Edição de 24 de Junho de 2022
TERMINA AMANHÃ 25 DE JUNHO O PROCESSO DE ENTREGAS DAS CANDIDATURAS DOS PARTIDOS POLÍTICOS E COLIGAÇÕES PARA AS ELEIÇÕES GERIAS DE 24 DE AGOSTOS.
MANCHETES
PRESIDENTE DA REPÚBLICA INICIA HOJE VISTA DE TRABALHO DE DOIS DIAS A LUANDA SUL
FALTA DE AUDITORIA AO FICHEIRO DE CIDADÃOS MAIORES PREOCUPA ESPECIALISTA EM ELEIÇÕES
DOIS MILHÕES DE MORTOS FAZEM PARTE DOS NUMEROS DE CIDÃOS VOTANTES PARA AS ELEIÇÕES DE 24 DE AGOSTO – DIZ PRESIENTE DA UNITA
COMISSÃO ECONÓMICA DO CONSELHO DE MINISTROS APROVA REDUÇÃO DAS TAXAS FISCAIS E ADUANEIRAS PARA A PROVÍNCIA DE CABINDA
INTERNACIONAL
NÚMERO DE MORTOS NO SISMO NO AFEGANISTÃO CONTINUAM A SUBIR
JINGLE ELEIÇÕES
Jornal da tarde da MFM, sexta-feira 23 de junho de 2022, coordenação de Alves Fernandes, técnica de Edson Machado e Edmundo Simões, edição de Tony Fancy.
JINGLE MV
O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se hoje à tarde à província da Lunda-Sul, para dois dias de trabalho.
Em nota enviada, a Secretaria para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República refere que no dia da chegada a Saurimo, capital provincial, o Presidente João Lourenço trabalhará com o governador local, para uma avaliação genérica da situação naquela circunscrição.
Segundo a mesma fonte, sábado, e nas vestes de presidente do MPLA, João Lourenço dirigirá um acto de massas no período da manhã, no âmbito da acção política que movimenta o país em vésperas das eleições de 24 de Agosto.
PONTO
Termina amanhã 25 de junho o processo de entregas da Candidaturas dos partidos políticos e coligações para as eleições gerias de 24 de Agostos.
Quase todos os partidos políticos, fizeram a apresentação das suas candidaturas em tempo útil, com a exceção do P-JANAGO, que prevê formalizar o processo nesta sexta-feira.
O especialista em eleições Luís Jimbo, considerou que o processo decorreu na normalidade.
Luís Jimbo, considerou que falta democracia interna nos partidos políticos para assegurar que os candidatos propostos tenham sido votados.
LUIS JIMBO – 1 – J012H24062022
O Especialista em Eleições, mostrou-se preocupado pelo facto de o ficheiro eletrónico do FIC não ter sido auditado como manda a lei.
LUIS JIMBO – 2 – J012H24062022
Especialista em eleições Luís Jimbo.
PONTO
O Presidente da UNITA, na sua passagem por Washington e em entrevista a Voz da América, disse que cerca de dois milhões de mortos fazem parte da lista de cidadãos votantes para estas eleições.
Adalberto Costa Júnior, lançou suspensões para o número de eleitores apresentado para as eleições de 24 de agosto.
ADALBERTO COSTA JUNIOR – 1 – J012H24062022
O Político disse que a lista de candidatura submetida ao Tribunal Constitucional, reflecte o amadurecimento do seu partido.
Adalberto Costa Júnior, garantiu que os nomes de políticos e da sociedade civil foram incluídos com a deliberação de vários órgãos da UNITA.
ADALBERTO COSTA JUNIOR – 2 – J012H24062022
Presidente da UNITA Adalberto Costa Júnior, é entrevista em Washington falando a Voz da América.
PONTO
O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado angolano (IGAPE) pôs fim à privatização de 51% da seguradora ENSA por concurso e vai avançar para a alienação de acções em bolsa.
De acordo o IGAPE, o procedimento de privatização que contemplava a alienação de 51% do capital social da ENSA através de concurso limitado por prévia qualificação, dirigido a investidores nacionais e estrangeiros, aberto em 10 de Junho de 2021, chegou ao fim, sem que a seguradora tivesse recebido propostas que refletissem o seu real valor.
O economista Carlos Rosado de Carvalho, considera não ser este o momento ideal para o fazer e explica porquê.
CARLOS ROSADO – 1 – J013H24062022
Rosado de Carvalho, defende para a ENSA, a alienação do capital da asseguradora em bolsa para vários investidores e uma gestão para apresentar bons resultados.
CARLOS ROSADO – 2 – J013H24062022
O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado angolano (IGAPE) pôs fim à privatização de 51% da seguradora ENSA por concurso e vai avançar para a alienação de acções em bolsa.
PONTO
Os cidadãos com idades superioras aos 35 anos vão poder concorrer as vagas de acesso na Função Pública.
