA
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Mihaela Webba

É jurista, docente e deputada da UNITA. Mestre em direito constitucional. Nasceu em Bacău, Roménia. Tem como lema de vida – insistir, persistir, não desistir até conseguir. o principal objectivo é fazer de Angola uma verdadeira democracia.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Makuta Nkondo

É biólogo de formação. Jornalista de profissão. Desde Agosto de 2017, é deputado independente pela CASA-CE. Natural de Tomboco, Zaire. Está na política desde muito cedo, começou como pioneiro na UPA. Entre 2008 e 2012, foi deputado na segunda legislatura pelo grupo parlamentar da UNITA. Aos 74 anos, tem como lema: “Defender Angola e o povo, bem como primar e morrer pela verdade”. Augusto Pedro Augusto Makuta Nkondo veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Francisco Viana

É fundador do Fórum  dos Empresários de Língua Portuguesa, da Associação Empresarial de Luanda e da Confederação Empresarial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Tem negócios no sector do comércio, construção civil, segurança, indústria, hotelaria e turismo. Na semana da realização do primeiro Congresso da Nação, Francisco Viana, empresário e membro organizador do referido Congresso, veio à rádio Essencial. 

Data de Emissão: 31-05-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Domingos Feca

É natural de Benguela, licenciado em ciências jurídico-económicas e jurídico-forenses. Já trabalhou no Instituto Nacional de Estudos Jurídicos. Actualmente, é assessor jurídico do Tribunal Supremo e coordenador Sindical dos Trabalhadores do Tribunal Supremo. Domingos Feca veio à Rádio Essencial. Sob a mesa, a situação dos trabalhadores do Tribunal Supremo.

Data de Emissão: 24-05-2022 às 17:30
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Fernando Heitor

É economista, consultor, docente universitário e formador. Já foi vice-ministro das Finanças do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (GURN). Tem como principal objectivo continuar a viver bem no seio da família, lutar contra desigualdade, estar num espaço em que haja equilíbrio social e económico entre as pessoas. Fernando Heitor Francisco veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Francisco Jacinto

Formado em Direito pela Universidade Independente de Angola. É advogado, sindicalista e secretário-geral da Central Geral dos Sindicatos Independentes e Livres de Angola. Tem como lema de vida “trabalhar para que o Estado angolano respeite os direitos, garantias e liberdades dos cidadãos angolanos”. Na semana do Dia do Trabalhador, Francisco Jacinto Pedro Gaspar veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Serra Bango

É Jurista, presidente e membro fundador da Associação Justiça, Paz e Democracia. Serra Bango veio à Rádio Essencial.

Data de Emissão: 27-04-2022 às 18:00
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Maurílio Luyele

É deputado, vice-presidente do Grupo Parlamentar da UNITA. Na Assembleia Nacional, faz parte da 6ª Comissão de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. Médico de profissão e docente universitário. Possui mestrado em Química Biológica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutorando em Educação na Universidade Estácio de Sá, no Brasil, na área de Concentração de Tecnologias de Informação e Comunicação e Processos Educativos. Na UNITA, foi secretário nacional para a saúde e membro da comissão política. Maurílio Luciano Sabino Luyele veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com André Mendes de Carvalho

Foi, por quase dois anos, presidente da CASA-CE, um cargo que lhe conferiu o direito de fazer parte do Conselho da República. Antigo navegante, sonhava assumir o ‘leme’ do país por intermédio das Eleições Gerais de 2022, um sonho que acabou ‘naufragado’ depois que quatro dos seis partidos que compunham a Coligação forçaram-no a demitir-se. Almirante Miau, como também é conhecido, é deputado e oficial general na reserva. Nasceu na Huíla há 70 anos e  é um dos filhos do escritor e nacionalista angolano Agostinho Mendes de Carvalho ‘Uanhenga Xitu’. André Gaspar Mendes de Carvalho veio à Essencial.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Alexandra Simeão

