No programa “Essencial Entrevista”, a convidada especial foi a renomada advogada e docente universitária Ana Paula Godinho, uma figura de destaque no panorama jurídico e empresarial angolano. Reconhecida pela sua atuação assertiva e pela experiência em várias áreas do direito, incluindo direito cível, criminal, mercado financeiro e de capitais, Ana Paula é uma das advogadas mais requisitadas do país, representando os interesses de importantes figuras do setor bancário e político.
Natural de Benguela, Ana Paula iniciou a sua carreira como professora de Língua Portuguesa no Instituto Carmex, antigo Makarenko, entre 1986 e 1989, antes de abraçar o mundo do direito. Licenciada pela Universidade Agostinho Neto, concluiu a sua formação no Instituto Nacional de Estudos Judiciários, firmando-se como uma profissional de excelência e uma referência no seu campo.
Com uma postura firme e conhecida por não se manter “em cima do muro”, Ana Paula acumulou uma vasta experiência ao longo da sua carreira. Já foi presidente da Mesa da Assembleia Geral da ESTEC e da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade. Na área bancária, desempenhou o cargo de vice-presidente da Mesa da Assembleia do extinto Banco Espírito Santo Angola (BESA). Após a refundação do banco como Banco Económico, assumiu a presidência da Mesa da Assembleia.
Hoje, além de atuar na advocacia, Ana Paula dedica-se à docência, contribuindo para a formação de novos profissionais do direito. No programa, abordou temas relacionados aos desafios da advocacia em Angola, a sua experiência na liderança de grandes instituições e a importância da formação jurídica de qualidade.