A medida consta da nova Lei de Base da Função Pública aprovada, nesta quinta-feira, na 6ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço.
A informação foi avançada a imprensa pela Ministra Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias.
TERESA RODRIGUES DIAS – J07H24062022
O novo diploma também prevê a redução das horas de trabalho, de 37 para 35 horas por semana.
TERESA RODRIGUES DIAS – 2 – J07H24062022
Com aprovação deste documento fica assim retirado o limite de 35 anos para o ingresso na Função Pública, cuja proposta segue agora para Assembleia Nacional para a sua aprovação até ao próximo mês.
-.-
A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, nesta quinta-feira, a redução das taxas fiscais e aduaneiras para a província de Cabinda, no quadro da melhoria do ambiente de negócios daquela região a norte do país.
O Memorando sobre Melhoria do Ambiente de Negócios para Cabinda define cinco áreas em que se prevê melhorar o ambiente de negócios, propondo a redução de taxas do imposto industrial para o sector agrícola, de 10% para 3%, desde que a actividade decorra no território de Cabinda.
O ministro da economia e planeamento Mário Caetano João, avançou a imprensa as medidas que vão impulsionar a economia da província mais ao Norte do país, contastes na proposta que vai agora para a Assembleia Nacional para aprovação.
MÁRIO CAETANO JOÃO – J013H24062022
A Comissão Económica do Conselho de Ministros aprovou, nesta quinta-feira, a redução das taxas fiscais e aduaneiras para a província de Cabinda, no quadro da melhoria do ambiente de negócios daquela região a norte do país.
PONTO
O braço de ferro entre a direção da Empresa SONADIET, e o Sindicato das Indústrias Petroquímica e Metalúrgicas de Angola SIPEQMA, mantem-se.
A greve do coletivo de trabalhadores da Empresa SONADIET, vai já na sua segunda semana desde que foi anunciada no dia 7 do mês em curso Luanda.
Em todas as áreas de atividades da empresa Projeto Paz Flor e Clov, Projeto Esso Quizomba A e B Bloco 15 etc. Em causa esta a reivindicação da taxa de inflação do ano transato que esta a volta de 25 por cento.
De acordo com o Secretario Geral do Sindicato SIPEQMA, Luís Manuel, da reivindicação em causa houve duas reuniões de mediação por parte da Inspeção Geral do Trabalho e o Gabinete de Supervisão do Ministério dos Petróleos e não houve consenso.
RD…LUIS MANUEL-1 12H24.JUNHO22
O Sindicalista, Luís Manuel, tem espectativa de encontrar consenso no terceiro encontro.
RD…LUIS MANUEL-2 12H24.JUNHO22
Para João Ernesto Pedro, Presidente do sindicato da Indústrias Petroquímica e Metalúrgicas de Angola, SIPEQMA, muitas vezes os empregadores não levam a sério as reivindicações dos Trabalhadores;
RD…JOAO ERNESTO PEDRO 12H24.JUNHO22
A direção da Empresa SONADIET, nega-se, a falar da greve do coletivo de trabalhadores que vai já na segunda semana.
PONTO CORRIDO
A situação na República Democrática do Congo foi analisada, esta quinta-feira, em Luanda, pelo Presidente angolano, João Lourenço, e o enviado especial do secretário-geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia.
No final da audiência com o estadista angolano, Huang Xia disse à imprensa que a Região dos Grandes Lagos vive uma “situação extremamente complicada” no Leste da República Democrática do Congo , que “pode levar a distúrbios ou mesmo a um conflito em grande escala”.
O diplomata chinês ao serviço das Nações Unidas reconheceu a experiência de Angola na resolução de conflitos e afirmou que a diplomacia angolana pode contribuir para a pacificação da região.
-.-
Os deputados à Assembleia Nacional aprovaram, nesta quinta-feira, a Proposta de Lei de Autorização Legislativa para permitir o Presidente da República regular sobre o regime de elaboração, aprovação e execução do programa do segundo Recenseamento Geral da População e Habitação, em 2024.
O projecto de autorização legislativa que autoriza o Chefe de Estado a legislar sobre o regime jurídico do Recenseamento Geral da População e Habitação foi aprovado com 122 votos a favor e um contra.
INTERNACIONAL
O balanço do número de mortos causados pelo sismo no Afeganistão subiu para 1.150, de acordo com as autoridades que apontam também para um número elevado de feridos.
O abalo de quarta-feira ocorreu numa altura em que o país, de 38 milhões de pessoas, se encontra no meio de uma crise económica que afeta milhões de pessoas e que coloca mais de um milhão de crianças em risco de desnutrição grave.
O terramoto de magnitude 6 na escala de Richter deixou milhares de pessoas sem abrigo. Os media estatais informaram que cerca de 3.000 casas foram destruídas ou seriamente danificadas.
-.-
O chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, visita hoje o Irão para encontros com responsáveis iranianos sobre as negociações relacionadas com programa nuclear, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Teerão.
FIM