É analista social, já foi vice-ministra da educação e, em simultâneo, secretária para as Relações Internacionais no quadro do Governo de Unidade e Reconciliação Nacional, entre 1997 e 2008, pelo Partido Liberal Democrático fundado por Anália de Vitória Pereira, em 1983. É licenciada em Artes e Literatura. Na semana em comemoramos 20 anos de paz, Alexandra de Vitória Pereira Simeão veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Fernando Pacheco

Em 1976, foi director nacional do Ministério da Agricultura. Fernando Pacheco é membro do Conselho da República e é fundador da Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Samuel Chiwale

Fundou a UNITA com Jonas Savimbi e mais 16 dirigentes. Quase todos já tinham passado pelas escolas militares chinesas. Nasceu na Caála, no Huambo, em 1943. Filho de soba, foi comandante-em-chefe das extintas FALA (Forças Armadas de Libertação de Angola), deputado da UNITA, já escreveu uma autobiografia intitulada ‘Cruzei-me com a história’. Na semana de mais um aniversário do partido que ajudou a fundar, José Samuel Chiwale veio à Rádio Essencial. 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Maria do Carmo Nascimento

No dia Internacional da Mulher, a empresária, deputada, dirigente histórica do MPLA, líder da Federação das Mulheres Empreendedoras, Maria do Carmo Nascimento, veio ao Essencial Entrevista. Sobre a mesa, as lutas da mulheres nos dias de hoje; a importância dos empresários e a situação política.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Lukonde Luansi

Doutorado em Ciências Políticas na Alemanha. Cursou direito ambiental internacional no Instituto das Nações Unidas. Foi jornalista e correspondente do Jornal de Angola na Huíla e professor. Lukonde Luansi veio à Rádio Essencial.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Benedito Daniel

O convidado de hoje tem sido questionado por alegado incumprimento dos estatutos do partido. É professor, licenciado em Química e em Pedagogia de Ensino da Língua Francesa. Benedito Daniel é presidente do Partido de Renovação Social (PRS). À Rádio Essencial, falou do partido que dirige, das eleições de Agosto e do contexto político e socioeconómico do país.

 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Ntoni A'Nzinga

Reverendo, pastor da Igreja Evangélica Baptista de Angola e pastor desde 1974.

Doutorado em Teologia e estudos religiosos pela Universidade de Leeds, Reino Unido.

Estudou Antropologia em Manchester e ainda Teologia em Kinshasa, República Democrática do Congo.

Foi secretário executivo do Comité Inter-Regional para a Paz em Angola.

Ntoni A’Nzinga veio à Rádio Essencial.

Em análise: A situação política, os caminhos que os cristãos devem trilhar, o activismo social, a paz e as eleições.

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Justino Pinto de Andrade

Em vésperas do 4 de fevereiro, o histórico nacionalista e professor universitário Justino Pinto de Andrade veio à Rádio Essencial.

Sobre a mesa:

O legado de quem iniciou o combate ao colonialismo;

as memórias de quem lutou pela independência;

o MPLA de ontem e de hoje;

a actual situação política;

o que se espera das próximas eleições…

 

 

Data de Emissão: 01-02-2022 às 17:35
Género(s): Entrevista
 
PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Rui Ramos

Nacionalista, romântico, amante fervoroso de Angola. Inconformado com as injustiças que vai assistindo tanto hoje como no tempo colonial que tanto combateu. Atento a uma cidade que surpreende pela negativa quase todos os dias. Criador de bibliotecas que vai distribuindo de Cabinda ao Cunene. Jornalista que tem contado histórias e a história de Angola nas redes sociais. Sempre desafiado a colocar no papel o que sabe e o que passou nesses 76 anos de vida. No dia em Luanda comemora 446 anos, Rui Ramos veio à Rádio Essencial.  

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com António Pacavira

Na semana em que retomaram as aulas,  António Pacavira veio à Rádio Essencial. Natural do Huambo, tem 34 anos de experiencia como profissional de educação. Já trabalhou no ensino público e transferiu-se para o particular em 1998 . É licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto e em Pedagogia, pela Universidade de São Paulo, Brasil. Há quase 20 anos que é presidente da Associação Nacional do Ensino Particular ( ANEP).

 

 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Raúl Araújo

Advogado, professor catedrático de Direito, antigo juiz do tribunal constitucional.

Rául Arújo veio à Rádio Essencial.

Sobre a mesa, o Estado de direito, o funcionamento dos tribunais, a situação da justiça, como se vive a política em Angola e o que esperar dos próximos dias. 

 

PARTICIPANTES
Essencial Entrevista com Adriano Manuel
PARTICIPANTES
Entrevista Essencial com Dinho Chingunji

Herdou da família o apelido “Chingunji” que impõe respeito as tradições angolanas.

Herdou o nome Eduardo Jonatão do avó, nacionalista que foi um dos fundadores da UNITA.

O pai, também fundador da UNITA, Samuel Piedoso, chegou a ser o primeiro chefe de estado Maior da FALA  (Forças Armadas de Libertação de Angola).

É sobrinho do histórico dirigente do “galo negro”, Tito Chingunji.

Eduardo Jonatão Samuel Chingunji nasceu a 7 de Setembro, foi ministro, engenheiro, militante da UNITA e agora tem em mãos o projecto “Njango”, um partido político que pretende chegar aos 25 deputados a Assembleia Nacional.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Sérgio Raimundo

Aos 12 anos já andava de arma na mão e foi assim que a independência o apanhou : a defender ou…

…no ” recuo”, na estrada entre Sumbe e Porto Amboim.

Cresceu, estudou e é hoje Jurista e Advogado.  Já passaram pelas suas mãos os processos mais mediáticos da história de Angola. Atente aos nomes dos clientes:  Isabel dos Santos, General Kopelipa, General Dino, Walter Felipe, Jean-Claude de Morais, Augusto Tomás, Quim Ribeiro  e os acusados do caso “Burla Tailandesa”.

Polémico e combativo, Sérgio Raimundo defende os clientes sem fugir aos debates dentro e fora dos tribunais por mais quentes que eles sejam.

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Hermínio Escórcio

Há dois dias da celebração da Independência Nacional, Hermínio Escórcio veio à Essencial ” abrir” algumas páginas da história de Angola.

Desde o início dos anos de 1960 que Hermínio Escórcio  esteve à  frente da batalha para a conquista da independência. Foi preso duas vezes e passou mais de dez anos na prisão da  Polícia Política Colonial.

Homem de confiança do primeiro Presidente da República,  Hermínio Escórcio foi chefe de protocolo de Agostinho Neto, abriu a sede do MPLA em Luanda, foi presidente da Sonangol, fundou o Petro de Luanda e foi embaixador de Angola em vários países como Alemanha, Argélia, Áustria, Egipto Mauritânia, Tunísia e Argentina.

Foi exonerado do cargo de embaixador da Argentina pelo Presidente João Lourenço em 2019. 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Filomena Oliveira

Contestou a implementação do IVA, acusou a Administração Geral Tributária de estar ” surda” às propostas dos empresários.

É activista social, empreendedora, consultora e  gestora. Filomena Oliveira é formada em Marketing, é formadora, ex-membro da direcção do Clube Desportivo da Huíla e Membro fundador da Confederação Empresarial de Angola ( CEA), organização que deixou de fazer parte por princípios éticos. 

 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Nelito Ekuikui

Manuel Armando Ekuikui conhecido como Nelito Ekuikui é deputado da UNITA e secretário provincial do Partido em Luanda.

Depois da anulação do XIII congresso da UNITA que elegeu Adalberto Costa Júnior, Nelito Ekuikui veio à Rádio Essencial falar do partido e das eleições de 2022.

 

PARTICIPANTES
Entrevista Essencial Com Jeremias Agostinho

Passou de um discreto médico para um mediático especialista.

Jeremias Agostinho é Médico pediatra, licenciou-se em enfermagem e mais tarde em medicina, é especialista em saúde pública.

 

PARTICIPANTES
PUB RADIO PLAY

Relacionados